Coordenador
Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Atua também em projetos de gestão e estratégia empresarial em nível do C-Level. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM e Cidades Inteligentes em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros considerados como best-sellers. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. É considerado pelo mercado um dos principais nome quando o assunto é Governança de tecnologia. Atualmente dedica-se ao pós doutorado em governança de IA no PPGI da UNINOVE onde faz parte de um grupo de pesquisa sobre IA.
Objetivo
Gerais:
Projetar processos de que sustentem a estratégia, os projetos, serviços e inovações de TI de forma a apoiar o negócio de forma efetiva e alinhada.
Específicos:
*Identificar qual o modelo de melhor prática mais adequado para a arquitetura de processos de TI de sua empresa;
*Projetar a cadeia de valor de TI;
*Selecionar os processos e práticas dos modelos para compor a arquitetura do processo;
*Projetar o processo de TI;
*Compor a cadeia de valor com os processos projetados;
*Reduzir o risco de TI com os processos da cadeia de valor;
*Gerenciar a biblioteca de processos de TI.;
Público-alvo
Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas na arquitetura de processos de TI.
Benefícios
Para que a estratégia de TI se concretize é necessária a escolha correta de qual processo de TI deve ser implantado, mantido e melhorado.
Projetos, serviços e inovações de TI são sustentados por processos, muitos baseados em modelos de melhores práticas como o Cobit, ITIL, PMI, CMMI, dentre outos.
Com a profusão de modelos de melhores práticas muitas dúvidas surgem sobre qual é o mais adequado.
Outro aspecto a ser considerado no projeto da arquitetura de processos de TI é que se deve começar pelo entendimento da cadeia de valor da TI da Organização.
É como se fosse um lego, onde os processos de TI são encaixados como componentes de algo maior como a cadeia de valor.
Também devem ser considerados na arquitetura os processos que estejam alinhados com os requisitos do negócio, de forma a sustentar a arquitetura de aplicações e a infraestrutura tecnológica.
Processos de TI, bem projetados e implantados, se constituem em valiosos instrumentos para a redução dos riscos de TI para o negócio.
Os resultados esperados com a capacitação são:
* Desenvolver um mapa da cadeia de valor da TI da Organização;
* Desenvolver uma arquitetura de processos de TI aderente a cadeia de valor;
* Implantar processos de TI para suportar a estratégia, projetos, serviços e inovações de TI.
As competências que os participantes deverão ter ao final do processo de capacitação são:
* Ter a capacidade de escolher o modelo de melhor prática mais adequado;
* Ter a capacidade de projetar a cadeia de valor de TI;
* Ter a capacidade de projetar processos de TI;
* Ter a capacidade de projetar a arquitetura dos processos de TI;
* Ter a capacidade de criar a biblioteca de processos de TI.
Habilidades a serem desenvolvidas
* Selecionar os modelos mais adequados para a arquitetura de TI da Organização;
* Projetar a cadeia de valor de TI;
* Selecionar o processo ou prática do modelo de melhor prática escolhido;
* Projetar processos de TI.
Atitudes a serem desenvolvidas
* Buscar excelência nos processos de TI;
* Buscar maturidade nos processos de TI;
* Buscar diminuir os riscos de TI para o negócio.
Investimento
Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:
Data / Local
Data Inicial: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista
Período
Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 16 horas de aula
Conteúdo Programático
Unidade |
Objetivos |
Conteúdo |
Unidade 1 |
Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Governança de TI da empresa |
|
Unidade 2 |
Identificar qual o modelo de melhor prática mais adequado para a arquitetura de processos de TI de sua empresa |
|
Unidade 3 |
Projetar a cadeia de valor de TI |
|
Unidade 4 |
Selecionar os processos e práticas dos modelos para compor a arquitetura do processo |
|
Unidade 5 |
Projetar o processo de TI |
|
Unidade 6 |
Compor a cadeia de valor com os processos projetados |
|
Unidade 7 |
Reduzir o risco de TI com os processos da cadeia de valor
|
|
Unidade 8 |
Gerenciar a biblioteca de processos de TI. |
|
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Curso Estruturação da Arquitetura dos Processos de TI
Reserva
Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.
Reserve sua vaga agora!
Inscrição
Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.
Disponível também In Company
Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.