Coordenador
Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Atua também em projetos de gestão e estratégia empresarial em nível do C-Level. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM e Cidades Inteligentes em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros considerados como best-sellers. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. É considerado pelo mercado um dos principais nome quando o assunto é Governança de tecnologia. Atualmente dedica-se ao pós doutorado em governança de IA no PPGI da UNINOVE onde faz parte de um grupo de pesquisa sobre IA.
Objetivo
Gerais:
Desenvolver e implantar um processo de gestão do desempenho da TI
Específicos:
*Reconhecer a importância do gerenciamento do desempenho da TI como base para o gerenciamento das expectativas dos stakeholders em relação da agregação de valor;
*Entender os tipos de medições em TI;
*Planejar e desenvolver o processo de gerenciamento de desempenho com base em modelos de melhores práticas;
*Desenvolver e gerenciar indicadores através de método baseado no Goal-Question Paradigm;
*Comunicar o desempenho de acordo com o ponto de vista dos diversos stakeholders da TI (negócio, governança, gestores de TI, CIO);
*Planejar e gerenciar a implantação do processo de gestão do desempenho;
*Entender as características e tipos de dashboards;
*Entender os aspectos éticos do gerenciamento do desempenho.
*Identificar os indicadores para o gerenciamento do alinhamento estratégico de TI.
Público-alvo
Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas no gerenciamento da estratégia e do desempenho da TI.
Benefícios
O ditado "você não consegue gerenciar o que você não mede" é bem apropriado para a maioria das Organizações de serviços de tecnologia da informação.
Além do mais as Organizações de TI sempre são criticadas por não agregar valor ao negócio. Neste caso também é requerido que haja uma ligação entre os resultados de TI e os resultados do negócio.
Com um sistema de medição o executivo de TI consegue:
* Estabelecer metas de melhoria para os processos e serviços de TI;
* Saber quão longe ou perto está de suas metas ou dos níveis de serviços;
* Identificar causas de variações no desempenho dos processos e serviços;
* Ter visibilidade dos projetos;
* Comunicar o desempenho da sua área para a administração;
* Assegurar que os riscos estejam gerenciados;
* Assegurar que a área de TI está conforme com normativos legais e infralegais;
* Verificar tendências de forma que possa tomar ações corretivas;
* Verificar se melhorias atingiram seus objetivos;
* Verificar se a TI está agregando valor ao negócio; e
* Gerenciar com base em fatos e dados.
Os resultados esperados com a capacitação são:
* Criar um modelo de indicadores para o gerenciamento do desempenho da TI;
* Criar um modelo que faça a ligação entre resultados de TI com resultados do negócio;
* Desenvolver e implantar um processo de gerenciamento do desempenho;
* Implantar um "dashboard" de TI;
* Implantar um processo de comunicação do desempenho da TI.
As competências que os participantes deverão ter ao final do processo de capacitação são:
* Ter a capacidade de identificar indicadores para compor o sistema de gerenciamento de desempenho de TI;
* Ter a capacidade de classificar os indicadores de projetos, serviços, de desempenho, níveis de serviços e do Balanced Scorecard;
* Ter a capacidade de caracterizar, em termos de metadados, os indicadores de desempenho;
* Ter a capacidade de avaliar a qualidade e a viabilidade de obtenção dos indicadores de desempenho;
* Ter a capacidade planejar, desenvolver e implantar processo de gerenciamento de desempenho de TI;
* Ter a capacidade de planejar, desenvolver e implantar processo de comunicação do desempenho.
Habilidades a serem desenvolvidas
* Criar, implantar e manter indicadores;
* Criar metadados de indicadores;
* Projetar processo de gestão de desempenho
* Projetar modelo de dashboard;
* Avaliar viabilidade de indicadores
* Gerenciar os indicadores;
* Comunicar resultados.
Atitudes a serem desenvolvidas
* Reconhecer a importância da medição para demonstrar a agregação de valor de TI para o negócio;
* Gerenciar com base em fatos e dados;
* Melhorar com base no atendimento a metas de desempenho e acordos de níveis de serviços;
* Demonstrar valor da TI para o negócio com números.
Investimento
Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:
Data / Local
Data Inicial: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Local: Rua Apotribu, 139, 11º andar - CEP 04302-000 - Saúde - São Paulo - SP - Detalhes: - Localização estratégica, a 250m da Estação do Saúde metrô. - A 20min do aeroporto de Congonhas
Período
Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 16 horas de aula.
Conteúdo Programático
Unidade |
Objetivos |
Conteúdo |
Unidade 1 |
Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Gestão de Desempenho da empresa do participante |
Apresentar a ementa da ação educacional; Apresentar o instrutor Entender as expectativas dos participantes Entender o status dos processos de gestão do desempenho Assuntos administrativos da ação educacional |
Unidade 2 |
Reconhecer a importância do gerenciamento do desempenho da TI como base para o gerenciamento das expectativas dos stakeholders em relação da agregação de valor |
Importância da medição Abrangência da gestão do desempenho Medições operacionais, táticas e estratégicas. O valor da TI tem que ser demonstrado Quizz |
Unidade 3 |
Entender os tipos de medições em TI
|
Exercício para o participante identificar medições e indicadores de TI Classificar o brainstorming Mostrar uma classificação |
Unidade 4 |
Planejar e desenvolver o processo de gerenciamento de desempenho com base em modelos de melhores práticas |
Processo de medição e análise do CMMI for Dev Instanciar um processo de medição para a sua Organização Papéis e responsabilidades Avaliação do instrutor |
Unidade 5 |
Desenvolver e gerenciar indicadores através de método baseado no Goal-Question Paradigm |
Estudar o Goal-Question Paradigm Desenvolver as questões Desenvolver as métricas e indicadores Criar o metadados das métricas e indicadores |
Unidade 6 |
Comunicar o desempenho de acordo com o ponto de vista dos diversos stakeholders da TI (negócio, governança, gestores de TI, CIO) |
Identificar os indicadores que os executivos de negócio gostariam de ter em mãos Identificar os indicadores que a governança de TI deve ter Identificar os indicadores que os gestores de TI gostariam de ter Identificar os indicadores que o CIO precisa ver Identificar os indicadores que a alta administração gostaria de ter Avaliação pelo instrutor
|
Unidade 7 |
Planejar e gerenciar a implantação do processo de gestão do desempenho; |
A metodologia para a implantação do processo de gestão do desempenho Elaborar o plano do projeto de implantação do processo A venda da inciativa |
Unidade 8 |
Entender as características e tipos de dashboards; |
Criar o dashboard operacional Criar o dashboard tático Criar o dashboard executivo Avaliação pelo instrutor |
Unidade 9 |
Entender os aspectos éticos e organizacionais do gerenciamento do desempenho. |
Os níveis de privacidade no uso das métricas e indicadores Regras de conduta. Finalização da ação educacional |
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Curso Gerenciamento de Desempenho da TI
Reserva
Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.
Reserve sua vaga agora!
Inscrição
Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.
Disponível também In Company
Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.