Descritivo completo do Curso de Capacitação em Gestão de TI para Executivos de Negócios
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Coordenador

Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros sobre processos e gestão de TI. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. Professor da FIA e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo onde orienta teses de mestrado em Engenharia de Computação.

Objetivo

Capacitar gestores de negócio para a gestão das atividades de Tecnologia da Informação, considerando elementos para a tomada de decisão e gestão de temas relativos a:

* Governança da tecnologia da informação;

* Aplicação de melhores práticas;

* Alinhamento e estratégia de TI para suporte ao negócio;

* Gerenciamento de riscos de TI para o negócio;

* Gerenciamento de serviços de TI para o negócio;

* Gerenciamento da segurança da informação e da continuidade dos serviços de TI;

* Gerenciamento de serviços terceirizados (outsourcing);

* Entendimento do impacto de novas tecnologias sobre o negócio (Cloud computing, Big Data, Mídias Sociais e Mobile Device Management);

* Gerenciamento de portfolio e de projetos de TI;

* Implantação de projetos de ERP;

* Gestão da informação (Enterprise Content Management);

* Inteligência empresarial e Business Intelligence;

* Gestão da qualidade e testes de soluções e aplicações;

* Modelagem de processos de negócio e gestão por processos;

* Gestão do valor da TI (como medir e comunicar o desempenho).

Público-alvo

Gestores de Negócios envolvidos com as atividades de Tecnologia da Informação e seu desenvolvimento para apoio ao crescimento do negócio.

Benefícios

*    Linguagem executiva, focando nos aspectos de tomada de decisão, riscos e de gestão da implementação;
*    Instrutores com larga experiência na condução de cursos na área de Gestão de Tecnologia da Informação com amplo domínio prático dos temas sugeridos e com sólida formação acadêmica.


Estratégia de seleção dos Temas 


A seleção dos temas levou em consideração o cenário exposto pelos maioria dos gestores sobre a situação das atividades de TI nas empresas que atuam e em função da necessidade de alocação de novos gestores responsáveis por essas atividades.
Dessa forma a idéia é que os gestores sejam capacitados em uma abordagem "top-down", com uma visão executiva abrangente de TI e descendo para os temas que serão importantes no modelo atual de operação dos serviços de TI. Alguns princípios foram adotados:


*    Fornecer uma visão executiva e abrangente sobre Governança e Gestão de TI com base em modelos de melhores práticas;


*    Discutir e apresentar formas de alinhamento das atividades de TI com as estratégias do negócio;


*    Obter a visão executiva sobre os riscos que a TI pode ter para o negócio em termos de apoio ao crescimento, às estratégias, à continuidade e ao compliance interno e externo;


*    Entender como o gerenciamento de serviços de TI pode apoiar o dia a dia da empresa;


*    Entender a abrangência e a importância da segurança da informação de forma a garantir a continuidade dos serviços de TI em apoio ao negócio;


*    Entender como terceirizar projetos e serviços de TI e como contratar e gerenciar esses serviços e contratos;


*    Entender como as novas tecnologias podem impactar positivamente o negócio;


*    Como gerenciar a implantação de projetos relacionados com a TI, assim como gerenciar a demanda através da gestão de portfólio;


*    Entender os passos, riscos e barreiras para a implantação de projetos de ERP;


*    Compreender o impacto que as informações não estruturadas tem sobre o negócio e entender o ciclo de vida da informação, desde a sua criação até a sua destruição, assim como a gestão documental e de empresas que prestam esses serviços;


*    Compreender como a empresa pode usufruir das informações armazenadas e coletadas do meio ambiente em que atua para a tomada de decisão;


*    Entender como deve ser testadas as soluções adquiridas;


*    Entender como se modela processos de negócio tendo em vista obter maior eficiência, integrando-se com a gestão documental e o gerenciamento por processos;


*    Por fim como demonstrar o valor da TI para o negócio, com a comunicação eficiente do desempenho em projetos, serviços e inovação que a TI pode proporcionar para o negócio.

Formas de Avaliação da Aprendizagem


Avaliação do tipo Formativa com função de orientar, corrigir, informar sobre a aprendizagem do participante da ação através de feedbacks.

Investimento

Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:

Data / Local

Data Inicial: quarta-feira, 1 de maio de 2024

Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista

Período

Horário: das 17:30 às 21:00 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). Total: 57 horas de aula, sendo 3 horas para cada módulo, sendo uma aula por semana.

Conteúdo Programático

Módulo

Conteúdo

Resultado

Governança de TI

  O que é Governança de TI

  ISO 38.500

  Processos de governança de TI

  Integração com a governança corporativa

  Produtos da governança de TI

Alinhar a TI ao negócio.

Modelos de melhores práticas para TI

  Cobit 5 - Governança e Gestão de TI

  PMI (gestão de projetos)

  ITIL (gerenciamento de serviços de TI)

  CMMI (Capability maturity model integration)

  MPS.Br (modelo Brasileiro de Qualidade de Software e Serviços)

  ISO 27000 (segurança da informação)

  BABOK (Análise de negócios)

  CBOK (modelagem de processos)

Entendimento de como aplicar cada modelo na TI e avaliar fornecedores quanto ao uso de modelos de melhores práticas.

Estratégia de TI

  Alinhamento de TI ao negócio

  Fontes de alinhamento

  Como elaborar o mapa estratégico de TI

  Como gerenciar a estratégia de TI

Elaborar o plano estratégico de TI, definir e controlar metas do plano estratégico.

Gerenciamento de riscos de TI

  O que são riscos de TI

  Modelo de riscos de TI

  Metodologia de gerenciamento dos riscos de TI

  Como elaborar o mapa de riscos de TI

Elaborar o mapa de riscos de TI e implantar processo de gestão de riscos de TI.

Segurança da informação e continuidade de serviços

 

  O sistema de gestão da segurança da informação

  Abrangência da segurança da informação

  Ameaças atuais para as empresas

  Organização da segurança da informação

  Segurança em recursos humanos

  Segurança dos ativos

  Segurança física e lógica

  Gerenciamento de incidentes

  Gerenciamento da continuidade

  Serviços de segurança da informação

 

 

 

Implantação de politica de segurança da informação, elaboração do plano de segurança da informação e serviços de segurança da informação.

Gerenciamento de portfolio e de projetos

  O que é um portfolio de projetos

  Gerenciamento do portfolio

  Bases de conhecimento em gerenciamento de projetos

  O processo de gerenciamento de projetos

Como estruturar e gerenciar o portfolio de projetos e como gerenciar os projetos.

Projetos de ERP

  Dimensões de implantação de um projeto de ERP

  Riscos na implantação

  Metodologia de implantação

  Processo de gerenciamento da implantação

Gerenciar a implantação de soluções de mercado.

Gerenciamento de serviços de TI

  O que é o gerenciamento de serviços de TI

  A estratégia do serviço

  O desenho do serviço

  A transição do serviço

  A operação do serviço

  A melhoria contínua e o desempenho

Gerenciar incidentes, problemas, capacidade, disponibilidade e mudanças.

Gestão de outsourcing de TI

  Estratégias de sourcing para TI

  Como selecionar fornecedores

  Como contratar por tipo de serviço

  Como gerenciar os serviços

  Como gerenciar os contratos

  Como avaliar o desempenho dos fornecedores

Contratar os melhores fornecedores em suas áreas de atuação.

Aquisição de recursos de TI

  Como avaliar novos produtos e tecnologias

  Como elaborar e conduzir uma prova de conceito

Conduzir uma prova de conceito e adquirir o recurso que mais atende às necessidade do negócio.

 

 

 

 

Inteligencia empresarial e Business Intelligence

 

 

 

  O que é uma organização inteligente

  As questões críticas do negócio

  Dashboards e indicadores

  Modelos preditivos na prática

  Dos dados ao conhecimento

 

 

 

 

 

 

Extrair informações em apoio aos processos de tomada de decisão.

Gestão da informação

  A informação não estruturada

  O ciclo de vida informação

  As tecnologias envolvidas

  A criação de conteúdo

  A captura

  A classificação e taxonomia

  O armazenamento

  A preservação

  A disponibilização e o acesso

  A destruição

  Serviços de empresas de gestão documental

  ECM e BPM andam juntos

Gerenciar as informações estruturadas e torná-las disponíveis para o processo decisório ou de compliance.

Modelagem de processos de negócio e gestão por processos

  Gerenciamento dos processos de negócio

  Modelagem de processos, técnicas e notações

  Projeto de modelagem de processos de negócio

  Gerenciamento por processos

  Tecnologias para a modelagem e execução de processos

Modelar processos de negócio e gerenciar com base em indicadores de desempenho do processo.

Gestão da qualidade e testes de soluções e aplicações

  Processo de testes de soluções

  Planejamento de testes de aceitação

  Gerenciamento de projetos de testes

  Execução dos testes de aceitação

Gerenciar projetos de testes da implantação de soluções de mercado.

O impacto de novas tecnologias (cloud, big data, mídias sociais e BYOD)

  Visão geral das novas tecnologias

  Impacto e riscos do cloud computing

  Impacto e riscos do Big Data

  Impacto e riscos das mídias sociais

  Impacto e riscos dos dispositivos móveis

Avaliar impactos das novas tencologias sobre o negócio.

 

Gestão de mídias sociais

 

  O que são mídais sociais e sua classificação e tipos

  Uso das mídias para o negócio

  O marketing digital

  Riscos de segurança da informação

  Monitoramento e métricas de mídias sociais

  Políticas de uso de mídias sociais

  O gerenciamento do dia a dia

 

 

Gerenciar o uso de mídias sociais pela empresa assegurando retorno do investimento.

Gestão de dispositivos móveis

  O que são dispositivos móveis

  Políticas para o uso de dispositivos móveis

  O gerenciamento dos dispositivos móveis

Gerenciar com segurança os dispositivos móveis da empresa.

Gestão do valor da TI (como medir e comunicar o desempenho)

  Mudando a linguagem para o negócio

  Avaliando o impacto de TI para o negócio

  Como comunicar o desempenho da TI

  Como comunicar para executivos de negócio

  Como comunicar para executivos de TI

  Como medir o impacto de TI no negócio

Comunicar o desempenho da TI para o negócio e avaliar o valor da TI em apoio ao negócio.

Fundamentos de Planejamento e Técnicas de Negociação

  Desenvolver técnicas de preparação do roteiro de perguntas para  levantamento das necessidades e preparação para a negociação

  Conhecer e as principais fases de negociação e as metas com elas relacionadas

  Conhecer técnicas para diagnosticar um conflito e melhorar a preparação, identificar os atores e seus respectivos interesses

  Dialogar sobre as principais habilidades para mediar conflitos e facilitar acordos

  Sistematizar a geração de reuniões produtivas com postura de liderança facilitadora na tomada de decisão em grupo

  Ter mais subsídios para obter melhores acordos por meio da ampliação, nas suas funções profissionais, de técnicas e métodos pragmáticos e eficazes de negociação

  Desenvolver técnicas de fechamentos de acordos tipo "ganha-ganha"

 

Aprimorar a capacidade de diagnóstico e negociação com os Clientes internos e/ou Fornecedores.

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Descritivo completo do Curso de Capacitação em Gestão de TI para Executivos de Negócios

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