3 mega-tendências que direcionarão negócios digitais na próxima década, segundo o GARTNER

MegaTrendsPic01

 "Essas megatendências ilustram que quanto mais organizações puderem fazer da tecnologia uma parte integrante das experiências dos funcionários, dos parceiros e dos clientes, mais eles poderão conectar seus ecossistemas às plataformas de maneiras novas e dinâmicas "

As tecnologias emergentes citadas no relatório  "Hype Cycle for Emerging Technologies, 2017" da Gartner Inc. revelaram três megatendências distintas que permitirão que as empresas sobrevivam e prosperem na economia digital nos próximos cinco a 10 anos.

Inteligência artificial (AI) por todo lado, experiências de imersão transparente e plataformas digitais são as tendências que proporcionam inteligência incomparável, criam experiências profundamente novas e oferecem plataformas que permitem que as organizações se conectem com os novos ecossistemas empresariais.

O relatório " Hype Cycle for Emerging Technologies" fornece  uma perspectiva interindustrial sobre as tecnologias e as tendências que os estrategistas de negócios, os principais responsáveis ​​pela inovação, os líderes de P & D, os empreendedores, os desenvolvedores de mercado global e as equipes de tecnologia emergentes devem considerar.

O relatório é o único entre a maioria dos Ciclos de Hype do Gartner porque ele mostra os insights do instituto sobre mais de 2.000 tecnologias em um conjunto sucinto e tendências emergentes convincentes. Este Hiperciclo foca especificamente o conjunto de tecnologias que se mostram promissoras ao oferecer um alto grau de vantagem competitiva nos próximos 5 a 10 anos (ver Figura 1).

"Os arquitetos empresariais que se concentram na inovação tecnológica devem avaliar essas tendências de alto nível e as tecnologias em destaque, bem como o impacto potencial em seus negócios", disse Mike J. Walker, diretor de pesquisa da Gartner. "Além do potencial impacto nas empresas, essas tendências oferecem uma oportunidade significativa para os líderes de arquitetura empresarial para ajudar líderes empresariais e de TI a responder às oportunidades e ameaças de negócios digitais, criando produtos práticos que orientam as decisões de investimento ".

 

 MegaTrendsPic02

Figura 1. Hype Cycle for Emerging Technologies, 2017

Nota: PaaS = platform as a service; UAVs = unmanned aerial vehicles.

Fonte: Gartner (Julho 2017)

 

AI - Inteligência Artificial em todos os lugares

As tecnologias de inteligência artificial serão a classe de tecnologias mais disruptivas nos próximos 10 anos devido ao poder computacional radical, quantidades quase infinitas de dados e avanços sem precedentes em redes neurais profundas. Isso permitirá que organizações com tecnologias AI aproveitem os dados para se adaptar a novas situações e resolver problemas que nunca conheceu previamente.

As empresas que procuram alavancagem neste tema devem considerar as seguintes tecnologias: aprendizado profundo, aprendizado de reforço profundo, inteligência geral artificial, veículos autônomos, computação cognitiva, UAV comerciais (drones), interfaces de usuário conversacionais, taxonomia empresarial e gerenciamento de ontologia, aprendizado automático de máquinas, Pó inteligente("smart dust"), robôs inteligentes e espaço de trabalho inteligente.

 

Experiências de imersão transparente

A tecnologia continuará a tornar-se mais centrada no ponto de vista humano, no sentido de introduzir a transparência entre pessoas, negócios e coisas. Esta relação se tornará muito mais entrelaçada à medida que a evolução da tecnologia se torna mais adaptativa, contextual e fluida no local de trabalho, em casa e na interação com empresas e outras pessoas. As tecnologias críticas a serem consideradas incluem: impressão 4D, realidade aumentada (AR), Interface computador-cérebro, casa conectada, aumento humano(Humano2.0), eletrônica de nanotubos, realidade virtual (VR) e displays volumétricos.

 

Plataformas digitais

As tecnologias emergentes requerem revolucionar as fundações habilitadoras que fornecem o volume de dados necessários, o poder de computação avançado e os ecossistemas que permitem a ubiquidade. A mudança da infraestrutura técnica compartimentada para as plataformas habilitadoras de ecossistemas está lançando as bases para modelos de negócio totalmente novos que estão formando a ponte Entre humanos e tecnologia.

As principais tecnologias de habilitação de plataforma a serem rastreadas incluem: 5G, Digital Twin, Edge Computing, Blockchain, Plataforma IoT, Hardware Neuromórfico, Computação Quântica, PaaS sem Servidor e Segurança Definida pelo Software. "Quando consideramos esses temas juntos, as tecnologias de habilitação centrífuga em experiências de imersão transparente centradas na cognição humana - como espaço de trabalho inteligente, casa conectada, realidade aumentada, realidade virtual e a crescente interface cérebro-computador - estão se tornando as tecnologias de ponta que estão puxando as outras tendências ao longo do Hype Cycle", disse Walker. As tecnologias emergentes "AI Everywhere" estão se movendo rapidamente através do Hype Cycle. Tecnologias como o aprendizado profundo, a aprendizagem autônoma e a computação cognitiva estão apenas cruzando o pico, o que mostra que são as principais capacitadoras que criam experiências transparentes e imersivas. Finalmente, as plataformas digitais estão subindo rapidamente o Hiperciclo, ilustrando as novas realidades de TI que são possíveis, fornecendo as plataformas de destaque que irão alimentar o futuro.

Autor: Nick Ismail

Fonte:3 mega-tendências que direcionarão negócios digitais na próxima década - Gartner

Veja também:

Catálogo de Serviços na Prática 

Curso Alinhamento Estratégico da TI 

Curso online elaboração de Matriz de Riscos de TI 

Curso Pratico em Analise de Negocios BABOK   

Curso sobre Monitoração de Aplicações 

Curso Aplicando MASP no Processo de Gerenciamento de Problemas do ITIL  

Curso Aplicação de Técnicas de Gerenciamento de Riscos de TI 

Curso Capacitação em Gerenciamento de Riscos de TI

Curso de Planejamento Estratégico de TI

Curso Especialização em SLA    

Curso Estruturação da Arquitetura dos Processos de TI 

 

 

 

 

 



 

Recomende

Comente