Descritivo Completo do Curso Comunicação Escrita para o Relacionamento Comercial
Fazer download

Coordenador

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero, com extensão universitária em Redes Sociais pela ESPM e especialização em Franchising pela FGV.

Objetivo

Este treinamento tem como objetivo capacitar os participantes a redigirem materiais comerciais de maneira mais objetiva, clara, coerente e coesa. Propostas comerciais, e-mails, mensagens de texto - para WhatsApp e SMS, entre outras mídias sociais - e até propostas comerciais simples serão discutidas no treinamento, que proporcionará ao participante livrar-se dos erros mais comuns e organizar ideias, de maneira que o interlocutor finalmente entenda a mensagem que ele quis lhe transmitir, sem margem para duplas interpretações.

Público-alvo

Empresários, profissionais liberais, profissionais de Vendas, Marketing, Atendimento

ao Cliente e todos aqueles que tem a Comunicação como fator preponderante na

prestação de serviços.

Benefícios

 

O participante aprenderá a comunicar-se melhor, com exemplos práticos e reais de seu cotidiano. Este não é um treinamento em Língua Portuguesa, mas em Comunicação Escrita Empresarial, no qual se tem, como objetivo, tornar os materiais produzidos por profissionais menos técnicos, mais acessíveis, inteligíveis e bem redigidos.

Investimento

Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:

Data / Local

Data Inicial: quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Local: Sala de Treinamento em São Paulo,SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional.

Período

2 dias consecutivos /16 horas de aula. Das 9:00 às 18:00 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento).

Conteúdo Programático

1) Questões comportamentais relacionadas à comunicação escrita:

 

  •     A formalidade exigida em uma comunicação comercial, sem ser piegas.
  •     A necessidade de respeitarem-se as normas da empresa no trato com os   clientes.
  •     Padronização da comunicação, conforme as características da empresa.
  •     Pronomes de tratamento: como utilizá-los comercialmente.

2) A base de tudo: o texto

 

  •     Por que o que eu escrevo é interpretado de maneira equivocada?
  •     Como redigir um texto que seja entendido, sem margem para dupla interpretação?
  •     Por que o texto escrito é diferente da fala?
  •     O que fazer para escrever melhor?
  •     Termos técnicos: qual é a medida exata para usá-los?
  •     Exercícios de interpretação de texto.
  •     Exercícios de redação de texto.

 

 

 

3) Principais ferramentas escritas para a comunicação empresarial:

 

     E-mail: qual é a finalidade desse meio de comunicação?

  • como deve ser a estrutura de um texto de e-mail?
  • como é a saudação de um e-mail comercial?
  • como é a despedida de um e-mail comercial?
  • abreviação de palavras
  • uso de anexos
  • confirmação de leitura
  • erros mais comuns
  • exercícios de redação de e-mails

 

     WhatsApp comercial: as regras de ouro do uso do WhatsApp comercial

  •  o texto é mesmo importante?
  •  um emoticon fala mais do que mil palavras?
  •  a diferença da linguagem escrita e da falada 
  •  a emoção ausente na escrita e a confusão que isso pode gerar
  •  paciência: a essência das conversas pelo WhatsApp comercial

 

    Exercícios de redação de WhatsApp

    Meios impressos: como eles são redigidos atualmente, num mundo tão digital?

  •  cartas, comunicados, solicitações e outros papers

 

    Exercícios de observação de modelos de materiais diversos

 

    Propostas: objetividade, com detalhamento na medida

  •  a proposta como objeto jurídico
  •  clareza, coerência e isenção de termos técnicos

 

     Exercícios de discussão sobre propostas específicas da empresa, caso os alunos desejem trazê-la à aula

 

4) Conteúdo personalizado: a critério do contratante para cursos no formato "in company" é possível personalizar o conteúdo, conforme necessidades específicas de textos e comunicados.

 

Veja também o nosso Programa Comunicação 360o

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Descritivo Completo do Curso Comunicação Escrita para o Relacionamento Comercial

Reserva

Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.

Reserve sua vaga agora!

Nome:
Email:
Telefone:
   
 
  

Inscrição

Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.

Disponível também In Company

Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.

Requisitar Treinamento In Company

Favor preencher os dados a seguir para requisitar uma proposta para treinamento na modalidade In Company:

Conteúdos relacionados

Confira outros conteúdos relacionados: