Presencial  > 
Curso de Contrainteligência com ênfase em Segurança Orgânica em Goiânia

Curso de Contrainteligência com ênfase em Segurança Orgânica em Goiânia

Coordenador

Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia Irvine e FGV. É certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Coronel da reserva das Forças Especiais do Exército, com mais de 30 anos de experiência em Segurança/Defesa. No exterior, foi observador militar da ONU em Moçambique, comandante do 15º contingente militar brasileiro no Haiti, instrutor da Escola Superior do Exército na Venezuela, Participou de diversos seminários e exercícios nos Estados Unidos, França e Alemanha No Brasil, entre outras comissões, foi instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva, oficial de operações e comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais, oficial de planejamento da Brigada de Infantaria Paraquedista e chefe do estado-maior do Comando de Operações Especiais. No último cargo, participou do planejamento contraterrorismo da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio-2016. Atualmente na iniciativa privada, trabalha como consultor de Estratégia, Inteligência, Gerenciamento de Riscos e Projetos da Brainstorming Consultoria (RJ) junto a órgãos públicos e privados. Dentre outros clientes, prestou consultoria para a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) no Rio de Janeiro/RJ, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) em Brasília/DF, além da Comisión Latinoamericana de Aviación Civil (CLAC), em Lima/Peru. É professor de programas de MBA no IPOG (Goiânia/GO) e ISAE/FGV (Curitiba-PR). Colabora como docente voluntário na Escola Superior de Guerra (Brasília/DF), na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/GO) e no capítulo Goiás do PMI.

Objetivo

Objetivo Geral  Praticar as competências essenciais à elaboração de um Programa para o Desenvolvimento de Contrainteligência (PDCI), com ênfase na segurança orgânica, para a proteção do conhecimento e dos demais ativos que a uma dada organização interesse salvaguardar.

Público-alvo

O curso está orientado a atender os gestores que participam ou irão participar de projetos de Segurança e para aqueles que buscam um melhor entendimento desta abordagem para utilização no dia-a-dia da gestão estratégica. Tais como:

  • Profissionais de empresas em processo de implantação de Gestão de Riscos e continuidade nos negócios;

 

  • Diretores que queiram divulgar a atividades de contra inteligência para toda organização;

 

  • Gerentes e/ou Coordenadores que queiram padronizar e acompanhar todos os processos ligados a segurança em geral;

 

  • Gestores que desejem implementar a filosofia de Gestão Estratégica da Segurança baseada em procedimentos mensuráveis e efetivos;

 

  • Integrantes de Agências de Inteligência de Órgãos de Segurança Pública;

 

  • Agentes de Segurança ligados ao Poder Judiciário Federal ( TRE, TRT, TRF, STF dentre outros);

 

  • Profissionais que desejam se especializar em Segurança;

 

  • Profissionais responsáveis pela contratação de pessoas cujas  empresas optam pela segurança orgânica e precisam estar totalmente cientes de uma série de responsabilidades legais, bem como das competências exigidas para o exercício de funções relacionadas com o tema.

 

Benefícios

Participando deste treinamento, o participante desenvolverá as competências essenciais ao planejamento e    gestão estratégica de um programa continuado para salvaguardar os ativos tangíveis e intangíveis - informação, pessoal, material, áreas e instalações, meios TIC (tecnologia de informação e comunicações) - de interesse da sua organização, contribuindo para a aquisição e manutenção de vantagens competitivas sustentáveis.

 

Após o treinamento o participante será capaz de:

 

  • Debater a Inteligência como macroprocesso e como produto,    bem    como    sua aplicação em diversos níveis e contextos;

 

  • Discutir   a   modelagem   da  Contrainteligência  e sua interface com a Inteligência;

 

  • Contextualizar dentro de seu ambiente de atuação os preceitos fundamentos de Contra Inteligência e sua aplicação na gestão estratégica;

 

  • Realizar o diagnóstico   (vulnerabilidades e ameaças)  de um sistema  e  dos riscos sobre ele incidentes;

 

  • Aplicar o método cartesiano ao processo decisório, formulando, analisando e comparando opções diferentes para o tratamento de riscos em contexto de CI;

 

  • Analisar   um   Programa   de Desenvolvimento     de Contrainteligência.

Investimento

Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:

Data / Local

Data Inicial: segunda-feira, 4 de março de 2019

Local: Avenida T 63, Sala 1005, Setor Bueno. 1296

Período

As aulas serão em dias sequenciais durante o horário comercial, das 9:00 as 18:00 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). Contemplando período total de 32 horas de aula.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA

 

1.1. Conceitos.

1.2. Inteligência e Tomada de Decisão.

1.3. Princípios, fontes de dados, a coleta e a buscaA ACADÊMICA

1.4. O Ciclo da Inteligência - Orientação, Obtenção, Produção e Utilização.

 

UNIDADE II- FUNDAMENTOS DA CONTRAINTELIGÊNCIA

 

2.1. Concepção Sistêmica.

2.2. A Segurança Orgânica.

2.3. A Segurança Ativa.

2.4.Concepção de Planejamento e Implantação de Programa de Contrainteligência em Organizações.

 

UNIDADE III - PLANEJAMENTO DE CONTRAINTELIGÊNCIA

 

3.1.  Análise da Missão.

3.2.  Levantamento da Situação Corrente do Sistema - Estrutura, Funções, Atores.

3.3.  Vulnerabilidades.

3.4.  O Gerenciamento dos Riscos.

3.5.  Montagem de Linhas de Ação.

3.6.  Análise das Linhas de Ação Opostas.

3.7.  Comparação das Linhas de Ação.

3.8.  Decisão.

 

UNIDADE IV - GESTÃO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CONTRAINTELIGÊNCIA

 

4.1.  Caracterização.

4.2.  Documentação Normativa.

4.3.  Programa de Conscientização.

4.4.  Programa de Treinamento Continuado.

4.5.  Gerência, Auditoria e Validação.

4.6.  Mecanismos de Segurança.

4.7.  Contingência e de Controle de Danos.

 

 

 

Atividades Específicas

 

DINÂMICA ENSINO-APRENDIZAGEM

O curso tem um caráter predominantemente instrumental e seus conteúdos são aplicáveis a qualquer setor de atividade. O participante praticará as habilidades requeridas pela competência sob estudo, ao passo que exercitará asatitudes necessárias, tudo após um debate teórico que permita construir coletivamente os fundamentos de conhecimentoque a alicerça.

Os conteúdos instrumentais   serão explorados segundo a sequência O QUE, PARA QUE, PORQUE e COMO FAZER. Quanto ao COMO FAZER, após uma demonstração referente ao conteúdo considerado, seguir-se-á uma atividade prática em grupo (nível ANÁLISE em cases ou nível APLICAÇÃO em exercício transversal), como exemplificado a seguir:

  • análise do ambiente interno - levantamento de vulnerabilidades;
  • análise do ambiente externo - levantamento de atores e variáveis  de interesse;
  • avaliação de riscos 'a segurança organizacional - priorização;
  • análise de riscos 'a segurança organizacional  - execução de processo decisório estruturado (montar; analisar, comparar e decidir sobre alternativas de controle dos diferentes riscos).

 

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Descritivo detalhado do Curso Contra Inteligência com ênfase em Segurança Orgânica

Reserva

Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.

Reserve sua vaga agora!

Nome:  
Email:    
Telefone:  
    

Inscrição

Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.

Disponível também In Company

Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.

Requisitar Treinamento In Company

Favor preencher os dados a seguir para requisitar uma proposta para treinamento na modalidade In Company: