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Programa Comunicação 360

Programa Comunicação 360

Como entender o outro e fazer-me entender?

A comunicação de modo geral e nas organizações especificamente é um dos fatores que mais impacta, positivamente ou negativamente, no relacionamento interpessoal, na performance e nos resultados finais. Assim, as empresas têm gradativamente se preocupado cada vez mais em fazer a gestão da comunicação de maneira mais efetiva.

Sendo este o principal motivador para a criação deste Programa Comunicação 360o, cujo foco é buscar uma comunicação assertiva que visa apoiar, capacitando pessoas seja de forma individual ou em grupos de colaboradores, para desenvolverem esta competência e suas habilidades tanto orais como escritas.

Desvios de conduta no ambiente de trabalho e práticas abusivas, muitas vezes, são resultado de ineficiência na troca de ideias entre os profissionais e repercutem negativamente na imagem da empresa. Para contornar isso, especialistas como o psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg passaram a estudar alternativas, como a comunicação não violenta nas organizações que é uma estratégia para redução de conflitos e aumento da empatia no ambiente de trabalho, percebida hoje como essencial para a transformação das organizações.

De acordo com o seu criador, a técnica visa utilizar a comunicação para criar relações melhores entre indivíduos. Por isso, ela é essencial para a gestão de pessoas nos ambientes de trabalho. Neles, ela ajuda a identificar e solucionar conflitos, determinar quando alguém invade o espaço do outro e a vocalizar melhor as necessidades de cada um.

O primeiro passo para a construção de uma comunicação não violenta é ouvir com atenção aquilo que os indivíduos ao redor dizem e se colocar no lugar deles.

É comum encontrarmos falhas na comunicação justamente por não sabermos ouvir e não termos empatia, seja dentro de uma organização ou na vida de qualquer indivíduo, contudo sabemos que isso provoca uma série de problemas e conflitos nos relacionamentos. 

Daí incluirmos neste programa um Curso específico voltado para a Gestão de conflitos e negociação, justamente porque as habilidades neste sentido são primordiais, seja na área comercial, seja em qualquer outra atividade humana. Afinal estamos sendo sempre postos em xeque e negociando.

 

Como organizar o meu dia-a-dia dando prioridades e distribuindo meu tempo no que é realmente importante?

 

O único recurso que temos em comum é o tempo e não há como discordar. Compromissos relacionadas ao trabalho, relacionamentos, educação, família e saúde competem entre si. Ainda que todos tenhamos rigorosamente 1.440 minutos todos os dias existe, sim, uma restrição de tempo para dar conta de tudo - até porque nossas atividades não envolvem apenas a vida profissional. 

Tendo em vista a crescente demanda pelo aumento da produtividade pessoal incluímos neste programa o Curso Gestão Eficaz do Tempo onde o participante será incentivado a pensar sua rotina diária e readequar conforme as técnicas de eliminação de desperdiçadores de tempo. Ganhando, dessa forma, horas úteis para cumprimento de suas atribuições, entregas no prazo e alívio do stress.

 

Como conciliar o aprendizado contínuo com a comunicação e assim potencializar meus conhecimentos e performance?

 

A tomada de consciência de nossos pontos fortes e fracos nos leva ao questionamento e estimula a nossa capacidade de tomada de decisão: como podemos potencializar nossos talentos e, assim, ter mais sucesso em nossa carreira?

São as situações que nos desafiam que fazem crescer o grau de complexidade de nossas experiências.

Por meio do "lifelong learning"(aprendizagem contínua ou educação continuada) nossa capacidade de tomada de decisão se fortalece, uma vez que o conhecimento abre nossas possibilidades de reflexão e pontos de vista até então não considerados, gerando mais valor à nossa jornada enquanto indivíduos e profissionais.

Uma das propostas do "lifelong learning" é transformar a ideia de que o aprendizado não termina quando o estudante sai da sala de aula ou recebe um diploma. Se bem entendido, o termo refere-se ao aprendizado de toda vida, caminho que vai na direção oposta da mentalidade pré-globalização, quando profissionais se formavam e já estavam aptos para trabalhar nas suas áreas durante toda a vida.

Entre os benefícios apontados por pesquisas, como a "Lifelong learning; why do we need it?", da Universidade de Teerã, estão maiores salários para os profissionais que se mantêm atualizados e maior capacidade de adaptação. 

Além do aspecto salarial, o "lifelong learning" também garante mais oportunidades de emprego, já que novas carreiras e habilidades são requeridas a todo tempo.

Para garantir a absorção de aprendizado, uma das dicas é aplicar a teoria à prática. Na famosa pirâmide (veja figura a seguir) de William Glasser, que mostra como aprendemos, as atividades práticas e o ato de ensinar um tema aos outros é a principal forma de absorver um novo conhecimento.

Taxas de Retenção de Conhecimento

Essa dinâmica é aplicada no processo de educação executiva e pode ser potencializada pelo ciclo do conhecimento associado à Comunicação 360

Como podemos ver na figura a seguir:

 Ciclo Aprendizado Contínuo

 

 

Clique aqui e acesse o descritivo completo do

Programa Comunicação 360o

Administração de Alta Performance

Administração de Alta Performance

 

As responsabilidades de um gerente possuem várias faces e a natureza variável do trabalho transformou esse papel preponderante. Isso significa que os gerentes da atualidade são responsáveis por juntar informações, tomar decisões, agir como exemplos, cultivar motivação e avaliar seus funcionários e neste sentidoHigh Output Managementé um livro essencial para ajuda-los.Escrito pelo saudoso Andy Grove, o ex-CEO da Intel, é voltado para gerentes, diretores e CEOs.

Se você tem uma equipe, uma empresa ou se relaciona com muitas pessoas no seu dia a dia e tem que equilibrar os interesses do seu  time, este livro é obrigatório para você. O foco doHigh  Output Managenté deixar bem claro que a principal  característica de um bom gestor é o foco em resultados,  nosoutputse, assim, ensinar como você pode gerar  mais resultados por meio de um entendimento de como  uma corporação deve funcionar.

Em uma empresa, seu resultado pessoal é equivalente ao resultado de todas as equipes e departamentos sob a sua supervisão ou influência. Seu time somente atingirá alta performance de verdade se cada membro tiver um entendimento do seuoutputnecessário e clareza de qual é o seu papel na empresa.

 

Então, como gerente você deve ser claro sobre seu papel. De uma forma geral o livro destaca os seguintes aspectos:

 

  • Gerenciar uma empresa é como servir um almoço - requer um entendimento de processo de produção;
  • Gerentes precisam saber como selecionar indicadores de performance e tirar informações importantes deles;
  • O sucesso de um gerente depende do sucesso de seu time;
  • É responsabilidade do gerente promover a motivação de seu time;
  • Funcionários não são somente motivados por recompensas financeiras, mas eles precisam também de feedback e de suporte de seus gerentes;
  • Os gerentes devem encorajar competições no trabalho e adotar o papel de treinador para melhorar a performance de seus times.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RESUMO DO LIVRO (19 PÁGINAS)

 

Top sites sobre economia digital, física, matemática, biologia, ciência da computação, TI, gestão da informação, inteligência artificial, startups, gadgets, entretenimento, games, design e negócios digitais

Top sites Tecnologia

 

 

The Digital transformation Daily->https://paper.li/f-1588210250#/

 

CIO é uma revista relacionada a tecnologia e TI. A revista foi fundada em 1987 e agora é totalmente digital.  O nome se refere ao cargo de diretor de informações.

O CIO faz parte do negócio de publicações empresariais do International Data Group, com sede em Boston.

https://cio.com.br/tag/inteligencia-artificial/

 

 

A The Shift identifica, apresenta, traduz e contextualiza a ruptura em cenários que façam sentido para indivíduos e corporações de todas as atividades e segmentos econômicos.

Oferecem conteúdos exclusivos e abrangentes que ajudam pessoas e empresas a identificar hoje as oportunidades para inovar, prosperar e transformar os negócios e a sociedade.

A ruptura é resultado de um movimento de mudança acelerada, contínua e permanente.

Notícias isoladas não ajudam a compreender em profundidade a nova Economia Digital e seus impactos na vida de pessoas, empresas e países. Para entender a transformação socioeconômica e política que já está em curso é necessário um novo modelo de jornalismo. Acreditamos que os participantes da Economia Digital precisam de CONTEXTOS, que nascem da combinação de análises, opiniões, conversas,  estudos, dados e informações coletadas junto aos protagonistas da profunda mudança transformacional pela qual passamos.

https://theshift.info/

 

 

O Canaltech é um site de tecnologia, com informações sobre jogos eletrônicos, notícias, entrevistas, análises de aparelhos móveis, dicas, tutoriais e aplicativos. O Canaltech foi fundado em julho de 2012 por Felipe Szatkowski  e Domingos Hypolito Neto  com o intuito de produzir conteúdos sobre tecnologia. Atualmente, realiza análises de produtos, podcasts, temas corporativos e cobertura do noticiário diário. Também abrange temas como:  lançamentos de produtos, novidades das empresas que atuam neste meio, atualizações sobre as redes sociais e a internet, curiosidades, notícias e entrevistas sobre ciências, espaço e cultura geek.

https://canaltech.com.br/

 

Página online da BBC Focus Magazine. Notícias científicas, tecnologia, fotos da natureza e respostas às suas perguntas sobre ciências.

https://www.sciencefocus.com/

 

Olhar Digital é um programa de televisão brasileiro e uma plataforma na internet de informações, com foco em tecnologia.  Foi exibido originalmente pela RedeTV! entre 20 de fevereiro de 2005 e 27 de janeiro de 2013. A partir de 10 de junho de 2006,  o programa passou a ser exibido na PlayTV aos sábados.É apresentado por Marisa Silva e narrado por Delphis Fonseca.

A partir de 20 de abril de 2013, o programa voltou ao ar com o nome Olhar Digital Plus pelo AXN e pela Sony. Além, o programa é transmitido em boletins diários pela BandNews FM.

https://olhardigital.com.br/

 

A missão do MIT Technology Review é trazer decisões mais bem informadas e mais conscientes sobre tecnologia por meio de jornalismo autoritário, influente e confiável. Frequência 3 postagens / dia

https://www.technologyreview.com/

 

ITBusiness.ca é a principal fonte de informações do Canadá para profissionais de linha de negócios que buscam alavancar a tecnologia para direcionar seus objetivos de negócios - de RH a marketing e C-Suite.

Por meio de uma combinação de estudos de caso, entrevistas e análises de produtos, ITBusiness.ca oferece aos  executivos um balcão único para todas as suas necessidades de transformação digital, ao mesmo tempo que fornece  notícias do setor de tecnologia em um contexto canadense.

https://www.itbusiness.ca/

 

O IET é uma organização profissional líder mundial que compartilha e aprimora conhecimentos para promover a ciência, a engenharia e a tecnologia em todo o mundo. E&T é uma revista premiada e um site para engenheiros, cobrindo ambiente construído, design e produção, energia, TI e comunicações e transporte. Frequência 10 postagens / dia

https://eandt.theiet.org/

 

 

TechCrunch é um website focado em notícias sobre tecnologia, bem como perfis de empresas, produtos e sites.  Foi fundada por Michael Arrington e Keith Teare, em 2005, e foi publicado pela primeira vez em 11 de junho de 2005. Em 28 de setembro de 2010, durante a TechCrunch Disrupt em São Francisco, a AOL anunciou a compra de TechCrunch.

https://techcrunch.com/

 

Wired é uma revista estadunidense, de publicação mensal, com sede em San Francisco, Califórnia, que aborda questões envolvendo tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios, os seus diferentes sub tópicos e a respetiva influência na sociedade, cultura, economia e política.

https://www.wired.com/most-recent/

 

Tech Advisor da IDG traz notícias, análises, dicas, truques e opiniões sobre os melhores e mais recentes gadgets, de smartwatches e smartglasses a smartphones e tablets, nós temos tudo sob controle. O Consultor Técnico é uma leitura essencial para os fãs de gadgets. Frequência 9 postagens / dia

https://www.techadvisor.co.uk/

 

PC World é uma revista de informática publicada mensalmente pela IDG. Ela oferece conselhos em vários aspectos sobre  PCs e itens relacionados, a internet, entre outros produtos e coisas da área de informática. A cada mês, a PC World realiza testes em várias áreas de tecnologia da informação, desde computadores pré-construídos, monitores LCD, cartões gráficos,  placas-mãe, PDAs, roteadores de rede sem fio, softwares, entre outros.

https://www.pcworld.com/

 

A Quanta Magazine é uma publicação online independente do ponto de vista editorial da Fundação Simons, cobrindo desenvolvimentos em física, matemática, biologia e ciência da computação. Em 2020, a Quanta Magazine recebeu um National  Magazine Award for General Excellence da American Society of Magazine Editors por sua "disposição de abordar alguns dos  tópicos mais difíceis e difíceis da ciência e da matemática em uma linguagem acessível aos leitor leigo sem condescendência ou simplificação exagerada."

https://www.quantamagazine.org/

 

ComputerWorld é uma revista popular para profissionais e entusiastas de TI. Se você está entrevistando para um cargo mais recente ou apenas deseja se manter atualizado sobre as últimas tendências do setor de TI. A este respeito, ComputerWorld  é uma revista bem conhecida que se concentra em produtos e recursos baseados em tecnologia relativos aos cenários do  mundo real.

https://www.computerworld.com/

 

Uma publicação de tecnologia e ciência premiada, dedicada à sustentabilidade, educação STEM, jogos e muito mais. Innovation & Tech Today traz as principais histórias e notícias que afetam você. De Sustentabilidade e STEM ao Entretenimento. Frequência 7 postagens / dia

https://innotechtoday.com/

 

Geektime é a maior plataforma de mídia de tecnologia em Israel e o principal canal de notícias sobre startups em Israel. Estabelecido em 2009, tornou-se o canal de mídia líder no mercado local e internacional para startups, capital de risco, internet, mobile, desenvolvimento e muito mais. Frequência 2 postagens / dia

https://www.geektime.com/

 

Network Computing é uma revista informativa para qualquer pessoa envolvida na indústria de TI e rede. Esta publicação oferece informações privilegiadas sobre infraestrutura baseada em aplicativos, segurança, armazenamento, servidor, mensagens e abordagem colaborativa para resolver problemas. Esta revista também se concentra na orientação de carreira para ajudar as pessoas a encontrarem vagas de recrutamento com padrões de qualidade e módulo de relatórios para incentivar as pessoas a descobrirem a oportunidade de carreira que se adapta aos seus desejos e especialidades.

https://www.networkcomputing.co.uk/

 

A Linux Magazine se concentra meramente no sistema operacional baseado em Linux e é um ótimo recurso e serviço para qualquer um que está usando ou assimilando a plataforma Linux e seria sempre fomentada em benefício para desenvolvedores baseados em Linux, administradores de rede, administradores de sistema e especialistas em TI. O principal benefício desta revista é que ela fornecerá orientações detalhadas sobre o sistema operacional Linux e sua perspectiva futura com base nas últimas pesquisas e investigações realizadas por pesquisadores de TI.

https://www.linux-magazine.com/

 

Revista de tecnologia com notícias de tecnologia e análises de gadgets de especialistas em tecnologia. Inovação em tecnologia e máquinas futuristas em uma plataforma digital com uma visão editorial única. Frequência 1 postagem / dia

https://www.technowize.com/

 

A Melhor Revista Online dedicada aos Geeks que querem se manter atualizados com as últimas notícias e análises de tecnologia. Frequência 3 postagens / dia

https://www.geekersmagazine.com/

 

*Os descritivos dos sites foram obtidos no wikipedia ou nos próprios sites

 

Veja também:

Indicadores Econômicos atualizados->

http://www.grupotreinar.com.br/blog/2021/2/6/veja-agora-os-indicadores-econ%C3%B4micos-atualizados-e-saiba-tamb%C3%A9m-porque-s%C3%A3o-importantes.aspx

The Machine Learning Daily ->http://bit.ly/2ERCMEw

Principais notícias, analises e artigos do dia de dezenas de fontes confiáveis (nacionais e internacionais)->

http://www.grupotreinar.com.br/blog/2021/2/6/not%C3%ADcias-do-dia-de-dezenas-de-fontes-confi%C3%A1veis-para-te-manter-bem-informado.aspx

 

 

 

Como será o NOVO normal (visão COMPORTAMENTO)?

NOVO normal

Como empresas e pessoas podem tentar reverter os resultados e gerenciar uma recuperação pós COVID-19?

Ao tentar reunir material de estudo para responder a esta pergunta acabamos por coletar artigos (todos selecionados diretamente na Web) que analisam os efeitos e possíveis resultados futuros após pandemia do COVID-19.

Assim, buscando pontos de vista que partem da perspectiva do indivíduo iniciei por abordar o tema (Comportamento) e reuni alguns artigos. 

Na segunda seção (Tecnologias) chamo a atenção que devemos refletir sobre os impactos que a pandemia do COVID-19 causa para a sociedade, o que é uma questão que exige muitas reflexões por parte das instituições, das empresas, da academia, mas os especialistas apostam no Renascimento Digital (sequência dos artigos). Trata-se de uma revolução COVID-19 encontrando a quarta revolução industrial e como ela está começando a reagir.

Na seção (Economia) foi solicitado a reconhecidos pensadores globais para refletiram sobre a economia pós pandemia do COVID-19 e se este evento terá gerado para sempre uma nova ordem econômica e financeira mundial.  

Na medida em que as empresas navegam na atual crise do COVID-19, tema da seção (Gestão), há uma série de questões importantes que os líderes devem pensar, bem como medidas que podem ser usadas para reformular seus negócios e planejar a recuperação. 

<<CLIQUE AQUI>> para acessar a seção  "Comportamento" (as outras irão nos próximos informes).

Caso desejar colaborar com sugestões e/ou inclusões/alterações será muito bem-vindo!

Boa leitura!

Antonio Bucci

 

A Liderança em tempos de distopia

Nestes tempos onde cada um e seu grupo tem a sua própria teoria da conspiração e também seus inimigos especiais é reflexo da #distopia que vivemos - mas por que não procurar rimar com #empatia e mudar a nossa atitude?

Como sugeriu José Saramago, há tempos que "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós.".

Tentando sair da minha "Ilha" percebo que precisamos ter uma "luz no fim do túnel" e é aí que noto a falta de liderança neste sentido.

Existe uma metáfora que nos fala dos "olhar de lince" e do "olhar de águia".

O primeiro olhar é ter uma visão de longo prazo, conseguindo prever o futuro. O segundo é um olhar perspicaz, amplo, que "vê" o Mundo lá de cima, independente de humores, temores e paixões. É o olhar daqueles que já aprenderam a voar e assim saíram da "Ilha".

Agora se aliarmos os dois "olhares" (o da Águia e o do Lince) poderemos começar a procurar alguém que seja realmente um líder.

Pergunto - e quem ainda não saio da "Ilha", como começar a fazê-lo?

Penso que primeiro é tentar se livrar das "baixas" emoções e a primeira delas é o ódio, o rancor.

Logo, que as "quarentenas" da vida não sejam para odiar, mas para começar a praticar a #Solitude.

Solitude

 

As empresas necessitam de um cinturão de segurança

seat belt

 

Cada vez mais companhias necessitam de profissionais especializados em identificar os riscos que pairam sobre suas atividades.

Somente uma em cada quatro empresas tem indicadores de gestão de risco em suas operações.

Entrar no carro e colocar o cinto de segurança antes de ligar o motor é um hábito tão automático no Brasil que ninguém imagina o que é dirigir sem essa proteção. Até 1994, porém, o uso não era obrigatório e o país ostentava números recordes de acidentes de trânsito no mundo. Desde então, novas políticas de prevenção para gerenciar os riscos de acidentes no trânsito têm sido implementadas. Maior fiscalização para motoristas que ingerem bebidas alcoólicas, redução de velocidade em vias urbanas e uso de capacete obrigatório para motociclistas. Desta forma, o país logrou reduzir as mortes dos motoristas.

Atenuar fatores que possam provocar acidentes de percurso vale tanto para o trânsito como para as empresas, que hoje já incluem a gestão de risco, inteligência e contra-inteligência como uma expertise necessária para atingir os resultados esperados. Muito nova no vocabulário das corporações brasileiras, as equipes de gestão de risco e inteligência, bem como suas funções, ainda têm sido apresentadas a muitas empresas nacionais.

A produção de conhecimento como base para informação, conceitos de contra-informação e noções de segurança são alguns dos itens que são abordados na Gestão de Riscos e continuidade dos negócios. A experiência na identificação, análise, desenvolvimento de respostas e monitoramento, para diminuir a probabilidade e o impacto dos riscos são uma exigência para o profissional de segurança e para o Gestor de Riscos.

Cada vez mais, as ações de inteligência requerem do profissional um senso crítico apurado, para que de posse das informações obtidas ele possa saber utilizá-las com critérios. Onde, não somente aprender como buscar, mas também saber como manter em sigilo tais informações para que sejam utilizadas no processo de uma administração de riscos consciente é fundamental.

O acesso indevido a registros de informações sensíveis - aquelas que, pela importância e necessidade de proteção, exigem medidas especiais de segurança - sempre foram grande fonte de atenção dos Governos e das Instituições, tendo sido suas técnicas de obtenção, por um lado, e neutralização, por outro, compiladas, organizadas e transformadas, respectivamente, nas Atividades de Inteligência e de Contra-Inteligência. É notório que uma medida preventiva adequada pode neutralizar o ato de infração antes que ele venha a ocorrer. Assim, a informação é o objetivo final da ação de inteligência que deve antecipar os fatos.

As atividades de Gestão de Riscos, Inteligência e de Contra-Inteligência estão presentes em todas as grandes decisões nacionais, seja proporcionando Segurança ao Estado ou fornecendo Competitividade às Empresas. Do ponto de vista histórico, as atividades de inteligência e de contra-inteligência sempre foram de uso restrito aos ambientes militares, tendo sido decisivas em todos os grandes conflitos mundiais. Recentemente seus conceitos e métodos vêm sendo empregados por diversas Organizações, motivadas que estão com o acirramento da concorrência, vazamento ou fuga de informações e defesa de seu patrimônio, seja tangível, físico, eletrônico ou composto por valores intangíveis tais como o capital intelectual ou a credibilidade junto a opinião pública, por exemplo. Sua atual utilização como elemento-chave na gestão de riscos nos negócios, assim, representa uma séria ameaça a governança corporativa, sendo observados continuamente casos de fraudes internas, concorrência desleal e furto de informações, e até o seu uso, com regularidade, pelo Crime Organizado.

Ambas as disciplinas, todas convergentes para o mesmo foco, dependem da conscientização de todos os envolvidos com a Gestão, seja nos procedimentos definidos para proteção de áreas e instalações, na proteção de documentos e materiais, na segurança das pessoas, dos processos e em tecnologias confiáveis, especialmente sistemas de comunicação e informações, eletrônicos ou não. Assim, torna-se necessário delinear, na Gestão Corporativa, uma assessoria específica, ligada ao seu mais alto escalão, cuja missão seja desenvolver uma cultura de Produção, Aquisição e Proteção do Conhecimento Estratégico, visando garantir, primordialmente, Controle de Ativos e Recursos de Informação, Imagem de Mercado e Conformidade Legal ("Compliance").

Toda corporação vai ter riscos em todas as suas áreas - planejamento, controle, finanças, tecnologia, recursos humanos, etc. Por isso, os profissionais do setor têm de olhar esses riscos de forma holística, trabalhando com cada departamento, para que eles sejam mínimos.

O advogado Gustavo Lemos Fernandes, do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, explica que esse gestor precisa conhecer a empresa como um todo e ter um plano de gerenciamento de risco, que deve ser elaborado ao lado de todas as equipes. Fernandes afirma que esse profissional deve trabalhar ao lado de outras duas equipes dentro das corporações: as de compliance e as de crise. "São três figuras que têm de caminhar muito perto e de forma harmônica", diz. Alerta também para a conveniência de se ter uma equipe, não um único profissional.

A cultura de se ter uma equipe atuando na empresa de olho nos riscos dos negócios vem crescendo nos últimos anos, não por coincidência, quando a crise econômica recrudesceu e as companhias tiveram de olhar para dentro. Levantamento da Marsh de 2016 com 330 empresas mostraram que só uma em cada quatro tem indicadores de gestão de risco em suas operações. Somente 31% das companhias têm uma implementação total da gestão de risco. Quase metade (49%) têm lideranças para gerenciamento de risco. 52% têm apenas um manual e 55% elaboraram um mapa estratégico. De todo o modo, experts da área reconhecem que há um aumento expressivo de profissionais. "Muito mais companhias têm feito questão dessas pessoas em seus quadros", diz Ricardo Basaglia, diretor executivo da Michael Page. O executivo da empresa de recrutamento e seleção explica que a independência do gestor de riscos está diretamente ligada a quem ele se reporta. "Se é para o presidente ou o conselho administrativo, ele tem mais liberdade de ação", diz Basaglia.

E o que um gestor de riscos precisa ter? Segundo os consultores, ele deve ser experiente e versátil, para conseguir trabalhar com experts de todas as áreas. "A certificação profissional, que existe, é importante, mas não é o fundamental", afirma. Besaglia diz que não precisa ter uma formação específica, mas precisa ser analítico e ter uma boa visão de negócios, para não correr riscos de engessar a companhia. O executivo da Michael Page afirma que, em grandes empresas, um profissional ganha entre 8.000 e 10.000 reais. Mas eles podem chegar a salários de 30.000 a 35.000 - aqueles que se reportam aos presidentes. "É um mercado em desenvolvimento, com poucos profissionais com desenvoltura na área", afirmam. Acrescentam: "Não somos um freio, somos como um cinto de segurança, para que a companhia atinja seus objetivos na velocidade certa."

Veja também:

Curso de Contrainteligência com ênfase em Segurança Orgânica->http://bit.ly/2okDLGF

Curso GRC - Governança, Gestão de Riscos e Conformidade->http://bit.ly/2cYTaLv

Implementando Segurança da Informação - Passo-a-Passo->http://bit.ly/238r2Ex

Penetration Test ou Teste de Penetração - Saiba porque isto é importante->http://bit.ly/1VZHx4l

Governança em Segurança da Informação->http://bit.ly/22WLoEF

Plano de Continuidade de Negócios, você precisa de um!-> http://bit.ly/1VhrSN7

Estudo Mostra que Funcionários Roubam Dados Corporativos->http://bit.ly/1N21NuA

O que as pequenas empresas precisam saber sobre a segurança da informação->http://bit.ly/1oqq8Ee

Contra Inteligência, Gestão de Riscos e continuidade de Negócios->http://linkd.in/1Ms6mkx

Fontes: FERMA, IFRIMA, RMA, El País.

 

 

 

Implementando Segurança da Informação – Passo-a-Passo

 

ISO27001

 

Segurança da Informação é o tema do livro " Secure & Simple: A Small-Business Guide to Implementing ISO 27001 On Your Own", escrito por Dejan Kosutic.

Leia-o e saiba como:

  • Iniciar um projeto de implementação;
  • Obter uma explicação simples da norma ISO 27001;
  • Estruturar a documentação exigida;
  • Obter a certificação - o processo e os critérios para organismos de certificação.

O autor cria um passo-a-passo para a implantação do padrão que se tornou a referência global mais popular para a gestão da Segurança da Informação. Embora seja voltado para profissionais de TI e de segurança interessados em implementar o ISO 27001 em suas empresas, o autor explica que o livro não substitui a aquisição e leitura da norma, mas é um facilitador, ajudando o leitor no processo de implementação durante todos as fases requeridas.

Entre os temas abordados estão:  

  • Avaliação do nível de maturidade da empresa visando à preparação para a implementação do padrão;
  • As principais fases do projeto;  
  • Gestão de Riscos e auditoria dos sistemas de gerenciamento de segurança da informação.

Veja também:

 

Visão Geral sobre a Gestão de Conteúdo não Estruturado e ECM

Conteúdo Estruturado e não Estruturado

Crédito: www.laserfiche.com

 

De acordo com a IDC, uma empresa de pesquisa focada em tecnologia, a quantidade de dados globais criados e replicados por ano chegará a 44 zettabytes (ou 44 trilhões de gigabytes) nos próximos cinco anos.

 

Grande parte destes dados -  e-mails, fotografias, vídeos, conteúdos de mídias sociais e de texto, incluindo dados de documentosnão não  são estruturados.

 

A seguir descreveremos de maneira resumida  quatro maneiras que um sistema de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial (ECM - Enterprise Content Management)*1 pode  ajudar a gerenciar dados não estruturados de modo que sejam acessíveis,   pesquisáveis, disponíveis e relevantes:

 

Conteúdo Acessível

 

Para que os dados não estruturados possam ser gerenciados, eles deverão primeiro serem acessíveis a partir de um local centralizado. Um sistema ECM permite que todos os tipos de conteúdos estruturados e não estruturados são armazenados no mesmo repositório, incluindo:

 

  • Documentos de texto;
  • Spreadsheets;
  • E-mails;
  • PDFs;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Arquivos de projetos especiais.

 

Conteúdo Pesquisável

 

Percorrer as pastas  em um determinado ambiente, seja seu notebook, seu tablet, ou qualquer outro dispositivo, nem sempre leva a encontrar as informações necessárias rápidamente, uma vez que, por vezes, o que você precisa está  "perdido" dentro de um único documento. Com um sistema de ECM, uma vez que os dados não estruturados são armazenados em um repositório centralizado, torna-se facilmente pesquisável.

 

Sistemas  ECM podem executar o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) sobre quaisquer documentos com texto, como arquivos do Microsoft Word ou PDFs, permitindo pesquisas para esses documentos por palavra-chave.

 

Além de OCR, todos os documentos armazenados em um repositório ECM têm metadados aplicado a eles. Metadados são dados sobre a localização dos dados, tornando assim o conteúdo fácil de categorizar e analisar.

 

 

Conteúdo Disponível

 

Dados, sejam estruturados ou não estruturados só são úteis se   estão prontamente disponíveis. Na sociedade de hoje, mais e mais pessoas estão a acessar os documentos através de   dispositivos móveis,  em oposição a um computador laptop ou desktop. Portanto, é imperativo que todo o conteúdo seja acessível e pesquisável de um smartphone ou tablet para que ele seja útil.

 

Uma aplicação de ECM móvel torna isso possível, permitindo que o conteúdo a ser recuperado a partir de qualquer dispositivo, e mantendo as notificações para o usuário sempre que um documento seja relevante precise de maior atenção.

 

Conteúdo Relevante

 

Note que só porque o conteúdo está centralizado, é pesquisável e é disponível não necessariamente torna-o útil. Os dados devem ser relevantes para que realmente tenham um impacto sobre projetos ou decisões. Uma maneira de se certificar de que o conteúdo é relevante é se é sempre atualizado.

 

Um sistema ECM que disponibilize versionamento automático   permite que diferentes versões do mesmo arquivo possam ser salvas em um só lugar, garantindo que sempre que uma pessoa abra o arquivo, ela estará olhando para a sua versão mais recente. Como também todas as versões de documentos deverão rastreadas, inclusive os comentários que foram feitos, notas e informações sobre ele também deverão ser acessíveis.

 

Quando os dados não estruturados estão acessíveis, pesquisáveis, disponíveis e sejam relevantes (significa que estão dentro de um determinado contexto), transformam-se em informações que uma organização poderá usar para tomar melhores decisões, responder às solicitações do cliente e assegurar a transparência. Um sistema ECM permite que as organizações aproveitem o poder de dados não estruturados para melhorar seu desempenho.

 

Mas o que dizer quando você não precisa mais de acesso regular a todos esses dados? Um bom sistema de ECM também ajuda as organizações a gerenciarem dados não estruturados como registros, completados com horários de retenção e descarte.

 

O grande desafio é a integração de conteúdos (estruturados e não estrurados) e a possibilidade de converter conteúdo não estruturado em conteúdo estruturado, tornando desta maneira, processável pelos tradicionais sistemas de gerenciamento existentes.

 

Talvez uma das maneiras mais fáceis de analisar este desafio de forma palpável é explorar os   sites de empresas de notícias, como o acervo da Folha de São Paulo, por exemplo, onde se encontra o  digitalizado os jornais do grupo dos últimos 90 anos, sendo que nos últimos anos já estavam em arquivos digitais pesquisáveis, mas edições da década de 30 não eram disponibilizadas. Em um trabalho notável, a Folha digitalizou todo o acervo com resolução que permitisse o uso de algoritmos de OCR sobre essas imagens, criando um banco de dados que permite pesquisar todo o texto. Depende  somente da imaginação para se descobrir novos usos que poderão serem dados a este acervo.

 

 

Com o uso de ferramentas de mineração de texto, Big Data e BI - Business Intelligence, poderão serem efetuadas extrações e análises de informações que até há pouco tempo não eram imagináveis. Por exemplo, "pedaços"  de um arquivo XML de um documento podem ser  utilizados como conteúdo estruturado; padrões de imagens e de sons podem ser reconhecidos e consequentemente  serem convertidos para  estruturados e assim se tornarem relevantes e extremamente importantes, veja casos recentes como o Panama Papers ou o Wikileaks.

Na medida em  que as linhas entre o conteúdo estruturado e não estruturado ficaram cada vez mais tênues e se tornaram imprescindíveis os sistemas de Gestão da Informação Corporativa  ( EIM  - Enterprise Information Management) passaram a depender cada vez mais desta integração e o poder na organização estará cada vez mais próximo de quem for o responsável pela arquitetura e pelo o acesso 'as informações. Imagine que poder terá alguém que permitir ao usuário da informação   ter em um único ponto de acesso os telefonemas, imagens de documentos, arquivos de dados e e-mails associados a uma determinada transação de negócio, obtidos através de um único argumento de pesquisa.

Que desenho deverá ter a Arquitetura Corporativa para suportar de forma integrada a gestão de repositórios de conteúdos estruturados e não estruturados e disponibilizá-los de forma estratégica para a Organização?  

 

Fontes: https://www.laserfiche.com/ecmblog/4-ways-to-manage-unstructured-data-with-ecm/; www.aiim.org

 

 

ECM

 

 

*1Gerenciamento de Conteúdo Empresarial (ECM - Enterprise Content Management) é usado para criar, armazenar, distribuir, descobrir, arquivar e gerir conteúdos não estruturados, e finalmente, analisar a utilização para permitir às organizações entregarem conteúdo relevante para usuários onde e quando eles precisarem.

 

Fonte: http://www.gartner.com/it-glossary/enterprise-content-management-ecm

 

 Veja também: 

Curso Governança de ECM ‐ Enterprise Content Management com aplicação do Cobit 5.0>http://bit.ly/1KmeeTW

Curso Completo de GED e ECM >http://bit.ly/2eBmBPI    

Curso Melhoria do Processo de Digitalização pelo enfoque do GED e do ECM->http://bit.ly/2eW41Ve

Curso Boas Praticas em Projetos de  GED e ECM ->http://bit.ly/2f2i4pZ

Curso BPM e Workflow voltado para GED ->http://bit.ly/2eW1Hxp

Curso Implantando Projetos de  GED e ECM-> http://bit.ly/2eePZtN

Curso de Capacitação em Gestão de Conteúdo não Estruturado e ECM -> http://bit.ly/2eoQncv

Curso Administração e Gestão de Documentos e de Arquivos‐>http://bit.ly/1LSdh4Q

Curso Gestão de Documentos e Registros->http://bit.ly/2f1TEgd

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

Sete perguntas a fazer antes de implementar ITIL

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A implementação de uma biblioteca de infraestrutura de TI pode ajudar a obter um melhor controle sobre serviços e recursos. Mas ITIL é apenas um quadro. Você pode não precisar dele em tudo.

 

Muitas equipes de TI se voltam para bibliotecas de infraestrutura de TI (ITIL) para melhor gerir a forma como os serviços e as tecnologias são entregues aos usuários. Mas ITIL não é uma solução one size fits all (para todos os casos).  Em alguns casos, talvez seja necessário personalizar ITIL para as necessidades da sua organização. Em outros, você descobrirá que não precisará de ITIL para tudo. Como decidir?

"Primeiro de tudo, não comece dizendo que está implementando ITIL. Em algumas organizações que tentaram e falharam, isso pode soar como um problema. Você precisa enfatizar que está tentando se concentrar em obter melhores resultados a partir da melhoria da gestão de serviços. ITIL é um framework, e você tem que se adaptar e modificá-lo para as necessidades da sua própria equipe de TI ", diz Gary Case, consultor principal de treinamentos ITIL/ITSM, da empresa de consultoria Pink Elephant.

Em uma sessão na conferência de ITIL/ITSM realizada no mês passado, em Las Vegas, Case estabelece sete perguntas a fazer antes de começar.

1. Qual é o problema que estamos tentando resolver?
A primeira coisa a perguntar é: "Qual é o problema que estamos tentando resolver?" Se a resposta não é clara, então ITIL não vai ser a solução, diz Case. Você está tentando melhorar o relacionamento com os clientes? Implementar uma melhor gestão de mudanças ou de respostas a incidentes e procedimentos de gestão? Talvez o problema é que o seu departamento de TI ainda não saiba ao certo o que estão ofertando para os clientes em primeiro lugar, diz Case.

"Quando presto consultoria, esta é sempre a primeira pergunta que faço. E se ninguém é capaz de respondê-la, então eu não vou ser de muita ajuda. Todo mundo em uma organização, desde os principais executivos até ao menor nível profissional de TI, tem de chegar a acordo sobre qual é o problema a ser resolvido. Às vezes ITIL é a resposta;. Às vezes não é. Já vi muitos executivos tentarem implementar ITIL sem saber que ele deve ser construído para  resolver os problemas e ser modificado para tirar proveito de outros frameworks como Agile", diz Case.

Primeiro certifique-se que todos os departamentos entendem a estratégia de negócio e os casos de uso envolvidos na tomada de decisões de TI para que possam se concentrar de forma mais eficaz  em melhorar os resultados e alinhar a TI com os objetivos do negócio, com ou sem ITIL.

"Acredito que todas as pessoas que trabalham em um departamento de TI devem ter acesso aos objetivos e estratégias de negócio", diz Case.

2. Qual é a razão para optar por ITIL?
Qual é a sua razão para a implementação de ITIL? Quais são as áreas específicas em que há necessidade de mudança? Muitas organizações se voltam para ITIL porque seus departamentos de TI têm estado focado estritamente na aquisição e integração de tecnologias, sem compreender o valor maior destas soluções.

"Isto envolve identificar por que você realmente precisa mudar - talvez você tenha ficado isolado no departamento de TI, focado em tecnologia. Agora você precisa se concentrar no fluxo de valor. Você tem que pensar em suas redes, suas aplicações, seus servidores, suas pessoas, seus processos -tudo, enfim - como um fluxo de valor end-to-end ", diz Case. Qualquer coisa que interrompa esse fluxo de valor pode ser considerado uma justificativa para uma mudança para ITIL e a gestão de serviços de TI (ITSM).

3. Qual é a rota para a melhoria continua dos serviço?
Melhoria Continua de Serviço (CSI) envolve a compreensão de onde uma organização deseja estar em relação a governança, do ponto de vista de atendimento ao cliente e do ponto de vista operacional, diz Case. Para determinar a melhor maneira de chegar lá, você primeiro tem que entender três coisas: as competências existentes, as capacidades existentes e quais processos apoiar, diz ele.

"Este é o primeiro passo para começar a falar sobre habilidades e competências que você já tem e aquelas que você ainda precisa adquiri para atender aos  objetivos e à estratégia de negócio ", diz Case. E ser capaz de dizer: 'será que vamos chegar lá?

4. Qual é o escopo e a escala deste projeto ITIL?
Em vez de tentar implementar toda a mudança de uma vez, é melhor passar algum tempo elaborando uma cuidadosa estratégia de implementação, diz Case. Implementar ITIL aos poucos, começando por onde pode ter maior impacto, tornará mais fácil expandi-lo organicamente.

"Não tente ferver o oceano. Estamos lidando com pessoas, processos e tecnologia, então você tem que ver onde pode obter maior impacto e começar por aí. Você precisa ter uma compreensão profunda e ampla da sua organização e da taxa típica de mudança dentro dela - o que envolve muita coordenação e educação. Não estamos falando tanto sobre mudança de cultura e mudança de comportamento, mas de tecnologia. Por isso, se você pode, comece pequeno - talvez com uma pessoa de cada vez - e, em seguida, envolva equipes, departamentos e, finalmente, toda a organização ", diz Case.

5. Será que funcionará como previsto?
Se você já introduziu uma nova ferramenta de monitoramento ou gerenciamento de serviços de tecnologia, você provavelmente já sabe que precisa testá-la para certificar-se de que está funcionando conforme necessário. Mas não para por aí, diz Case. Você precisa realizar os mesmos testes e medições de procedimentos cada vez que introduzir um novo processo, também.

"Você tem que olhar para tudo coletivamente para ter certeza de vai obter os resultados que precisa. Também tem que determinar se esses resultados correspondem aos seus objetivos. É esta nova ferramenta ou processo que vai ajudá-lo a conseguir o que você está realmente tentando realizar?

Trata-se de determinar o que você está procurando em termos de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e fatores críticos de sucesso (CSF), que devem estar definidos desde a fase de design, e depois começar pequeno, com métricas - você não precisa medir tudo; apenas os KPIs e CSFs diretamente alinhados com seus objetivos", diz Case.

6. Será que precisaremos mesmo de ITIL?
Uma vez respondidas as cinco perguntas anteriores, você pode querer dar um passo para trás e perguntar: "ITIL é a resposta que está procurando?" Você pode se surpreender ao descobrir que poderia haver outras maneiras de abordar pontos de dor da área de TI, diz Case.

"Se você tem pontos de dor, você definitivamente quer resolvê-los de forma eficaz, mas existem soluções diferentes para problemas diferentes. Você está tendo problemas para abordar as necessidades dos clientes? Você pode precisar olhar para gestão de relacionamento comercial (BRM). São avarias na entrega dos serviços ou na  disponibilidade? Você deve olhar para os seus acordos de nível de serviço (SLAs) e descobrir onde as coisas estão quebrando, mas também lembre-se de olhar para onde você está indo. Olhe para melhorias em todas as áreas do ciclo de vida dos serviços. Procure por problemáticas e oportunidades de melhoria", diz ele.

7. O que aconteceu?
Finalmente, analise e avalie constantemente, a intervalos regulares, diz Case. Esta é a melhor maneira de controlar a forma como estas iniciativas estão  progredindo e como eles estão afetando o seu departamento de TI.

"Gosto de fazer uma auditoria de 30 dias para ajudar as organizações a olharem para a melhoria e apontar lugares onde eles precisam trabalhar mais, investir em orientação e treinamento. A partir de 90 dias faço outra auditoria para avaliar o progresso do trabalho", diz Case.

Acima de tudo, é preciso reconhecer que ITIL é uma jornada que envolve centenas de pequenas mudanças, em vez de uma única bala de prata. As pessoas enxergam ITIL como uma espécie de Nirvana, mas é apenas um framework muito lógico.

E considere os seguintes pontos:

1. Não se intimide. Lembre-se de que a ITIL pode funcionar para pequenas empresas. Mesmo que os processos da ITIL tenham sido escritos visando as grandes empresas, as lições se aplicam a organizações menores. A ITIL pode funcionar para você também.

2. Defina o dono do processo. Você precisa de um líder no comando.

3. Escolha as peças e priorize. Selecione os princípios da ITIL adequados para sua organização. Escolha os pontos que você acha que vão funcionar melhor.

4. Siga o caminho e registre o progresso. A responsabilização da ITIL demanda alguém encarregado de assegurar que a organização esteja seguindo as diretrizes da ITIL.

 

Veja também nossos conteúdos em Gestão de TI

Autor/Fonte:

Sharon Florentine, CIO/EUA

 

 

 

 

Oportunidade para conteudistas e professores na área pública

Arco de Ponte

 

Oportunidade para conteudistas e professores na área pública.

Necessitamos de especialistas para os seguintes Cursos:

 

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

 

OBJETIVO GERAL

 

Disponibilizar para o funcionário ferramentas para interpretar e administrar os recursos financeiros associados às atividades da INSTITUIÇÃO de maneira eficiente para alcançar os objetivos e influir sobre a tomada de decisões que ajudem na melhoria da Instituição.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  Desenvolver uma visão global em termos financeiros

  Oferecer conhecimentos e ferramentas que permitam otimizar a gestão financeira da      INSTITUIÇÃO.

  Compreender como impacta nos resultados a gestão financeira.

  Otimizar os recursos e desenvolver habilidades relacionadas com a tomada de decisões.

 

 

 

CONTABILIDADE 

 

OBJETIVO GERAL

 

Adquirir os conhecimentos suficientes para entender a contabilidade de uma empresa de acordo com o plano geral de contabilidade, isto é, ser capaz de analisar um balanço e uma conta de resultados a partir do registro de operações diárias próprias das atividades empresariais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

   Explicar o processo contábil, sua estrutura e a norma que rege a contabilidade.

   Identificar ativos e passivos dependendo da sua característica e natureza.

   Definir as operações comerciais e sua incidência na organização.

   Identificar contas contábeis e a importância dos saldos.

   Identificar e diferenciar os fatos que dão origem aos  lançamentos contábeis e livros.

   Distinguir os diversos livros que coletam a informação contábil e suas características gerais.

   Utilizar os balanços e as demonstrações de resultados a partir das demonstrações financeiras.

   Elaborar as demonstrações financeiras: balanço geral e demonstração de resultados.

 


 

ESTATÍSTICA

 

OBJETIVO GERAL

 

Dotar os funcionários das capacidades e habilidades necessárias para aplicar técnicas de análise estatística na resolução de problemas de diversas naturezas visando realizar tarefas específicas que acompanham os processos de análise de dados, com o objetivo de elaborar conclusões que facilitem a tomada de decisões em situações complexas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

   Incrementar a capacidade crítica a respeito das possibilidades que a estatística tem para  abordar e   resolver problemas que se apresentam no desenvolvimento dos trabalhos.

   Ampliar conhecimentos através de metodologias de aplicação baseadas nas ferramentas de pesquisa.

   Formular conclusões e gerar relatórios a partir da análise de dados relevantes.

 

 

RECURSOS HUMANOS

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

OBJETIVO GERAL 

 

Formar funcionários com espírito lógico, analítico, crítico, sintético, inovador, empreendedor, de sentido comum e prático, visionário e com capacidade de tomar decisões, com uma vocação de liderança que permitam obter um firme compromisso com o desenvolvimento da instituição pela via da gestão idônea de pessoas profissionais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Introduzir o nível gerencial na capacidade de gerar vantagens competitivas através da administração eficaz do  Talento Humano em instituições públicas.

   Tomar decisões que permitam a realização dos objetivos da área a seu cargo dentro da INSTITUIÇÃO.

   Fornecer uma sólida formação teórica aplicada a soluções práticas e analíticas.

   Formar funcionários agentes de mudança, com as competências requeridas para  organizar e projetar a área de Talento Humano.

 

LIDERANÇA

 

OBJETIVO GERAL

 

Identificar o estilo de liderança de equipe de trabalho e as  conseqüências que tem sobre a qualidade, os resultados e o ambiente de sua área.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

    Revisar o próprio estilo de trabalho, à luz de um modelo de liderança efetivo.

    Conhecer, refletir e descobrir novos hábitos de trabalho que podem ser úteis para iniciar um processo de desenvolvimento de uma equipe de trabalho de alto desempenho.

    Identificar o estilo de interação humana no trabalho, bem como as consequências que tem sobre a conduta de seus colaboradores.

    Desafiar o processo atual para inspirar e habilitar  outros para atuar com liderança.

 

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 

OBJETIVO GERAL

 

Conhecer os tipos de habilidades sociais que existem e distinguir quais destas cada funcionário possui, além de entender como deve ser o tratamento  dos demais mediante as relações interpessoais, suas características, erros mais comuns e diversos temas relacionados com elas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

   Definir as relações interpessoais.

   Quais são os processos fundamentais das relações interpessoais.

   Identificar os processos que impactam as relações interpessoais.

   Distinguir as características das relações saudáveis das não saudáveis.

   Distinguir os comportamentos efetivos dos não efetivos nas relações interpessoais.

   Descrever os conflitos nas organizações, causas, consequências e como gerenciá-los.

 

 

 

DIREITO ADMINISTRATIVO

 

OBJETIVO GERAL

 

Atualizar os conhecimentos e o desenvolvimento de destrezas no campo de Direito Administrativo de uma perspectiva integral, e com especial ênfase nos aspectos práticos da disciplina para alcançar o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, seu correspondente aprofundamento, análise crítica e o avanço sobre suas projeções  práticas.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

    Desenvolver as habilidades e técnicas de trabalho dos funcionários como agentes públicos.

    Situar conceitualmente o direito administrativo como disciplina jurídica, explicando sua formação e evolução histórica, suas fontes e suas relações.

    Compreender o objeto do direito administrativo, como disciplina reguladora do exercício da função administrativa em suas facetas estática e dinâmica.

    Estudar a estrutura e organização da administração pública Estadual

 

 

 

DIREITO CONSTITUCIONAL

 

OBJETIVO GERAL

 

Ampliar o conhecimento dos conceitos do Direito Constitucional enquanto ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado e a Constituição política do Estado, além do  estudo sistemático das normas que integram a Constituição.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Conhecer a teoria dos direitos fundamentais.

    Compreender o conteúdo dos capítulos da constitucionalidade.

    Comparar o estado legal e o estado constitucional.

    Definir a Constituição como norma.

    Compreender os poderes do Estado.

    Estabelecer as funções dos poderes do Estado de acordo com a Constituição.

    Explicar os mecanismos de defesa da Constituição e dos direitos humanos.

    Compreender a reforma constitucional e suas incidências.

    Expressar a importância da interpretação constitucional.

 

 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

 

CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL


OBJETIVO GERAL

 

Dotar o funcionário  das ferramentas conceituais apropriadas para enfrentar o funcionamento cotidiano de uma Secretaria da Fazenda.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

   Interpretar os princípios do Sistema Tributário Nacional.

   Entender os suportes legislativos que sustentam as funções da administração tributária.

   Entender as obrigações dos contribuintes frente à instituição.

 

 

ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA

 

OBJETIVO GERAL

 

Analisar o marco referencial teórico e prático da tributação , através de leituras, pesquisas e estudos de casos com a finalidade de que os servidores adquiram as competências conceituais e de interpretação das disposições legais que regem os tributos estaduais, as relações jurídicas tributárias derivadas deles, com a observação dos princípios éticos e valores propostos pela SECRETARIA DA FAZENDA.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

   Analisar a obrigação tributária e seus elementos constitutivos.

   Proporcionar conhecimentos em temas relevantes que compreendem o exercício das funções essenciais e de apoio que deve cumprir uma administração tributária.

   Divulgar os elementos gerais que compõem os impostos, sua aplicação e sua  importância na economia estadual.

 

 

OUTROS

 

TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIA

 

OBJETIVO GERAL

 

Orientar os funcionários da SECRETARIA DA FAZENDA na preparação dos termos de referência específicos para a aquisição de bens e serviços para o funcionamento da instituição.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  Apresentar uma estrutura básica que facilite a elaboração de temos de referência para a aquisição.

  Oferecer um instrumento de verificação para validar a coerência dos termos de referência elaborados.

 

PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO

 

OBJETIVO GERAL

Tornar eficientes as intervenções fiscalizadoras da SECRETARIA DA FAZENDA em todo o Estado para identificar falhas presentes na arrecadação e pagamento de impostos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

     Interpretar as partes do processo de fiscalização tributária.

     Planejar corretamente os processos de fiscalização para reduzir os tempos de execução.

    Executar corretamente os procesos de fiscalização para evitar a realização de outras fiscalizações devido a erros.

    Promover processos eficientes e eficazes para evitar a evasão tributária por parte dos contribuintes.

 

Para maiores informações,  enviar email para:

atendimento@grupotreinar.com.br