Presencial  > 
Curso BPMN – do fundamento a prática

Curso BPMN – do fundamento a prática

Sérgio Aryes

Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP e Pós-Graduado em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP.

Profissional com experiência superior a 27 anos em engenharia de processos, sendo 15 anos dedicado a processos de TI. Como consultor já atuou em projetos de implantação de processos de gestão de projetos, CMM, CMMI, outsourcing de sistemas, organização de áreas de sistemas, processos de gestão da configuração, quality assurance, gestão da mudança, gestão de custos e financeira em projetos e de gestão de projetos.

Atuou em organizações como C & C, C & A, TICKET, Accor, ABN, Carlson Wagonlit, CPM, Getronics, Consoft, SSP-SP, CTIS, CESP, Gerdau, Bahia Sul Celulose, Ericsson, Banco Noroeste e Banco Itaú. É palestrante convidado em cursos de Educação Continuada da FGV em qualidade de software. Tem domínio dos principais modelos de melhores práticas em TI, notadamente o CMMI (possui curso oficial de introdução ao CMMI), PMBOK, Balanced Scorecard, ISO 12207, ISO 9001:2000 e ITIL. É Auditor Líder em ISO 9000 certificado pela SGS-ICS.

Objetivo

Capacitar os participantes no uso da notação BPMN no desenho de processos de negócio. Esta ação educacional pretende apresentar o conjunto (“set”) de símbolos gráficos, convenções e regras a serem aplicadas na modelagem de processos de negócio utilizando a notação recomendada pelo BPMN – “Business Process Modeling Notation Specification” da OMG – “OBJECT MANAGEMENT GROUP”. A pratica apresenta o “set”, interagindo com uma das ferramentas mais usuais para o exercício da modelagem, o BIZAGI e apresenta também modelagens construídas em Visio, demonstrando que também é possível construir o (“stencil BPMN” - conjunto de símbolos) para suportar essas atividades, quando a empresa ou o profissional precisa atender a outros padrões de ferramentas. Nesta capacitação o participante terá a oportunidade de praticar a construção de um fluxo de processo dessa notação, dando-lhe os meios de praticar o entendimento da lógica de um processo modelado em outra notação e convertê-lo para o BPMN. A finalidade da prática é se familiarizar com o uso das notações e com a navegação pelo BIZAGI, além de identificar os outros recursos que permitem o adicionamento de comentários. Na pratica o participante tomará conhecimento com a geração da documentação do processo e como pode adequá-la aos interesses envolvidos. Não é objeto desse treinamento, tratar as questões relacionadas à Modelagem As-Is e To-be e critérios, técnicas e habilidades utilizados para se Analisar Processos de Negócio, sob a ótica de melhoria, transformação e resolução de problemas. Tais assuntos fazem parte de outro curso, Modelagem e Melhoria de Processos de Negócio, cujo pré-requisito é dominar as técnicas de desenho de processos na notação BPMN.

Público-alvo

Analistas de Processos, Analistas de Negócio, Gestores de Processos, Analista de Sistemas, Engenheiros de Requisitos e demais profissionais que atuem no desenho de processos de negócio.

Benefícios

Ao final do curso os participantes obterão:

  • Conhecimento sobre o set de elementos gráficos da notação e sua aplicabilidade;
  • Melhoria do domínio na navegação em ferramentas de BPM assim como na utilização dos recursos da ferramenta;
  • Domínio na geração da documentação do processo de negócio;
  • Conhecimento da terminologia utilizada assim como identificar e diferenciar processos, subprocessos e atividades;
  • Conhecimento das regras básicas e convenções recomendadas pelo modelo na representatividade das atividades de um processo.

Investimento

Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:

Data / Local

Data Inicial: quinta-feira, 20 de abril de 2017

Local: Rua Monteiro de Melo, 649 Sala 01 Cep: 05050-000 - Lapa São Paulo - SP - Escritório Tavares Advocacia. Estacionamentos: Rua Monteiro de Melo, 411 - Lapa, São Paulo - SP Rua Tonelero, 36 Lapa, São Paulo - SP (mais próximo) Rua Tonelero, 359 Lapa, São Paulo - SP (confirmação do local até 7 dias antes da data de início).

Período

Horário: das 9:00 às 18:00 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). 2 dias, total de 16 horas de aula.

Conteúdo Programático

Módulo 1

  • Conceitos e fundamentos de BPD
  • Regras de sequência de Fluxos
  • Regras de elementos de conecção
  • Atributos
  • Objetos  Gráficos:
  • Eventos
  • Atividades
  • Gatways(tomada de decisão)
  • Pools e Lanes
  • Artefatos complementares

Modulo 2

  • Interagir com o BIZAGI (Navegação e Recursos mais utilizados)
  • Exercício de Conversão de um Fluxo emFlow Chartpara um BPD na ferramenta BIZAGI
  • Gerar a documentação do Processo (Nomeá-lo e complementar informação) 

Nota Explicativa:

Todo material é suportado pelo Business Process Modeling Notation Specificationda OMG - OBJECT MANAGEMENT GROUP.

 

 

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Descritivo completo do Curso BPMN Uma abordagem teórica e prática

Reserva

Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.

Reserve sua vaga agora!

Nome:  
Email:    
Telefone:  
    

Inscrição

Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.

Disponível também In Company

Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.

Requisitar Treinamento In Company

Favor preencher os dados a seguir para requisitar uma proposta para treinamento na modalidade In Company: