Coordenador
Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Atua também em projetos de gestão e estratégia empresarial em nível do C-Level. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM e Cidades Inteligentes em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros considerados como best-sellers. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. É considerado pelo mercado um dos principais nome quando o assunto é Governança de tecnologia. Atualmente dedica-se ao pós doutorado em governança de IA no PPGI da UNINOVE onde faz parte de um grupo de pesquisa sobre IA.
Objetivo
Gerais:
Alinhar, de forma prática, a TI ao negócio visando torná-la um recurso que forneça sustentação para o crescimento e prosperidade do negócio.
Específicos:
* Entender o significado do alinhamento estratégico de TI;
* Compreender a dinâmica de projetos de negócio que afetam a TI e a mudança necessária da comunicação junto ao negócio;
* Identificar os mecanismos mais apropriados para a prática do alinhamento estratégico de TI;
* Entender o papel do planejamento estratégico de TI e suas variantes;
* Entender o papel do portfolio de TI e formas de classificação;
* Entender a importância de modelos de priorização institucionais e da responsabilidade pelas decisões de investimento;
* Entender a importância da gestão de demanda para necessidade de recursos para projetos e serviços e como fator de alinhamento;
* Identificar as implicações da demanda de projetos, serviços e inovações sobre a arquitetura de processos e organizacional de TI;
* Estabelecer o processo de gerenciamento do alinhamento estratégico de TI na sua organização;
* Identificar os indicadores para o gerenciamento do alinhamento estratégico de TI.
Público-alvo
Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas em planejamento, gestão da demanda, gerenciamento do portfolio de TI e de relacionamento com as áreas de negócio.
Benefícios
As organizações necessitam de uma TI totalmente alinhada ao seu negócio. Isto significa que a identificação de soluções e sua aquisição atendam totalmente aos requisitos do negócio e na velocidade que o negócio necessita.
Outro aspecto é que a infraestrutura tecnológica deve garantir a confiabilidade, disponibilidade e integridade das informações que o negócio necessita. Também deve suportar aumento da demanda por serviços de TI sem a perda da qualidade e dos níveis de serviços acordados com os executivos de negócios.
A TI também deve enxergar além, podendo conduzir determinadas estratégias do negócio ao invés de ser conduzida. Portanto requer pro atividade e uma visão de inovação.
Considerando novas tecnologias e aplicações mobile, Big Data, Enterprise Content Management e Redes Sociais, o negócio espera que a TI também produza inovações.
Por fim decisões de sourcing estratégico também devem estar alinhadas com as necessidades do negócio.
Os resultados esperados com a capacitação são:
* Resolver os problemas de gestão de demanda e priorização de iniciativas e projetos que envolvam TI;
* Melhoria no relacionamento com as áreas de negócio;
* Implantar os processos e mecanismos para o alinhamento estratégico de TI;
* Tornar a TI um recurso de geração de valor para o negócio (do ponto de vista dos executivos do negócio);
* Tornar a TI elemento de inovação e de suporte à competitividade do negócio.
* Ter a capacidade de se comunicar nos termos do entendimento dos executivos de negócio;
* Ter a capacidade de planejar processos de Alinhamento Estratégico;
* Ter a capacidade de elaborar e manter o mapa estratégico de TI e seu BSC;
* Ter a capacidade de implantar e manter um portfolio de TI;
* Ter a capacidade de desenvolver processos de Alinhamento Estratégico;
* Ter a capacidade de planejar a mudança organizacional para a implantação dos processos de Alinhamento Estratégico;
* Ter a capacidade de implantar os processos de Alinhamento Estratégico;
* Ter a capacidade de instanciar os elementos requeridos de cada processo.
Habilidades a serem desenvolvidas
* Identificar requisitos do negócio para a TI;
* Organizar os processos envolvidos do o alinhamento estratégico;
* Elaborar mapa estratégico e BSC de TI;
* Definir prioridades de TI;
* Estruturar um portfolio de TI;
* Estruturar o processo de gestão de demandas;
* Estruturar um processo de relacionamento com o negócio no que tange ao atendimento as demandas relacionadas com TI;
* Identificar os processos de TI que são impactados com o alinhamento da arquitetura de aplicações e infraestrutura tecnológica;
* Identificar as métricas e indicadores do alinhamento estratégico e como comunicar para o negócio
Atitudes a serem desenvolvidas
* Identificar oportunidades e viabilidade de implantação dos elementos de alinhamento estratégico;
* Mudar a forma de comunicação com o negócio;
* Ser proativo na implantação dos processos e mecanismos relacionados com o alinhamento estratégico.
Investimento
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Data / Local
Data Inicial: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista
Período
Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 24 horas de aula
Conteúdo Programático
Unidade |
Objetivos |
Conteúdo |
Unidade 1 |
Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Governança de TI da empresa |
Apresentar a ementa da ação educacional; Apresentar o instrutor Entender as expectativas dos participantes Entender o status do programa de governança de TI da empresa Assuntos administrativos da ação educacional |
Unidade 2 |
Entender o significado do alinhamento estratégico de TI; |
Entender as fontes de geração de requisitos para a TI Como identificar esses requisitos Exercício de identificação Avaliação em grupo |
Unidade 3 |
Compreender a dinâmica de projetos de negócio que afetam a TI e a mudança necessária da comunicação junto ao negócio; |
Há projetos de TI? Ou todos os projetos tem relação com o negócio? Distinguindo a inovação da TI para o negócio e da TI para TI Mudando o discurso para o negócio entender a TI Exercício Avaliação em grupo |
Unidade 4 |
Identificar os mecanismos mais apropriados para a prática do alinhamento estratégico de TI; |
Exercício de identificação dos mecanismos Entendendo o alinhamento estático e o dinâmico |
Unidade 5 |
Entender o papel do planejamento estratégico de TI e suas variantes; |
Como elaborar um mapa estratégico Como elaborar um balanced scorecard Como vincular o mapa estratégico de TI com o da empresa Exercício de elaboração do mapa estratégico e BSC Avaliação dos resultados |
Unidade 6 |
Entender o papel do portfolio de TI e formas de classificação; |
Como estruturar um portfolio de TI Exercício de estruturação do portfolio de TI |
Unidade 7 |
Entender a importância de modelos de priorização institucionais e da responsabilidade pelas decisões de investimento; |
Como priorizar investimentos de TI A priorização deve usar métodos institucionais Responsabilidades pela priorização Exercício no uso de modelos de priorização Avaliação do exercício |
Unidade 8 |
Entender a importância da gestão de demanda para necessidade de recursos para projetos e serviços e como fator de alinhamento; |
Como a dinâmica das atividades do negócio afetam a TI Implantando o processo de gestão de demanda Que deve ser o responsável pelo processo de gestão de demanda Quiz |
Unidade 9 |
Identificar as implicações da demanda de projetos, serviços e inovações sobre a arquitetura de processos e organizacional de TI; |
O alinhamento vai mais além do que somente necessidades de aplicações, soluções tecnológicas e de infraestrutura. O alinhamento afeta os processos e a organização de TI Exercício sobre alinhamento de processos e organização de TI Avaliação do exercício |
Unidade 10 |
Estabelecer o processo de gerenciamento do alinhamento estratégico de TI na sua organização; |
Podemos estruturar um processo para o alinhamento estratégico Exercício de estruturação do processo Avaliação do exercício |
Unidade 11 |
Identificar os indicadores para o gerenciamento do alinhamento estratégico de TI. |
O que comunicar para o negócio sobre o alinhamento de TI Quais os indicadores que devemos ter sobre o alinhamento estratégico Exercício de identificação de indicadores Avaliação do exercício Avaliação de reação final
|
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Curso Alinhamento Estratégico da TI
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