Crédito: www.laserfiche.com
De acordo com a
IDC, uma empresa de pesquisa focada em tecnologia, a quantidade
de dados globais criados e replicados por ano chegará a 44
zettabytes (ou 44 trilhões de gigabytes) nos próximos cinco
anos.
Grande parte destes dados -
e-mails, fotografias, vídeos, conteúdos de mídias sociais e
de texto, incluindo dados de documentosnão
não são estruturados.
A seguir descreveremos de maneira
resumida quatro maneiras que um sistema de Gerenciamento de
Conteúdo Empresarial (ECM - Enterprise Content
Management)*1 pode ajudar a
gerenciar dados não estruturados de modo que sejam acessíveis,
pesquisáveis, disponíveis e relevantes:
Conteúdo
Acessível
Para que os dados não
estruturados possam ser gerenciados, eles deverão primeiro serem
acessíveis a partir de um local centralizado. Um sistema ECM
permite que todos os tipos de conteúdos estruturados e não
estruturados são armazenados no mesmo repositório,
incluindo:
- Documentos de texto;
- Spreadsheets;
- E-mails;
- PDFs;
- Fotos;
- Vídeos;
- Arquivos de projetos especiais.
Conteúdo
Pesquisável
Percorrer as pastas em um
determinado ambiente, seja seu notebook, seu tablet, ou qualquer
outro dispositivo, nem sempre leva a encontrar as informações
necessárias rápidamente, uma vez que, por vezes, o que você precisa
está "perdido" dentro de um único documento. Com um sistema
de ECM, uma vez que os dados não estruturados são armazenados em um
repositório centralizado, torna-se facilmente pesquisável.
Sistemas ECM podem
executar o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) sobre
quaisquer documentos com texto, como arquivos do Microsoft Word ou
PDFs, permitindo pesquisas para esses documentos por
palavra-chave.
Além de OCR, todos os
documentos armazenados em um repositório ECM têm metadados aplicado
a eles. Metadados são dados sobre a localização dos dados, tornando
assim o conteúdo fácil de categorizar e analisar.
Conteúdo
Disponível
Dados, sejam estruturados ou
não estruturados só são úteis se estão prontamente
disponíveis. Na sociedade de hoje, mais e mais pessoas estão a
acessar os documentos através de dispositivos móveis,
em oposição a um computador laptop ou desktop. Portanto, é
imperativo que todo o conteúdo seja acessível e pesquisável de um
smartphone ou tablet para que ele seja útil.
Uma aplicação de ECM móvel
torna isso possível, permitindo que o conteúdo a ser recuperado a
partir de qualquer dispositivo, e mantendo as notificações para o
usuário sempre que um documento seja relevante precise de maior
atenção.
Conteúdo
Relevante
Note que só porque o conteúdo
está centralizado, é pesquisável e é disponível não necessariamente
torna-o útil. Os dados devem ser relevantes para que realmente
tenham um impacto sobre projetos ou decisões. Uma maneira de se
certificar de que o conteúdo é relevante é se é sempre
atualizado.
Um sistema ECM que
disponibilize versionamento automático permite que
diferentes versões do mesmo arquivo possam ser salvas em um só
lugar, garantindo que sempre que uma pessoa abra o arquivo, ela
estará olhando para a sua versão mais recente. Como também todas as
versões de documentos deverão rastreadas, inclusive os comentários
que foram feitos, notas e informações sobre ele também deverão ser
acessíveis.
Quando os dados não estruturados
estão acessíveis, pesquisáveis, disponíveis e sejam relevantes
(significa que estão dentro de um determinado contexto),
transformam-se em informações que uma organização poderá usar para
tomar melhores decisões, responder às solicitações do cliente e
assegurar a transparência. Um sistema ECM permite que as
organizações aproveitem o poder de dados não estruturados para
melhorar seu desempenho.
Mas o que dizer quando você não
precisa mais de acesso regular a todos esses dados? Um bom sistema
de ECM também ajuda as organizações a gerenciarem dados não
estruturados como registros, completados com horários de retenção e
descarte.
O grande desafio é a integração de
conteúdos (estruturados e não estrurados) e a possibilidade de
converter conteúdo não estruturado em conteúdo estruturado,
tornando desta maneira, processável pelos tradicionais sistemas de
gerenciamento existentes.
Talvez uma das maneiras mais fáceis
de analisar este desafio de forma palpável é explorar os
sites de empresas de notícias, como o acervo da Folha de São
Paulo, por exemplo, onde se encontra o digitalizado os
jornais do grupo dos últimos 90 anos, sendo que nos últimos anos já
estavam em arquivos digitais pesquisáveis, mas edições da década de
30 não eram disponibilizadas. Em um trabalho notável, a Folha
digitalizou todo o acervo com resolução que permitisse o uso de
algoritmos de OCR sobre essas imagens, criando um banco de dados
que permite pesquisar todo o texto. Depende somente da
imaginação para se descobrir novos usos que poderão serem dados a
este acervo.
Com o uso de ferramentas de mineração
de texto, Big Data e BI
- Business Intelligence, poderão serem efetuadas extrações e
análises de informações que até há pouco tempo não eram
imagináveis. Por exemplo, "pedaços" de um arquivo XML de um
documento podem ser utilizados como conteúdo estruturado;
padrões de imagens e de sons podem ser reconhecidos e
consequentemente serem convertidos para estruturados e
assim se tornarem relevantes e extremamente importantes, veja casos
recentes como o Panama
Papers ou o Wikileaks.
Na medida em que as linhas
entre o conteúdo estruturado e não estruturado ficaram cada vez
mais tênues e se tornaram imprescindíveis os sistemas de Gestão da
Informação Corporativa (
EIM - Enterprise Information Management) passaram a
depender cada vez mais desta integração e o poder na organização
estará cada vez mais próximo de quem for o responsável pela
arquitetura e pelo o acesso 'as informações. Imagine que poder terá
alguém que permitir ao usuário da informação ter em um
único ponto de acesso os telefonemas, imagens de documentos,
arquivos de dados e e-mails associados a uma determinada transação
de negócio, obtidos através de um único argumento de pesquisa.
Que desenho deverá ter a Arquitetura
Corporativa para suportar de forma integrada a gestão de
repositórios de conteúdos estruturados e não estruturados e
disponibilizá-los de forma estratégica para a Organização?
Fontes:
https://www.laserfiche.com/ecmblog/4-ways-to-manage-unstructured-data-with-ecm/;
www.aiim.org
*1Gerenciamento de Conteúdo Empresarial
(ECM - Enterprise Content Management) é usado para
criar, armazenar, distribuir, descobrir, arquivar e gerir conteúdos
não estruturados, e finalmente, analisar a utilização para permitir
às organizações entregarem conteúdo relevante para usuários onde e
quando eles precisarem.
Fonte:
http://www.gartner.com/it-glossary/enterprise-content-management-ecm
Veja também:
Curso Governança de ECM ‐
Enterprise Content Management com aplicação do Cobit 5.0‐>http://bit.ly/1KmeeTW
Curso Completo de GED e ECM
>http://bit.ly/2eBmBPI
Curso Melhoria do Processo de
Digitalização pelo enfoque do GED e do
ECM->http://bit.ly/2eW41Ve
Curso Boas Praticas em Projetos
de GED e ECM ->http://bit.ly/2f2i4pZ
Curso BPM e Workflow voltado
para GED ->http://bit.ly/2eW1Hxp
Curso Implantando Projetos
de GED e ECM-> http://bit.ly/2eePZtN
Curso de Capacitação em Gestão
de Conteúdo não Estruturado e ECM ->
http://bit.ly/2eoQncv
Curso Administração e Gestão de
Documentos e de Arquivos‐>http://bit.ly/1LSdh4Q
Curso Gestão de Documentos e
Registros->http://bit.ly/2f1TEgd