Coordenador
Mais de 35 anos de experiência nas Áreas da Qualidade, Produtividade, Confiabilidade e Planejamento Estratégico, tendo ocupado cargos de gerência e diretoria em indústrias de porte.
Ex - Diretor de Garantia da Qualidade e Confiabilidade e Coordenador do Planejamento Estratégico da Unisys Eletrônica Ltda.
Um dos pioneiros na implantação da Qualidade Total no Brasil, em 1983, na Unisys Eletrônica Ltda, conduzindo - a a Certificação ISO 9001.
Dezenas de palestras e cursos lecionados em todo o Brasil e no exterior nos últimos 25 anos.
Foi Instrutor de ”Confiabilidade de Sistemas” e de “Gestão Econômica da Qualidade” do curso de Engenharia da Qualidade da FDTE/USP.
Instrutor no curso de Gestão da Excelência da FGV (GVPec).
Instrutor para a formação de Green e Black Belts na Fundação Vanzolini.
Foi Diretor Secretário da ABCQ (Associação Brasileira de Controle da Qualidade)
Engenheiro em Qualidade certificado pela ASQ - "American Society for Quality" (1985).
Engenheiro em Confiabilidade certificado pela ASQ (1986).
Black Belt em Seis Sigma certificado pela ASQ (2002)
• “Os Caminhos da Qualidade e da Produtividade” (1991)
• “Gerência Econômica da Qualidade e da Produtividade” (1991)
• “Confiabilidade Básica e Prática” (1997)
• “ISO 9000 em Serviços” (1999)
• “Seis...O Quê?” (Seis Sigma) (2003)
Objetivo
Os idealizadores desta técnica perceberam que os sistemas de avaliação e as medidas tradicionais de desempenho baseados em resultados financeiros isoladamente são incapazes de trazer informações necessárias para o alto escalão de uma organização, principalmente pelo fato de as empresas atuais serem muito mais complexas do que antes. O BSC é uma ferramenta de gestão para que uma organização avalie sua performance a partir de quatro perspectivas: financeira, do cliente, de processos e de inovação ou conhecimento. Esta formação tem como objetivo capacitar os Gestores oferecendo uma visão sistêmica, teórica e práticas que permitem o entendimento desta técnica de gestão.
Público-alvo
Profissionais das variadas áreas de empresas industriais e de serviços, especialmente aqueles envolvidos com o planejamento e avaliação de desempenho global e de seus espectivos setores.
Benefícios
Participando desta capacitação você terá uma visão geral de Indicadores de Desempenho voltados para Gestão do ponto de vista da Estratégica e sua execução, bem como conhecer esta metodologia muito adotada atualmente para implementá-la.
O participante será capaz de:
- Contextualizar dentro de seu ambiente de atuação os principais conceitos e aplicabilidades do BSC e sua aplicação na gestão;
- Conhecer as atuais práticas de mercado ligadas ao BSC e sua relação aos chamados Indicadores de Desempenho de Performance (KPI - Key Performance Indicators);
- Permitir o conhecimento prático das ações necessárias para a implantação e implementação do BSC, principalmente porque o Facilitador tem larga experiência na implementação desta metodologia, seja em empresas industriais, seja em empresas de serviços;
- Apresentar a relação entre o BSC e os indicadores de desempenho que são base para a Gestão da Qualidade, visto que o Facilitador é um profundo e reconhecido especialista nesta área.
Para este Curso iremos manter turmas reduzidas e daremos certificados de participação, além de serviços de apoio e "coffee-break" nos intervalos.
Investimento
Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:
Data / Local
Data Inicial: quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista
Período
Carga Horária de 8 horas de aula – 1 dia. A aula será realizada das 8:30 as 17:30 horas, com intervalos para Coffee Break (no próprio local e já incluído no valor da inscrição).
Conteúdo Programático
1. Estratégias e dificuldades para seu
desdobramento
2. Histórico do BSC
3. O que é o BSC
4. As quatro perspectivas do BSC
5. Desenvolvendo ligações de causa e efeito
6. Objetivos e indicadores de desempenho
7. Exercício 1 - causa e efeito
8. Estabelecimento de metas
9. Usos de BSC
10. Exercício 2 - sistema de medida de desempenho
11. Desenhando um BSC
12. Exercício 3
13. Exemplo de BSC a partir de uma estratégia e seu desdobramento
14. O processo de desdobramento
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Descritivo do Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores
Reserva
Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.
Reserve sua vaga agora!
Inscrição
Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.
Disponível também In Company
Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.