MENTORES
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duração
3 horas
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Sim, digital
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Sobre a Mentoria

Objetivo 

Os programas completos de  coaching  & mentoring consistem na aplicação de um conjunto de ferramentas de diagnóstico situacional, de autoconhecimento e de organização de planos de ação, de forma assistida e totalmente personalizada a uma necessidade específica identificada em conjunto com o cliente / mentorado / coachee

Tais ferramentas podem ser combinadas caso a caso, conforme as necessidades do cliente / mentorado /coachee.  Entretanto, devido à procura recorrente por mentorias para líderes e gestores de ambientes baseados em desenvolvimento tecnológico, estamos disponibilizando também as mentorias "on line", que fixam "pontos focais" importantes como ponto de partida.

Esta mentoria tem como meta ajudar o mentorado a lidar com os grandes desafios para o desenvolvimento de pessoas sob a sua responsabilidade, tendo em vista o alinhamento com as metas do negócio como também as metas específicas de performance individuais e da equipe. Recomendações e insights acionáveis para transformar as suas decisões em ações que irão impactar todo o negócio nas quais estão inseridas. São reuniões online de 60 minutos, acordadas conforme a disponibilidade de ambas as partes. Possibilidades de nova contratação para acompanhamento mais duradouro com feedback na modalidadecoachingdurante todo o novo período contratado.

Se busca nesta mentoria "on line", ações práticas que visem a ajudar um profissional de gestão tecnológica em aprimorar suas competências técnicas através de ferramentas que o auxiliarão nas suas atividades como gestor de pessoas e de equipes que estiverem sob sua responsabilidade. 

Abordando aspectos tais como:

  • Como e quais são as competências essências para a gestão de equipes de software e quais são as habilidades e atitudes que o gestor deve cultivar para aprimorar seu desempenho;
  • Como explorar melhor os principais aspectos de uma liderança eficaz indo além da gestão convencional;
  • Como deve ser o melhor processo para a criação de equipes de desenvolvimento de software;
  • Como interagir com a organização de um modo geral tendo em vista a criação ou o aprimoramento dos processos que envolvem recrutamento e seleção de desenvolvedores de software;
  • Como selecionar os desenvolvedores certos para as determinadas funções;
  • Como melhorar a visão do gestor em relação aos perfis comportamentais da equipe, com foco no negócio e nos projetos específicos;
  • Como dimensionar e construir uma equipe produtiva;
  • Como delegar tarefas e mensurar os resultados de forma eficaz;
  • Gestão de pessoas, avaliação de performance e feedback;
  • Foco na solução versus  foco no problema - Como contemplar este dilema junto à equipe;
  • Como decidir pela contratação interna ou pela contratação viaoutsourcing.

 

Gestao Equipes SW1

Benefícios

 O mentorado terá possibilidade de aprimorar o conhecimento e as práticas:

  • De como se aprimorar como gestor e não tão somente como um técnico nível sênior;
  • De como melhorar e contribuir para o aprimoramento do departamento como um todo;
  • De desenvolver o autoconhecimento e a própria motivação para a criação e implementação de novas equipes;
    • Saber diagnosticar os obstáculos e em que nível de solução atuar;
    • Sempre ter em mente que o objetivo da organização e a satisfação do cliente é que determina a qualidade do produto ou serviço;
  • Dos elementos essências para compreender a gestão de qualquer negócio:
    • Produto ou Serviço da empresa e do departamento;
    • Aspectos legais (da contratação, da segurança da informação, dos direitos dos funcionários, das exigências específicas de cada projeto ou de determinada situação);
    • Aspectos administrativos (as atividades burocráticas relacionadas, documentações e contratos, projetos e prazos precisam de alguém que tenha bom conhecimento em gestão para realizar estas tarefas);
    • Sistemas (escopos, interfaces com outros departamentos, processos envolvidos);
    • Comunicação (técnicas de apresentação/redação, formas de relacionamento, critérios de respostas, conteúdo e priorização das mensagens);
    • Fluxo de caixa (gestão orçamentária do departamento e/ou também de cada projeto específico).
  • Da definição, indo desde o planejamento estratégico até às ações específicas relacionadas à constituição de um novo projeto ou produto, sendo que o mentor contribui para;
    • Descobrir quais são as tarefas essenciais que constituem a nova iniciativa e quais são os "perigos" e/ou obstáculos, as vezes ocultos, que o mentorado deve ter consciência e assim se prevenir;
    • O mentor contribui para orientar o mentorado no sentido de driblar os medos da equipe e não esperar demais para tomar as decisões, sem deixar de planejar para conceber bem o escopo de cada projeto e assim evitar que ele já nasça fracassado.
  • Para projetos já começados e em andamento, na medida em que:
    • Ajuda a identificar onde os problemas se encontram;
    • Indica o que é realmente necessário e quando é a melhor oportunidade para lançar uma nova sugestão no contexto do departamento ou da empresa quando uma nova ideia aparecer.
  • Para os que ainda estão atuando como gestores de equipes de software de maneira formal e não são reconhecidos como tal, ajudar a tomar uma decisão no sentido de saber a hora certa de pedir demissão e, se for o caso, acumular experiências nas áreas de produto, aspectos legais, administração, sistemas, comunicação e fluxo de caixa como funcionário na empresa atual antes de abandonar o emprego atual;
  • Identificar as principais habilidades de liderança, notadamente dosSoft skills* necessários do líder para que a gestão da equipe tenha sucesso, principalmente criar disposição para assumir e delegar responsabilidades, quando for o caso;
  • Ajudar também na seleção da literatura mais adequada para o mentorado se aprimorar mais rapidamente, indo ao patamar desejado e planejado;
  • Orientar, aconselhando a:
    • Conhecer os diferentes tipos de desenvolvedores e de projetos e saber qual tipo deseja contratar e treinar, se for o caso;
    • Conversar com outros gestores de equipe para aprender quais tarefas são imprescindíveis para o sucesso em determinadas situações;
    • Como pesquisar de maneira rotineira os casos de sucesso e de insucesso na gestão de equipes de software e procurar saber das causas do que deu certo, como também do que deu errado;
    • Dar atenção às recomendações dos especialistas, aprendendo a desenvolver a escuta ativa e aplicar rapidamente os conhecimentos aprendidos;
  • Aprender a lidar com equipes e ambientes heterogêneos;
    • Caso a formação do gestor tenha sido na área de desenvolvimento, como analista de sistemas, por exemplo, terá um pouco mais de dificuldade para compreender termos e problemas técnicos das áreas de infraestrutura, suporte e hardware;
    • O mesmo pode ocorrer no caso contrário, para uma analista de suporte, por exemplo, problemas relacionados à programação de sistemas podem ser mais difíceis de compreender;
    • Frequentemente se observa que os desafios vão cada vez maiores pois a evolução das tecnologias e das frameworksexigem que os gestores desenvolvam um método de autodidática eficaz e neste caso a experiência e a tutoria de um mentor é imprescindível.
  • De como proceder com avaliações de desempenho e se aprimorar na difícil situação de dar e receberFeedbacks;
    • Aprimorar a comunicação da equipe no sentido de saberem que é realmente umfeedbacke sua importância;
  • A arte de comunicar e não somente falar
  • A arte de ouvir e a arte de ouvir bem (escuta ativa)
    • Como lidar com situações difíceis
    • Porque feedback é difícil
    • Porque fornecer e receber feedback
    • Como e quando ele deve ser usado
  • De como falar com naturalidade e eficiência sobre os projetos em andamento e do perfil (pontos fortes / pontos a melhorar / pontos a desenvolver) de cada membro da equipe;
    • Neste aspecto é importante frisar que o gestor deve dominar as técnicas de apresentação, não tão somente com a utilização de tecnologias (como o PowerPoint ou Prezi, por exemplo) como também de Oratória e do aprimoramento da redação.

Como é realizada a Mentoria no GrupoTreinar?

É muito simples, pois basta o cliente escolher a Mentoria desejada e fazer a inscrição. Caso houver qualquer dúvida ou caso desejar algo mais personalizado, basta entrar contato que iremos atende-lo e assim entender em mais detalhes as suas necessidades específicas e desta forma buscar o Mentor ideal para te ajudar.

Todos os encontros serão on-line e ao vivo , preferencialmente via ZOOM ou através do  Google Meet, Microsoft Teams, ou SmartAgain.
Nos dias e horários pré-agendados, Mentor e Mentorado receberão um convite via e-mail para que iniciem a mentoria conforme combinado.

Como funciona o Fórum do GrupoTreinar?

O nosso fórum (https://mentoria.grupotreinar.com.br/) é uma base de conhecimento construída à partir de perguntas e respostas entre os  Mentorados e os nossos Mentores. Esta funcionalidade foi criada para servir de apoio para todos que buscam informações de forma rápida e objetiva. Ela é atualizada continuamente e assim, caso você não encontre uma resposta para o que esteja procurando, basta criar o seu perfil, nos submeter as suas questões que iremos dar início ao processo de Mentoria.

Ao-vivo e com acesso ao fórum exclusivo

 
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Luiz B.
Equipe GrupoTreinar

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