Coordenador
Graduado e Mestre em Ciências Militares. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Administração Pública, Gestão de Pessoas, Psicopedagogia e Política e Estratégia. Especialização em Consultoria Organizacional pelo IBCO, Gerenciamento de Stress e Incidentes Críticos pela ONU, Finanças para Executivos pela Indiana University, Mentor Talks pela Creative Initiative e Personal & Professional Coaching pela AIC. Possui mais de 25 anos de experiência nacional e internacional nas áreas de Gestão, Inteligência e Logística. Foi Observador da ONU no Sudão. Trabalhou como Consultor e Auditor de Processo de Compliance na Arcadis Brasil; na Gestão de Terceiros no Projeto do Porto de Nacala em Moçambique e na Estrada de Ferro Carajás, no Brasil. Atualmente é Consultor com foco em Governança Corporativa e Compliance; Planejamento Estratégico; Gestão de Riscos; Liderança, Relações Interpessoais; Tomada de Decisão e Negociação. Atua como professor de Pós-Graduação, e atende como Coach, com foco em Liderança e Estruturação de Carreira.
Objetivo
Desenvolver capacidades sócio emocionais adequadas a diferentes situações profissionais, utilizando técnicas e ferramentas de coaching, com vistas ao aprimoramento da performance profissional da liderança de equipes.
Público-alvo
Líderes que precisam desenvolver suas equipes, mobilizando os potenciais para resultados e para o crescimento da área.
Benefícios
Cada vez mais ouvimos falar de liderança estratégica. Isso porque, em um contexto de tantas transformações, devemos nos questionar: qual será o meu papel como líder no "novo normal" do século XXI?
O programa prepara o líder para atuar como coach de sua equipe. Além de fornecer ferramentas práticas, as dinâmicas consolidam o exercício da liderança coach por meio de simulações. A interação é dinâmica e possibilita uma troca consistente entre os participantes e suas vivências em diferentes cenários de liderança.
Possibilita o desenvolvimento de equipes por meio do processo de coaching com ferramentas práticas, para obter o comprometimento e direcioná-la a uma visão ampla da área e da empresa. Leva ao aperfeiçoamento da arte de fazer perguntas poderosas e elaboração de plano de desenvolvimento para a equipe.
Investimento
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Data / Local
Data Inicial: terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Local: Avenida T 63, Sala 1005, Setor Bueno. 1296
Período
8:30 as 17:30 horas, com intervalos para Coffee Break. 24 horas. 3 dias de aula.
Conteúdo Programático
UNIDADE I - Conceitos fundamentais
1.1. Introdução ao processo de Coaching
1.2. Gestão em cenário de mundo VUCA*1
1.3. Modelos mentais
1.4. Ferramentas de coaching
UNIDADE II - Autoavaliação e autoconhecimento
2.1. DISC*2, MBTI*3, Spiral Dynamics*4
2.2. Crenças e valores (VIA)
2.3. Crenças e valores (Roda de valores e Constelações)
2.4. Engajamento (Âncoras de carreira)
2.5. Relacionamento interpessoal (Inteligência multifocal)
2.6. Perfomance (Mapa mental)
*1 VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar.
*2 ODISC é uma das ferramentas para uma gestão eficiente de Recursos Humanos, ajudando a prever reações dos colaboradores às situações e aos desafios. Essa informação auxilia nas tomadas de decisões para promover recrutamentos, seleções, capacitação e atividades para o desenvolvimento das equipes. Por isso, saber analisar o perfil DISC é fundamental.
As habilidades comportamentais - também conhecidas como soft skills - são subjetivas. Ao contrário das capacidades técnicas, é preciso de testes e metodologias diferentes para conseguir detectá-las em cada candidato.
*3 O
MBTI, ou Tipologia de Myers-Briggs, é um instrumento utilizado para
identificar o tipo psicológico das pessoas, amplamente utilizado
como teste de personalidade.
A avaliação do MBTI pode ser aplicada por meio de um questionário
estruturado com alternativas opostas, que refletem as preferências
já estudadas no método.
Com os resultados, é possível encontrar 16 tipos diferentes de
personalidades - daí a importância da avaliação para a área de
gestão de pessoas.
*4 A teoria Spiral Dynamics ( SD ) é assim chamada de Dinâmica em Espiral porque tem a forma de espiral (como uma concha, fitas de DNA ou galáxias) para transmitir a ideia de que a consciência é expansiva, aberta, contínua e dinâmica, e é uma maneira de explicar a complexidade do mundo e a natureza das mudanças ao nosso redor. É fundamentada nos 50 anos de pesquisas iniciadas pelo psicólogo americano Clare W. Graves.
A Dinâmica em espiral é baseada em um modelo de desenvolvimento evolutivo de indivíduos, organizações e sociedades. Foi inicialmente desenvolvido por Don Edward Beck e Christopher Cowan com base na teoria cíclica emergente de Clare W. Graves , combinada com a memética proposta por Richard Dawkins e posteriormente desenvolvida por Mihaly Csikszentmihalyi . Uma colaboração posterior entre Beck e Ken Wilber produziu Spiral Dynamics Integral ( SDi ), com Wilber posteriormente incorporando sua própria versão modificada em sua teoria Integral geral .
Os seus oito níveis de desenvolvimento da consciência determinam o modo de se ver a realidade. Estes níveis representam um modo de pensar, filtrar e de valorizar a realidade para se adaptar e criar novas soluções e novos desafios e não tipos de pessoas. Os níveis já estão disponíveis no meio ambiente aos serem humanos, bastando ativá-los dentro de nós para se ter acesso a eles. Um desafio surgido em um nível é resolvido pelo modo de pensar do nível seguinte.
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Descritivo completo do Curso Ferramentas de Coaching aplicadas a Liderança
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