Em 2013, Elon Musk lançou em um livro a ideia inicial de
construção de um sistema de transporte ultra-rápido com trens
subterrâneos em túneis com ambiente quase-vácuo. Vagões de
passageiros hermeticamente fechados levariam os passageiros até a
velocidades próximas de 1.400 km/hora. Uma espécie de "trem-bala"
americano.
Diversas empresas se interessaram pela ideia e anunciaram
projetos de construção de hyperloops, entre São Francisco e Los
Angeles - distantes 615 km - que serão cobertas em menos de 47
minutos. Outras escolheram Dubai, Holanda e Austrália para futuros
projetos de hyperloops.
Elon Musk, entretanto, não se entusiasmou pela ideia de, ele
mesmo, construir o sistema. Agora, o famoso empreendedor criador da
Tesla Motors, da SpaceX - e presidente executivo da Boring Company,
empresa construtora de túneis hi-tecs, mudou de ideia e planeja
construir seu próprio sistema Hyperloop. A notícia chega quatro
anos depois que um livro branco de Musk inspirou várias outras
organizações a prosseguir a criação desse sistema.
A novidade revelada por fontes próximas a Musk, CEO da Boring
Company, diz que também construirá sistemas hyperloops, o primeiro
deles entre Nova York e Washington.
A COQUELUCHE É REAL
A história do Hyperloop está em um círculo completo, retornando
ao homem que primeiro encorajou a idéia: Elon Musk. Quatro anos
depois de lançar o livro branco que iniciou o frenesi Hyperloop
moderno, o empreendedor e o inovador confirmaram que a empresa
Boring está trabalhando em sua própria versão do sistema de
transporte de alta velocidade.
A notícia não é inteiramente inesperada, no entanto, como pistas
que Musk estava trabalhando em um Hyperloop tem aparecido
recentemente. O primeiro foi o site da empresa Boring, que afirmou
que os skates elétricos que atravessariam seus túneis podiam ser
facilmente transformados para suportar um Hyperloop, adicionando um
invólucro de vácuo.
Então, Musk anunciou via Twitter em julho que recebeu "permissão
verbal" para um Hyperloop Washingtorn-DC New York. Agora, tanto a
Bloomberg quanto a WIRED dizem que receberam confirmação de fontes
próximas a Musk, que planeja prosseguir com um Hyperloop da
empresa.
"Na Boring Company, planejamos construir túneis de baixo custo,
rápidos para cavar, que abrirem novos sistemas de transporte de
alta velocidade", disse um porta-voz da Companhia Aberta à revista
WIRED.
"A maioria será túneis pressurizados padrão com patins
eléctricos indo mais de 125 km/h. Para rotas de longa distância em
linhas retas, como NYC-Washington-DC, será sensato usar vagões
pressurizadas em um túnel despressurizado para permitir velocidades
de até aproximadamente 600 km/h (também conhecido como
Hyperloop)".
CONCORRÊNCIA DE CONCORRÊNCIA?
Graças a Musk, que falou pela primeira vez sobre o Hyperloop em
2012, uma série de empresas nos EUA e no exterior passaram os
últimos anos trabalhando para criar sistemas Hyperloop. Entre
estes, destaca-se o Hyperloop One, que já está testando seu sistema
em Nevada e planeja construir toda uma rede Hyperloop em Dubai.
Outros estão planejando trazer essas passas de transporte
futuristas para a Europa e Ásia.
Todos esses esforços receberam uma atenção considerável e um
apoio financeiro, em parte graças ao incentivo de Musk. Agora,
alguns estão ansiosos para que o CEO da Boring Company possa
eliminar a concorrência.
Veja também:
A Sustentabilidade como um grande benefício na adoção do
Hyperloop->http://bit.ly/1qkYLfK
O Futuro é Hyperloop->http://bit.ly/21W4Z3m
Hyperloop One prova com sucesso o seu Pod pela primeira vez -veja
video e texto completos>http://bit.ly/2un8HYz
O Hyperloop está prestes a ter seu primeiro teste público, e as
apostas não poderiam ser maiores->http://bit.ly/1VSW2YO
Autor: Ethevaldo Siqueira
Fontes:
https://www.facebook.com/ethevaldo.siqueira/posts/10210044501849634
https://futurism.com/the-boring-company-isnt-just-digging-…/