Gestão de Fornecedores, Contratos e Níveis de Serviço

Terceirização

No cenário atual temos observado uma forte tendência em focar nas atividades primárias, ou seja: aquelas que representam a cadeia de valor das companhias, onde as estratégias são desenvolvidas, produtos são desenvolvidos, vendas e relacionamento com o mercado acontecem, entregas são processadas e serviços pós-entrega são acionados.

As demais atividades, considerados como serviços de apoio, têm sido constantemente estudados com a finalidade de transferi-los para companhias cujo foco e produto são prestação de serviços e manufatura de produtos de composição ou apoio para a cadeia de valor. Tais atividades de apoio podem ser classificadas como atividades de gerenciamento do capital humano, tecnologia da informação, gerenciamento de propriedades, recursos financeiros, dentre outros. Para a atividade de verificação e estruturação de gerenciamento da terceirização destas atividades temos o conceito de terceirização de processos de negócios ou "BPO - Business Process Outsourcing" em língua inglesa.

O ponto fundamental e critico para as companhias resume-se em como gerenciar e manter níveis de excelência em serviços de apoio para as atividades primárias. Isto enseja que tenhamos meios e técnicas para controlar os serviços transferidos e estabelecer o nível de acordos com os fornecedores.

Na esteira desse pensamento, dois instrumentos fundamentais para o controle são contratos e acordos de nível de serviço, ou "SLA - Service Level Agreement". Tais instrumentos possuem ciclo de vida e permitem o rastreamento, a intervenção, a correção e até mesmo o cancelamento dos serviços.

Desenvolvemos 3 conteúdos cujos programas visam a dar ao participante todo entendimento e meios para a implementeção destes conceitos:

  • Curso Gestão de Fornecedores e de Contratos - Tem como objetivo capacitar os participantes no conhecimento e ciclo de vida de contratos, importância, visão jurídica e comportamental, técnicas de controle através SLA´s, fornecendo conhecimento acerca de processos de negociação de contratos, formalização e gestão através de acordos de nível de serviço.
  • Curso Especialização em SLA - Gerenciamento de Nível de Serviço - Envolve o entendimento e aprofundamento em boas práticas de Gerenciamento de Nível de Serviço de TI e Gerenciamento de Fornecedor, buscando explicitar para os participantes uma visão clara e detalhada sobre as formas de gerenciar os Serviços de TI, incluindo os contratos com fornecedores, de forma a atender as necessidades do Negócio. 
  • Curso BPO Business Process Outsourcing  - Tem por objetivo capacitar aos alunos a analisar e compreender os principais conceitos, estratégias e limites da terceirização, detalhando como terceirizar de forma planejada e selecionar criteriosamente um prestador de serviços.

Recomende

Comente