Coordenador

Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Atua também em projetos de gestão e estratégia empresarial em nível do C-Level. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM e Cidades Inteligentes em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros considerados como best-sellers. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. É considerado pelo mercado um dos principais nome quando o assunto é Governança de tecnologia. Atualmente dedica-se ao pós doutorado em governança de IA no PPGI da UNINOVE onde faz parte de um grupo de pesquisa sobre IA.

Objetivo

Gerais:
Desenvolver e implantar uma estratégia, modelos e processos para a gestão de valor da TI para o negócio.
Específicos:
*Reconhecer que a linguagem usada de TI tem que mudar para melhor entendimento pelo negócio;
*Mostrar o valor do dinheiro para o negócio;
*Identificar oportunidades de potencializar o negócio;
*Vincular as métricas dos resultados da TI com as métricas dos resultados do negócio;
*Planejar e implantar o processo de avaliação de benefícios e investimentos;
*Planejar a mudança organizacional;
*Como comunicar o valor da TI para o negócio.

Público-alvo

Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas no gerenciamento da TI.

Benefícios

Na grande maioria das organizações a TI é percebida pelos executivos de negócio como um mal necessário com pouca agregação de valor.

 

Aliado a esta situação, percebe-se que a TI gasta muito pouco do seu tempo realizando uma comunicação efetiva para o negócio, há muito pouca transparência e o CIO se ocupa muito com questões técnicas que poderia ser delegadas.

 

Dessa forma começa a ter um distanciamento entre a TI e o negócio, causando esta situação de desconforto.

 

Outra coisa interessante desse cenário é que, mesmo com conquistas passadas terem sido atendidas como a disponibilidade de serviços e aplicações e tempo de resposta adequado, sistemas de gestão integrados implantados e ajudando a empresa, a cobrança continua e o descredito continua.

 

 

 

Então fica a questão, como tornar a TI  reconhecida como uma área que agrega valor ao negócio e que possa ser entendida como elementos primordial na sustentação da estratégia competitiva ou de negócio da empresa ou organização?

 

É o que veremos ao longo deste curso com um dos maiores nome da Gestão e Governança de TI no Brasil.

 

Os resultados esperados com a capacitação são:

Tornar a TI uma área reconhecida como agregadora de valor para o negócio.

 

As competências que os participantes deverão ter ao final do processo de capacitação são:

 

*  Ter a capacidade de mudar a comunicação da TI para o negócio;

*  Planejar a mudança de percepção do negócio;

*  Mostrar o valor do dinheiro gasto atualmente;

*  Identificar oportunidades de melhoria de desempenho e obtenção de vantagens competitivas do negócio com a TI;

*  Vincular métricas de TI com métricas do negócio;

*  Entender o processo de avaliação e seleção de investimentos de TI;

*  Entender que investimentos bem sucedidos requerem mudança organizacional e como lidar com isto;

*  Ter a capacidade de medir o valor entregue;

*  Entender que o CIO deve assumir outras responsabilidades.

 

Habilidades a serem desenvolvidas

 

*  Saber comunicar o valor da TI com a mudança da forma;

*  Identificar como mostrar o valor da TI;

*  Identificar oportunidades de aplicação competitiva da TI;

*  Identificar métricas de TI e de negócios que devem ser vinculadas para demonstrar o valor da TI;

*  Estruturar o dashboard de valor.

 

 

Atitudes a serem desenvolvidas

 

*  Mudar a forma de comunicação;

*  Buscar sempre demonstrar o valor da TI;

*  Ser transparente na comunicação;

Buscar permanentemente novas oportunidades de aplicação competitiva da TI;

*  Avaliar sempre o resultado do investimento de TI sobre o negócio.

 

 

 

Investimento

Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:

Data / Local

Data Inicial: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista

Período

Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 24 horas de aula.

Conteúdo Programático

Unidade

Objetivos

Conteúdo

Unidade 1

Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Governança de TI da empresa

Apresentar a ementa da ação educacional;

Apresentar o instrutor

Entender as expectativas dos participantes

Entender o status do programa de governança de TI da empresa

Assuntos administrativos da ação educacional

Unidade 2

Reconhecer que a linguagem usada de TI tem que mudar para melhor entendimento pelo negócio;

Como comunicamos o valor atualmente?

Survey;

Afinal o projeto é de TI ou de negócio?

Evitando as armadilhas da comunicação;

Nova forma de comunicação;

Exercitando a nova forma de comunicação.

Unidade 3

Mostrar o valor do dinheiro para o negócio;

Medimos e comunicamos o desempenho de TI de forma que o negócio possa entender?

Comparamos com nossos colegas?

Quais os nossos serviços, como determinar o custo e a qualidade?

Entender que o alinhamento da TI com o negócio é fundamental.

Exercícios de como se mede o desempenho atualmente.

Unidade 4

Identificar oportunidades de potencializar o negócio;

É sobre processos e não tecnologia;

Ainda o alinhamento: identificando oportunidades e reflexos na estratégia e na operação de TI;

Modelos de identificar oportunidades.

Survey da situação atual;

O que pode ser mudado.

Unidade 5

Vincular as métricas dos resultados da TI com as métricas dos resultados do negócio;

Quais as métricas e indicadores sobre o resultado de TI que interessam para o negócio;

Qual o vínculo que deve ter os indicadores de TI com os indicadores do negócio: a forma de medir o valor;

Aqui você vai precisar de um processo de medição;

Exercício de vinculação de métricas.

Unidade 6

Planejar e implantar o processo de avaliação de benefícios e investimentos;

Modelos de processos de avaliação de benefícios;

Qual seria o seu processo?

Entendendo os vínculos com o portfolio de TI e de investimentos do negócio;

Exercício sobre o processo.

Unidade 7

Planejar a mudança organizacional;

O que é a mudança organizacional;

Ela deve ser planejada;

Um breve relato sobre os modelos de mudança organizacional;

Teste de avaliação de prontidão para a mudança.

Unidade 8

Como comunicar o valor da TI para o negócio.

Finalmente vamos comunicar o valor;

O que comunicar;

Como comunicar

Avaliação de reação.

 

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Curso Gestão de Valor da TI

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