Coordenador
Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Atua também em projetos de gestão e estratégia empresarial em nível do C-Level. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM e Cidades Inteligentes em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros considerados como best-sellers. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. É considerado pelo mercado um dos principais nome quando o assunto é Governança de tecnologia. Atualmente dedica-se ao pós doutorado em governança de IA no PPGI da UNINOVE onde faz parte de um grupo de pesquisa sobre IA.
Objetivo
Capacitar gestores de negócio para a gestão das atividades de Tecnologia da Informação, considerando elementos para a tomada de decisão e gestão de temas relativos a:
* Governança da tecnologia da informação;
* Aplicação de melhores práticas;
* Alinhamento e estratégia de TI para suporte ao negócio;
* Gerenciamento de riscos de TI para o negócio;
* Gerenciamento de serviços de TI para o negócio;
* Gerenciamento da segurança da informação e da continuidade dos serviços de TI;
* Gerenciamento de serviços terceirizados (outsourcing);
* Entendimento do impacto de novas tecnologias sobre o negócio (Cloud computing, Big Data, Mídias Sociais e Mobile Device Management);
* Gerenciamento de portfolio e de projetos de TI;
* Implantação de projetos de ERP;
* Gestão da informação (Enterprise Content Management);
* Inteligência empresarial e Business Intelligence;
* Gestão da qualidade e testes de soluções e aplicações;
* Modelagem de processos de negócio e gestão por processos;
* Gestão do valor da TI (como medir e comunicar o desempenho).
Público-alvo
Gestores de Negócios envolvidos com as atividades de Tecnologia da Informação e seu desenvolvimento para apoio ao crescimento do negócio.
Benefícios
* Linguagem executiva, focando nos aspectos de
tomada de decisão, riscos e de gestão da implementação;
* Instrutores com larga experiência na condução
de cursos na área de Gestão de Tecnologia da Informação com amplo
domínio prático dos temas sugeridos e com sólida formação
acadêmica.
Estratégia de seleção dos Temas
A seleção dos temas levou em consideração o cenário exposto pelos
maioria dos gestores sobre a situação das atividades de TI nas
empresas que atuam e em função da necessidade de alocação de novos
gestores responsáveis por essas atividades.
Dessa forma a idéia é que os gestores sejam capacitados em uma
abordagem "top-down", com uma visão executiva abrangente de TI e
descendo para os temas que serão importantes no modelo atual de
operação dos serviços de TI. Alguns princípios foram adotados:
* Fornecer uma visão executiva e abrangente
sobre Governança e Gestão de TI com base em modelos de melhores
práticas;
* Discutir e apresentar formas de alinhamento
das atividades de TI com as estratégias do negócio;
* Obter a visão executiva sobre os riscos que a
TI pode ter para o negócio em termos de apoio ao crescimento, às
estratégias, à continuidade e ao compliance interno e externo;
* Entender como o gerenciamento de serviços de
TI pode apoiar o dia a dia da empresa;
* Entender a abrangência e a importância da
segurança da informação de forma a garantir a continuidade dos
serviços de TI em apoio ao negócio;
* Entender como terceirizar projetos e serviços
de TI e como contratar e gerenciar esses serviços e contratos;
* Entender como as novas tecnologias podem
impactar positivamente o negócio;
* Como gerenciar a implantação de projetos
relacionados com a TI, assim como gerenciar a demanda através da
gestão de portfólio;
* Entender os passos, riscos e barreiras para a
implantação de projetos de ERP;
* Compreender o impacto que as informações não
estruturadas tem sobre o negócio e entender o ciclo de vida da
informação, desde a sua criação até a sua destruição, assim como a
gestão documental e de empresas que prestam esses serviços;
* Compreender como a empresa pode usufruir das
informações armazenadas e coletadas do meio ambiente em que atua
para a tomada de decisão;
* Entender como deve ser testadas as soluções
adquiridas;
* Entender como se modela processos de negócio
tendo em vista obter maior eficiência, integrando-se com a gestão
documental e o gerenciamento por processos;
* Por fim como demonstrar o valor da TI para o
negócio, com a comunicação eficiente do desempenho em projetos,
serviços e inovação que a TI pode proporcionar para o
negócio.
Formas de Avaliação da Aprendizagem
Avaliação do tipo Formativa com função de orientar, corrigir,
informar sobre a aprendizagem do participante da ação através de
feedbacks.
Investimento
Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:
Data / Local
Data Inicial: quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Local: Rua Doutor Neto de Araújo 320, São Paulo, Bairro Vila Mariana ( Prédio seguro, com acessibilidade, segurança, estacionamento. Localizado a 350m da estação de metro de Vila Mariana) - São Paulo - SP . (confirmação do local até 7 dias antes da data de início).
Período
Horário: das 17:30 às 21:00 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). Total: 57 horas de aula, sendo 3 horas para cada módulo, sendo uma aula por semana.
Conteúdo Programático
Módulo |
Conteúdo |
Resultado |
Governança de TI |
O que é Governança de TI ISO 38.500 Processos de governança de TI Integração com a governança corporativa Produtos da governança de TI |
Alinhar a TI ao negócio. |
Modelos de melhores práticas para TI |
Cobit 5 - Governança e Gestão de TI PMI (gestão de projetos) I.T.I.L. (gerenciamento de serviços de TI) CMMI (Capability maturity model integration) MPS.Br (modelo Brasileiro de Qualidade de Software e Serviços) ISO 27000 (segurança da informação) BABOK (Análise de negócios) CBOK (modelagem de processos) |
Entendimento de como aplicar cada modelo na TI e avaliar fornecedores quanto ao uso de modelos de melhores práticas. |
Estratégia de TI |
Alinhamento de TI ao negócio Fontes de alinhamento Como elaborar o mapa estratégico de TI Como gerenciar a estratégia de TI |
Elaborar o plano estratégico de TI, definir e controlar metas do plano estratégico. |
Gerenciamento de riscos de TI |
O que são riscos de TI Modelo de riscos de TI Metodologia de gerenciamento dos riscos de TI Como elaborar o mapa de riscos de TI |
Elaborar o mapa de riscos de TI e implantar processo de gestão de riscos de TI. |
Segurança da informação e continuidade de serviços |
O sistema de gestão da segurança da informação Abrangência da segurança da informação Ameaças atuais para as empresas Organização da segurança da informação Segurança em recursos humanos Segurança dos ativos Segurança física e lógica Gerenciamento de incidentes Gerenciamento da continuidade Serviços de segurança da informação
|
Implantação de politica de segurança da informação, elaboração do plano de segurança da informação e serviços de segurança da informação. |
Gerenciamento de portfolio e de projetos |
O que é um portfolio de projetos Gerenciamento do portfolio Bases de conhecimento em gerenciamento de projetos O processo de gerenciamento de projetos |
Como estruturar e gerenciar o portfolio de projetos e como gerenciar os projetos. |
Projetos de ERP |
Dimensões de implantação de um projeto de ERP Riscos na implantação Metodologia de implantação Processo de gerenciamento da implantação |
Gerenciar a implantação de soluções de mercado. |
Gerenciamento de serviços de TI |
O que é o gerenciamento de serviços de TI A estratégia do serviço O desenho do serviço A transição do serviço A operação do serviço A melhoria contínua e o desempenho |
Gerenciar incidentes, problemas, capacidade, disponibilidade e mudanças. |
Gestão de outsourcing de TI |
Estratégias de sourcing para TI Como selecionar fornecedores Como contratar por tipo de serviço Como gerenciar os serviços Como gerenciar os contratos Como avaliar o desempenho dos fornecedores |
Contratar os melhores fornecedores em suas áreas de atuação. |
Aquisição de recursos de TI |
Como avaliar novos produtos e tecnologias Como elaborar e conduzir uma prova de conceito |
Conduzir uma prova de conceito e adquirir o recurso que mais atende às necessidade do negócio. |
Inteligencia empresarial e Business Intelligence |
O que é uma organização inteligente As questões críticas do negócio Dashboards e indicadores Modelos preditivos na prática Dos dados ao conhecimento
|
Extrair informações em apoio aos processos de tomada de decisão. |
Gestão da informação |
A informação não estruturada O ciclo de vida informação As tecnologias envolvidas A criação de conteúdo A captura A classificação e taxonomia O armazenamento A preservação A disponibilização e o acesso A destruição Serviços de empresas de gestão documental ECM e BPM andam juntos |
Gerenciar as informações estruturadas e torná-las disponíveis para o processo decisório ou de compliance. |
Modelagem de processos de negócio e gestão por processos |
Gerenciamento dos processos de negócio Modelagem de processos, técnicas e notações Projeto de modelagem de processos de negócio Gerenciamento por processos Tecnologias para a modelagem e execução de processos |
Modelar processos de negócio e gerenciar com base em indicadores de desempenho do processo. |
Gestão da qualidade e testes de soluções e aplicações |
Processo de testes de soluções Planejamento de testes de aceitação Gerenciamento de projetos de testes Execução dos testes de aceitação |
Gerenciar projetos de testes da implantação de soluções de mercado. |
O impacto de novas tecnologias (cloud, big data, mídias sociais e BYOD) |
Visão geral das novas tecnologias Impacto e riscos do cloud computing Impacto e riscos do Big Data Impacto e riscos das mídias sociais Impacto e riscos dos dispositivos móveis |
Avaliar impactos das novas tencologias sobre o negócio. |
Gestão de mídias sociais |
O que são mídais sociais e sua classificação e tipos Uso das mídias para o negócio O marketing digital Riscos de segurança da informação Monitoramento e métricas de mídias sociais Políticas de uso de mídias sociais O gerenciamento do dia a dia
|
Gerenciar o uso de mídias sociais pela empresa assegurando retorno do investimento. |
Gestão de dispositivos móveis |
O que são dispositivos móveis Políticas para o uso de dispositivos móveis O gerenciamento dos dispositivos móveis |
Gerenciar com segurança os dispositivos móveis da empresa. |
Gestão do valor da TI (como medir e comunicar o desempenho) |
Mudando a linguagem para o negócio Avaliando o impacto de TI para o negócio Como comunicar o desempenho da TI Como comunicar para executivos de negócio Como comunicar para executivos de TI Como medir o impacto de TI no negócio |
Comunicar o desempenho da TI para o negócio e avaliar o valor da TI em apoio ao negócio. |
Fundamentos de Planejamento e Técnicas de Negociação |
Desenvolver técnicas de preparação do roteiro de perguntas para levantamento das necessidades e preparação para a negociação Conhecer e as principais fases de negociação e as metas com elas relacionadas Conhecer técnicas para diagnosticar um conflito e melhorar a preparação, identificar os atores e seus respectivos interesses Dialogar sobre as principais habilidades para mediar conflitos e facilitar acordos Sistematizar a geração de reuniões produtivas com postura de liderança facilitadora na tomada de decisão em grupo Ter mais subsídios para obter melhores acordos por meio da ampliação, nas suas funções profissionais, de técnicas e métodos pragmáticos e eficazes de negociação Desenvolver técnicas de fechamentos de acordos tipo "ganha-ganha"
|
Aprimorar a capacidade de diagnóstico e negociação com os Clientes internos e/ou Fornecedores. |
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Descritivo completo do Curso de Capacitação em Gestão de TI para Executivos de Negócios
Reserva
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