Coordenador
Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Atua também em projetos de gestão e estratégia empresarial em nível do C-Level. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM e Cidades Inteligentes em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros considerados como best-sellers. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. É considerado pelo mercado um dos principais nome quando o assunto é Governança de tecnologia. Atualmente dedica-se ao pós doutorado em governança de IA no PPGI da UNINOVE onde faz parte de um grupo de pesquisa sobre IA.
Objetivo
Gerais:
Desenvolver e gerenciar a estratégia de TI de sua Organização.
Específicos:
*Entender as novas demandas do negócio para TI e a distinção do plano para atendimento ao negócio e do plano para capacitar a TI;
*Entender porque a TI necessita de uma estratégia;
*Identificar a missão e visão da TI de sua Organização;
*Desenvolver e gerenciar indicadores através de método baseado no Goal-Question Paradigm;
*Elaborar o mapa estratégico de TI a partir da missão e visão;
*Elaborar o Balanced Scorecard a partir do mapa estratégico;
*Gerenciar a estratégia de TI;
*Implantar um processo sistemático de gerenciamento do planejamento estratégico e de gestão da estratégia.
Público-alvo
Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas em planejamento de TI.
Benefícios
A demanda por inovações em TI como cloud computing, mobile, big data, redes sociais, desenvolvimento ágil, arquitetura componentizada, uso de software como serviço e por aplicações e infraestrutura tecnológica, dentre outros, que irão suportar a estratégia e a operação do negócio requer, urgentemente, que a TI defina a sua Estratégia de atuação.
Definir sua estratégia de atuação significa: definir sua missão e visão, seus objetivos estratégicos e iniciativas alinhadas a esses objetivos de forma a capacitar a TI a realizar a demanda.
Dentro desta ótica podemos ter uma visão externa, que é o atendimento às demandas do negócio e uma visão interna que é justamente a estratégica sobre como a TI deve se estruturar para atender a essa demanda.
Um dos instrumentos mais útil e prático e que consegue transmitir a estratégia é o MAPA ESTRATÉGICO e o BALANCED SCORECARD, instrumentos criados pelos professores de Harvard, Kaplan e Norton e largamente disseminado no mundo empresarial.
Além de definir sua estratégia e comunicá-la para o negócio e preciso gerenciar a execução da estratégia.
Os resultados esperados com a capacitação são:
* Implantar um processo sistemático de planejamento estratégico de TI na organização;
* Comunicar a estratégica de TI, visando embasar as decisões sobre os investimentos de TI para atender ao negócio;
* Implantar um processo sistemático de gerenciamento da estratégica;
* Integrar os indicadores da estratégia no "dashboard" de TI.
As competências que os participantes deverão ter ao final do processo de capacitação são:
* Ter a capacidade de identificar indicadores para compor o sistema de gerenciamento Ter a capacidade de definir a missão e visão de sua área de TI;
* Ter a capacidade de elaborar um mapa estratégico;
* Ter a capacidade de elaborar um Balanced Scorecard;
* Ter a capacidade de gerenciar a realização da estratégia.
Habilidades a serem desenvolvidas
* Elaborar missão e visão;
* Elaborar um mapa estratégico;
* Elaborar o BSC;
* Gerenciar a estratégia;
* Implantar os processos de planejamento estratégico e de gestão da estratégia.
Atitudes a serem desenvolvidas
* Sistematizar o processo de planejamento estratégico de TI;
* Considerar que todas as iniciativas de TI para atender a demanda do negócio tem que estar contribuindo com algum objetivo estratégico da TI;
* Considerar que a estratégia tem que ser gerenciada.
Investimento
Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:
Data / Local
Data Inicial: quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista
Período
Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 16 horas de aula
Conteúdo Programático
Unidade |
Objetivos |
Conteúdo |
Unidade 1 |
Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Governança de TI da empresa |
Apresentar a ementa da ação educacional; Apresentar o instrutor Entender as expectativas dos participantes Entender o status do programa de governança de TI da empresa Assuntos administrativos da ação educacional |
Unidade 2 |
Entender as novas demandas do negócio para TI e a distinção do plano para atendimento ao negócio e do plano para capacitar a TI |
As novas demandas de TI para o negócio Exercício Implicações para a atuação de TI Plano de TI para o negócio Plano de TI para TI |
Unidade 3 |
Entender porque a TI necessita de uma estratégia |
O que é uma estratégia Porque TI precisa de uma estratégia Modelos de estratégias de TI Quiz |
Unidade 4 |
Identificar a missão e visão da TI de sua Organização |
Qual a diferença entre missão e visão Exercício de elaboração de missão e visão Avaliação do exercício |
Unidade 5 |
Elaborar o mapa estratégico de TI a partir da missão e visão |
Como elaborar o mapa estratégico de TI Exercício de elaboração de mapa estratégico Avaliação do exercício |
Unidade 6 |
Elaborar o Balanced Scorecard a partir do mapa estratégico |
Como é um BSC Como elaborar Exercício de elaborar um BSC Avaliação do exercício |
Unidade 7 |
Gerenciar a estratégia de TI |
O que é gerenciar a estratégia |
Unidade 8 |
Implantar o processo de planejamento estratégico e da gestão da estratégica |
Porque é preciso um processo A dinâmica do processo A integração com outros processos de TI Avaliação de reação |
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Curso de Planejamento Estratégico de TI
Reserva
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