Coordenador
Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia Irvine e FGV. É certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Coronel da reserva das Forças Especiais do Exército, com mais de 30 anos de experiência em Segurança/Defesa. No exterior, foi observador militar da ONU em Moçambique, comandante do 15º contingente militar brasileiro no Haiti, instrutor da Escola Superior do Exército na Venezuela, Participou de diversos seminários e exercícios nos Estados Unidos, França e Alemanha No Brasil, entre outras comissões, foi instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva, oficial de operações e comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais, oficial de planejamento da Brigada de Infantaria Paraquedista e chefe do estado-maior do Comando de Operações Especiais. No último cargo, participou do planejamento contraterrorismo da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio-2016. Atualmente na iniciativa privada, trabalha como consultor de Estratégia, Inteligência, Gerenciamento de Riscos e Projetos da Brainstorming Consultoria (RJ) junto a órgãos públicos e privados. Dentre outros clientes, prestou consultoria para a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) no Rio de Janeiro/RJ, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) em Brasília/DF, além da Comisión Latinoamericana de Aviación Civil (CLAC), em Lima/Peru. É professor de programas de MBA no IPOG (Goiânia/GO) e ISAE/FGV (Curitiba-PR). Colabora como docente voluntário na Escola Superior de Guerra (Brasília/DF), na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/GO) e no capítulo Goiás do PMI.
Objetivo
Objetivo Geral Praticar as competências essenciais à elaboração de um Programa para o Desenvolvimento de Contrainteligência (PDCI), com ênfase na segurança orgânica, para a proteção do conhecimento e dos demais ativos que a uma dada organização interesse salvaguardar.
Público-alvo
O curso está orientado a atender os gestores que participam ou irão participar de projetos de Segurança e para aqueles que buscam um melhor entendimento desta abordagem para utilização no dia-a-dia da gestão estratégica. Tais como:
- Profissionais de empresas em processo de implantação de Gestão de Riscos e continuidade nos negócios;
- Diretores que queiram divulgar a atividades de contra inteligência para toda organização;
- Gerentes e/ou Coordenadores que queiram padronizar e acompanhar todos os processos ligados a segurança em geral;
- Gestores que desejem implementar a filosofia de Gestão Estratégica da Segurança baseada em procedimentos mensuráveis e efetivos;
- Integrantes de Agências de Inteligência de Órgãos de Segurança Pública;
- Agentes de Segurança ligados ao Poder Judiciário Federal ( TRE, TRT, TRF, STF dentre outros);
- Profissionais que desejam se especializar em Segurança;
- Profissionais responsáveis pela contratação de pessoas cujas empresas optam pela segurança orgânica e precisam estar totalmente cientes de uma série de responsabilidades legais, bem como das competências exigidas para o exercício de funções relacionadas com o tema.
Benefícios
Participando deste treinamento, o participante desenvolverá as competências essenciais ao planejamento e gestão estratégica de um programa continuado para salvaguardar os ativos tangíveis e intangíveis - informação, pessoal, material, áreas e instalações, meios TIC (tecnologia de informação e comunicações) - de interesse da sua organização, contribuindo para a aquisição e manutenção de vantagens competitivas sustentáveis.
Após o treinamento o participante será capaz de:
- Debater a Inteligência como macroprocesso e como produto, bem como sua aplicação em diversos níveis e contextos;
- Discutir a modelagem da Contrainteligência e sua interface com a Inteligência;
- Contextualizar dentro de seu ambiente de atuação os preceitos fundamentos de Contra Inteligência e sua aplicação na gestão estratégica;
- Realizar o diagnóstico (vulnerabilidades e ameaças) de um sistema e dos riscos sobre ele incidentes;
- Aplicar o método cartesiano ao processo decisório, formulando, analisando e comparando opções diferentes para o tratamento de riscos em contexto de CI;
- Analisar um Programa de Desenvolvimento de Contrainteligência.
Investimento
Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:
Data / Local
Data Inicial: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Local: Avenida T 63, Sala 1005, Setor Bueno. 1296
Período
As aulas serão em dias sequenciais durante o horário comercial, das 9:00 as 18:00 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). Contemplando período total de 24 horas de aula.
Conteúdo Programático
UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA
1.1. Conceitos.
1.2. Inteligência e Tomada de Decisão.
1.3. Princípios, fontes de dados, a coleta e a buscaA ACADÊMICA
1.4. O Ciclo da Inteligência - Orientação, Obtenção, Produção e Utilização.
UNIDADE II- FUNDAMENTOS DA CONTRAINTELIGÊNCIA
2.1. Concepção Sistêmica.
2.2. A Segurança Orgânica.
2.3. A Segurança Ativa.
2.4.Concepção de Planejamento e Implantação de Programa de Contrainteligência em Organizações.
UNIDADE III - PLANEJAMENTO DE CONTRAINTELIGÊNCIA
3.1. Análise da Missão.
3.2. Levantamento da Situação Corrente do Sistema - Estrutura, Funções, Atores.
3.3. Vulnerabilidades.
3.4. O Gerenciamento dos Riscos.
3.5. Montagem de Linhas de Ação.
3.6. Análise das Linhas de Ação Opostas.
3.7. Comparação das Linhas de Ação.
3.8. Decisão.
UNIDADE IV - GESTÃO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CONTRAINTELIGÊNCIA
4.1. Caracterização.
4.2. Documentação Normativa.
4.3. Programa de Conscientização.
4.4. Programa de Treinamento Continuado.
4.5. Gerência, Auditoria e Validação.
4.6. Mecanismos de Segurança.
4.7. Contingência e de Controle de Danos.
Atividades Específicas
DINÂMICA ENSINO-APRENDIZAGEM
O curso tem um caráter predominantemente instrumental e seus conteúdos são aplicáveis a qualquer setor de atividade. O participante praticará as habilidades requeridas pela competência sob estudo, ao passo que exercitará asatitudes necessárias, tudo após um debate teórico que permita construir coletivamente os fundamentos de conhecimentoque a alicerça.
Os conteúdos instrumentais serão explorados segundo a sequência O QUE, PARA QUE, PORQUE e COMO FAZER. Quanto ao COMO FAZER, após uma demonstração referente ao conteúdo considerado, seguir-se-á uma atividade prática em grupo (nível ANÁLISE em cases ou nível APLICAÇÃO em exercício transversal), como exemplificado a seguir:
- análise do ambiente interno - levantamento de vulnerabilidades;
- análise do ambiente externo - levantamento de atores e variáveis de interesse;
- avaliação de riscos 'a segurança organizacional - priorização;
- análise de riscos 'a segurança organizacional - execução de processo decisório estruturado (montar; analisar, comparar e decidir sobre alternativas de controle dos diferentes riscos).
Certificado
A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.
Anexos
Descritivo detalhado do Curso Contra Inteligência com ênfase em Segurança Orgânica
Reserva
Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.
Reserve sua vaga agora!
Inscrição
Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.
Disponível também In Company
Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.