A Sustentabilidade como um grande benefício na adoção de sistemas autossustentáveis como o Hyperloop

Hyperloop2

 

No post anterior "O Futuro é Hyperloop"relacionamos este novo sistema de transporte com temas como Inovação e Sustentabilidade, sendo que a partir daqui iremos nos aprofundar um pouco mais nestas relações convergentes.

Há toda uma revolução em marcha para a mudança da matriz energética e é sobre isso que o Hyperloop mostra ser algo realmente inovador quando se trata de um projeto totalmente voltado para a Sustentabilidade. Elon Musk referiu-se ao ele como " um cruzamento entre um Concorde, um Canhão Ferroviário e uma mesa de air hockey." Ele escreve que o sistema "consiste de um tubo de baixa pressão com cápsulas que são transportados em velocidade baixa e velocidade elevada em toda a extensão o tubo".  

 

Depois de desenvolver White Paper de 58 folhas, definindo os conceitos básicos por trás do complexo sistema do projeto, Elon Musk desafiou a comunidade de engenharia a construí-lo.  Os motivos para o empresário não ter assumido pessoalmente a frente do desenvolvimento do mega projeto são um tanto óbvios: ele já está ocupado o suficiente resolvendo assuntos da Tesla e da SpaceX, duas de suas empresas. Enquanto a primeira é uma montadora que tem como próximo grande objetivo construir carros que dirigem sozinhos, a segunda está aprimorando seu foguete reutilizável e focando na missão de levar astronautas da NASA até a Estação Espacial Internacional.

 

O Hyperloop emprega tecnologias limpas e alguns aspectos do projeto oferecem economia de energia e uma parte relativamente pequena de pegada ambiental ("FootPrint") . Os tubos de aço, dois deles para o curso de duas vias, são acomodados em postes de concreto de 20 pés colocados a cada 100 pés. Esta configuração evita a elevada ruptura ambiental envolvido com construção subterrânea. Painéis solares cobrem as partes superiores dos tubos para alimentar o sistema. As cápsulas individuais são alimentadas por baterias.

 

O Hyperloop reduz o arrasto atmosférico sobre as cápsulas através da racionalização mantendo pressão de ar reduzida no interior dos tubos a 100 Pascal. Isso diminui a força de arrasto "por 1.000 vezes em relação às condições do nível do mar ... o equivalente a voar acima de 150.000 pés de altitude."

 

Em outra entrevista mais recente para a CNN Money Elon Musk ressaltou que em 2100 poderá haver 10,8 bilhões de pessoas vivendo em nosso planeta, fato que por si só coloca a questão da sustentabilidade como vital para o futuro e acreditamos que o principal motivador de suas iniciativas tem como base este enfoque.

 

Mas o que é realmente o conceito de sustentabilidade e em que fatores  se baseia?

Como forma de tornar mais acessível e simplificado o acesso ao conhecimento sobre a importância da sustentabilidade, foi criado o conceito dos três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico.  É importante perceber que este enfoque é construído a partir de contextos em que a sustentabilidade é aplicada, ao mesmo tempo em que há uma interdependência entre eles. Logo, todo projeto que tem como uma de suas principais metas a sustentabilidade deve necessariamente ter por indicadores de sucesso índices que mostrem os ganhos sociais, ambientais e econômicos.

 

O aspecto social refere-se diretamente ao elemento humano, portanto deve passar pela ideia de se ter uma sociedade bem cuidada e saudável, traduzindo-se no desenvolvimento de políticas que busquem melhorias em áreas como saúde, educação, mobilidade, segurança e lazer. Este pilar parte do princípio que a busca por uma sociedade sustentável deve estar orientada para a inovação da maneira como nos tratamos, deslocamos, ensinamos e aprendemos, cuidamos de nossa saúde, mitigamos os riscos e ampliamos as nossas opções de lazer.

Através desta ótica o Hyperloop pode ser de grande contribuição, pois permite deslocamentos a velocidades que se aproximam dos 1200 km/h, assim poderíamos ir de São Paulo ao Rio de Janeiro em menos de 29 minutos, o que seria fantástico. Mas, ainda segundo  Elon Musk, a sua viabilidade econômica ideal será para trechos de 1600 kms de distância pois nesta distâncias a estimativa de custo é inferior a outros projetos semelhantes de trens de alta velocidade, tornando-o acessível para mais pessoas e com melhor custo benefício que jatos supersônicos.

O pilar ambiental tem as suas raízes nas muitas maneiras de se buscar a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais, além da diminuição do desperdício de materiais. Esta etapa busca estudar as melhores formas de se desenvolver e priorizar projetos com o menor impacto ambiental e encontrar alternativas sustentáveis dentro de cada contexto. Observa-se que este enfoque é o que mais dá visibilidade imediata para questões relacionadas com sustentabilidade, pois o crescente consumo de energia, principalmente não renovável, irá levar a situação de extrema escassez caso não haja uma mudança radical na forma como vivemos.

Quanto ao impacto ambiental a adoção do  Hyperloop também é extremamente favorável, pois funciona através de uma cápsula que é impulsionada a alta velocidade através de um tubo. A cápsula utiliza um sistema de levitação magnética passiva, um sistema que utiliza imãs para fazer a cápsula levitar, sem consumir eletricidade para isto. Estes imãs alimentam-se a si próprios através do movimento, tornando-se este meio de transporte autossuficiente, sem contar com o sistema de propulsão.

A propulsão do sistema é fornecida por meio de indução linear: magnetos na parte exterior das cápsulas e no interior do tubo se repelem, empurrando-as para frente (essa seria a parte do canhão eletromagnético, citado pelo criador do projeto). Para reduzir a resistência ao rolamento, cada cápsula terá um compressor responsável por tirar o ar da frente da composição e dispensá-lo por meio de furos na parte inferior da cápsula (essa seria a parte da mesa de air hockey), assim a cápsula desloca-se através de um tubo de vácuo transparente - a ausência de ar anula o atrito, fazendo aumentar a velocidade da cápsula.

 

Fontes e Matérias Relacionadas:

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/hyperloop-o-transporte-tubular-para-carros-e-pessoas

http://gizmodo.uol.com.br/parece-que-teremos-uma-competicao-de-hyperloops-em-2016/

http://www.gizmag.com/hyperloop-musk-analysis/28672/ 

http://news.thomasnet.com/IMT/2013/09/03/is-the-hyperloop-the-greenest-track-for-rapid-transit

http://whatson.ae/dubai/knowledge/39222/hyperloop-will-happen-abu-dhabi-dubai-15-minutes/

https://thebottomline.as.ucsb.edu/2016/02/ucsb-students-head-to-final-round-in-spacex-hyperloop-pod-competition

http://theworldlink.com/lifestyles/go/purdue-team-to-build-test-their-high-speed-hyperloop-design/article_957228f0-03a2-5c2f-8680-7f70ffa4074a.html

http://www.zdnet.com/article/elon-musks-hyperloop-heres-the-dutch-team-with-designs-on-supersonic-train-concept/

http://www.abc.net.au/radionational/programs/drive/bibop-gresta-hyperloop/7157490

http://www.wdbj7.com/news/local/virginia-tech-students-advance-through-hyperloop-competition/37932110

http://www.dailytargum.com/article/2016/02/rutgers-students-join-hyperloop-team-advance-to-next-round

http://www.philly.com/philly/business/transportation/20160211_Drexel_students_compete_to_design_pods_for_Elon_Musk_s_hyper-fast__quot_hyperloop_quot__transportation_prototype.html

http://www.gdnonline.com/Details/65556/Hyperloop-technology-%E2%80%98future-of-transport%E2%80%99

http://www.citylab.com/commute/2016/02/hyperloop-technologies-behind-the-scenes-tour-lab/462033/

http://thetriangle.org/news/drexel-hyperloop-advances-at-spacex-design-weekend/

http://bgr.com/2016/02/07/elon-musk-electric-jet-great-idea/

http://www.nyunews.com/2016/02/08/tandon-team-makes-hyperloop-possible/

https://www.yahoo.com/tech/the-hyperloop-how-elon-musks-dream-is-becoming-a-225746160.html

http://compositesmanufacturingmagazine.com/2016/02/winning-hyperloop-design-from-massachusetts-students-incorporates-carbon-fiber/

http://motherboard.vice.com/read/the-hyperloop-industrial-complex

http://www.dailytexanonline.com/2016/02/11/hyperloop-could-solve-austin%E2%80%99s-traffic-problem

http://www.abc.net.au/radionational/programs/drive/hyperloop-transport-system-hurtling-toward-australia/7162762

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3493007/Hyperloop-coming-Europe-Superfast-tube-people-continent-just-25-minutes-2020.html

http://www.theverge.com/2016/5/10/11653374/hyperloop-one-technologies-propulsion-test-las-vegas-aecom

http://abc7.com/technology/la-to-san-francisco-in-30-minutes-hyperloop-one-reveals-propulsion-system/1334607/

 

 

Recomende

Comente