Aqui mostraremos uma lista com 25 métodos para você identificar
a sua próxima (re)invenção. Antes de mais nada não esqueça de acertar na estratégia!
1- O que te incomoda?
Pense sobre o que mais te incomoda em algo e crie
uma solução. Talvez você tenha a ideia de um cabo retrátil para
computadores para eles não se enrolarem ou ficarem bagunçados!
2- Aprenda com o gringo
Você já viu algo num país estrangeiro que você nunca
viu por aqui? Em todos os supermercados maiores que
disponibilizavam carrinhos, você precisava fazer um depósito entre
1 e 2 euros pra poder usá-lo. Antes de ir embora, colocava o
carrinho de volta e recebia de volta o dinheiro (a mesma moeda). Eu
nunca vi isso por aqui, até hoje. Por que não levar isso pro
mercado?
3- Mão na massa
Você tem algum gadget, bolsa ou artigo sobre costura
que você simplesmente sabe que pode fazer melhor? Faça um
protótipo em casa mesmo e veja se sua ideia é realmente legal… Use
argila, barbante, papel, lençóis…
4- Necessidades das pessoas
Quando estiver com seus amigos, ouça suas necessidades e
reclamações com ouvido bem aberto. Minha amiga estava se
mudando e não tinha espaço no armário para todas as suas bolsas -
foi assim que criei a patente do Handy
Hold All.
5- O que você mais gosta de fazer?
Existe algo que você consegue criar que melhoraria essa
experiência? Se você se exercita caminhando, talvez você tenha
ideia para melhores pesos de braço ou perna que já estão por
aí!
6- Faça uma pesquisa de mercado
Pergunte aos amigos e parentes quais são suas necessidades e
desejos. Caso haja recursos para tal, faça uma survey online, e
divulgue para descobrir algo que o público precisa!
7- Fóruns e grupos de discussão
Entre em fóruns e grupos de discussão onde o seu público
debate. Hoje em dia, em plataformas como o Facebook e Google
+, é fácil conseguir encontrar algumas ideias interessantes de
produtos que ainda não existem.
8- Oportunidades de nicho
Invista em oportunidades de nicho, ou seja, em mercados
específicos. Talvez alguma variação de um outro produto. Trabalha
com roupas? Você pode se especializar em produtos infantis para
meninas 0 a 4 anos. Pretende abrir um negócio que envolve livros?
Fique de olho nas tendências de gênero. Essa é uma ótima fórmula
para investir em um novo negócio.
9- Tendências internacionais
Fique de olho em tendências internacionais. Verifique quais são
os novos produtos que vêm fazendo sucesso lá fora. Uma boa ideia
pode ser procurar por produtos que vendam bastante em sites como
o Ebay, AliExpress
e Alibaba
e ainda não são comercializados no mercado nacional.
10- Micro ambiência
Repare na micro ambiência. Muitas vezes, um produto não precisa
ser uma grande necessidade nacional, mas pode ser útil em caráter
regional e até municipal. Ande pelas ruas da sua cidade ou bairro e
descubra o que faz falta aos moradores do local.
11- Demanda por produção estrangeira
Busque por mercados onde haja demanda por produção estrangeira.
Muitas vezes, grandes empresas exportam matéria-prima e até mesmo
produtos, pois eles não estão disponíveis no mercado nacional.
Descobrir novas oportunidades inclui estar atento às necessidades
de produção em caráter local.
12- Upgrades
Observe produtos populares que precisam de complementos. Imagine
o sucesso do produto quando inventaram o primeiro suporte para
televisão? O mesmo vale para seguradores de livros, capas para
celulares, etc. Produtos complementares podem ser uma ótima maneira
de se posicionar no mercado.
13- Keyword Planner
Fique atento ao Planejador
de Palavras-Chave do Google. Essa é uma ferramenta que mostra
as tendências de buscas do maior mecanismo de pesquisas do mundo.
Portanto, vale a pena tentar encontrar algo que venha sendo
procurado pelas pessoas e ainda não está sendo vendido.
14- O que as pessoas amam
Identifique o que as pessoas amam. Quanto mais os consumidores
gostam de um produto, mais sucintos à compra eles estarão. Você
pode fazer produtos semelhantes ou relacionados, mas não
especificamente iguais àqueles que já fazem sucesso.
15- Oportunidades de negócio
Fique ligado nas oportunidades de negócio. Com o surgimento de
novos produtos e tecnologias diariamente, várias oportunidades e
necessidades são criadas no mesmo ritmo. Ninguém precisava de
cuecas até inventarem as calças. Não existiriam pires sem xícaras.
Observe de perto como os hábitos do consumidor se alteram e invista
em algo que supra suas necessidades atuais.
16- Experiência própria
Considere suas próprias experiências. Muitas vezes, você possui
uma habilidade exclusiva e não tira proveito disso. Pense naquilo
que você já experimentou e foi importante no seu cotidiano.
17- Contexto
Adapte-se ao seu contexto e ao escolher um produto faça análise
de mercado e da
concorrência. Antes de criar um produto, verifique o que você
já tem. O que você poderia começar a vender amanhã? Muitas empresas
grandes foram fundadas em garagens, para evitar gastos dispendiosos
com estocagem ou aluguel de lojas e escritórios. Se você não possui
muito espaço, talvez seja uma boa ideia investir em produtos que
exigem pouca capacidade de estoque. Se você tem acesso fácil a
algum tipo de matéria-prima, como argila ou tinta, invista nisso e
use a facilidade a seu favor.
18- Tendências online
Preste atenção às tendências do consumidor online. Existem
diversas ferramentas que podem ajudá-lo a descobrir sobre o que as
pessoas estão falando, como o Trend Watching, Trend Hunter e
Springwise. Elas rastreiam
as redes sociais e sites online, sempre buscando pelos principais
assuntos comentados pelos consumidores.
19- Líderes da indústria
Observe os líderes da indústria. Seguir grandes empresas e
pessoas nas redes sociais pode inspirar grandes ideias. Existem
algumas boas plataformas para descobrir quem são os principais
influenciadores online, inclusive segmentando a indústria, como oFollowerWonk e
o LittleBird.
20- Entenda reclamações
Confira plataformas de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui e o
Proteste. Muitas pessoas
estão insatisfeitas com algum serviço ou produto, e é fácil
identificá-las pelos índices de reclamação. Essa pode ser uma
grande oportunidade para investir em um segmento onde haja carência
de ofertas com qualidade.
21- Sites estrangeiros
Visite sites estrangeiros sobre novidades de mercado. Muitos
deles selecionam mercadorias novas, ainda em fase experimentação e
comercialização. Alguns bons exemplos são o Uncrate, Bless This Stuff,
Cool Material, Gear Moose, Werd e Firebox.
22- Produtos para revenda
Exporte produtos para revenda. Existem grandes sites nacionais e
internacionas de vendas e leilões que oferecem produtos por preços
baixos. Há várias oportunidades incríveis nesses locais, e quanto
maior o valor da compra, menor o preço unitário dos produtos. Vale
a pena investir nos já citados Ebay, Alibaba e AliExpress, além de
sites como Doba, Global Sources, DHgate, Made-in-China e
Trade Good.
23- Maiores lojas virtuais
Confira regularmente às maiores lojas virtuais do mercado.
Observar quais são as principais tendências do mercado pode ser uma
ótima fonte de inspiração e criação de oportunidades. Fique de olho
em lojas como Amazon, Saraiva, Submarino e Netshoes.
24- Comparadores de preço
Consulte os comparadores de preços como Buscapé, Zoom e Bondfaro. Além de poder
fornecer boas ideias, também podem criar uma noção de precificação
e nichos para investimento. Ah, não se esqueça de ficar atento a
sites estrangeiros, onde os produtos podem chegar antes aos
consumidores.
25- Reddit
Acesse o Reddit. Essa rede
social, embora não seja muito popular no Brasil, possui um
interessante algoritmo que ranqueia os comentários de acordo sua
relevância para os usuários. Alguns dos fóruns disponíveis são
bastante interessantes. No Buy It For
Life(Compre Isso Para a Vida), são selecionados produtos de
qualidade garantida, tal qual sua durabilidade. Há também o
Shut Up and
Take My Money (Cale a Boca e Pegue meu Dinheiro), onde
são ofertados produtos que as pessoas irão se encantar.
Além disso, se você pesquisar profundamente pelo site, pode
encontrar interessantes pesquisas de mercado completamente
gratuitas ou até mesmo criar a sua própria. Alguns bons exemplos
são:
-
Reddit, qual produto abaixo de $20 você recomenda para que
todos comprem?
-
Qual produto de $100 tem a capacidade aumentar a qualidade de
vida?
Fonte:http://saiadolugar.com.br/empreendedorismo
Veja também:
Negociações de sucesso: estratégias e habilidades
essenciais->
http://bit.ly/255xq0N
Qual estratégia de colaboração é adotada pelas empresas no
Brasil e no mundo?-> http://bit.ly/1QDGjuX
Transformação digital versus Estratégia Digital->
http://bit.ly/1PQHhOI
10 passos para construir uma estratégia de Marketing
Digital eficaz->
http://bit.ly/1SHcWI1