Descritivo detalhado do Curso BPM e Gestão por Processos de Negócios
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Coordenador

Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP e Pós-Graduado em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP.

Profissional com experiência superior a 27 anos em engenharia de processos, sendo 15 anos dedicado a processos de TI. Como consultor já atuou em projetos de implantação de processos de gestão de projetos, CMM, CMMI, outsourcing de sistemas, organização de áreas de sistemas, processos de gestão da configuração, quality assurance, gestão da mudança, gestão de custos e financeira em projetos e de gestão de projetos.

Atuou em organizações como C & C, C & A, TICKET, Accor, ABN, Carlson Wagonlit, CPM, Getronics, Consoft, SSP-SP, CTIS, CESP, Gerdau, Bahia Sul Celulose, Ericsson, Banco Noroeste e Banco Itaú. É palestrante convidado em cursos de Educação Continuada da FGV em qualidade de software. Tem domínio dos principais modelos de melhores práticas em TI, notadamente o CMMI (possui curso oficial de introdução ao CMMI), PMBOK, Balanced Scorecard, ISO 12207, ISO 9001:2000 e ITIL. É Auditor Líder em ISO 9000 certificado pela SGS-ICS.

Objetivo

Capacitar os participantes a interpretarem os requisitos da Gestão por Processos, relacionados aos princípios de gestão, a fim de obterem o entendimento necessário na implementação ou manutenção do Sistema de GESTÃO DE PROCESSOS da organização. Propiciar aos participantes o desenvolvimento de competências para a utilização de técnicas de gestão de processos, preparando-os para analisar processos, diagnosticar falhas e oportunidades de melhoria, bem como para implementar soluções, assegurando maior empregabilidade ao profissional e resultados mais eficientes e eficazes para as organizações, considerando as transformações aceleradas e os cenários competitivos de mercado. Desta maneira os participantes terão meios para ampliarem a visão na elaboração de um plano integrado que contempla gestão por processos como um dos elementos estratégicos da Gestão Corporativa.

Público-alvo

Gestores e profissionais envolvidos na condução e análise de processos organizacionais. Responsáveis pela definição e implementação de soluções de tecnologia da informação, gestores e profissionais de projetos, profissionais de qualidade, recursos humanos, desenvolvimento organizacional e gestores da informação, especialistas e consultores interessados em ampliar seus conhecimentos e visão organizacional sobre o tema.

Benefícios

Conhecer as técnicas, ferramentas e metodologias disponíveis para a gestão de processos.

Aprender a identificar os processos-chave de sua organização.

Otimizar e padronizar processos.

Aprimorar as principais vantagens potenciais associadas à visão processual em uma organização, na medida em que:


  •   Habilita a organização a ter seu foco direcionado aos clientes;
  •   Melhora coordenação e integração do trabalho;
  •   Obtém tempos de respostas mais rápidos;
  •   Permite à organização antecipar e controlar mudanças;
  •   Provê meios de efetivar, mais rapidamente, mudanças complexas;
  •   Auxilia a organização a gerenciar efetivamente seus inter- relacionamentos;
  •   Provê uma visão sistêmica das atividades da organização;
  •   Mantém o foco no processo;
  •   Previne a ocorrência de erros;
  •   Auxilia a organização a entender melhor a sua cadeia de valor;
  •   Desenvolve um sistema de avaliação complexo para as áreas de negócio;
  •   Promove maior satisfação com o trabalho por parte dos funcionários.

Investimento

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Data / Local

Data Inicial: terça-feira, 7 de maio de 2024

Local: SCS QD. 02 Edifício Jamel Cecílio 4º Andar Brasília - Distrito Federal - 70.302-905

Período

Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). 4 dias, 32 horas de aula.

Conteúdo Programático

Módulos

Assuntos

Conteúdo

MÓDULO I

Introdução

  • Conceito de Negócio, Processo e Gerenciamento de Processos de Negócio;
  • Conceitos de BPM
  • Ciclo de Vida do BPM
  • Tipos de Processos
  • Tipos de Atividades
  • Fatores Chave para o sucesso de BPM

MÓDULO II

Modelagem de Processos

  • Propósito da Modelagem
  • Benefício da Modelagem
  • Padrões de Modelagem e Notações (EPC, SPOC, BPMN, TQM, UML)
  • Qualidade da Modelagem
  • Domínios da Modelagem
  • Níveis de Modelos
  • Técnicas de levantamento de Informações
  • Simulação de Processos

MÓDULO III

Análise de Processos

  • O que é a análise de processos
  • Por que fazer análise de Processos;
  • Elementos de estimulo a análise de Processos;
  • Análise para a implantação de um novo processo;
  • Análise no monitoramento contínuo de um processo;
  • Análise por um evento disparado;
  • Envolvimento de papéis e responsabilidades na análise;
  • Matriz RACI como identificação de envolvimentos;
  • Preparação da Análise de Processos;
  • Tipos e recursos para a condução de uma análise de processos
  • Documentação da Análise

MÓDULO IV

Desenho de Processos

  • O que é desenho de processos;
  • Por que desenhar processos;
  • Papéis Envolvidos no desenho;
  • Notação BPMN;
  • Ferramentas de desenho;
  • Princípios a serem observados no desenho de processos;
  • Plano de Implementação do processo;
  • Padronização de processos;
  • Envolvimento de terceiros nos processos;
  • Regras de negócio e conformidade de processos;

Módulo IV

Gerenciamento do Desempenho de Processos

  • Importância e benefícios;
  • KPI - Key Process Indicators;
  • Monitoramento e controle
  • Alinhamento do processo ao desempenho corporativo
  • O que medir
  • Como medir
  • Quando medir
  • Suportar a decisão para donos e gestores de processos
  • Recomendações para o sucesso da medição de desempenho

Módulo V

Organização do Gerenciamento de Processos

  • Organização Orientada a Processos
  • Cultura de Processos
  • Papéis do gerenciamento de Processos
  • Dono de Processo e seus atributos;
  • Gerente de processo;
  • Analista de processo;
  • Projetista;
  • Arquiteto;
  • Outros papéis;
  • Escritório de Processos;

Módulo VI

Treinamentos de Implantação

  • Agendar Treinamento
  • Selecionar o público alvo
  • Criar material didático
  • Realizar o Treinamento
  • Obter avaliação do Treinamento

 

Publicação

  • Publicar o novo processo proposto

 

Gerenciar o Processo

  • Estabelecer Ciclos de Auditoria
  • Realizar as Auditorias
  • Elaborar Relatórios de Auditoria
  • Lançar ações corretivas
  • Acompanhar e encerrar as ações

 

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Descritivo detalhado do Curso BPM e Gestão por Processos de Negócios

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