Coordenador
Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Atua também em projetos de gestão e estratégia empresarial em nível do C-Level. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM e Cidades Inteligentes em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros considerados como best-sellers. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. É considerado pelo mercado um dos principais nome quando o assunto é Governança de tecnologia. Atualmente dedica-se ao pós doutorado em governança de IA no PPGI da UNINOVE onde faz parte de um grupo de pesquisa sobre IA.
Objetivo
Gerais:
Desenvolver e implantar uma estratégia, modelos e processos para a gestão de valor da TI para o negócio.
Específicos:
*Reconhecer que a linguagem usada de TI tem que mudar para melhor entendimento pelo negócio;
*Mostrar o valor do dinheiro para o negócio;
*Identificar oportunidades de potencializar o negócio;
*Vincular as métricas dos resultados da TI com as métricas dos resultados do negócio;
*Planejar e implantar o processo de avaliação de benefícios e investimentos;
*Planejar a mudança organizacional;
*Como comunicar o valor da TI para o negócio.
Público-alvo
Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas no gerenciamento da TI.
Benefícios
Na grande maioria das organizações a TI é percebida pelos executivos de negócio como um mal necessário com pouca agregação de valor.
Aliado a esta situação, percebe-se que a TI gasta muito pouco do seu tempo realizando uma comunicação efetiva para o negócio, há muito pouca transparência e o CIO se ocupa muito com questões técnicas que poderia ser delegadas.
Dessa forma começa a ter um distanciamento entre a TI e o negócio, causando esta situação de desconforto.
Outra coisa interessante desse cenário é que, mesmo com conquistas passadas terem sido atendidas como a disponibilidade de serviços e aplicações e tempo de resposta adequado, sistemas de gestão integrados implantados e ajudando a empresa, a cobrança continua e o descredito continua.
Então fica a questão, como tornar a TI reconhecida como uma área que agrega valor ao negócio e que possa ser entendida como elementos primordial na sustentação da estratégia competitiva ou de negócio da empresa ou organização?
É o que veremos ao longo deste curso com um dos maiores nome da Gestão e Governança de TI no Brasil.
Os resultados esperados com a capacitação são:
* Tornar a TI uma área reconhecida como agregadora de valor para o negócio.
As competências que os participantes deverão ter ao final do processo de capacitação são:
* Ter a capacidade de mudar a comunicação da TI para o negócio;
* Planejar a mudança de percepção do negócio;
* Mostrar o valor do dinheiro gasto atualmente;
* Identificar oportunidades de melhoria de desempenho e obtenção de vantagens competitivas do negócio com a TI;
* Vincular métricas de TI com métricas do negócio;
* Entender o processo de avaliação e seleção de investimentos de TI;
* Entender que investimentos bem sucedidos requerem mudança organizacional e como lidar com isto;
* Ter a capacidade de medir o valor entregue;
* Entender que o CIO deve assumir outras responsabilidades.
Habilidades a serem desenvolvidas
* Saber comunicar o valor da TI com a mudança da forma;
* Identificar como mostrar o valor da TI;
* Identificar oportunidades de aplicação competitiva da TI;
* Identificar métricas de TI e de negócios que devem ser vinculadas para demonstrar o valor da TI;
* Estruturar o dashboard de valor.
Atitudes a serem desenvolvidas
* Mudar a forma de comunicação;
* Buscar sempre demonstrar o valor da TI;
* Ser transparente na comunicação;
* Buscar permanentemente novas oportunidades de aplicação competitiva da TI;
* Avaliar sempre o resultado do investimento de TI sobre o negócio.
Investimento
Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:
Data / Local
Data Inicial: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista
Período
Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 24 horas de aula.
Conteúdo Programático
Unidade |
Objetivos |
Conteúdo |
Unidade 1 |
Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Governança de TI da empresa |
Apresentar a ementa da ação educacional; Apresentar o instrutor Entender as expectativas dos participantes Entender o status do programa de governança de TI da empresa Assuntos administrativos da ação educacional |
Unidade 2 |
Reconhecer que a linguagem usada de TI tem que mudar para melhor entendimento pelo negócio; |
Como comunicamos o valor atualmente? Survey; Afinal o projeto é de TI ou de negócio? Evitando as armadilhas da comunicação; Nova forma de comunicação; Exercitando a nova forma de comunicação. |
Unidade 3 |
Mostrar o valor do dinheiro para o negócio; |
Medimos e comunicamos o desempenho de TI de forma que o negócio possa entender? Comparamos com nossos colegas? Quais os nossos serviços, como determinar o custo e a qualidade? Entender que o alinhamento da TI com o negócio é fundamental. Exercícios de como se mede o desempenho atualmente. |
Unidade 4 |
Identificar oportunidades de potencializar o negócio; |
É sobre processos e não tecnologia; Ainda o alinhamento: identificando oportunidades e reflexos na estratégia e na operação de TI; Modelos de identificar oportunidades. Survey da situação atual; O que pode ser mudado. |
Unidade 5 |
Vincular as métricas dos resultados da TI com as métricas dos resultados do negócio; |
Quais as métricas e indicadores sobre o resultado de TI que interessam para o negócio; Qual o vínculo que deve ter os indicadores de TI com os indicadores do negócio: a forma de medir o valor; Aqui você vai precisar de um processo de medição; Exercício de vinculação de métricas. |
Unidade 6 |
Planejar e implantar o processo de avaliação de benefícios e investimentos; |
Modelos de processos de avaliação de benefícios; Qual seria o seu processo? Entendendo os vínculos com o portfolio de TI e de investimentos do negócio; Exercício sobre o processo. |
Unidade 7 |
Planejar a mudança organizacional; |
O que é a mudança organizacional; Ela deve ser planejada; Um breve relato sobre os modelos de mudança organizacional; Teste de avaliação de prontidão para a mudança. |
Unidade 8 |
Como comunicar o valor da TI para o negócio. |
Finalmente vamos comunicar o valor; O que comunicar; Como comunicar Avaliação de reação. |
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
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