Coordenador
Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia Irvine e FGV. É certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Coronel da reserva das Forças Especiais do Exército, com mais de 30 anos de experiência em Segurança/Defesa. No exterior, foi observador militar da ONU em Moçambique, comandante do 15º contingente militar brasileiro no Haiti, instrutor da Escola Superior do Exército na Venezuela, Participou de diversos seminários e exercícios nos Estados Unidos, França e Alemanha No Brasil, entre outras comissões, foi instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva, oficial de operações e comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais, oficial de planejamento da Brigada de Infantaria Paraquedista e chefe do estado-maior do Comando de Operações Especiais. No último cargo, participou do planejamento contraterrorismo da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio-2016. Atualmente na iniciativa privada, trabalha como consultor de Estratégia, Inteligência, Gerenciamento de Riscos e Projetos da Brainstorming Consultoria (RJ) junto a órgãos públicos e privados. Dentre outros clientes, prestou consultoria para a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) no Rio de Janeiro/RJ, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) em Brasília/DF, além da Comisión Latinoamericana de Aviación Civil (CLAC), em Lima/Peru. É professor de programas de MBA no IPOG (Goiânia/GO) e ISAE/FGV (Curitiba-PR). Colabora como docente voluntário na Escola Superior de Guerra (Brasília/DF), na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/GO) e no capítulo Goiás do PMI.
Objetivo
Gerais
Capacitar lideres a desenvolver equipes de alto desempenho – fonte de vantagem competitiva sustentável.
Específicos
Iniciar o processo de autodesenvolvimento do potencial humano;
Alavancar a competência individual de inspirar confiança nos subordinados, influenciar seus comportamentos e mobilizar suas vontades para a conquista de objetivos organizacionais.
Analisar estratégias, ferramentas e técnicas de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
Público-alvo
Profissionais de qualquer formação, atuando em qualquer segmento, investidos em cargos ou funções de chefia\supervisão de equipes permanentes ou temporárias em organizações privadas ou públicas de qualquer porte, em nivel estratégico ou tático.
Benefícios
Caráter predominantemente instrumental.
Conteúdos aplicáveis a qualquer setor de atividade.
O participante praticará (ainda que não exaustivamente) as habilidades requeridas pela competência sob estudo, ao passo que exercitará as atitudes necessárias, tudo após um debate teórico que permita construir coletivamente os fundamentos de conhecimento que a alicerça.
Os conteúdos instrumentais serão explorados segundo a sequência O QUE, PARA QUE, PORQUE e COMO FAZER. Quanto ao COMO FAZER, após uma demonstração referente ao conteúdo considerado, seguir-se-á uma atividade prática em grupo (nível ANÁLISE em cases ou nível APLICAÇÃO em exercícios adaptados à realidade dos participantes).
"O que eu ouço, esqueço.
O que eu vejo, lembro.
O que eu faço, aprendo"
"Confúcio"
Diferenciais
- Professores com sólida formação, além de vasta e diversificada experiência no tema;
- Integração do autoconhecimento com as ferramentas e modernas teorias de Liderança, o que qualifica o aluno a adaptar-se a qualquer situação real em qualquer ambiente;
- Estudos de caso diversificados e exercícios de solução de conflitos por meio de negociação.
Investimento
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Data / Local
Data Inicial: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Local: Avenida T 63, Sala 1005, Setor Bueno. 1296
Período
Das 9:00 as 18:00 horas , com intervalos para Coffee Break. Total de 32 horas de aula em 4 dias consecutivos.
Conteúdo Programático
UNIDADE I - AUTODESENVOLVIMENTO COM TÉCNICAS DE COACHING - BASE DA LIDERANÇA. | ||||||||||
1.1. Coaching nas Organizações - histórico, conceito e papel do coachee. | ||||||||||
1.2. Tipos de Coaching | ||||||||||
1.3. Processo de Coaching: estruturação de plano de ação | ||||||||||
1.3.1. Percepções distorcidas | ||||||||||
1.3.2 Autoconhecimento: o fundamento para se desenvolver | ||||||||||
1.3.3 Reconhecimento do momento atual de vida | ||||||||||
1.3.4 Foco e definição de objetivos | ||||||||||
1.3.5 Sistemas representacionais e perfil comunicativo | ||||||||||
1.3.6. Trabalhando mudanças de hábito | ||||||||||
1.3.7 Feed forward e reforço positivo | ||||||||||
1.3.8 Perfomance, potencial e interferência | ||||||||||
1.3.9. ROIC: ROI em Coaching | ||||||||||
UNIDADE II- A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA. | ||||||||||
2. 1. Fundamentos da Liderança | ||||||||||
2.1.1. Conceitos | ||||||||||
2.1.2. Teorias de Liderança - da visão inatista ao modelo do campo social | ||||||||||
2.1.3. Formas de Exercício da Liderança - direta e indireta | ||||||||||
2.2. As Competências do Líder | ||||||||||
2.2.1. Conhecimentos | ||||||||||
2.2.2. Habilidades | ||||||||||
2.2.3. Atitudes | ||||||||||
2.3. Aproximando Chefia e Liderança | ||||||||||
2.3.1. Estilos de Chefia e Modalidades de Liderança | ||||||||||
2.3.2. Correlação entre níveis de Chefia e formas de liderança. | ||||||||||
2.3.3. Um programa de desenvolvimento para líderes. | ||||||||||
2.4. Liderança e Comunicação | ||||||||||
2.4.1. Comunicação interpessoal | ||||||||||
2.4.2. Processo de Comunicação e Linguagens | ||||||||||
2.4.3. Comunicações Corporativas. | ||||||||||
UNIDADE III -O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO | ||||||||||
3.1. Liderança e equipes de alto desempenho | ||||||||||
3.1.1. O conceito "equipes de alto desempenho". | ||||||||||
3.1.2. Motivação - individual e grupal. | ||||||||||
3.1.3. Evolução de grupos e de equipes. | ||||||||||
3.1.4. O significado do trabalho. | ||||||||||
3.2. Estratégias, ferramentas e técnicas de team-building | ||||||||||
3.2.1. Conceitos e abordagens de Team-Building. | ||||||||||
3.2.2. Modelagem 4C - o contexto organizacional, composição da equipe, competências da equipe e capacidade de mudar. | ||||||||||
3.2.3. Programas para Team-Building - tipos | ||||||||||
3.2.4. Um programa cíclico para Team-Building. | ||||||||||
3.3. Gerenciando conflitos em equipes | ||||||||||
3.3.1. Caracterização dos conflitos nas equipes. | ||||||||||
3.3.2. Solucionando conflitos nas equipes. |
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Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Descritivo completo do Curso Liderança e Equipes de Alta Performance
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