Arquivos mensais: julho 2016

Programa Comunicação 360

Programa Comunicação 360

Como entender o outro e fazer-me entender?

A comunicação de modo geral e nas organizações especificamente é um dos fatores que mais impacta, positivamente ou negativamente, no relacionamento interpessoal, na performance e nos resultados finais. Assim, as empresas têm gradativamente se preocupado cada vez mais em fazer a gestão da comunicação de maneira mais efetiva.

Sendo este o principal motivador para a criação deste Programa Comunicação 360o, cujo foco é buscar uma comunicação assertiva que visa apoiar, capacitando pessoas seja de forma individual ou em grupos de colaboradores, para desenvolverem esta competência e suas habilidades tanto orais como escritas.

Desvios de conduta no ambiente de trabalho e práticas abusivas, muitas vezes, são resultado de ineficiência na troca de ideias entre os profissionais e repercutem negativamente na imagem da empresa. Para contornar isso, especialistas como o psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg passaram a estudar alternativas, como a comunicação não violenta nas organizações que é uma estratégia para redução de conflitos e aumento da empatia no ambiente de trabalho, percebida hoje como essencial para a transformação das organizações.

De acordo com o seu criador, a técnica visa utilizar a comunicação para criar relações melhores entre indivíduos. Por isso, ela é essencial para a gestão de pessoas nos ambientes de trabalho. Neles, ela ajuda a identificar e solucionar conflitos, determinar quando alguém invade o espaço do outro e a vocalizar melhor as necessidades de cada um.

O primeiro passo para a construção de uma comunicação não violenta é ouvir com atenção aquilo que os indivíduos ao redor dizem e se colocar no lugar deles.

É comum encontrarmos falhas na comunicação justamente por não sabermos ouvir e não termos empatia, seja dentro de uma organização ou na vida de qualquer indivíduo, contudo sabemos que isso provoca uma série de problemas e conflitos nos relacionamentos. 

Daí incluirmos neste programa um Curso específico voltado para a Gestão de conflitos e negociação, justamente porque as habilidades neste sentido são primordiais, seja na área comercial, seja em qualquer outra atividade humana. Afinal estamos sendo sempre postos em xeque e negociando.

 

Como organizar o meu dia-a-dia dando prioridades e distribuindo meu tempo no que é realmente importante?

 

O único recurso que temos em comum é o tempo e não há como discordar. Compromissos relacionadas ao trabalho, relacionamentos, educação, família e saúde competem entre si. Ainda que todos tenhamos rigorosamente 1.440 minutos todos os dias existe, sim, uma restrição de tempo para dar conta de tudo - até porque nossas atividades não envolvem apenas a vida profissional. 

Tendo em vista a crescente demanda pelo aumento da produtividade pessoal incluímos neste programa o Curso Gestão Eficaz do Tempo onde o participante será incentivado a pensar sua rotina diária e readequar conforme as técnicas de eliminação de desperdiçadores de tempo. Ganhando, dessa forma, horas úteis para cumprimento de suas atribuições, entregas no prazo e alívio do stress.

 

Como conciliar o aprendizado contínuo com a comunicação e assim potencializar meus conhecimentos e performance?

 

A tomada de consciência de nossos pontos fortes e fracos nos leva ao questionamento e estimula a nossa capacidade de tomada de decisão: como podemos potencializar nossos talentos e, assim, ter mais sucesso em nossa carreira?

São as situações que nos desafiam que fazem crescer o grau de complexidade de nossas experiências.

Por meio do "lifelong learning"(aprendizagem contínua ou educação continuada) nossa capacidade de tomada de decisão se fortalece, uma vez que o conhecimento abre nossas possibilidades de reflexão e pontos de vista até então não considerados, gerando mais valor à nossa jornada enquanto indivíduos e profissionais.

Uma das propostas do "lifelong learning" é transformar a ideia de que o aprendizado não termina quando o estudante sai da sala de aula ou recebe um diploma. Se bem entendido, o termo refere-se ao aprendizado de toda vida, caminho que vai na direção oposta da mentalidade pré-globalização, quando profissionais se formavam e já estavam aptos para trabalhar nas suas áreas durante toda a vida.

Entre os benefícios apontados por pesquisas, como a "Lifelong learning; why do we need it?", da Universidade de Teerã, estão maiores salários para os profissionais que se mantêm atualizados e maior capacidade de adaptação. 

Além do aspecto salarial, o "lifelong learning" também garante mais oportunidades de emprego, já que novas carreiras e habilidades são requeridas a todo tempo.

Para garantir a absorção de aprendizado, uma das dicas é aplicar a teoria à prática. Na famosa pirâmide (veja figura a seguir) de William Glasser, que mostra como aprendemos, as atividades práticas e o ato de ensinar um tema aos outros é a principal forma de absorver um novo conhecimento.

Taxas de Retenção de Conhecimento

Essa dinâmica é aplicada no processo de educação executiva e pode ser potencializada pelo ciclo do conhecimento associado à Comunicação 360

Como podemos ver na figura a seguir:

 Ciclo Aprendizado Contínuo

 

 

Clique aqui e acesse o descritivo completo do

Programa Comunicação 360o

Digitalizar não é o mesmo que transformação digital

 

Visão GrupoTreinar

Resumo.   

A Covid-19 acelerou o ritmo das iniciativas digitais de muitas empresas - e ainda assim muitos executivos expressam preocupação de que estão realmente ficando para trás nas escolhas importantes que levam à diferenciação. Para vencer no mundo pós-Covid, os líderes devem repensar não apenas como sua empresa funciona, mas também o que você faz para criar valor na era digital. Os autores, que estudaram mais de uma dezena de empresas que realmente se transformaram, recomendam três ações para líderes que buscam garantir o futuro de suas empresas:

1) Reimaginar seu lugar no mundo, ao invés de focar em digitalizar o que você já faz; 

2) Criar valor por meio dos ecossistemas, em vez de tentar fazer tudo sozinho; e

3) Reimaginar sua organização para permitir um novo modelo de criação de valor.

Se sua organização está mais ocupada do que nunca com a "digitalização", você não está sozinho. Os esforços digitais têm proliferado há anos, à medida que as empresas se esforçam para acompanhar a inovação tecnológica. A Covid-19 acelerou enormemente o ritmo, à medida que muitas de nossas atividades mais básicas, desde compras no mercado até "ir para o trabalho", passaram a ficar online.

No entanto, essa onda acelerada de iniciativas digitais não deve ser confundida com a transformação real dos negócios necessária para o sucesso na era digital. O primeiro trata principalmente de possibilitar os negócios normais e "permanecer no jogo", enquanto o último trata da construção de uma vantagem competitiva real e de longo prazo para o sucesso.

Apesar de tanta energia e investimento em digitalização, estamos ouvindo muitos executivos expressarem preocupação com o fato de estarem realmente atrasados ​​em fazer escolhas importantes que levam à diferenciação. Eles estão certos em se preocupar, porque vencer no mundo pós-Covid exigirá repensar não apenas como você trabalha, mas também o que você faz para criar valor na era digital. Não importa quantas iniciativas digitais você implemente, você não pode esperar vencer sendo o mesmo que seus concorrentes - e eles estão fazendo coisas semelhantes, embora em velocidades diferentes.

Em vez disso, as empresas precisam dar um passo atrás e fundamentalmente (re)conceber como criam valor. Eles precisam reimaginar seu lugar no mundo, repensar como criam valor por meio dos ecossistemas e transformar suas organizações para permitir novos modelos de criação de valor. O resultado final é que as empresas precisam moldar seu próprio futuro, reconhecendo que o mundo mudou fundamentalmente e que devem encontrar nele seu propósito. Se você não consegue responder às perguntas "Por que estamos aqui?" ou "Que valor exclusivo agregamos para nossos clientes?" então você provavelmente estará, na melhor das hipóteses, apenas permanecendo no jogo.

Pesquisamos mais de uma dúzia de empresas que têm trabalhado arduamente para se transformar dessa forma, muito antes da chegada da pandemia. Essas empresas mantiveram o ímpeto em meio à pior recessão e crise de saúde pública de nossa vida, e suas experiências coletivas contrastam fortemente com aquelas focadas apenas em digitalizar o que já fazem.

A primeira mostra é a Philips, que antes da Covid olhava para o futuro e decidiu se transformar de um conglomerado multi-setorial centrado na fabricação em uma empresa focada em serviços e soluções de tecnologia de saúde. Ela abandonou seu negócio básico (iluminação) e evoluiu da fabricação e distribuição de produtos em escala, para reunir hardware, software, dados, experiência clínica e conhecimentos habilitados para IA para apoiar a entrega de cuidados de saúde de melhor qualidade e menor custo.

Quando a Covid-19 apareceu, a Philips não apenas projetou e  produziu em massa um novo ventilador , mas também o complementou com biossensores que alimentavam as informações do paciente em uma plataforma de monitoramento remoto para permitir o cuidado seguro de pacientes Covid-19 altamente contagiosos. A Philips também  implantou um portal online para ajudar médicos em hospitais holandeses a compartilhar dados de pacientes relacionados. Apesar dos negócios da Philips serem desafiados pela queda da demanda após a Covid, seu novo modelo de fazer negócios deu suporte a uma rápida implantação de soluções que contribuíram para que a empresa encerrasse o ano com um crescimento de receita estável.

A construção é conhecida como uma indústria tradicionalmente pesada e "não tecnológica", mas a Komatsu tem evoluído da venda de equipamentos de construção para se tornar líder em soluções de construção inteligentes habilitadas digitalmente. Isso está ajudando seus clientes a melhorar drasticamente a produtividade e a realização de valor em um setor que experimentou um aumento de produtividade praticamente nulo nos últimos 20 anos.

A Komatsu inicialmente lançou máquinas de construção que utilizam GPS, mapeamento digital, sensores e conexões IoT para permitir que seus clientes usem os equipamentos Komatsu com mais eficiência. Desde então, a empresa foi mais longe e abriu sua plataforma e dados Landlog que permitem aos clientes, concorrentes e outras empresas no ecossistema de construção coordenar melhor suas atividades e melhorar a produtividade total em um projeto de construção. Essas inovações do modelo de negócios pré-Covid desde então permitiram à Komatsu  aumentar novas fontes de receita por meio de serviços gerenciados e plataformas automatizadas, e até mesmo acelerou o lançamento de novas ofertas após a queda da Covid, apesar da queda na atividade de construção.

Outro exemplo é a Microsoft , que nos últimos cinco anos tem se transformado de maior fornecedora de software do mundo para oferecer soluções habilitadas por tecnologia (hardware, software, serviços e computação em nuvem) para ajudar os clientes B2B e B2C a melhorar suas operações e sua experiência de vida diária. A empresa reinventou totalmente sua organização legada, mudando de um foco em empurrar produtos para o mercado de massa, para equipes orientadas para a solução do cliente encarregadas de reunir as muitas habilidades multifuncionais necessárias para adaptar os serviços às necessidades específicas do cliente.

Tendo esclarecido seu propósito e radicalmente reorganizado em torno de equipes voltadas para soluções, a Microsoft estava em posição de "agir como primeiros socorros digitais para os primeiros respondentes do mundo", quando a pandemia atingiu, como Nadella  observou em um e-mail aos funcionários . Alcançou níveis históricos de crescimento da receita da nuvem com soluções como o apoio a universidades para mover todo o seu "negócio" online. Esse nível de velocidade e capacidade de resposta às necessidades exclusivas dos clientes estava atrasado na Microsoft há 10 anos, apesar de seu legado de liderança digital.

O que aprendemos com esses três exemplos e com as outras empresas que estudamos é que os líderes que desejam garantir o futuro de suas organizações devem:

Reimagine seu lugar no mundo, em vez de se concentrar em digitalizar o que você já faz. As empresas que se transformam para o sucesso na era digital definem sua razão de ser em termos do valor ousado que criam para seus clientes (e os clientes de seus clientes) e por quê. Eles aproveitam as vantagens da nova tecnologia não para copiar o que todo mundo está fazendo, mas para avançar em suas próprias missões, investindo nos recursos de diferenciação que lhes permitem cumprir seu propósito. Preencher seu novo lugar no mundo com vida muitas vezes exige que abandonem antigos modelos de negócios, ativos e crenças sobre a criação de valor.

Crie valor por meio dos ecossistemas, em vez de tentar fazer tudo sozinho. As empresas de sucesso na era digital reconhecem que a maneira de permanecer relevante vem trabalhando em conjunto com um ecossistema de participantes para entregar as propostas de valor ambiciosas que os clientes desejam e para inovar rapidamente e ampliar os recursos incríveis que são necessários. Operar dessa forma requer que os líderes pensem na criação de valor com mais ousadia, questionem o que sua organização deve realmente possuir e estejam preparados para se abrir para os concorrentes e abrir mão de fontes tradicionais de receita a fim de atender a algumas das necessidades mais fundamentais dos clientes.

Reimagine sua organização para permitir um novo modelo de criação de valor, em vez de pedir às pessoas que trabalhem de novas maneiras dentro dos limites do antigo modelo organizacional. Os vencedores na era digital quebram as velhas estruturas de poder para que novas ideias e recursos possam ser dimensionados de forma mais colaborativa. Eles colocaram em prática equipes orientadas a resultados com a tarefa de colaborar em toda a organização e trabalhar com seus parceiros do ecossistema para fornecer os recursos diferenciadores (e muitas vezes multifuncionais) de que precisam para vencer.

Os líderes invariavelmente terão que lidar com questões importantes sobre quanta mudança eles devem realizar, quão rápido seus negócios existentes podem ser interrompidos, quão longe a estratégia pode se estender das capacidades atuais e como melhor gerenciar a transformação.

Mas essas perguntas não devem ser usadas como desculpas para manter os modelos de negócios atuais. Sem uma transformação de negócios mais fundamental, a digitalização por si só é um caminho para lugar nenhum. Lembre-se da famosa citação de Peter Drucker:

"A administração está fazendo as coisas certas; liderança é fazer as coisas certas". 

Agora é a hora de as equipes executivas se apresentarem, se separarem e se tornarem líderes na era digital.

 

Autores: Tela Paul e Mahadeva Matt Mani

Fonte: https://hbr.org/2021/03/digitizing-isnt-the-same-as-digital-transformation?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+harvardbusiness+%28HBR.org%29

 

 

Administração de Alta Performance

Administração de Alta Performance

 

As responsabilidades de um gerente possuem várias faces e a natureza variável do trabalho transformou esse papel preponderante. Isso significa que os gerentes da atualidade são responsáveis por juntar informações, tomar decisões, agir como exemplos, cultivar motivação e avaliar seus funcionários e neste sentidoHigh Output Managementé um livro essencial para ajuda-los.Escrito pelo saudoso Andy Grove, o ex-CEO da Intel, é voltado para gerentes, diretores e CEOs.

Se você tem uma equipe, uma empresa ou se relaciona com muitas pessoas no seu dia a dia e tem que equilibrar os interesses do seu  time, este livro é obrigatório para você. O foco doHigh  Output Managenté deixar bem claro que a principal  característica de um bom gestor é o foco em resultados,  nosoutputse, assim, ensinar como você pode gerar  mais resultados por meio de um entendimento de como  uma corporação deve funcionar.

Em uma empresa, seu resultado pessoal é equivalente ao resultado de todas as equipes e departamentos sob a sua supervisão ou influência. Seu time somente atingirá alta performance de verdade se cada membro tiver um entendimento do seuoutputnecessário e clareza de qual é o seu papel na empresa.

 

Então, como gerente você deve ser claro sobre seu papel. De uma forma geral o livro destaca os seguintes aspectos:

 

  • Gerenciar uma empresa é como servir um almoço - requer um entendimento de processo de produção;
  • Gerentes precisam saber como selecionar indicadores de performance e tirar informações importantes deles;
  • O sucesso de um gerente depende do sucesso de seu time;
  • É responsabilidade do gerente promover a motivação de seu time;
  • Funcionários não são somente motivados por recompensas financeiras, mas eles precisam também de feedback e de suporte de seus gerentes;
  • Os gerentes devem encorajar competições no trabalho e adotar o papel de treinador para melhorar a performance de seus times.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RESUMO DO LIVRO (19 PÁGINAS)

 

Alta Performance e Impacto

 

 

Alta Performance e Impacto

 

 

"Este livro é para todas as pessoas que desejam tomar as rédeas da vida, crescer na carreira, conquistar mais sucesso e se tornar grandes líderes. Paulo Ibri é, sem dúvidas, um líder nato e ajudará milhares de pessoas." - RAFA PRADO. Autor de 100 Graus e criador dos eventos Ebulição e Mastery.

"Coach e empreendedor, Paulo Ibri condensa neste livro experiências e aprendizados preciosos para todos que queiram mais da vida: mais prosperidade, mais felicidade, mais senso de propósito e de significado, mais conquistas e mais realizações. E, é claro, mais sucesso, conceito que Paulo define como viver a vida com metas e objetivos que nos desafiem, correr riscos, fazer do mundo um lugar melhor e, ainda, divertir-se nessa jornada. Parece ambicioso? Certamente! Mas sem grandes sonhos não temos o impulso necessário para levantar voo e chegar longe." - VILLELA DA MATTA. Fundador e Presidente da SBCoaching.

"Este livro inspirador, inteligente e de leitura ágil o ajudará a alcançar todo o seu potencial muito mais rápido do que você jamais imaginou ser possível."

- BRIAN TRACY. Autor de O Ciclo do Sucesso e Comece Pelo Mais Difícil.

Fonte: Alta Performance & Impacto - Livraria FGV

Alta Performance & Impacto
Autor: Ibri, Paulo
Editora: Alta Books

Categoria: Interesse Geral

ISBN: 9788550806044Edição:01ED/19Ano: 2019

 

Veja o Resumo a seguir->
 

 

Mudar depende só de você

A forma pela qual você reage a cada situação, seja ela positiva ou negativa, pode alterar significativamente os resultados obtidos. A boa notícia, contudo, é: seus resultados sempre passarão por mudanças drásticas. A parte mais desafiadora e divertida de nossas vidas refere-se ao fato de dispormos do poder necessário, caso condicionemos nossa mente do modo correto, para mudar tudo o que quisermos. Se você não gosta do seu trabalho, da sua faculdade, da sua casa ou de seu relacionamento, mude! Obviamente, para cada mudança será necessário um nível de preparação diferente, porém, tudo começa em seu interior, em sua mente, na forma como age, reage e pensa em todos os eventos do seu dia a dia. Para promover essas mudanças, o autor propõe alguns passos a serem seguidos.

 

Siga os passos

Você, alguma vez, já notou que os indivíduos mais bem sucedidos do mundo, em sua imensa maioria, saíram do "zero"? Sem embargo, muitos não tinham absolutamente nada em suas infâncias, passando por imensas dificuldades e, até mesmo, passando fome. Atualmente, porém, são consideradas as pessoas mais felizes e prósperas que existem. Mesmo sem ter educação formal, "berços de ouro" ou qualquer tipo de auxílio externo. Para o autor, esse padrão nos revela que tudo é possível. Basta estar disposto a colocar todo o empenho e esforço necessários para atingir o que você deseja e, assim, fazer somente escolhas certas. Dito de outra forma, o maior diferencial dessas pessoas é, sem dúvida, a força de vontade, isto é, um desejo intensamente vibrante de atingir o sucesso, obter excelentes resultados e fazer algo grandioso. Tais mulheres e homens de sucesso não se detêm antes de atingir tudo o que querem. Essa resolução os acompanha continuamente, fazendo com que nunca falhem. Lembre-se de que, se as pessoas continuarem fortes e decididas a não parar, como elas poderiam falhar? Os erros acontecem, apenas, quando você desiste ou se convence de que os seus sonhos não podem dar certo. Nesse ponto, o autor lança uma provocação: "como algo que ainda não acabou pode dar certo"?

Não pode.

É altamente recomendável que você se esforce para pensar em sua trajetória dessa maneira: como um caminho permanente, construído dia a dia, que não parará até que você tenha realizado todos os seus projetos. Com efeito, o sucesso não se resume aos conhecimentos, aos conteúdos ou à técnica. O grande segredo, para o autor, reside na forma pela qual você decide programar o seu cérebro, estruturar a sua mentalidade, raciocínios e crenças. Outro elemento fundamental consiste na quantidade de tempo que você está disposto a "investir" para superar as situações difíceis e atingir o sucesso. Para que isso seja feito, é imprescindível definir o núcleo de sua atuação profissional e pessoal.

 

Seu núcleo

Todos têm um propósito na vida, não é mesmo? Nesse sentido, uma das coisas mais importantes que você poderá fazer ao longo de sua jornada consiste em tentar descobri-lo. Ao conhecer o seu propósito na vida, você descobrirá os seus porquês, injetando paixão em todas as coisas que realiza, colocando alegria em tudo e tornando-se determinado e motivado. Isso trará uma agradável sensação de realização interna para todas as coisas que faz. Há pessoas que, sem a definição de um propósito claro, apenas "existem", sem saber direito como será seu futuro, o que fazer ou para onde ir.

As pessoas com propósito, por seu turno, vivem de um modo completamente oposto, à medida que todas as coisas parecem se encaixar nos lugares certos. Portanto, estar alinhado com seu propósito significa felicidade, realização e a alegria de quem faz o que gosta e conquista o que é, de fato, importante para si mesmo. Quando viver dessa maneira, perceberá que coisas boas gravitarão em sua direção e novos recursos surgirão a todo momento. Aparecerão, também, mais pessoas que podem te auxiliar na realização de seus objetivos e, no fim das contas, todos se beneficiarão: o seu mundo externo e o mundo interno. A partir de um propósito claro e escrito, você passará a contar com um guia para a vida, orientando-lhe em suas decisões, metas e desejos. Ao articular os seus valores com o seu propósito, você ganhará, também, um fantástico senso de claridade. Assim, terá a liberdade e a independência necessárias, bem como as melhores condições para escolher o que quer realizar e qual caminho deseja seguir.

 

Liberdade e independência

Agora que estamos na metade da leitura, é chegada a hora de analisarmos a interpretação que o autor confere ao conceito de liberdade e as principais características que diferenciam as pessoas de sucesso. A crença limitante que o autor intenciona tirar da mente dos leitores é a noção de que acumular dinheiro é algo difícil.

Segundo ele, é preciso acreditar que é fácil enriquecer. Caso contrário, sua libertação financeira será, de fato, impossível. Embora concorde que dinheiro não é sinônimo de felicidade, nosso autor sustenta que "dinheiro é liberdade". Trata-se de liberdade de tempo, de escolha, de onde alocar os seus recursos. Com um correto acúmulo de dinheiro, você poderá aproveitar todas as oportunidades que passarem à sua frente. São muitas, acredite. Outras crenças limitantes referem-se à ideia errônea de que as pessoas bem-sucedidas tiveram sorte ou receberam algum tipo herança. Afinal, todos podemos construir o que quisermos, desde que nosso foco esteja sempre em hábitos certos e objetivos de longo prazo. As próprias atitudes das pessoas bem-sucedidas devem servir como um valioso norte para todos que almejam realizar plenamente os seus sonhos.

 

O que separa as pessoas comuns das bem-sucedidas

As pessoas que conseguem obter resultados bem acima da média (também chamados de "high achievers") colocam metas para si mesmas e não se detêm antes de atingi-las. Dessa forma, um ciclo positivo é gerado pelos movimentos de estipular e conquistar objetivos. Tanto que o autor recomenda incorporar esse hábito em nossas vidas, regendo-as pelos objetivos escritos. Você deve saber precisamente o que deseja atingir e até quando ir para perseguir os seus anseios. Lembre-se de que você merece tudo o que puder atingir, entretanto, sua mente precisa de uma ajuda para isso.

A despeito de ser um processo que apresenta inúmeras vantagens, muitas pessoas não escrevem os seus objetivos, pois há diversos bloqueios mentais que as impedem, como:

  • medo do fracasso;
  • medo do deboche ou da rejeição;
  • nunca receberam as instruções adequadas para o estabelecimento de metas;
  • elas foram desencorajadas quando escreveram suas metas pela primeira vez;
  • não foram ensinadas por seus professores ou pais.

Fique atento: nenhum desses motivos pode impedir você de escrever suas metas na vida. Com efeito, menos de 10% dos indivíduos determinam metas para si. Nós aprendemos Física, Química, História, porém, não aprendemos a redigir nossos próprios objetivos. Preste atenção aos impactos que isso gera na vida das pessoas. Ao simplesmente escreveremos nossas metas em uma folha de papel, conseguiremos atingir bem mais do que pensávamos ser possível. Outro fator que, devido à sua importância, não pode ser negligenciado é que quanto mais dividir seus objetivos com as outras pessoas tanto maior será o poder de suas próprias metas. Se essas pessoas forem bem-intencionadas e se se preocuparem, genuinamente, como você, elas também se mobilizarão para lhe ajudar. Essa é a relevância de estabelecer relacionamentos com pessoas capazes de alavancar, de alguma forma, os seus resultados.

Ademais, é imprescindível revisar diariamente as suas metas, a fim de enraizá-las. Desse modo, você visualizará, em sua mente, os objetivos, encontrando diferentes meios para alcançá-los e motivando-se cada vez mais. O autor ressalta que esse processo se assemelha ao da visão, no qual o seu subconsciente é treinado para enxergar melhor todas as oportunidades que cruzarem o seu caminho.

 

Notas finais

As pessoas mais seguidas, respeitadas e admiradas do mundo são, justamente, aquelas que se posicionam claramente acerca do que defendem e acreditam. Elas têm uma noção exata dos seus próprios valores e vivem segundo eles. Ainda que não concordemos com essa ou aquela ação, respeitaremos suas opiniões, devido a essa clareza em suas posturas. É imprescindível compreender que os seus valores pessoais são um ímã, um guia que lhe levará à direção que você deseja seguir em sua vida. Ao definir claramente os seus valores, definirá, também, um compromisso para segui-los. Lembre-se de que esse é o único jeito de se sentir feliz e realizado com as conquistas que você obterá durante a sua vida, pois nenhum objetivo pode se igualar ou, tampouco, superar os seus valores.

 

Fonte do Resumo: 12 Minutos, "Alta Performance e Impacto"

/https://web.12min.com/reader/60463

 

 

A incrível máquina de encolher

NITRETO DE BORO

 

Um novo material ajuda os transistores a se tornarem muito pequenos

 

E mais transistores significam mais poder de computação

 

Aqui está uma velha piada no setor de semicondutores de que o número de pessoas que prevê a morte da lei de Moore duplica a cada dois anos. Isso se refere a outra previsão, feita na década de 1970 por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, uma gigante fabricante de chips, de que o número de transistores que podem ser amontoados em um chip de silício dobra a cada dois anos. Quando esse número ultrapassou 1 milhão em meados da década de 1980, alguns disseram que a taxa de progresso tinha que desacelerar. Em 2005, o número de transistores em um chip aumentou acima de 1 bilhão, o que muitos consideravam insustentável. Mas agora existem cerca de 50 bilhões de transistores disputando espaço em alguns chips e os produtores estão buscando mais.

 

No estado da arte atual, os menores componentes (transistores e diodos) feitos em um chip de silício têm cerca de sete nanômetros (bilionésimos de metro) de diâmetro. Isso é um milésimo do diâmetro de um glóbulo vermelho. Mas os problemas estão aumentando. À medida que os componentes diminuem, os elétrons começam a vazar das conexões entre eles, causando interferência e falta de confiabilidade. Os profetas da desgraça, portanto, voltaram. Mais uma vez, no entanto, eles parecem estar errados. A resposta para o problema de vazamento de elétrons é um melhor isolamento entre os componentes do chip. E um grupo de pesquisadores na Coréia do Sul e na Grã-Bretanha acha que possui o isolador necessário. É chamado de nitreto de boro amorfo de película fina (a- bn ).

A maravilha que espera

A história de fundo deste material é intrigante. O boro e o nitrogênio estão em ambos os lados do carbono na tabela periódica, uma consequência disso é que os materiais compostos por números iguais de átomos de boro e nitrogênio cristalizam da mesma maneira que o carbono. Por outras palavras, existem equivalentes de nitreto de boro de diamantes e grafite. Existem também versões de nitreto de boro dos pequenos arranjos de átomos de carbono conhecidos como fulerenos e nanotubos. Portanto, não foi surpresa, após a criação, em 2004, de outro alótropo de carbono, o grafeno, que consiste em camadas únicas de átomos dispostos em uma grade hexagonal como um favo de mel, por ter um análogo de nitreto de boro. Isto passou a ser conhecido coloquialmente como grafeno branco.

 

Para começar, o grafeno branco também era parte do novo campo de materiais bidimensionais, como costumam chamar essas folhas de átomos. O grafeno real, sendo incrivelmente forte e capaz de conduzir calor e eletricidade de maneira extremamente eficiente, foi considerado um material maravilhoso que poderia um dia ser usado para tornar os transistores muito menores e mais rápidos que a variedade à base de silício, e assim manter a lei de Moore em vigor. Mas, para esse propósito, o grafeno real tem um problema que é o inverso de sua maravilha: não possui gap de banda.

 

A folga de banda de um material é uma medida da energia necessária para um elétron fluir através dele. Uma folga de banda estreita significa que o material é um condutor. Um intervalo de banda larga o torna um isolador. O intervalo de banda de zero do grafeno, o que é mais incomum, faz com que seja um condutor muito bom. Mas, para ser um semicondutor, o tipo de material a partir do qual os transistores são fabricados, é necessário um espaço de banda "Goldilocks" que fica entre os dois extremos - nem muito estreito nem muito amplo. Vários métodos de consertar produziram versões de grafeno que possuem essa propriedade de conto de fadas, mas os transistores feitos com eles estão, até agora, confinados ao laboratório.

 

O estudo do grafeno e seus análogos, no entanto, proporcionou aos tecnólogos uma enorme experiência no campo de materiais bidimensionais. E é aí que entra o nitreto de boro. Embora não seja utilizado como semicondutor, ele possui uma folga de banda larga o suficiente para torná-lo um isolante extremamente bom. Assim, parece um material adequado, pelo menos em princípio, para lidar com o problema do vazamento de elétrons.

 

Entre as empresas que tentam desenvolver transistores de grafeno está a Samsung, um gigante grupo de eletrônicos sul-coreano. Seus pesquisadores não negligenciaram o nitreto de boro. Um deles, Hyeon-Jin Shin, trabalhando em colaboração com Hyeon Suk Shin (sem parentesco) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan na Coréia do Sul e Manish Chhowalla da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, criou um formulário de nitreto de boro de película fina que não possui a estrutura hexagonal regular do grafeno branco padrão - daí a descrição "amorfa". Fundamentalmente, a maneira como essa substância é feita pode permitir a integração do nitreto de boro no processo padrão de fabricação de cavacos.

 

Um resultado fabuloso

Os materiais de película fina são geralmente criados por um processo chamado deposição química de vapor ( cvd ), e a- bn não é uma exceção. A técnica, como o próprio nome sugere, envolve vaporizar o material em questão, ou produtos químicos que reagirão juntos para produzi-lo, e depois depositar o resultado em um substrato. No caso da microeletrônica, esse substrato é geralmente uma bolacha de silício.

 

Em geral, para materiais bidimensionais, como grafeno e grafeno branco, a cvd deve ser realizada acima de 700 ° C. Isso é muito quente para as fabs existentes. Mas com o filme fino a- bn , diz Hyeon-Jin Shin, a temperatura pode ser reduzida até 400 ° C. Essa temperatura mais baixa deve permitir que o material seja depositado diretamente sobre bolachas de silicone e outros substratos sem precisar refazer as fábricas de bilhões de dólares, conhecidas como fabs, nas quais os chips são fabricados. Ela acredita que isso significa que o a- bn de filme fino pode ser comercializado para fabricação de cavacos muito mais rápido do que outros materiais bidimensionais.

 

As novas películas amorfas são mais espessas que o grafeno branco padrão, mas apenas ligeiramente. Com três nanômetros, eles estão dentro da faixa de tamanho necessária para formar parte da próxima geração de componentes que abalam os céticos. Eles também são termicamente, mecanicamente e eletricamente estáveis. E eles preservam a ampla faixa de grafeno branco e, portanto, suas propriedades isolantes. Adicione sua simpatia fabulosa ao cálculo e seu futuro parecerá brilhante. Com sorte, então, os opositores à lei de Moore foram manobrados novamente. 

 

Este artigo apareceu na seção Ciência e tecnologia da edição impressa doThe Economist, sob o título "The incredible shrinking machine"

 

Fonte: Science & technologyJul 18th 2020 edition

https://www.economist.com/science-and-technology/2020/07/18/a-new-material-helps-transistors-become-vanishingly-small

 

 

 

Top sites sobre economia digital, física, matemática, biologia, ciência da computação, TI, gestão da informação, inteligência artificial, startups, gadgets, entretenimento, games, design e negócios digitais

Top sites Tecnologia

 

 

The Digital transformation Daily->https://paper.li/f-1588210250#/

 

CIO é uma revista relacionada a tecnologia e TI. A revista foi fundada em 1987 e agora é totalmente digital.  O nome se refere ao cargo de diretor de informações.

O CIO faz parte do negócio de publicações empresariais do International Data Group, com sede em Boston.

https://cio.com.br/tag/inteligencia-artificial/

 

 

A The Shift identifica, apresenta, traduz e contextualiza a ruptura em cenários que façam sentido para indivíduos e corporações de todas as atividades e segmentos econômicos.

Oferecem conteúdos exclusivos e abrangentes que ajudam pessoas e empresas a identificar hoje as oportunidades para inovar, prosperar e transformar os negócios e a sociedade.

A ruptura é resultado de um movimento de mudança acelerada, contínua e permanente.

Notícias isoladas não ajudam a compreender em profundidade a nova Economia Digital e seus impactos na vida de pessoas, empresas e países. Para entender a transformação socioeconômica e política que já está em curso é necessário um novo modelo de jornalismo. Acreditamos que os participantes da Economia Digital precisam de CONTEXTOS, que nascem da combinação de análises, opiniões, conversas,  estudos, dados e informações coletadas junto aos protagonistas da profunda mudança transformacional pela qual passamos.

https://theshift.info/

 

 

O Canaltech é um site de tecnologia, com informações sobre jogos eletrônicos, notícias, entrevistas, análises de aparelhos móveis, dicas, tutoriais e aplicativos. O Canaltech foi fundado em julho de 2012 por Felipe Szatkowski  e Domingos Hypolito Neto  com o intuito de produzir conteúdos sobre tecnologia. Atualmente, realiza análises de produtos, podcasts, temas corporativos e cobertura do noticiário diário. Também abrange temas como:  lançamentos de produtos, novidades das empresas que atuam neste meio, atualizações sobre as redes sociais e a internet, curiosidades, notícias e entrevistas sobre ciências, espaço e cultura geek.

https://canaltech.com.br/

 

Página online da BBC Focus Magazine. Notícias científicas, tecnologia, fotos da natureza e respostas às suas perguntas sobre ciências.

https://www.sciencefocus.com/

 

Olhar Digital é um programa de televisão brasileiro e uma plataforma na internet de informações, com foco em tecnologia.  Foi exibido originalmente pela RedeTV! entre 20 de fevereiro de 2005 e 27 de janeiro de 2013. A partir de 10 de junho de 2006,  o programa passou a ser exibido na PlayTV aos sábados.É apresentado por Marisa Silva e narrado por Delphis Fonseca.

A partir de 20 de abril de 2013, o programa voltou ao ar com o nome Olhar Digital Plus pelo AXN e pela Sony. Além, o programa é transmitido em boletins diários pela BandNews FM.

https://olhardigital.com.br/

 

A missão do MIT Technology Review é trazer decisões mais bem informadas e mais conscientes sobre tecnologia por meio de jornalismo autoritário, influente e confiável. Frequência 3 postagens / dia

https://www.technologyreview.com/

 

ITBusiness.ca é a principal fonte de informações do Canadá para profissionais de linha de negócios que buscam alavancar a tecnologia para direcionar seus objetivos de negócios - de RH a marketing e C-Suite.

Por meio de uma combinação de estudos de caso, entrevistas e análises de produtos, ITBusiness.ca oferece aos  executivos um balcão único para todas as suas necessidades de transformação digital, ao mesmo tempo que fornece  notícias do setor de tecnologia em um contexto canadense.

https://www.itbusiness.ca/

 

O IET é uma organização profissional líder mundial que compartilha e aprimora conhecimentos para promover a ciência, a engenharia e a tecnologia em todo o mundo. E&T é uma revista premiada e um site para engenheiros, cobrindo ambiente construído, design e produção, energia, TI e comunicações e transporte. Frequência 10 postagens / dia

https://eandt.theiet.org/

 

 

TechCrunch é um website focado em notícias sobre tecnologia, bem como perfis de empresas, produtos e sites.  Foi fundada por Michael Arrington e Keith Teare, em 2005, e foi publicado pela primeira vez em 11 de junho de 2005. Em 28 de setembro de 2010, durante a TechCrunch Disrupt em São Francisco, a AOL anunciou a compra de TechCrunch.

https://techcrunch.com/

 

Wired é uma revista estadunidense, de publicação mensal, com sede em San Francisco, Califórnia, que aborda questões envolvendo tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios, os seus diferentes sub tópicos e a respetiva influência na sociedade, cultura, economia e política.

https://www.wired.com/most-recent/

 

Tech Advisor da IDG traz notícias, análises, dicas, truques e opiniões sobre os melhores e mais recentes gadgets, de smartwatches e smartglasses a smartphones e tablets, nós temos tudo sob controle. O Consultor Técnico é uma leitura essencial para os fãs de gadgets. Frequência 9 postagens / dia

https://www.techadvisor.co.uk/

 

PC World é uma revista de informática publicada mensalmente pela IDG. Ela oferece conselhos em vários aspectos sobre  PCs e itens relacionados, a internet, entre outros produtos e coisas da área de informática. A cada mês, a PC World realiza testes em várias áreas de tecnologia da informação, desde computadores pré-construídos, monitores LCD, cartões gráficos,  placas-mãe, PDAs, roteadores de rede sem fio, softwares, entre outros.

https://www.pcworld.com/

 

A Quanta Magazine é uma publicação online independente do ponto de vista editorial da Fundação Simons, cobrindo desenvolvimentos em física, matemática, biologia e ciência da computação. Em 2020, a Quanta Magazine recebeu um National  Magazine Award for General Excellence da American Society of Magazine Editors por sua "disposição de abordar alguns dos  tópicos mais difíceis e difíceis da ciência e da matemática em uma linguagem acessível aos leitor leigo sem condescendência ou simplificação exagerada."

https://www.quantamagazine.org/

 

ComputerWorld é uma revista popular para profissionais e entusiastas de TI. Se você está entrevistando para um cargo mais recente ou apenas deseja se manter atualizado sobre as últimas tendências do setor de TI. A este respeito, ComputerWorld  é uma revista bem conhecida que se concentra em produtos e recursos baseados em tecnologia relativos aos cenários do  mundo real.

https://www.computerworld.com/

 

Uma publicação de tecnologia e ciência premiada, dedicada à sustentabilidade, educação STEM, jogos e muito mais. Innovation & Tech Today traz as principais histórias e notícias que afetam você. De Sustentabilidade e STEM ao Entretenimento. Frequência 7 postagens / dia

https://innotechtoday.com/

 

Geektime é a maior plataforma de mídia de tecnologia em Israel e o principal canal de notícias sobre startups em Israel. Estabelecido em 2009, tornou-se o canal de mídia líder no mercado local e internacional para startups, capital de risco, internet, mobile, desenvolvimento e muito mais. Frequência 2 postagens / dia

https://www.geektime.com/

 

Network Computing é uma revista informativa para qualquer pessoa envolvida na indústria de TI e rede. Esta publicação oferece informações privilegiadas sobre infraestrutura baseada em aplicativos, segurança, armazenamento, servidor, mensagens e abordagem colaborativa para resolver problemas. Esta revista também se concentra na orientação de carreira para ajudar as pessoas a encontrarem vagas de recrutamento com padrões de qualidade e módulo de relatórios para incentivar as pessoas a descobrirem a oportunidade de carreira que se adapta aos seus desejos e especialidades.

https://www.networkcomputing.co.uk/

 

A Linux Magazine se concentra meramente no sistema operacional baseado em Linux e é um ótimo recurso e serviço para qualquer um que está usando ou assimilando a plataforma Linux e seria sempre fomentada em benefício para desenvolvedores baseados em Linux, administradores de rede, administradores de sistema e especialistas em TI. O principal benefício desta revista é que ela fornecerá orientações detalhadas sobre o sistema operacional Linux e sua perspectiva futura com base nas últimas pesquisas e investigações realizadas por pesquisadores de TI.

https://www.linux-magazine.com/

 

Revista de tecnologia com notícias de tecnologia e análises de gadgets de especialistas em tecnologia. Inovação em tecnologia e máquinas futuristas em uma plataforma digital com uma visão editorial única. Frequência 1 postagem / dia

https://www.technowize.com/

 

A Melhor Revista Online dedicada aos Geeks que querem se manter atualizados com as últimas notícias e análises de tecnologia. Frequência 3 postagens / dia

https://www.geekersmagazine.com/

 

*Os descritivos dos sites foram obtidos no wikipedia ou nos próprios sites

 

Veja também:

Indicadores Econômicos atualizados->

http://www.grupotreinar.com.br/blog/2021/2/6/veja-agora-os-indicadores-econ%C3%B4micos-atualizados-e-saiba-tamb%C3%A9m-porque-s%C3%A3o-importantes.aspx

The Machine Learning Daily ->http://bit.ly/2ERCMEw

Principais notícias, analises e artigos do dia de dezenas de fontes confiáveis (nacionais e internacionais)->

http://www.grupotreinar.com.br/blog/2021/2/6/not%C3%ADcias-do-dia-de-dezenas-de-fontes-confi%C3%A1veis-para-te-manter-bem-informado.aspx

 

 

 

Notícias do Dia de dezenas de fontes confiáveis para te manter bem informado

ExtraExtra

 

Principais notícias, analises e artigos do dia de dezenas de fontes confiáveis (nacionais e internacionais)

 

Flipboard (painel contendo notícias de várias fontes classificada por setores)

https://flipboard.com/@flipboardbr/edi%C3%A7%C3%A3o-do-dia-vonp8btnz

 

Brazil Journal é uma empresa de notícias financeiras que fornece percepções e comentários sobre os negócios brasileiros, a economia e os mercados. A cobertura se baseia no histórico do fundador, o qual tem  20 anos de atuação  em jornalismo financeiro, de Dow Jones a IFR e The Wall Street Journal. (Fonte-> Linkedin)

https://braziljournal.com/

 

Investimentos e Notícias Portal com notícias de economia, finanças e negócios. Os fatos relevantes do dia e suas repercussões para tomada de decisão. Cotações online do dólar, banco de dados de mais de 100 ativos financeiros, juros, etc. Tudo em um único lugar.

http://www.investimentosenoticias.com.br/

https://www.facebook.com/InvestimentoseNoticias?v=wall

https://twitter.com/agenciain 

 

Jornal O Sul de Porto Alegre-RS - resumo de notícias (em PDF único) http://pdf.osul.com.br/

 

British Broadcasting Corporation (Corporação Britânica de Radiodifusão, mais conhecida pela sigla BBC) é uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922

https://www.bbc.com/portuguese

 

The Economist é uma publicação inglesa de notícias e assuntos internacionais de propriedade da The Economist Newspaper Ltd. e editada em sua sede na cidade de Londres, no Reino Unido.

https://www.economist.com/business/

https://economistbrazil.com.br/pt_br/Noticias.aspx?id=8

 

The Guardian é um  jornal diário nacional  britânico  independente, [1] conhecido, até 1959, como  Manchester Guardian. Junto com seus jornais irmãos,  The Guardian Weekly e  The Observer, o  Guardian faz parte do Guardian Media Group, propriedade do The Scott Trust Limited. A fundação foi criada em 1936 "para garantir a independência financeira e editorial do  The Guardian em perpetuidade e salvaguardar a liberdade jornalística e os valores liberais do jornal livres de interferência comercial ou política"

https://www.theguardian.com/international?INTCMP=CE_INT

 

El País é um jornal diário espanhol fundado em 1976, no período de transição para a democracia, após o fim do Franquismo. É de propriedade do Grupo PRISA e conta com uma média de 457.000 exemplares diários, sendo um diário de grande circulação, com a maior tiragem da Espanha.  

https://brasil.elpais.com/

 

Deutsche Welle (DW) é a emissora internacional da Alemanha e um dos veículos de mídia internacional mais bem-sucedidos e relevantes. 

https://www.dw.com/pt-br/not%C3%ADcias/s-7111

 

Rádio França Internacional  (em francês Radio France Internationale), também conhecida como RFI, é uma rádio pública francesa de emissão ao estrangeiro.

https://www.rfi.fr/br/

 

A Agence France-Presse (AFP) é uma agência internacional de notícias que oferece informação rápida, segura, imparcial e completa dos acontecimentos ao redor do mundo através de artigos, fotos, vídeos, infográficos e videográficos.

https://www.youtube.com/channel/UCamgdcs45ToPrIV7wmT7iYg

 

O jornal Le Monde diplomatique Brasil  é uma iniciativa conjunta do Instituto Paulo Freire (IPF) e do Instituto Pólis. Cabe ao IPF a responsabilidade pela edição eletrônica e ao Instituto Pólis, a edição impressa.

Le Monde diplomatique foi lançado em 1954, na França, e hoje é publicado em 71 edições internacionais e 25 idiomas.

A edição brasileira do jornal foi lançada em dezembro de 1999, pelo Instituto Abaporu, que foi responsável pela edição do periódico até 2009.

https://diplomatique.org.br/

 

Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA) é a principal agência de notícias italiana. Fundada em 15 de janeiro de 1945, sua sede central situa-se na cidade de Roma.

http://ansabrasil.com.br/

 

The New York Times (por vezes abreviado para NYT) é um jornal diário estadunidense, fundado e publicado continuamente em Nova York desde 18 de Setembro de 1851, pela The New York Times Company.

https://www.nytimes.com/topic/destination/brazil

 

Harvard Business Review (HBR) é uma publicação da Harvard Business Publishing (HBP) que tem como principal objetivo a reflexão inteligente sobre as melhores práticas na gestão de negócios. Suas publicações incluem revista, livros, conteúdos digitais e ferramentas de publicação no site HBR.org.

A HBR é publicada seis vezes por ano e está sediado em Watertown, Massachusetts - USA.

https://hbrbr.com.br/

 

Direto da Ciência  é um site jornalístico baseado em São Paulo (SP), lançado em 31 de março de 2016, destinado ao público de nível superior interessado nos rumos da ciência (inclusive humanidades e tecnologia), do ensino superior e da gestão e da política ambiental. São basicamente docentes de ensino superior, pós-graduandos, pesquisadores, professores da educação básica, estudantes de graduação e profissionais de instituições públicas e particulares atuantes em educação, agricultura, saúde, transportes, energia, meio ambiente e em outras áreas técnico-científicas, assim como os formadores de opinião e os tomadores de decisão.

http://www.diretodaciencia.com/

 

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das maiores universidades do Brasil, tem professores de mestrado e doutorado com dedicação a pesquisas científicas e pesquisas acadêmicas e os pesquisadores contam com mais de 1 600 grupos de pesquisa certificados pelo  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A USP possui um jornal (Jornal da USP), que é controlado pela Superintendência de Comunicação Social. Em abril de 2020, o jornal alcançou um recorde de visualizações com informações sobre a COVID-19.

Em 2018, ganhou o prêmio IMPA-SBM de Jornalismo pela série de reportagens "A matemática está em tudo!"

https://jornal.usp.br/

 

Blog Oficial do Google

https://blog.google/

 

Lupa - A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

 

O Canaltech  é um site de tecnologia, com informações sobre jogos eletrônicos, notícias, entrevistas, análises de aparelhos móveis, dicas, tutoriais e aplicativos.

https://canaltech.com.br/

 

O Jornalistaslivres é um site de notícias formado por uma cooperativa de jornalistas brasileiros.

https://jornalistaslivres.org/

 

Jusbrasil é um site que conecta pessoas à justiça através de advogados e informação jurídica, inclusive cita os diários oficiais

https://www.jusbrasil.com.br/noticias/

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/

 

Portal da Câmara dos Deputados Federais

https://www.camara.leg.br/

 

Portal de Notícias do Senado Federal

https://www12.senado.leg.br/noticias

 

Portal de Notícias do Superior Tribunal de Justiça

https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Inicio

 

Portal do IPEA - A fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia (ME) criada em 1964 como Epea (Escritório) e assumindo o nome atual em 1967.

Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações do governo para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de publicações (todas disponíveis gratuitamente em www.ipea.gov.br), seminários e um programa semanal de TV (Panorama Ipea, no canal NBR).

https://www.ipea.gov.br/portal/

 

 

Indicadores Econômicos atualizados em tempo real -> http://www.grupotreinar.com.br/blog/2021/2/6/veja-agora-os-indicadores-econ%C3%B4micos-atualizados-e-saiba-tamb%C3%A9m-porque-s%C3%A3o-importantes.aspx

 

Top sites sobre economia digital, física, matemática, biologia, ciência da computação, TI, gestão da informação, inteligência artificial, startups, gadgets, entretenimento, games, design e negócios digitais-> /blog/2021/2/16/top-sites-sobre-economia-digital,-f%C3%ADsica,-matem%C3%A1tica,-biologia,-ci%C3%AAncia-da-computa%C3%A7%C3%A3o,-ti,-gest%C3%A3o-da-informa%C3%A7%C3%A3o,-intelig%C3%AAncia-artificial,-startups,-gadgets,-entretenimento,-games,-design-e-neg%C3%B3cios-digitais.aspx

 

 

The Machine Learning Daily -> https://paper.li/f-1523407043#/

 

Sobre o GrupoTreinar

http://www.grupotreinar.com.br/blog/2020/2/13/sobre-o-grupotreinar.aspx

 

*Descritivos obtidos no Wikipédia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

 

 

Veja agora os Indicadores Econômicos atualizados e saiba também porque são importantes

Indicadores Economicos

Sites que informam em tempo real

 

https://br.investing.com/charts/live-charts

https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/bovespa/indice-bovespa-IBOV/cotacao

https://oglobo.globo.com/economia/indicadores/

https://www.ifcmarkets.com.br/market-data/indices-prices

https://www.investimentonabolsa.com/p/cotacoes-indices-mundiais-em-tempo-real.html

https://www.infomoney.com.br/

https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/estatisticas/precos-e-indices/indicadores.htm

https://www.portalbrasil.net/

 

https://anchor.fm/avenuesecurities

https://finance.yahoo.com 

https://markets.businessinsider.com/


Índices econômicos do Brasil: onde pesquisar

Banco Central do Brasil (BCB)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Fundação Getúlio Vargas (FGV)
https://www.portalbrasil.net/category/economia/indicadores-de-brasil/

 

Conceitos e informações básicas importantes

 

O que são indicadores econômicos?

Os indicadores econômicos são levantamentos estatísticos nacionais e internacionais que indicam a atual situação de uma determinada área, num determinado prazo ou tempo estimado que nos ajudam a entender o momento da economia de um país ou região sobre determinados aspectos.

Esse conjunto de dados organizados a partir de uma visão macro (macroeconomia) funciona como um "termômetro" para a economia, que reflete se o país ou região está se expandindo ou se contraindo economicamente e são usados como referência por investidores, empresários e pelos governos para avaliar a situação financeira e econômica dos países.

 

Mas por que é tão importante entender e acompanhar os indicadores? 

Entender quais são e o que representam cada indicador e assim poder acompanhar as suas variações é de extrema importância. Através deles poderemos identificar as diferentes situações dos diferentes mercados, bem como no auxiliam no reconhecimento dos melhores momentos econômicos e assim nos ajudam na tomada de decisões. 

É muito importante selecionar quais são os indicadores que mais influenciam a sua vida, o seu dia-a-dia, pois cada um de nós temos um posicionamento diferente na sociedade e assim fazemos partes de segmentos econômicos distintos, seja como pessoas físicas, seja como pessoas jurídicas.

Assim, os indicadores são usados para prever cenários do capital, entendendo tendências de crise e aceleração da economia. Dessa forma, é possível fazer planejamentos financeiros/orçamentários empresariais e construir estratégias de investimento mais assertivas. 

 

Quais são os principais indicadores que influenciam no Planejamento Financeiro/Orçamentário? 

 

Para começar a entender de como esses índices interferem numa empresa é preciso saber quando o termo macroeconomia surgiu:  

 

Com o colapso econômico que deu início da grande depressão de 1929 ficou clara a necessidade de estudos preventivos desses indicadores.

 

Para entender um pouco mais sobre o cenário e os movimentos do capital, é preciso saber que a macroeconomia compõe uma estrutura formada por cinco mercados:

 

  1. Mercado de Bens e Serviços: relacionado aos níveis de produção agregada e de preços.
  2. Mercado de Trabalho: regido pelo nível de emprego, pelas taxas de salário e pela mão de obra.
  3. Mercado Monetário: por meio do Banco Central do Brasil (BCB), que estabelece a taxa de juros, regula a demanda e a oferta de moeda.
  4. Mercado de Títulos: regido pela comparação entre renda e gastos, analisa e classifica agentes econômicos superavitários e deficitários.
  5. Mercado de Divisas: indica se a balança comercial é positiva ou negativa, deduzindo a quantidade de produto exportado pela de produto importado, ou seja, da moeda - estrangeira ou nacional - que entra ou sai do país.

 

Entender como funcionam esses mercados por meio de indicadores econômicos é uma forma de manter o planejamento financeiro e orçamentário  de uma empresa alinhados às tendências. Qual é o momento de voltar a crescer em larga escala? Como continuar no topo da curva de crescimento? Se você está ou almeja estar na posição de Controller, precisa saber responder essas perguntas.

 

Para começar é preciso conhecer os índices econômicos mais importantes:

 

PIB

Conhecido como 'Produto Interno Bruto', é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país como bens, produtos e serviços. O PIB é um dos principais indicadores econômicos e está ligado ao Consumo. Assim, quanto maior é o consumo, maior o PIB do país.

PIB PER CAPITA

Mede a renda média de cada cidadão, calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região. Assim, esse indicador mostra quanto cada habitante produziu em determinado período.

A Economia é uma grande roda, todos os assuntos são interligados. Ou seja, quando um preço aumenta reduz o consumo - o consumo reduzindo as empresas deixam de produzir (bens e serviços) o que impacta diretamente no  PIB. 

IDH

Índice de Desenvolvimento Humano é um resumo dos três pilares básicos para o desenvolvimento humano: Renda, Educação e Saúde. Quanto mais próximo de 1 (melhor o IDH e a qualidade de vida do cidadão), veja na pesquisa divulgada, o IDH do Brasil.

PNAD

A PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios Contínua é realizada pelo IBGE.

O Instituto produz inúmeros indicadores mensalmente, trimestralmente e anualmente sobre o mercado de trabalho brasileiro, que são importantes para o planejemento socioeconômico deste País.

A PNAD, especificamente, fornece dados sobre a quantidade de pessoas empregadas, desempregadas, taxa de ocupação e taxa de desemprego. Também traz a média dos rendimentos dos trabalhadores.

Produção Industrial

Torna-se muito difícil avaliar o desenvolvimento de uma região sem uma indústria que seja forte, competitiva e diversificada. A indústria, dentre todos os setores produtivos, é o setor que mais exerce influência no crescimento do produto agregado. E por isso há um indicador que pede a produção industrial do país.

Felizmente, a produção industrial nacional é considerada relativamente diversificada. Contudo, é imatura, pois ainda está em processo de especialização em diversos setores, bem como avançou pouco no fortalecimento de cadeias produtivas com produtos mais avançados tecnologicamente.

Caso esse cenário não mude, a contribuição da indústria para o crescimento da economia poderá reduzir no futuro. E, com isso, diminui o potencial de crescimento da economia.

Taxa Referencial (TR)

A Taxa Referencial (TR) foi implementada no Brasil durante o Goveno Collor. O cálculo da TR é realizado a partir da Taxa Básica Financeira, que consolida informações dos juros praticados pelos maiores bancos do país.

Este indicador é importante para calcular o rendimento da caderneta de poupança e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Salário Mínimo

Considera-se salário mínimo o menor valor a ser pago em uma relação de trabalho que a lei permite que os empregadores paguem aos seus empregados pelo tempo e mão de obra na produção de bens e serviços. Também é o menor valor que alguém pode vender sua força de trabalho.

Por isso, o salário mínimo é um dos principais indicadores econômicos do nosso país.

Balança Comercial

A Balança Comercial é um indicador econômico referente à relação entre o total de exportações e importações de bens e serviços de um país em um determinado período.

O total de exportações de bens e serviços precisa ser superior ao de importações para que possa ter um superávit no saldo da balança comercial. Caso o contrário ocorra, registra-se um déficit.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está diretamente ligado ao dia a dia do brasileiro. Ele é um dos indicadores de inflação, mensura a correção do poder de compra dos salários, através da análise das variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com rendimento mais baixo (até 5 salários mínimos). Esta faixa de renda foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura populacional de 50% das famílias que tem como principal provedor (ou provedora) uma pessoa assalariada e pertencente às áreas urbanas de cobertura do SNIPC - Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor. As regiões cobertas pelo SNIPC são as regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia e Campo Grande.

IPCA

O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil e significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O objetivo deste índice é medir a inflação das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos de algumas regiões metropolitanas.

IGP-M

Quando foi concebido, teve como princípio ser um indicador para balizar as correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixada acima de um ano. Posteriormente passou a ser o índice utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como energia elétrica. A sigla significa Índice Geral de Preços de Mercado. Diferentemente do IPCA, busca medir a inflação em todos os níveis de renda. Ele é composto por três outros índices, o IPA (Índice de Preços no Atacado), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) com os seguintes pesos:

Item                                                                                Peso

IPA                                                                                  60%

IPC                                                                                  30%

INCC                                                                               10%

Fonte: Portal Brasil

Selic - Sistema Especial de Liquidação e Custódia

Essa sigla nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, sob responsabilidade do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos. A taxa Selic é obtida pela média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais.  O Comitê de Política Monetária (Copom), em reuniões periódicas, define a meta da taxa Selic.  Você já deve ter ouvido esta informação nos noticiários na TV, jornais ou internet.

CDI - Certificados de Depósitos Interbancários

Os Certificados de Depósito Interbancário são os títulos de emissão das instituições financeiras, negociado exclusivamente entre eles, que auxilia no fechamento de caixa dos bancos, como instrumento de captação de recursos ou de aplicação de recursos excedentes.  Essas negociações entre os bancos geram a taxa DI, que tanto ouvimos falar como parâmetro de rentabilidade dos ativos financeiros de renda fixa, como por exemplo os fundos de investimentos DI, Multimercados e Renda Fixa. Nos nossos relatórios de desempenho mensal e no Relatório Anual, com certeza em algum momento essas "siglas" aparecerão. Elas vão servir de referência ou serão a causa/motivação dos resultados dos investimentos.

 

Veja também o nosso   Curso de planejamento financeiro e orçamento empresarial

Dicas de filmes e séries para Economistas, Traders e Analistas -> 

/blog/2020/3/14/dicas-de-filmes-e-s%C3%A9ries-para-economistas,-traders-e-analistas.aspx

Top sites sobre economia digital, física, matemática, biologia, ciência da computação, TI, gestão da informação, inteligência artificial, startups, gadgets, entretenimento, games, design e negócios digitais-> /blog/2021/2/16/top-sites-sobre-economia-digital,-f%C3%ADsica,-matem%C3%A1tica,-biologia,-ci%C3%AAncia-da-computa%C3%A7%C3%A3o,-ti,-gest%C3%A3o-da-informa%C3%A7%C3%A3o,-intelig%C3%AAncia-artificial,-startups,-gadgets,-entretenimento,-games,-design-e-neg%C3%B3cios-digitais.aspx 

Principais notícias, analises e artigos do dia de dezenas de fontes confiáveis (nacionais e internacionais)-> http://www.grupotreinar.com.br/blog/2021/2/6/not%C3%ADcias-do-dia-de-dezenas-de-fontes-confi%C3%A1veis-para-te-manter-bem-informado.aspx

 

 

Fontes:

https://bbprevidencia.com.br/blog/o-que-e-inpc-ipca-igpm-selic/

https://www.treasy.com.br/blog/indicadores-economicos/#

https://blog.bluesoft.com.br/7-principais-indicadores-economicos/

https://andrebona.com.br/11-principais-indicadores-economicos-que-voce-precisa-conhecer/

A verdade, os dados e as informações

Fakenews

"A verdade está em todo lugar e não está em lugar nenhum".

Adaptado de Sêneca: "Quem está em todo lugar não está em lugar nenhum".

Cansei de ser enganado e de me enganar (sendo dogmático). De qualquer forma não se deve crer em nada cegamente sem antes checar as fontes, refletir sobre os vários e possíveis cenários e inclusive não cair na tentação de ir logo explicando tudo. O nosso famoso "achismo".

Por outro lado, é bom ouvir todo mundo, todavia tenha em conta que se as informações estão disponíveis para todos, então não devem valer muito, não?

Considere que dados são uma coisa e informação é outra - os dados existem e independem do observador, mas as informações sempre dependem do observador. Logo, em toda informação devemos considerar o viés do observador, tanto na sua interpretação como também na sua comunicação, além das artimanhas da linguagem e dos simbolismos envolvidos. Daí a importância de se consultar mais de uma fonte, mais de um ponto de vista.

Sempre ouça e leia, mas seja principalmente um ouvinte e um leitor consciente e exigente. Assim você não perderá seu tempo e talvez até transforme as informações em algo útil, já que vivemos em um oceano de informações (inclusive a maioria direta ou indiretamente falsas - as chamadas "fake news") e num deserto de conhecimento.

( Uma reflexão tendo em vista o #PL2630 PL 2630/2020 PROJETO DE LEI nº 2630 de 2020 https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944 )

Veja também comentários sobre o #PL2630  e compare com outras fontes - conforme sugeri acima - >

PL das fake news, que seria votado hoje no Senado, é retirado de pauta - > https://bit.ly/2XqZv70

Senado vota hoje PL das Fake News, alvo de críticas de bolsonaristas a organizações de direito digital; entenda - BBC News Brasil -> https://bbc.in/3gNXnxX

PL 2630/2020: O que dispõe o projeto de combate Fake News no Brasil? -> https://bit.ly/2XwpZnT

Projeto de lei sobre fake news "coloca o checador numa berlinda", diz Cristina Tardáguila - Agência Pública-> https://bit.ly/2ZXxpSG

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou | InfoMoney-> https://bit.ly/36UHv8a

Maia quer trabalhar projeto contra fake news com Alcolumbre -> https://bit.ly/2AwClDh

Emenda em lei de combate a fake news quer exigir CPF para uso de redes sociais - Canaltech -> https://bit.ly/3gPgyHO

Consulta pública-> https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141944&voto

 

Link original -> https://www.linkedin.com/pulse/verdade-os-dados-e-informa%25C3%25A7%25C3%25B5es-antonio-bucci

 

Como será o NOVO normal (visão COMPORTAMENTO)?

NOVO normal

Como empresas e pessoas podem tentar reverter os resultados e gerenciar uma recuperação pós COVID-19?

Ao tentar reunir material de estudo para responder a esta pergunta acabamos por coletar artigos (todos selecionados diretamente na Web) que analisam os efeitos e possíveis resultados futuros após pandemia do COVID-19.

Assim, buscando pontos de vista que partem da perspectiva do indivíduo iniciei por abordar o tema (Comportamento) e reuni alguns artigos. 

Na segunda seção (Tecnologias) chamo a atenção que devemos refletir sobre os impactos que a pandemia do COVID-19 causa para a sociedade, o que é uma questão que exige muitas reflexões por parte das instituições, das empresas, da academia, mas os especialistas apostam no Renascimento Digital (sequência dos artigos). Trata-se de uma revolução COVID-19 encontrando a quarta revolução industrial e como ela está começando a reagir.

Na seção (Economia) foi solicitado a reconhecidos pensadores globais para refletiram sobre a economia pós pandemia do COVID-19 e se este evento terá gerado para sempre uma nova ordem econômica e financeira mundial.  

Na medida em que as empresas navegam na atual crise do COVID-19, tema da seção (Gestão), há uma série de questões importantes que os líderes devem pensar, bem como medidas que podem ser usadas para reformular seus negócios e planejar a recuperação. 

<<CLIQUE AQUI>> para acessar a seção  "Comportamento" (as outras irão nos próximos informes).

Caso desejar colaborar com sugestões e/ou inclusões/alterações será muito bem-vindo!

Boa leitura!

Antonio Bucci