Arquivo da tag: Sustentabilidade

A Sustentabilidade como um grande benefício na adoção de sistemas autossustentáveis como o Hyperloop

Hyperloop2

 

No post anterior "O Futuro é Hyperloop"relacionamos este novo sistema de transporte com temas como Inovação e Sustentabilidade, sendo que a partir daqui iremos nos aprofundar um pouco mais nestas relações convergentes.

Há toda uma revolução em marcha para a mudança da matriz energética e é sobre isso que o Hyperloop mostra ser algo realmente inovador quando se trata de um projeto totalmente voltado para a Sustentabilidade. Elon Musk referiu-se ao ele como " um cruzamento entre um Concorde, um Canhão Ferroviário e uma mesa de air hockey." Ele escreve que o sistema "consiste de um tubo de baixa pressão com cápsulas que são transportados em velocidade baixa e velocidade elevada em toda a extensão o tubo".  

 

Depois de desenvolver White Paper de 58 folhas, definindo os conceitos básicos por trás do complexo sistema do projeto, Elon Musk desafiou a comunidade de engenharia a construí-lo.  Os motivos para o empresário não ter assumido pessoalmente a frente do desenvolvimento do mega projeto são um tanto óbvios: ele já está ocupado o suficiente resolvendo assuntos da Tesla e da SpaceX, duas de suas empresas. Enquanto a primeira é uma montadora que tem como próximo grande objetivo construir carros que dirigem sozinhos, a segunda está aprimorando seu foguete reutilizável e focando na missão de levar astronautas da NASA até a Estação Espacial Internacional.

 

O Hyperloop emprega tecnologias limpas e alguns aspectos do projeto oferecem economia de energia e uma parte relativamente pequena de pegada ambiental ("FootPrint") . Os tubos de aço, dois deles para o curso de duas vias, são acomodados em postes de concreto de 20 pés colocados a cada 100 pés. Esta configuração evita a elevada ruptura ambiental envolvido com construção subterrânea. Painéis solares cobrem as partes superiores dos tubos para alimentar o sistema. As cápsulas individuais são alimentadas por baterias.

 

O Hyperloop reduz o arrasto atmosférico sobre as cápsulas através da racionalização mantendo pressão de ar reduzida no interior dos tubos a 100 Pascal. Isso diminui a força de arrasto "por 1.000 vezes em relação às condições do nível do mar ... o equivalente a voar acima de 150.000 pés de altitude."

 

Em outra entrevista mais recente para a CNN Money Elon Musk ressaltou que em 2100 poderá haver 10,8 bilhões de pessoas vivendo em nosso planeta, fato que por si só coloca a questão da sustentabilidade como vital para o futuro e acreditamos que o principal motivador de suas iniciativas tem como base este enfoque.

 

Mas o que é realmente o conceito de sustentabilidade e em que fatores  se baseia?

Como forma de tornar mais acessível e simplificado o acesso ao conhecimento sobre a importância da sustentabilidade, foi criado o conceito dos três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico.  É importante perceber que este enfoque é construído a partir de contextos em que a sustentabilidade é aplicada, ao mesmo tempo em que há uma interdependência entre eles. Logo, todo projeto que tem como uma de suas principais metas a sustentabilidade deve necessariamente ter por indicadores de sucesso índices que mostrem os ganhos sociais, ambientais e econômicos.

 

O aspecto social refere-se diretamente ao elemento humano, portanto deve passar pela ideia de se ter uma sociedade bem cuidada e saudável, traduzindo-se no desenvolvimento de políticas que busquem melhorias em áreas como saúde, educação, mobilidade, segurança e lazer. Este pilar parte do princípio que a busca por uma sociedade sustentável deve estar orientada para a inovação da maneira como nos tratamos, deslocamos, ensinamos e aprendemos, cuidamos de nossa saúde, mitigamos os riscos e ampliamos as nossas opções de lazer.

Através desta ótica o Hyperloop pode ser de grande contribuição, pois permite deslocamentos a velocidades que se aproximam dos 1200 km/h, assim poderíamos ir de São Paulo ao Rio de Janeiro em menos de 29 minutos, o que seria fantástico. Mas, ainda segundo  Elon Musk, a sua viabilidade econômica ideal será para trechos de 1600 kms de distância pois nesta distâncias a estimativa de custo é inferior a outros projetos semelhantes de trens de alta velocidade, tornando-o acessível para mais pessoas e com melhor custo benefício que jatos supersônicos.

O pilar ambiental tem as suas raízes nas muitas maneiras de se buscar a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais, além da diminuição do desperdício de materiais. Esta etapa busca estudar as melhores formas de se desenvolver e priorizar projetos com o menor impacto ambiental e encontrar alternativas sustentáveis dentro de cada contexto. Observa-se que este enfoque é o que mais dá visibilidade imediata para questões relacionadas com sustentabilidade, pois o crescente consumo de energia, principalmente não renovável, irá levar a situação de extrema escassez caso não haja uma mudança radical na forma como vivemos.

Quanto ao impacto ambiental a adoção do  Hyperloop também é extremamente favorável, pois funciona através de uma cápsula que é impulsionada a alta velocidade através de um tubo. A cápsula utiliza um sistema de levitação magnética passiva, um sistema que utiliza imãs para fazer a cápsula levitar, sem consumir eletricidade para isto. Estes imãs alimentam-se a si próprios através do movimento, tornando-se este meio de transporte autossuficiente, sem contar com o sistema de propulsão.

A propulsão do sistema é fornecida por meio de indução linear: magnetos na parte exterior das cápsulas e no interior do tubo se repelem, empurrando-as para frente (essa seria a parte do canhão eletromagnético, citado pelo criador do projeto). Para reduzir a resistência ao rolamento, cada cápsula terá um compressor responsável por tirar o ar da frente da composição e dispensá-lo por meio de furos na parte inferior da cápsula (essa seria a parte da mesa de air hockey), assim a cápsula desloca-se através de um tubo de vácuo transparente - a ausência de ar anula o atrito, fazendo aumentar a velocidade da cápsula.

 

Fontes e Matérias Relacionadas:

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/hyperloop-o-transporte-tubular-para-carros-e-pessoas

http://gizmodo.uol.com.br/parece-que-teremos-uma-competicao-de-hyperloops-em-2016/

http://www.gizmag.com/hyperloop-musk-analysis/28672/ 

http://news.thomasnet.com/IMT/2013/09/03/is-the-hyperloop-the-greenest-track-for-rapid-transit

http://whatson.ae/dubai/knowledge/39222/hyperloop-will-happen-abu-dhabi-dubai-15-minutes/

https://thebottomline.as.ucsb.edu/2016/02/ucsb-students-head-to-final-round-in-spacex-hyperloop-pod-competition

http://theworldlink.com/lifestyles/go/purdue-team-to-build-test-their-high-speed-hyperloop-design/article_957228f0-03a2-5c2f-8680-7f70ffa4074a.html

http://www.zdnet.com/article/elon-musks-hyperloop-heres-the-dutch-team-with-designs-on-supersonic-train-concept/

http://www.abc.net.au/radionational/programs/drive/bibop-gresta-hyperloop/7157490

http://www.wdbj7.com/news/local/virginia-tech-students-advance-through-hyperloop-competition/37932110

http://www.dailytargum.com/article/2016/02/rutgers-students-join-hyperloop-team-advance-to-next-round

http://www.philly.com/philly/business/transportation/20160211_Drexel_students_compete_to_design_pods_for_Elon_Musk_s_hyper-fast__quot_hyperloop_quot__transportation_prototype.html

http://www.gdnonline.com/Details/65556/Hyperloop-technology-%E2%80%98future-of-transport%E2%80%99

http://www.citylab.com/commute/2016/02/hyperloop-technologies-behind-the-scenes-tour-lab/462033/

http://thetriangle.org/news/drexel-hyperloop-advances-at-spacex-design-weekend/

http://bgr.com/2016/02/07/elon-musk-electric-jet-great-idea/

http://www.nyunews.com/2016/02/08/tandon-team-makes-hyperloop-possible/

https://www.yahoo.com/tech/the-hyperloop-how-elon-musks-dream-is-becoming-a-225746160.html

http://compositesmanufacturingmagazine.com/2016/02/winning-hyperloop-design-from-massachusetts-students-incorporates-carbon-fiber/

http://motherboard.vice.com/read/the-hyperloop-industrial-complex

http://www.dailytexanonline.com/2016/02/11/hyperloop-could-solve-austin%E2%80%99s-traffic-problem

http://www.abc.net.au/radionational/programs/drive/hyperloop-transport-system-hurtling-toward-australia/7162762

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3493007/Hyperloop-coming-Europe-Superfast-tube-people-continent-just-25-minutes-2020.html

http://www.theverge.com/2016/5/10/11653374/hyperloop-one-technologies-propulsion-test-las-vegas-aecom

http://abc7.com/technology/la-to-san-francisco-in-30-minutes-hyperloop-one-reveals-propulsion-system/1334607/

 

 

O Futuro é Hyperloop

Hyperloop1

Inovação + Sustentabilidade = Hyperloop

O que é o Hyperloop?

O Hyperloop* é um sistema conceitual de transporte de alta velocidade que vem sendo desenvolvida pelo empreendedor Elon Musk. Correndo em um tubo de baixa pressão, o Hyperloop flutua sobre um fluxo constante de ar pressurizado e pode atingir velocidades de 1.200 Km/h.

Elon Musk, dono de uma fortuna de 13,1 bilhões de dólares (estimativas de Março de 2015) e talvez um dos principais visionários de nosso tempo e envolvido na estruturação de empresas como PaypalSpaceX e Tesla Motors, declarou recentemente em uma entrevista 'a LINCOLN P. BLOOMFIELD JR que quando estava na faculdade decidiu que queria estar envolvido em coisas que poderiam ter um impacto significativo sobre o futuro da humanidade. E as três coisas que ele visualizou foram a Internet, energia sustentável (produção e consumo) e exploração espacial, em particular a extensão da vida fora da Terra. 

A maior parte da consagrada carreira empreendedora de Musk foi dedicada a atacar empresas que ele considera ineficientes ou sem inspiração, que de certo modo pode-se dizer foi sempre voltada para a inovação. Musk foi cofundador do PayPal, em um esforço para reinventar parte do negócio bancário e depois, ao vender o empreendimento à EBay Inc., investiu a fortuna que ganhou ao financiar esforços igualmente ambiciosos em transporte.

Em janeiro de 2011 uma de suas empresas, a SpaceX, tornou-se a primeira a vender um voo comercial à Lua. A missão, marcada para 2013, foi contratada pela empresa Astrobotic Technology, tendo como objetivo colocar um pequeno jipe na superfície lunar, o que não aconteceu. Em 2012 encerrou o projeto do Tesla Roadster, o primeiro modelo da sua autoria, um carro totalmente elétrico que custava cerca de 92 mil dólares. 

A Tesla Motors construiu, por exemplo, o carro convencional totalmente elétrico de melhor performance e avaliação e uma rede complementária de estações de carregamento espalhadas pela América do Norte.

No caso do Hyperloop, a criatividade e o espírito empreendedor de Musk começaram a fluir depois que ele ficou decepcionado com o futuro sistema de trens de alta velocidade da Califórnia. O trem, que tem provocado muita disputa política, foi orçado em US$ 70 bilhões.

O foco central que deu início 'a ideia do Hyperloop foi a redução de custos do projeto em relação ao custo final de fato do futuro sistema de trens de alta velocidade da Califórnia, que segundo Musk é de mais de US$ 100 bilhões, sendo que também tem custos ainda não revelados totalmente sobre a aquisição dos terrenos necessários.

Ao colocar o Hyperloop sobre colunas, Musk acredita poder evitar muitos dos problemas relacionados a terrenos. Ele entendeu desde o início da concepção que o Hyperloop poderia ser construído por US$ 6 bilhões com cápsulas próprias para pessoas, ou por US$ 10 bilhões com cápsulas maiores, capazes de transportar carros.

Desta forma ele está propondo uma alternativa que é quatro vezes mais rápida e custa um décimo do valor do trem de alta velocidade.

O Hyperloop pode utilizar energia solar e as passagens podem sair "muito mais baratas" que as de uma viagem de avião, disse Musk. "Poderia haver painéis solares sobre os tubos, que gerariam energia para mover as cápsulas e energia excedente que poderia ser armazenada, assim ele poderia funcionar à noite", diz ele.

Quando é questionado sobre a segurança, afirma: "Há um freio de emergência", diz ele. "De forma geral, no entanto, a distância segura entre as cápsulas pode ser de cerca de 8 quilômetros, então você pode ter em torno de 70 cápsulas entre Los Angeles e São Francisco, que sairiam a cada 30 segundos. É como dar uma volta na Space Mountain, na Disneylândia".

O Hyperloop foi desenhado para ligar cidades separadas por menos de 1.600 quilômetros com grande tráfego entre elas, disse Musk. Em distâncias inferiores a 1.600 quilômetros o Hyperloop tem uma boa vantagem sobre os aviões, que necessitam de muito tempo para decolar e pousar.

"Ele faz sentido para trajetos como Los Angeles a São Francisco, Nova York a Washington, Nova York a Boston e esse tipo de coisa", disse Musk. "Acima de 1.600 quilômetros o custo do tubo começa a tornar-se proibitivo. E você não precisa colocar tubos em cada um dos percursos." Musk disse ainda em 2013 que ele poderia apoiar outra pessoa ou organização que quisesse transformar o Hyperloop em realidade.

"É uma questão de encontrar a pessoa certa e o time para ir atrás disso", afirmou Musk. "Criar um protótipo não é tão caro assim".

*HyperLoop resumo ( fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elon_Musk ):

 

  • Em 2013 Elon Musk apresentou o Hyperloop, um novo conceito de transporte de alta velocidade.
  • O Hyperloop consiste em um tubo de baixa pressão com cápsulas, transportadas a grande velocidade ao longo do tubo. Permitirá viajar a alta velocidade, aproximando-se dos 1200 km/h.
  • A construção da ligação entre Los Angeles e San Francisco custaria 6 bilhões de dólares (4,5 bilhões de euros), muito menos do que os 70 a 100 bilhões de dólares (52 mil a 75 bilhões de euros) previstos para o comboio de alta velocidade.
  • Este meio de transporte será menos vulnerável aos sismos e menos exposto aos acidentes do que o comboio e o avião, "porque não se pode despenhar ou descarrilar".
  • O projeto do Hyperloop é apresentado como economicamente viável para ligações inferiores a 1500 km. O preço de uma viagem entre Los Angeles e San Francisco seria de 20 dólares para os 35 minutos de viagem.
  • Em 2015, a Hyperloop Transportation Technologies anunciou que chegou a acordo com a Oerlikon Leybold Vacuum (uma empresa especializada em sistemas de vácuo) e com a Aecom (uma companhia de engenharia de design) para trabalharem em parceria na construção do Hyperloop. Engenheiros da Boeing e da SpaceX já estão envolvidos no projeto. No total, já há 400 profissionais a trabalhar no Hyperloop.
  • Veja também: O Hyperloop está prestes a ter seu primeiro teste público, e as apostas não poderiam ser maiores-> http://bit.ly/1VSW2YO

Algumas matérias relacionadas:

http://www.gizmag.com/hyperloop-musk-analysis/28672/ 

http://news.thomasnet.com/IMT/2013/09/03/is-the-hyperloop-the-greenest-track-for-rapid-transit

http://whatson.ae/dubai/knowledge/39222/hyperloop-will-happen-abu-dhabi-dubai-15-minutes/

https://thebottomline.as.ucsb.edu/2016/02/ucsb-students-head-to-final-round-in-spacex-hyperloop-pod-competition

http://theworldlink.com/lifestyles/go/purdue-team-to-build-test-their-high-speed-hyperloop-design/article_957228f0-03a2-5c2f-8680-7f70ffa4074a.html

http://www.zdnet.com/article/elon-musks-hyperloop-heres-the-dutch-team-with-designs-on-supersonic-train-concept/

http://www.abc.net.au/radionational/programs/drive/bibop-gresta-hyperloop/7157490

http://www.wdbj7.com/news/local/virginia-tech-students-advance-through-hyperloop-competition/37932110

http://www.dailytargum.com/article/2016/02/rutgers-students-join-hyperloop-team-advance-to-next-round

http://www.philly.com/philly/business/transportation/20160211_Drexel_students_compete_to_design_pods_for_Elon_Musk_s_hyper-fast__quot_hyperloop_quot__transportation_prototype.html

http://www.gdnonline.com/Details/65556/Hyperloop-technology-%E2%80%98future-of-transport%E2%80%99

http://www.citylab.com/commute/2016/02/hyperloop-technologies-behind-the-scenes-tour-lab/462033/

http://thetriangle.org/news/drexel-hyperloop-advances-at-spacex-design-weekend/

http://bgr.com/2016/02/07/elon-musk-electric-jet-great-idea/

http://www.nyunews.com/2016/02/08/tandon-team-makes-hyperloop-possible/

https://www.yahoo.com/tech/the-hyperloop-how-elon-musks-dream-is-becoming-a-225746160.html

http://compositesmanufacturingmagazine.com/2016/02/winning-hyperloop-design-from-massachusetts-students-incorporates-carbon-fiber/

http://motherboard.vice.com/read/the-hyperloop-industrial-complex

http://www.dailytexanonline.com/2016/02/11/hyperloop-could-solve-austin%E2%80%99s-traffic-problem

http://www.abc.net.au/radionational/programs/drive/hyperloop-transport-system-hurtling-toward-australia/7162762

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3493007/Hyperloop-coming-Europe-Superfast-tube-people-continent-just-25-minutes-2020.html

http://www.theverge.com/2016/5/10/11653374/hyperloop-one-technologies-propulsion-test-las-vegas-aecom

 

 

Que todos vivam em União

União

Nosso desejo é
que a magia do Natal faça
não existir o tempo e
nem o espaço e
que cada abraço seja
igual a cada pensamento e
que cada pensamento seja
igual a cada abraço:
- Fortes, cheios de Amor e
que todos vivam como
Irmãos em União!!!

Equipe GrupoTreinar

 

A mudança climática é real – Veja as provas

Changing Ice

 

Fonte: http://climateandgeohazards.files.wordpress.com/2013/03/thephotosociety-org.jpeg

 

Sabemos que o planeta está se aquecendo, revendo os registros históricos de temperaturas tomadas em todo o mundo, nos oceanos e até mesmo por satélite. O gráfico abaixo da NASA mostra a mudança de temperatura da terra e medições para o mar a partir de 1880.

 

Mudança do Clima

 

Fonte: http://www.chasingice.com/wp-content/uploads/2012/11/climatechangeisreal-300x217.png

 

Enquanto alguns céticos podem apontar desacelerações menores de temperatura ou tempestades extras frias como prova de que o aquecimento não está ocorrendo, a tendência de longo prazo é clara.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) publicou um relatório em julho de 2010, que analisou 10 climáticos indicadores-chave que apontam para a mesma conclusão, a evidência de que o nosso mundo é o aquecimento é inconfundível.

O relatório da NOAA destacou que os seres humanos se desenvolveram por milhares de anos sob um estado climático e agora um novo conjunto de condições climáticas estão tomando forma que são consistentemente mais quentes, com algumas áreas prováveis ​​para palco de mais eventos extremos, como secas severas, chuvas torrenciais e tempestades violentas.

 

Além disso, 34 academias de ciência nacionais em todo o mundo fizeram declarações formais desde 2001, confirmando o aquecimento global e pedindo redução de gases de efeito estufa. 

 

A mudança climática é causada por seres humanos

 

O gráfico abaixo, fornecido pela Ciência Skeptical , mostrar as variações de dióxido de carbono (CO 2) ao longo dos últimos 400 mil anos, medido em núcleos de gelo. Seguindo a linha azul mostra a variabilidade de cerca de 275 partes por milhão em volume (ppmv) para pouco menos de 200ppmv até 1800.

 

 

Fonte: http://www.chasingice.com/wp-content/uploads/2012/11/climatechangeiscausedbyhumans-300x217.png

 

Com o início da Revolução Industrial, os combustíveis de carbono e elevada densidade populacional, CO 2 subiu muito além do padrão histórico de 400 mil anos.

 

Há um ciclo natural do carbono, que inclui a transferência de carbono significativa de e para as plantas e para o oceano. A incompreensível 450 gigatoneladas (GT) de carbono é absorvido pelas plantas a cada ano que mais do que compensa o 439 GT de carbono liberado naturalmente pela vegetação e terra durante esse mesmo tempo. O oceano tem uma dinâmica semelhante, absorvendo 338 Gt de carbono ao liberar 332 GT.

 

Enquanto cerca de 40% (a partir de 2004 ) dos 29 GT de humanos emissões de CO 2 são absorvidos através deste ciclo de limpeza natural, o CO 2 remanescente é aprisionado na atmosfera sem ter para onde ir. A atmosfera da Terra não pode liberar esse carbono e assim a cada ano, como seres humanos aumentam as suas emissões de CO 2, aumentam a quantidade de presos de carbono.

 

A mudança climática é um problema.

 

As temperaturas mais elevadas - A  temperatura média da superfície da Terra vai aumentar 1,1-6,4 graus centígrados (2,9-11,5 Fahrenheit) até o final do século.

 

Alterar Paisagens - Com o aumento das temperaturas, o gelo está derretendo, o oceano está subindo e a vegetação está mudando em todo o mundo.

 

Vida Selvagem em Risco - Os cientistas preveem que um quarto das espécies da Terra será extinta até 2050, se o aquecimento continuar ao ritmo atual.

 

Elevação dos mares - o nível do mar está subindo devido ao derretimento das geleiras. As estimativas são que o nível do mar pode subir 4-36 centímetros nos próximos 100 anos. Em todo o mundo, aproximadamente 100 milhões de pessoas vivem dentro do limite de até três metros ao nível do mar. 

 

Aumento do risco de secas, inundações e incêndios - Com temperaturas mais altas, uma quantidade crescente de umidade evapore da terra e da água levando a seca em muitas áreas. Essas áreas secas são muito mais suscetíveis a incêndios. E quando a chuva cai, as áreas previamente afetadas pela seca são muito mais vulneráveis ​​a inundações.

 

As tempestades fortes e furacões - Pesquisa indica que é mais provável que a mudança climática aumenta a probabilidade de um aumento tanto no número de tempestades e sua gravidade.

 

Calor doença relacionada & Disease - Enquanto as temperaturas sobem, assim como os riscos de doenças relacionadas ao calor e até a morte para as populações humanas mais vulneráveis. A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) estima que a mudança climática pode ter causado mais de 150 mil mortes no ano de 2000 com aumento prováveis ​​no futuro.

 

Perdas econômicas - Um Governo britânico Relatório indica que as mudanças climáticas poderiam custar entre 5 e 20% do produto interno bruto mundial anual. O mesmo relatório estima que seria necessário um por cento do PIB para diminuir os efeitos mais nocivos da mudança climática.

 

A acidificação dos oceanos - Os oceanos agem como uma esponja para sacar o excesso de dióxido de carbono do ar. Isso pode parecer uma coisa boa, exceto se o CO2 vai para os oceanos muito rapidamente, ele pode esgotar os íons carbonato que corais, moluscos e alguns precisam de plâncton para prosperar.

 

Veja a seguir o filme "Chasing Ice" (legendado em português), onde é mostrado todo o projeto que evidenciou através de provas fotográficas o derretimento de grande geleiras:

 

 

 

 

Fonte: http://www.chasingice.com/learn/is-climate-change-a-problem/