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Administração de Alta Performance

Administração de Alta Performance

 

As responsabilidades de um gerente possuem várias faces e a natureza variável do trabalho transformou esse papel preponderante. Isso significa que os gerentes da atualidade são responsáveis por juntar informações, tomar decisões, agir como exemplos, cultivar motivação e avaliar seus funcionários e neste sentidoHigh Output Managementé um livro essencial para ajuda-los.Escrito pelo saudoso Andy Grove, o ex-CEO da Intel, é voltado para gerentes, diretores e CEOs.

Se você tem uma equipe, uma empresa ou se relaciona com muitas pessoas no seu dia a dia e tem que equilibrar os interesses do seu  time, este livro é obrigatório para você. O foco doHigh  Output Managenté deixar bem claro que a principal  característica de um bom gestor é o foco em resultados,  nosoutputse, assim, ensinar como você pode gerar  mais resultados por meio de um entendimento de como  uma corporação deve funcionar.

Em uma empresa, seu resultado pessoal é equivalente ao resultado de todas as equipes e departamentos sob a sua supervisão ou influência. Seu time somente atingirá alta performance de verdade se cada membro tiver um entendimento do seuoutputnecessário e clareza de qual é o seu papel na empresa.

 

Então, como gerente você deve ser claro sobre seu papel. De uma forma geral o livro destaca os seguintes aspectos:

 

  • Gerenciar uma empresa é como servir um almoço - requer um entendimento de processo de produção;
  • Gerentes precisam saber como selecionar indicadores de performance e tirar informações importantes deles;
  • O sucesso de um gerente depende do sucesso de seu time;
  • É responsabilidade do gerente promover a motivação de seu time;
  • Funcionários não são somente motivados por recompensas financeiras, mas eles precisam também de feedback e de suporte de seus gerentes;
  • Os gerentes devem encorajar competições no trabalho e adotar o papel de treinador para melhorar a performance de seus times.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RESUMO DO LIVRO (19 PÁGINAS)

 

Alta Performance e Impacto

 

 

Alta Performance e Impacto

 

 

"Este livro é para todas as pessoas que desejam tomar as rédeas da vida, crescer na carreira, conquistar mais sucesso e se tornar grandes líderes. Paulo Ibri é, sem dúvidas, um líder nato e ajudará milhares de pessoas." - RAFA PRADO. Autor de 100 Graus e criador dos eventos Ebulição e Mastery.

"Coach e empreendedor, Paulo Ibri condensa neste livro experiências e aprendizados preciosos para todos que queiram mais da vida: mais prosperidade, mais felicidade, mais senso de propósito e de significado, mais conquistas e mais realizações. E, é claro, mais sucesso, conceito que Paulo define como viver a vida com metas e objetivos que nos desafiem, correr riscos, fazer do mundo um lugar melhor e, ainda, divertir-se nessa jornada. Parece ambicioso? Certamente! Mas sem grandes sonhos não temos o impulso necessário para levantar voo e chegar longe." - VILLELA DA MATTA. Fundador e Presidente da SBCoaching.

"Este livro inspirador, inteligente e de leitura ágil o ajudará a alcançar todo o seu potencial muito mais rápido do que você jamais imaginou ser possível."

- BRIAN TRACY. Autor de O Ciclo do Sucesso e Comece Pelo Mais Difícil.

Fonte: Alta Performance & Impacto - Livraria FGV

Alta Performance & Impacto
Autor: Ibri, Paulo
Editora: Alta Books

Categoria: Interesse Geral

ISBN: 9788550806044Edição:01ED/19Ano: 2019

 

Veja o Resumo a seguir->
 

 

Mudar depende só de você

A forma pela qual você reage a cada situação, seja ela positiva ou negativa, pode alterar significativamente os resultados obtidos. A boa notícia, contudo, é: seus resultados sempre passarão por mudanças drásticas. A parte mais desafiadora e divertida de nossas vidas refere-se ao fato de dispormos do poder necessário, caso condicionemos nossa mente do modo correto, para mudar tudo o que quisermos. Se você não gosta do seu trabalho, da sua faculdade, da sua casa ou de seu relacionamento, mude! Obviamente, para cada mudança será necessário um nível de preparação diferente, porém, tudo começa em seu interior, em sua mente, na forma como age, reage e pensa em todos os eventos do seu dia a dia. Para promover essas mudanças, o autor propõe alguns passos a serem seguidos.

 

Siga os passos

Você, alguma vez, já notou que os indivíduos mais bem sucedidos do mundo, em sua imensa maioria, saíram do "zero"? Sem embargo, muitos não tinham absolutamente nada em suas infâncias, passando por imensas dificuldades e, até mesmo, passando fome. Atualmente, porém, são consideradas as pessoas mais felizes e prósperas que existem. Mesmo sem ter educação formal, "berços de ouro" ou qualquer tipo de auxílio externo. Para o autor, esse padrão nos revela que tudo é possível. Basta estar disposto a colocar todo o empenho e esforço necessários para atingir o que você deseja e, assim, fazer somente escolhas certas. Dito de outra forma, o maior diferencial dessas pessoas é, sem dúvida, a força de vontade, isto é, um desejo intensamente vibrante de atingir o sucesso, obter excelentes resultados e fazer algo grandioso. Tais mulheres e homens de sucesso não se detêm antes de atingir tudo o que querem. Essa resolução os acompanha continuamente, fazendo com que nunca falhem. Lembre-se de que, se as pessoas continuarem fortes e decididas a não parar, como elas poderiam falhar? Os erros acontecem, apenas, quando você desiste ou se convence de que os seus sonhos não podem dar certo. Nesse ponto, o autor lança uma provocação: "como algo que ainda não acabou pode dar certo"?

Não pode.

É altamente recomendável que você se esforce para pensar em sua trajetória dessa maneira: como um caminho permanente, construído dia a dia, que não parará até que você tenha realizado todos os seus projetos. Com efeito, o sucesso não se resume aos conhecimentos, aos conteúdos ou à técnica. O grande segredo, para o autor, reside na forma pela qual você decide programar o seu cérebro, estruturar a sua mentalidade, raciocínios e crenças. Outro elemento fundamental consiste na quantidade de tempo que você está disposto a "investir" para superar as situações difíceis e atingir o sucesso. Para que isso seja feito, é imprescindível definir o núcleo de sua atuação profissional e pessoal.

 

Seu núcleo

Todos têm um propósito na vida, não é mesmo? Nesse sentido, uma das coisas mais importantes que você poderá fazer ao longo de sua jornada consiste em tentar descobri-lo. Ao conhecer o seu propósito na vida, você descobrirá os seus porquês, injetando paixão em todas as coisas que realiza, colocando alegria em tudo e tornando-se determinado e motivado. Isso trará uma agradável sensação de realização interna para todas as coisas que faz. Há pessoas que, sem a definição de um propósito claro, apenas "existem", sem saber direito como será seu futuro, o que fazer ou para onde ir.

As pessoas com propósito, por seu turno, vivem de um modo completamente oposto, à medida que todas as coisas parecem se encaixar nos lugares certos. Portanto, estar alinhado com seu propósito significa felicidade, realização e a alegria de quem faz o que gosta e conquista o que é, de fato, importante para si mesmo. Quando viver dessa maneira, perceberá que coisas boas gravitarão em sua direção e novos recursos surgirão a todo momento. Aparecerão, também, mais pessoas que podem te auxiliar na realização de seus objetivos e, no fim das contas, todos se beneficiarão: o seu mundo externo e o mundo interno. A partir de um propósito claro e escrito, você passará a contar com um guia para a vida, orientando-lhe em suas decisões, metas e desejos. Ao articular os seus valores com o seu propósito, você ganhará, também, um fantástico senso de claridade. Assim, terá a liberdade e a independência necessárias, bem como as melhores condições para escolher o que quer realizar e qual caminho deseja seguir.

 

Liberdade e independência

Agora que estamos na metade da leitura, é chegada a hora de analisarmos a interpretação que o autor confere ao conceito de liberdade e as principais características que diferenciam as pessoas de sucesso. A crença limitante que o autor intenciona tirar da mente dos leitores é a noção de que acumular dinheiro é algo difícil.

Segundo ele, é preciso acreditar que é fácil enriquecer. Caso contrário, sua libertação financeira será, de fato, impossível. Embora concorde que dinheiro não é sinônimo de felicidade, nosso autor sustenta que "dinheiro é liberdade". Trata-se de liberdade de tempo, de escolha, de onde alocar os seus recursos. Com um correto acúmulo de dinheiro, você poderá aproveitar todas as oportunidades que passarem à sua frente. São muitas, acredite. Outras crenças limitantes referem-se à ideia errônea de que as pessoas bem-sucedidas tiveram sorte ou receberam algum tipo herança. Afinal, todos podemos construir o que quisermos, desde que nosso foco esteja sempre em hábitos certos e objetivos de longo prazo. As próprias atitudes das pessoas bem-sucedidas devem servir como um valioso norte para todos que almejam realizar plenamente os seus sonhos.

 

O que separa as pessoas comuns das bem-sucedidas

As pessoas que conseguem obter resultados bem acima da média (também chamados de "high achievers") colocam metas para si mesmas e não se detêm antes de atingi-las. Dessa forma, um ciclo positivo é gerado pelos movimentos de estipular e conquistar objetivos. Tanto que o autor recomenda incorporar esse hábito em nossas vidas, regendo-as pelos objetivos escritos. Você deve saber precisamente o que deseja atingir e até quando ir para perseguir os seus anseios. Lembre-se de que você merece tudo o que puder atingir, entretanto, sua mente precisa de uma ajuda para isso.

A despeito de ser um processo que apresenta inúmeras vantagens, muitas pessoas não escrevem os seus objetivos, pois há diversos bloqueios mentais que as impedem, como:

  • medo do fracasso;
  • medo do deboche ou da rejeição;
  • nunca receberam as instruções adequadas para o estabelecimento de metas;
  • elas foram desencorajadas quando escreveram suas metas pela primeira vez;
  • não foram ensinadas por seus professores ou pais.

Fique atento: nenhum desses motivos pode impedir você de escrever suas metas na vida. Com efeito, menos de 10% dos indivíduos determinam metas para si. Nós aprendemos Física, Química, História, porém, não aprendemos a redigir nossos próprios objetivos. Preste atenção aos impactos que isso gera na vida das pessoas. Ao simplesmente escreveremos nossas metas em uma folha de papel, conseguiremos atingir bem mais do que pensávamos ser possível. Outro fator que, devido à sua importância, não pode ser negligenciado é que quanto mais dividir seus objetivos com as outras pessoas tanto maior será o poder de suas próprias metas. Se essas pessoas forem bem-intencionadas e se se preocuparem, genuinamente, como você, elas também se mobilizarão para lhe ajudar. Essa é a relevância de estabelecer relacionamentos com pessoas capazes de alavancar, de alguma forma, os seus resultados.

Ademais, é imprescindível revisar diariamente as suas metas, a fim de enraizá-las. Desse modo, você visualizará, em sua mente, os objetivos, encontrando diferentes meios para alcançá-los e motivando-se cada vez mais. O autor ressalta que esse processo se assemelha ao da visão, no qual o seu subconsciente é treinado para enxergar melhor todas as oportunidades que cruzarem o seu caminho.

 

Notas finais

As pessoas mais seguidas, respeitadas e admiradas do mundo são, justamente, aquelas que se posicionam claramente acerca do que defendem e acreditam. Elas têm uma noção exata dos seus próprios valores e vivem segundo eles. Ainda que não concordemos com essa ou aquela ação, respeitaremos suas opiniões, devido a essa clareza em suas posturas. É imprescindível compreender que os seus valores pessoais são um ímã, um guia que lhe levará à direção que você deseja seguir em sua vida. Ao definir claramente os seus valores, definirá, também, um compromisso para segui-los. Lembre-se de que esse é o único jeito de se sentir feliz e realizado com as conquistas que você obterá durante a sua vida, pois nenhum objetivo pode se igualar ou, tampouco, superar os seus valores.

 

Fonte do Resumo: 12 Minutos, "Alta Performance e Impacto"

/https://web.12min.com/reader/60463

 

 

10 habilidades difíceis de aprender que valem para a vida toda

 

ImportanteAs melhores coisas da vida podem não custar dinheiro algum - mas isso não significa que você não leve tempo, faça esforço ou empenhe-se para conquistá-las. Isto é principalmente válido quando trata-se de aprender certas habilidades difíceis, mas que irão ser úteis a vida inteira. Mais quais seriam estas habilidades? A pergunta foi feita na rede social Quora e o site Business Insider*1 selecionou as  melhores respostas. Leia abaixo e reflita se as habilidades listadas podem lhe ajudar - independente do tamanho dos desafios que têm pela frente:

 

1. Empatia

"Você  pode ser a pessoa mais disciplinada, brilhante e até rica - mas se você não se preocupar em ter empatia com outras pessoas, você basicamente vai parecer  um sociopata", escreveu a usuária Kamia Taylor. Empatia é uma habilidade fundamental que tem sido repudiada de maneira geral no meio dos negócios modernos, analisa a empresária Jane Wurdwand. "Mas empatia é a habilidade de sentir o que os outros sentem. É isso que motiva as pessoas a realizarem um bom trabalho, as faz querer ir além de realizar apenas aquilo pelo que são pagas", disse.

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2. Saber gerenciar

Gerenciar bem uma equipe é uma das habilidades mais valorizadas pelos funcionários. Como não há uma fórmula exata de fazer isso, é importante encontrar um meio que funcione para você e para todos, escreveu Alina Grzegorzewska. "O mais difícil para mim foi aprender como agir. Como organizar todas as tarefas, programá-las, e conseguir fazer tudo no tempo correto de acordo com o restante do time".

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3. Organizar o seu sono

Há tantas dicas para conseguir ter uma boa noite de sono. Mas, independente daquilo que deseja seguir, estabeleça um ritual que irá se repetir todos os dias e garantir que você, de fato, descanse. Inúmeros estudos mostram que ter um sono consistente ajudará você no dia a dia de trabalho.

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4. Pedir ajuda

"Uma vez me disseram durante uma entrevista de emprego: você não terá esse trabalho caso você não peça ajuda quando precisar", escreveu Louise Christy. "Claro que eu disse que pediria por ajuda. Tempo depois, aquela mesma pessoa que me deu o emprego gritou porque estava sobrecarregada, mas não conseguia admitir isso e nem pedir ajuda". Louise explicou que o ato de pedir ajuda, e admitir que você precisa que alguém lhe diga como fazer algo, é extretamente difícil de adquirir - já que isso comumente é visto como sinal de fraqueza ou incompetência. Mas um recente estudo da Harvard Business School mostra que fazer isso lhe faz ser visto como mais capaz- e não o contrário. Segundo os autores do estudo, quando você pede por algum conselho, você valida aquela inteligência ou expertise, o que aumentará suas chances de obter sucesso naquela tarefa ou ação.

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5. Pense positivo sobre si mesmo

"Não importa mais o que os outros pensam sobre você", defendeu Shobhit Singhal. "Mas, sim, o que você pensa de si mesmo - o problema é que leva-se tempo para construir confiança sobre nós mesmos e a habilidade de continuar acreditando na nossa capacidade mesmo que ninguém mais acredite", disse. Nesse aprendizado, vale a pena afastar a negatividade que às vezes toma conta de nós e ofusca a confiança em nós mesmos, disse Betsy Myers, diretora do The Center for Women and Business da Bentley University.

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6. Saiba quando ficar calado

Você não pode simplesmente sair por aí se lamentando por tudo acontece. Em alguns casos, o melhor a fazer é simplesmente ficar quieto", escreveu Roshna Nazir. E esses casos são muitos: "quando você está com raiva, chateado, agitado ou é contrariado. Nós tendemos a explodir por qualquer coisa e isso toma conta de toda nossa cabeça. E, depois, a chance de se arrepender é enorme", escreveu Anwesha Jana. Manter-se de boca fechada nesses momentos é uma habilidade valiosa e muito difícil de conquistar. Mas pode te salvar de vários arrependimentos.

 

7. Saiba escutar o que ouve

"Muitos de nós estão sobrecarregados no trabalho - e há mensagens novas toda hora, telefones tocando, TV ligada. Nosso cérebro só consegue tolerar tantas informações simultâneas antes de dormimos", disse  Nicole Lipkin, autora "What Keeps Leaders Up At Night". Uma dica para manter-se em estado de escuta permanente é repetir para si mesmo o que outra pessoa disse momentos antes. "As coisas tornam-se muito mais simples quando todo mundo está na mesma sintonia", disse.

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8. Resistir às fofocas

"O que aprendi de mais importante na minha vida é cultivar boas relações. E, para isto, é fundamental construir e manter a confiança nas pessoas", escreveu Jason T Widjaja. Uma das maneiras mais fáceis de perdê-la é fazendo fofoca pelas costas. Widjaja disse que acabou percebendo que fazer fofoca o distanciava das pessoas influentes e de conversas importantes. "A recompensa que você recebe por não entrar nessa é enorme", diz Widjaja

 

9. Aprender uma nova língua

Essa habilidade lhe permitirá conversar com um maior número de pessoas e, com certeza, lhe dará maiores oportunidades profissionais. "Dominar o inglês foi um presente incrível na minha vida. Eu ganhei uma nova forma de ver as coisas e de pensar", disse o húngaro Balázs Csigi, CEO da Metaphor English. Csigi diz que a chave para aprender outra língua é dominar a cada parte de sua cultura - não é fácil e esta é uma busca permanente.

Neste sentido, veja também:

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10. Falar em público

Falar em público pode ser um enorme desafio para a maioria das pessoas. Até mesmo o bilionário e megainvestidor Warren Buffett sofre com isso. Buffett comentou que uma vez ficou tão aflito em fazer um discurso público que achou que iria vomitar. Leva-se tempo para conseguir falar em público de um modo mais seguro."É uma questão de prática - faça e pratique", disse Buffett.

Neste sentido veja mais:

Programa Comunicação 360o

Vídeos sobre comunicação verbal e técnicas de apresentação 

Curso de Oratória: A arte de falar bem e fazer apresentações em público 

Curso Técnicas de comunicação escrita para executivos 

Curso Teatral para Não Atores

Curso Tecnicas de Apresentação: Falar para Liderar 

Como obter sucesso em apresentação de vendas em 10 passos 

Dicas para pessoas tímidas terem sucesso nos negócios 

 

*1->Fontes:

10 habilidades difíceis de aprender mas que valem para a vida toda-> https://glo.bo/2nobktn

15 skills that are hard to learn but will pay off forever->

http://www.businessinsider.com/skills-that-will-pay-off-forever-2017-1/?utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds/#-2

 

 

 

 

Como ser encontrado (rapidamente) pelos recrutadores no Linkedin

 

LinkedinProfile

Os recrutadores de redes sociais pesquisam na base de dados do LinkedIn candidatos que possuam um conjunto específico de qualificações e / ou palavras-chave no Perfil.

Depois de pesquisar o banco de dados, os recrutadores são atendidos com "resultados de pesquisa" que incluem uma visualização de perfil para cada candidato.

Como um candidato a emprego, você deseja aparecer nos resultados de busca para os candidatos com o seu conjunto de qualificações, de forma ideal como sendo superior a outros candidatos. Isso é muitas vezes chamado LinkedIn SEO, ou como melhorar o seu "Rank" de pesquisa do LinkedIn.

Tenha em conta - você quer se destacar dos outros candidatos e envolver o interesse dos recrutadores para que eles cliquem  em seu perfil instantâneo para saber mais e, eventualmente, para obter suas informações de perfil completo. Desta forma este artigo compartilha a visão do autor sobre este processo de apoio ou terceirização do LinkedIn e fornecerá conselhos sobre como você pode aparecer e se destacar!

Como o LinkedIn "sourcing" funciona? Como os recrutadores pesquisam o banco de dados?

Clique aqui e veja artigo original ( em inglês ) ou no link a seguir-> http://bit.ly/2l7hgpI

 

Veja também:

Saiba o que os recrutadores veem em seu Curriculum no Linkedin->http://bit.ly/2kiP6Y7

 

 

Como Ler Livros - Mortimer J. Adler e Charles Van Doren

Como ler livros

 

Para ter acesso completo ao texto que está a seguir, incluindo o sumário completo do livro e o o quinto capitulo da primeira parte do livro (A ARTE DA LEITURA EXIGENTE ) <<<clique aqui>>>.

Como sabemos, no Brasil a maior parte das "pessoas lê mal", pois em sua maioria a população não chega sequer a completar o Ensino Fundamental.  Por outro lado, infelizmente, a posse de diploma não é garantia de capacidade de leitura eficaz.

Mas problemas nessa área não são exclusividade do Brasil, tampouco de países pobres. Já na década de 70, Mortimer Adler - um dos autores do livro citado - já denunciava que a capacidade de leitura dos norte-americanos que não passava do nível do sexto ano letivo, ou seja, mais ou menos o do nosso primário ou 5.ª série. Desta forma primordialmente este livro busca:

 

  • Demonstrar porque as habilidades de leitura con­ven­cionais não bastam para a compreensão de livros difíceis e complexos;
  • Ajudar o leitor a adquirir competências de leitura mais sofisti­cadas;
  • Como aplicar essas habilidades para analisar qualquer comunicação, indo de simples informes publicitários até entender grandes livros.


A preocupação fundamental dos autores, que deu motivação inicial para a obra, é que as escolas não ensinam as competências de leitura de alto nível necessárias para se desfrutar tanto de livros informativos como instrucionais e nós precisamos dessas habilidades para lidar com livros que vão além da nossa compreensão. Esses mesmos livros, segundo os autores, garantem os insights mais profundos e duradouros. Adler e Van Doren delineiam uma abordagem sistemática para nos ajudar a construir e sustentar novas habilidades de leitura que irão nos ajudar a se conectar às obras mais difíceis, complexas ou de níveis múltiplos. Para os autores, um livro "consiste da linguagem escrita por alguém com o objetivo de comunicar algo para você". Como requisitos principais para a realização da obra os autores perceberam:

  • Ler bem é melhor do que ler muito;
  • Geralmente, as escolas não ensinam competências de leitura além do fundamental. A maioria das pessoas lê ao nível do 9º ano, mas você pode alcançar níveis mais altos;
  • Para ler ativamente, devemos desenvolver técnicas de anotação, partindo-se dos pensamentos e perguntas sobre o conteúdo de um determinado livro;
  • Para conferir se um livro vale a pena ser lido, "averigue-o" por meio do "folheamento sistemático" ou da "pré-leitura", para identificar a sua estrutura e design;
  • Leia os grandes livros ana­liti­ca­mente, sempre buscando en­tendi­mento, não apenas informação;
  • Para ler um livro ana­liti­ca­mente, faça quatro perguntas: O livro trata de quê? O que está sendo dito? O que ele diz é verdade? O conteúdo é relevante?
  • Para verificar o que um livro realmente diz, busque as suas ideias, afirmações e argumentos. Quais "termos e proposições" ele utiliza?
  • Você consegue realmente entender o foco de um livro quando é capaz de parafraseá-lo nas suas próprias palavras;
  • No nível mais alto de leitura, você já é capaz de sintetizar os argumentos de vários livros;
  • Para tal, aborde cada livro dentro do processo "sintópico" ou comparativo: encontre as partes boas, defina os termos, desenvolva proposições, avalie as questões e analise os resultados.

"O livro é um tesouro de pistas e métodos de trabalho intelectual", um manual abrangente de técnicas de leitura" que associa "a profundidade da análise com a cobertura da extensão dos gêneros", afirma o professor José Monir Nassar, no texto introdutório a esta nova tradução, a terceira feita no país. As anteriores, esgotadas assim que publicadas, datam de 1990 e 2000, e mantiveram o título como no original: Como ler um livro.

É importante observar, no entanto, que, além da sutil alteração do título para Como ler livros, a leitura precisa ser atenciosa, porque aqui ou ali se pode encontrar uma escorregadela, como na p. 32, em que se lê "Os dois passos de leitura analítica aqui delineados podem ser encarados como uma espécie de antessala para a leitura analítica", quando, de acordo com o original, o correto seria, "Os dois estágios da leitura inspecional podem ser considerados...", como se pode ler na p. 46, da primeira edição revista e atualizada publicada pela Editora Guanabara, em 1990, e traduzida por Aulyde Soares Rodrigues.

Adler não começou nada do ovo, como diz o prefácio de José Monír Nasser, dado que a leitura é o instrumento central de qualquer estudo. A arte de ler, confundida com a arte de estudar, tem sido tema tradicional da vida intelectual cristã, centrada no estudo da Bíblia. São muitas as contribuições ao tema da leitura, mas só a partir de Mortimer Adler o assunto foi tratado sistematicamente e de maneira abrangente, válida para os principais gêneros. Adler idealizou uma matriz com quatro níveis de leitura na vertical (elementar, averiguativo ou inspecional, analítico e sintópico ou comparativa), de profundidade crescente, e com seis gêneros de leitura na horizontal (poesia, teatro, prosa, história, ciência e filosofia).

Com base no equacionamento dos diversos aspectos da arte da leitura na forma desta matriz que correlaciona profundidade com gêneros literários, Adler  dividiu o livro em seções independentes, primeiro explicando os quatro níveis de leitura, depois tratando de cada gênero individualmente, com recomendações judiciosas.

O livro é dividido em 4  partes:

  • AS DIMENSÕES DA LEITURA
  • O TERCEIRO NÍVEL DA LEITURA A LEITURA ANALÍTICA
  • COMO LER DIVERSOS ASSUNTOS
  • OS FINS ÚLTIMOS DA LEITURA

 

Na primeira parte do livro os autores dão detalhes sobre os 4 níveis de leitura:

Leitura Elementar - corresponde ao nível ensinado na escola primária. Leitura elementar ou rudimentar, sugere que a pessoa se alfabetizou, aprendeu os rudimentos de arte de ler e recebeu o treinamento básico para a leitura. A preocupação de quem lê nesse nível é com a linguagem em si, a decodificação da escrita, que com qualquer outra coisa. A pergunta que norteia esse nível é: "O que a frase diz?". Neste nível a leitura é somente básica e conotativa.

"Precisamos nos tornar uma nação de leitores ver­dadeira­mente competentes."

"O bom leitor lê ativamente, com concentração."

"O en­tendi­mento é apenas alcançado quando, além de saber o que um autor diz, você sabe o que ele quer dizer com isso e por que ele diz tal coisa."

 "Se (...) o leitor de um livro prático aceita o final proposto e concorda que os meios re­comen­da­dos são adequados e eficazes, ele deve, em seguida, agir da forma proposta."

 

Leitura Averiguativa ou Inspecional (também chamada de "pré-leitura", "investigação inicial" ou "garimpagem") - este nível é voltado para a melhor avaliação possível de um texto ou livro num período curto de tempo. Essa leitura pressupõe determinado período no qual temos de ler certos trechos para  extrair o máximo do livro; é a arte de folheá-lo sistematicamente, examinando sua superfície. Por exemplo, quando estamos de passagem por alguma livraria, vemos um livro que parece interessante e precisamos saber se ele é bom antes de decidirmos se vamos comprá-lo. Existem alguns bons macetes para isso, os quais são tratados em mais detalhes nesta parte. Por ora, basta saber que a pergunta básica deste nível é: "Este livro é sobre o quê?". Neste nível também devemos responder outras perguntas: "Qual é a estrutura do livro" ;  "Vale realmente a pena ler este livro?".

"Em geral, é desejável folhear mesmo aquele livro que você pretenda ler com pro­fun­di­dade, para ter uma ideia da sua forma e estrutura."

"Os bons livros estão acima do seu nível de con­hec­i­men­tos; se assim não o fossem, eles não seriam bons para você."

"As frases importantes são aquelas que exigem um esforço de interpretação, porque, à primeira vista, elas não são per­feita­mente inteligíveis."

"Leia um livro com olhos de raios-X; faz parte essencial da absorção de qualquer livro compreender a sua estrutura."

 

Leitura Analítica - é a leitura completa, a melhor que se pode fazer, ativa por excelência. No dizer de Adler, "se a leitura averiguativa ou inspecional é a melhor que se pode fazer num determinado período de tempo, então a leitura analítica é a melhor leitura possível quando não existe limite de tempo". Sendo aquele em que a atividade é mais complexa e sistemática, quando comparada aos anteriores; depende das dificuldades do livro a ser lido e pode exigir muito ou pouco do leitor; trata-se da leitura completa, a melhor possível num período de tempo ilimitado. Ela suscita muitas perguntas, segundo o tipo de livro que se tem em mãos (elencadas na Parte 2 do livro). É nível de leitura voltado basicamente para a compreensão, de modo que, se seu objetivo for apenas informação ou entretenimento, ele pode não ser necessário.

"Não há uma velocidade certa de leitura; o ideal é desenvolver a capacidade de ler em várias velocidades e saber quando cada velocidade é mais apropriada."

"Faça perguntas enquanto lê - perguntas que você mesmo deve tentar responder no decorrer da leitura."

 

Leitura Sintópica ou Comparativa - implica a leitura de muitos livros sobre certo tema, pondo-os em relação uns com os outros e com o tema. Estudantes de Ciências Humanas são obrigados a se familiarizar com ela. É o nível mais difícil de alcançar, e não há pleno acordo sobre suas regras, indo além da comparação, pois habilita o leitor a fazer uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros. É o nível mais ativo, trabalhoso e, portanto, o mais compensador de leitura. Porém, é também o mais recompensador de todos os níveis.

"O que é verdade para uma conversa normal é ainda mais verdadeiro na situação muito especial em que um livro conversa com um leitor e o leitor responde de forma apropriada."

"O leitor deve fazer mais do que emitir um parecer de concordância ou discordância. Ele deve dar motivos para tal."

Assim que tiver compilado uma seleção de livros que pareçam relevantes para responder a sua pergunta, submeta-os ao processo sintópico, ou comparativo, de cinco etapas:

  • Encontre as partes boas - O objetivo da leitura sintópica não é entender o livro inteiro. O objetivo é usar o livro para resolver o problema já definido ou responder a sua pergunta. Utilize a leitura de averiguação para identificar os trechos mais pertinentes à sua investigação.
  • Defina os termos - Os autores se­le­ciona­dos na sua bib­li­ografia podem utilizar palavras diferentes para conceitos semelhantes. Sintetize uma "ter­mi­nolo­gia neutra" que não seja específica de algum autor, mas que possa incorporar conceitos de qualquer um deles.
  • Desenvolva proposições - Faça o mesmo quando você identificar uma lista de proposições. Elabore proposições neutras que não venham de um único autor, mas para a qual cada autor possa contribuir com respostas.
  • Avalie as questões - Você pode delinear um problema sempre que identificar uma pergunta que diferentes autores respondam de maneiras diferentes. Mapeie e compare as dissonâncias.
  • Analise os resultados - Organize as questões e estipule como elas se relacionam entre si.

 

Veja também:

Aprenda a ler e ouvir para aprimoramento das suas comunicações -

Curso de Oratória: A arte de falar bem e fazer apresentações em público‐>http://bit.ly/1Ed6ZNl

Curso Técnicas de comunicação escrita para executivos‐>http://bit.ly/1EPNNA3

Curso Teatral para Não Atores‐>http://bit.ly/1MKdSsy

Curso Tecnicas de Apresentação: Falar para Liderar‐>http://bit.ly/1Hu5B4Y

Laboratório de Escrita Criativa‐>http://bit.ly/1hRs99R

 

 

5 hábitos para aumentar a sua produtividade

5hábitos

Esta antiga dica sobre como criar e cumprir uma Lista de Tarefas ainda funciona como um encanto e vai te ajudar muito


Em 1918, Charles M. Schwab era um dos homens mais ricos do mundo. Na época, ele era presidente da Bethlehem Steel, maior empresa de construção naval e a segunda maior produtora de aço dos Estados Unidos.

Procurando aumentar a eficiência do seu time de trabalho, Schwab decidiu ir atrás de alguém que pudesse melhorar a produtividade da sua equipe. Com isso em mente, ele agendou uma reunião com um respeitado consultor da época, Ivy Lee.

Lee era um homem de negócios que ficou conhecido por ter sido pioneiro na área de relações públicas. Quando Schwab lhe pediu ajuda, Lee respondeu: "me dê 15 minutos com cada um de seus funcionários".

Durante os 15 minutos com cada executivo, Lee explicou seu simples método para conseguir maior produtividade na empresa. Ele é pautado por cinco passos:

1.No final do dia, escreva as seis coisas mais importantes que você precisa fazer no dia seguinte. Não escreva mais do que seis.

2.Priorize as seis tarefas em ordem de importância

3.No dia seguinte, concentre-se apenas no primeiro item. Trabalhe em cima dele até que você o conclua.

4.Continue dessa forma com os demais itens. No final do dia, coloque as tarefas não finalizadas para a próxima lista e faça uma nova com outros seis afazeres.

5.Repita o processo durante todos os dias de trabalho.

A equipe de Schwab fez a tentativa de realizar o método. Depois de três meses de teste, Schwab ficou encantado com o progresso da sua empresa. Como um método tão simples pode ser tão efetivo? O primeiro motivo é o fato de ser tão simples que realmente funciona. Emergências podem aparecer e distrair as suas tarefas, mas é importante se lembrar de ignorá-las sempre que possível, tratá-las quando necessário e voltar à sua lista de afazeres o quanto antes. Isso significa usar regras simples para lidar com situações complexas.

Além disso, o método força as pessoas a fazerem escolhas e tira a tensão de iniciar uma tarefa, já que as pessoas decidem o primeiro item da lista uma noite antes de realizá-lo. Esta estratégia te deixa pensando no assunto de modo que não seja tão difícil executá-lo. Por fim, ele exige que você foque em uma única atividade. É quase impossível ser ótimo em uma atividade se você está sempre se dividindo entre várias ao mesmo tempo. A produtividade é alcançada quando se tem foco e consistência. Fazer a tarefa mais importante em primeiro lugar é uma forma de ser mais produtivo.

Fonte: revista Fast Company

Saiba mais

 

 

10 razões para fazer o upgrade gratuito para o Windows 10

Win10

 

É claro que também que pode haver boas razões para não fazer o upgrade. Mas veja, o Windows 10 é o melhor Windows lançado até agora e a maioria das pessoas deve aproveitar o upgrade gratuito enquanto ele ainda está disponível.

Veja a seguir mais detalhes:

1.          Experiência de desktop melhorada

Vamos ser honestos: a tela Iniciar pouco funcional e complicada do Windows 8 não era nada boa. Assim como a maneira como o Windows 8 escondia informações cruciais por trás de "charms" escondidos, que não tinham pistas na tela sobre como acessá-los. Mas você não precisa se preocupar com isso no Windows 10. O novo sistema pega as mesmas ideias principais do Windows 8, mas as torna palatáveis para o público desktop. Os apps da Windows Store ainda estão presentes, mas ficam janelas de desktop que podem ser redimensionadas e usadas como qualquer outra. O menu Iniciar está de volta, com uma seção pop-out que coloca Live Tiles com informações para um melhor uso - e sim, eles podem ser apagados caso você queira.

2.          Adições amigáveis aos entusiastas

Mais do que simplesmente ser familiar, o Windows 10 é melhor do que o Windows 7 para os entusiastas de PC. Isso porque a Microsoft fez um esforço para agradar aos aficionados por desktop. As ferramentas do Windows 10 variam de desktops virtuais a suporte melhorado para monitores de DPI alto e colar texto dentro do prompt de comandos. Recuperação fácil de versões de arquivos? Ferramentas melhores para gerenciamento de armazenamento? O Windows 10 tem tudo isso.

O sistema até fornece ferramentas para usuários mais experientes para as Windows Updates, te permitindo agendar que as atualizações sejam rodadas em um determinado horário ou distribuir patches na sua rede local usando tecnologia peer-to-peer. 

3.          Melhorias por baixo "da lataria"

Se você fizer a atualização do Windows 7 para o 10, ficará impressionado com como o novo sistema é rápido e moderno. O código do Windows 8 otimizado pela Microsoft resultou em um sistema que inicializa de forma muito rápida - especialmente se você tiver um SSD - e apenas é muito mais ágil. Essa é uma das muitas melhorias do Windows 8 que os usuários do Windows 7 poderão aproveitar no Windows 10.

4.          Proteção de segurança nativa

Isso é algo mais interessante para o usuário comum, do dia-a-dia do que os entusiastas mais aficionados por PCs. Mas o Windows 10 é inerentemente muito mais seguro do que o Windows 7. O mais recente sistema já vem com o programa de antivírus Windows Defender, da Microsoft, e com o Windows Firewall instalado e habilitado por padrão, o que dá um ganho de segurança para os computadores.

5.          Filtro SmartScreen

Mas a Microsoft não parou por aí. A exigência de UEFI Secure Boot do Windows 10 te protege contra rootkits de nível mais baixo que poderiam infectar o seu PC. O filtro SmartScreen faz a proteção contra sites maliciosos. E o Windows Hello torna a autenticação via biometria muito mais simples e fácil.

6.          Cortana

A resposta da Microsoft ao Siri, da Apple, e ao Google Now, substitui a funcionalidade básica de buscas no Windows 10, o que é ótimo. A assistente Cortana mistura bom humor com inteligência baseada na web que pode te ajudar a configurar lembretes e despertadores, ficar sabendo tudo sobre as notícias, navegar e operar seu sistema, rastrear pacotes, planejar viagens, e muito mais. Boa notícia: a Cortana vai ficar mais proativa e útil com a chegada do Update de Aniversário do Windows 10 em 2 de agosto.

7.          DirectX 12

A tecnologia poderosa de gráficos DirectX 12, da Microsoft, é exclusiva para aparelhos Windows 10. Os gamers de PCs devem achar que esse único recurso já vale o upgrade.

Ainda estamos nos dias iniciais da adoção do DirectX 12. A maioria dos jogos para PCs ainda são lançados em DirectX 11. Ainda não temos certeza do potencial total da API gráfica, mas implementações iniciais do DX12 em games tendem a resultar em experiências mais suaves e taxas de frames mais altas no geral.

8.          Apps Windows universais

Mas o DirectX 12 chegou ao Xbox One. Isso porque o console da Microsoft roda o Windows 10 por baixo "da lataria", e todos os aparelhos Windows 10 podem rodar apps Windows universais. Um recurso muito legal é a compatibilidade entre aparelhos do novo recurso Xbox Play Anywhere, que te permite comprar um game uma vez e jogá-lo tanto no Windows 10 e no Xbox One, assim como transferir saves e jogar games multijogos em duas plataformas.

9.          É gratuito!

O upgrade é gratuito até 29 de julho de 2016. Se você está considerando atualizar para o Windows 10 em algum ponto do futuro, agora é a hora de fazer isso. Apenas certifique-se do que estará dando em troca.

10.       Só vai melhorar

A Microsoft não está descansando nos louros agora que o Windows 10 está no mercado há quase um ano. Uma grande Atualização de Aniversário do Windows 10 tem lançamento marcado para 2 de agosto, quando vai trazer diversos novos recursos e soluções para bugs.

Fonte: PC World / EUA / idgnow.com.br

 

Sete hábitos de 5 minutos ( de milionários ) que poderão te ajudar a enriquecer

5 minutes

 

"Habitos ditam o quão bem sucedido  ou não você será em sua vida" escreve  Thomas C. Corley  que passou 5 anos pesquisando os hábitos de 177 pessoas bem sucedidas. A seguir são destacados 7 deles:

 

1.   Escreva metas específicas para o seu dinheiro

 

Se você quer começar a acumular patrimônio, precisa tomar atitude. Comece escrevendo metas específicas para suas receitas e seu patrimônio. Estabeleça objetivos para poupar e investir seu dinheiro. Esse é o conselho do milionário que construiu seu próprio patrimônio.

 

Se você quer começar a acumular riqueza, você precisa tomar medidas concretas e objetivas.. Comece por escrever as metas específicas para o seu rendimento anual e patrimônio líquido, diz o  self-made milionário T. Harv Eker autor do  livro  " Segredos da Mente Milionária".

 

"Sua intenção deve ser a criação de abundância, não mediocridade", explica ele, por isso  você deve ser realista ao definir um prazo para atingir estes objetivos, não tenha medo de pensar grande e desafiar a si mesmo.

 

"A razão número um de a maioria das pessoas não conseguirem o que querem é que eles não sabem o que querem.", ele escreve. "As pessoas ricas são totalmente claras no que querem em termos de riqueza."

 

2.   Crie o hábito de distribuir seus cartões para as pessoas certas

 

"Einstein disse que a consciência é contagiosa", escreve o self-made milionário Steve Siebold. "Se você quer ficar rico, você precisa começar a se associar com outras pessoas ricas, mas isso não significa descartar seus amigos por causa de seus patrimônios líquidos serem baixos".

 

Pense desta forma: "Se você quer se tornar atleta, você deve se cercar de pessoas que vivem em forma. Se você estiver interessado em religião, você deve se relacionar mais com as pessoas na igreja", explica ele. "Então, se você quiser se tornar rico, procure ficar em torno de outras pessoas ricas e aprender com eles."

 

 

3.   Otimize seus investimentos

 

"O medo de críticas é a razão para não buscar feedback de outras pessoas", escreve Thomas C. Corley. "Mas o feedback é essencial para aprender o que está funcionando e o que não está funcionando. O feedback ajuda a entender se você está no caminho certo. Ouvir críticas, boas ou mas,  é um elemento crucial para a aprendizagem e crescimento."

 

Além disso, ela permite você mudar e buscar um novo rumo experimentando uma nova carreira ou negócio. "Os milionários mais bem sucedidos testam novos empreendimentos antes que mergulharem de cabeça", explica Corley. "O feedback prévio te oferece a informação que você precisa para ter sucesso em qualquer empreendimento."

 

4.   Faça uma lista do que não fazer

 

Pessoas ricas fazem listas diárias com coisas que não querem fazer, seja por serem hábitos ruins, ou por ser desperdício de tempo. Uma lista como essa incluiria itens como "não ver mais de uma hora de televisão hoje", ou "não fazer compras impulsivas". Essas listas são importantes para evitar maus hábitos, aponta Corley.

 

"Fazer listas por si só não fará de você um sucesso", explica Corley. "Embora seja importante para organizar as coisas, é igualmente importante para evitar fazer coisas que podem vir a comprometer todos os benefícios de uma lista de coisas boas a fazer."

 

5.   Faça ligações telefônicas de cinco minutos

 

De acordo com a pesquisa de Corley, 80% das pessoas ricas fazem ligações curtas para desejar parabéns, conversar rapidamente ou felicitar por alguma conquista, contra porcentagens muito menores para pessoas com menos recursos. Os pequenos detalhes importam, relata Corley, e ajudam a construir relacionamentos com outras pessoas de sucesso.

 

Cinco minutos ao telefone pode ser um longo tempo. De acordo com a pesquisa de Corley, 80% das pessoas ricas tem o habito de fazer chamadas para desejar feliz aniversário, conversar rapidamente ou felicitar por alguma conquista, em comparação com 11%, 26% e 3% das pessoas menos abonadas, respectivamente. Os pequenos detalhes são importantes, Corley enfatiza. Eles permitem você construir relacionamentos com outras pessoas de sucesso, um hábito pedra angular de pessoas ricas. "Reunir o máximo de informações que puder sobre seus relacionamentos", ele escreve. "Quanto mais você sabe sobre as pessoas que você se envolver, mais munição   você terá em seu arsenal para ajudá-lo na comunicação eficaz com eles."

 

6.   Em vez de dizer "este / ou aquele", comece a dizer 'ambos'

 

"Conserve a  prática de pensar e criar maneiras de ter 'o todo'", escreve Eker. "Sempre que duas alternativas são apresentadas a você, pergunte-se: 'Como posso ter os dois? '" As pessoas ricas nunca dizem "este / ou aquele" - eles dizem "ambos", porque sabem que você pode ter tudo.". "Vale pensar e verificar que os menos ricos tendem  a escolher  os outros aspectos da vida ao invés do dinheiro. Por isso eles frequentemente estão em  uma posição em que o dinheiro não é tão importante quanto outras coisas."

 

7.   Diga a você mesmo que merece ser rico

 

Steve Siebold, comenta que as pessoas comuns acreditam que ser rico é um privilégio de apenas algumas pessoas de sorte. Mas a verdade é, em um país capitalista, que você tem todo direito de ser rico se está disposto a criar valor para outras pessoas. Comece se perguntando: "por que não eu?". Depois, comece a pensar grande.

 

 

 

Fonte: http://www.businessinsider.com/

      Autor: Kathleen Elkins

 

12 cursos gratuitos para seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

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Selecionamos  12 cursos gratuitos para aprimorar seu desenvolvimento pessoal e profissional,  por meio da plataforma de ensino on-line Coursera.  

 

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Fundamentos das Práticas de Ensino para a Aprendizagem 1: Introdução-> http://bit.ly/1rYMejm

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Organize-se: como ser um professor equilibrado-> http://bit.ly/22i4SiY

Gerenciamento de Projetos: O Essencial para o Sucesso-> http://bit.ly/25dvlmZ

O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor->http://bit.ly/1WGpBwQ

Introdução ao Marketing Analítico->http://bit.ly/1WGkZau

Mais eficiência, menos trabalho: Gestão do tempo e a melhora da produtividade pessoal & profissional->http://bit.ly/1U4IvXU

A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte->http://bit.ly/1Tjv8ZL

Como funcionam as coisas->http://bit.ly/1NBUaRE

 

Veja também:

USP libera na íntegra aulas de 27 disciplinas de graduação e pós-graduação ->http://bit.ly/2vZbkVg

Unifesp Oferece Pós-graduação Grátis Em Diversas Áreas->http://bit.ly/2wNA7JA

 

 

 

 

 

 

Como analisar a concorrência de forma eficaz?

Marketing & Vendas

Analisar a concorrência é uma das nossas atividades mais apaixonantes e imagino que deve ser uma de suas preocupações também. É uma das maneiras mais baratas para inspirar diferentes áreas do seu negócio a pensarem em diferentes formas de organização.  

Saber o que seus concorrentes executam bem ou executam mal é essencial para adaptar suas táticas e suas estratégias, pois é extremamente importante capturar as tendências e saber em primeira mão para onde vão as transições que ocorrem no mercado.

O grande problema aqui é como analisar a competição sem perder o foco e saber  fazer isso de forma eficaz.

Veja que analise de concorrência poderá ser um processo ( se ainda não for)  na sua empresa e, portanto devemos concebê-lo sob a ótica de aumento de produtividade.

Hoje, quando se fala de produtividade sempre vem 'a mente a palavra LEAN.

 

Lean pode traduzido em Português como "Enxuta" (por exemplo, manufatura enxuta) é uma forma de organizar seus negócios para que toda a perda nos processos seja eliminada ou pelo menos fortemente reduzida. Existe uma confusão comum do termo Lean com Seis Sigma, 5S, JIT, entre outros, mas estas são todas metodologias e ferramentas que podem ser usadas ao implementar uma cultura Lean.

 

Em Lean, perda é tudo aquilo em um processo que não agrega valor. Por exemplo, o tempo que um documento está na mesa de alguém aguardando alguma ação, estoque acumulado que não será usado no curto prazo, produto terminado aguardando liberação de saída.

 

Se você fizer uma avaliação de qualquer processo na maioria das empresas, verá que a maior parte do tempo não se está agregando valor na atividade. Frequentemente você verá que os tempos de espera são muito maiores do que os tempos nos quais alguém realmente está executando o próximo passo naquele processo.

 

Existem dois cuidados principais que devem ser tomados ao transformar sua empresa em Lean:

  • A iniciativa deve estar ligada às necessidades de seu negócio. Implementar Lean só porque está na moda não trará benefícios reais. Se você não consegue fazer uma forte associação entre os possíveis ganhos obtidos com Lean e sua estratégia de negócio, provavelmente deveria esperar mais. Em nosso caso é evidente que analisar a concorrência é vital para o saber como anda o nosso negócio.

 

  • O Lean se popularizou inicialmente na área de manufatura, já que o conceito foi desenvolvido pela Toyota, no Sistema Toyota de Produção. No entanto, considero ser uma visão míope em pensar que esta iniciativa pode ficar restrita somente à produção, já que neste caso os ganhos ficarão muito restritos. Lean deve ser aplicado em toda a empresa.  Portanto pensar Lean ou Lean Thinking é a palavra de ordem e hoje existe na maioria dos textos voltados para a administração, mas como é isto na prática?

 

 

Como aplicar no estudo da concorrência?

 

Para se responder estas questões é interessante conhecer as metodologias envolvidas sendo que uma das principais delas é a Lean Six Sigma, que por sua vez incorpora uma framework denominada o DMAIC (sigla para os termos Define, Measure, Analyse, Improve e Control) que é um método que  faz parte do conjunto de práticas dos Seis Sigmas e tem como meta melhorar um processo existente na empresa. Um projeto DMAIC é efetivo também para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria em processos administrativos e outros afins. Assim adotamos estes principais passos para analisar a competição de forma sistemática e objetiva. No texto a seguir iremos propor um Plano de Ação inicial com foco na Definição (Define), Mensuração (Measure) e Análise(Analyse) pois entendemos que as melhorias (Improve) e os Controles(Control) irão depender destas 3 etapas iniciais e principalmente do contexto específico da sua organização.

 

Onde temos:

 

Define "D" (Definir)

 

Analisar a concorrência sem perder o foco

 

Analisar a concorrência é basicamente observar. Monitorar seus movimentos e ações, principalmente para tirar conclusões sobre o observado.

O processo de análise da concorrência deve ser eficaz. Isto requer que se esteja  bem estruturado e sua empresa devidamente automatizada.

Eu digo isso porque é muito comum as empresas começarem com grande entusiasmo para seguir a atividade de seus concorrentes diretos, para   depois de alguns meses abandonarem a tarefa, simplesmente por falta de tempo ou falta de um sistema bem estruturado de monitoramento da concorrência.

 

Cerca de 90% das organizações abandonam o trabalho de monitoramento dos concorrentes  por falta de tempo

 

Considere criar algumas questões-chave  quando se analisa um concorrente. Se não definirmos exatamente o que desejamos monitorar e analisar poderemos correr um risco enorme de capturar grande quantidade de dados e perdermos muito tempo analisando informações irrelevantes, principalmente sob a ótica de agregação de valor ao cliente final.

A solução para isso é   adotar os seguintes passos:

  • Decidir analisar um concorrente e o que analisar
  • Selecionar uma ferramenta adequada
  • Realizar a observação

Embora o processo não seja totalmente simples e  ausente de complexidade você deve começa-lo de alguma maneira utilizando-se dos recursos disponíveis. Senão, a outra solução é optar por contratar um serviço de monitoramento de concorrentes.

A vantagem da terceirização é a velocidade com a qual você pode configurar o seu sistema de rastreamento e poupar muita dor de cabeça nessa ou naquela ferramenta e escolher como e quando realizar o trabalho de observação.

Você ainda pode fazer suas estas tarefas, seguindo estas três etapas:

 

Etapa # 1: decidir o que analisar  da concorrência e quem deve ser analisado

 

Embora a Internet  torne tudo mais fácil, para analisar a concorrência de forma eficaz você deve primeiro decidir o que você vai observar, seguir ou monitorar,  através de critérios mensuráveis. Observe que na prática isso varia muito, dependendo de seus objetivos e do departamento onde você está, e tenha em conta que não é o mesmo que acompanhar a evolução dos indicadores financeiros de uma empresa. É importante observar a evolução do marketing ou KPI de vendas.

Para evitar que você tenha  que pensar muito sobre isso para analisar a concorrência veja a seguir uma compilação de indicadores-chave da competição que você pode seguir.

Neste resumo você vai encontrar 29 indicadores de KPI nas   áreas de Finanças, Marketing, Vendas, Inovação e Recursos Humanos.

Claro que aqui eles não são todos os indicadores chave para cada área, mas com certeza o ajudará a começar e vai definir o seu próprio scorecard.

 

Measure "M" (Medir )

 

Etapa # 2: Selecionar a ferramenta para analisar a concorrência

 

Este é o passo que, provavelmente, ira encontrar mais problemas e isso é por causa do número de ferramentas disponíveis e variedade de recursos.

Não é o mesmo que monitorar suas campanhas do AdWords, monitorar concorrentes  tentando seguir o seu conteúdo na web ou determinar o número de ligações recebidas de um concorrente. Veja que  estamos apenas falando  em princípios básicos de marketing digital!

 

Você tem a seguir 3 links com referências para sites onde poderá encontrar mais dicas:

 

 

 

Analyse "A" (Analisar)

 

Etapa # 3: Analisar  sistematicamente a competição  existente no mercado para testar continuamente o seu negócio

 

Depois de ter decidido o que você estará observando, e com quais ferramentas irá desenvolver seus acompanhamentos, é que você poderá realizar o trabalho de monitoramento. Note que este trabalho é estar ciente das alterações detectadas pela sua ferramenta para acompanhar e analisar o impacto das ações de seus concorrentes, com dois objetivos:

 

  • Descobrir as estratégias de seus principais concorrentes
  • Descobrir o que funciona para eles e o que não funciona, para assim tomar decisões mais precisas

 

Seguir os passos de seus concorrentes simplesmente para satisfazer o seu desejo ou curiosidade ou descobrir um fato que de margem para fofocas é bom, mas não o suficiente. Monitorar as atividades dos outros deve servir para aprender com seus sucessos e erros e testar continuamente sua empresa ou negócio

Analisar a concorrência é entender em que e como um concorrente tem sido bem sucedido  ou não,  absorver o conhecimento gerado por outras pessoas e evitar que você cometa as falhas expostas por eles ou,  por outro lado, aprender com eles sobre suas estratégias vencedoras.

 

Fontes: papelesdeinteligencia.com; citisystems.com.br; ogerente.com

Veja também Curso Tecnicas de Vendas e Negociação de Projetos Empresariais>http://bit.ly/1JRtJ7m