Como analisar a concorrência de forma eficaz?

Marketing & Vendas

Analisar a concorrência é uma das nossas atividades mais apaixonantes e imagino que deve ser uma de suas preocupações também. É uma das maneiras mais baratas para inspirar diferentes áreas do seu negócio a pensarem em diferentes formas de organização.  

Saber o que seus concorrentes executam bem ou executam mal é essencial para adaptar suas táticas e suas estratégias, pois é extremamente importante capturar as tendências e saber em primeira mão para onde vão as transições que ocorrem no mercado.

O grande problema aqui é como analisar a competição sem perder o foco e saber  fazer isso de forma eficaz.

Veja que analise de concorrência poderá ser um processo ( se ainda não for)  na sua empresa e, portanto devemos concebê-lo sob a ótica de aumento de produtividade.

Hoje, quando se fala de produtividade sempre vem 'a mente a palavra LEAN.

 

Lean pode traduzido em Português como "Enxuta" (por exemplo, manufatura enxuta) é uma forma de organizar seus negócios para que toda a perda nos processos seja eliminada ou pelo menos fortemente reduzida. Existe uma confusão comum do termo Lean com Seis Sigma, 5S, JIT, entre outros, mas estas são todas metodologias e ferramentas que podem ser usadas ao implementar uma cultura Lean.

 

Em Lean, perda é tudo aquilo em um processo que não agrega valor. Por exemplo, o tempo que um documento está na mesa de alguém aguardando alguma ação, estoque acumulado que não será usado no curto prazo, produto terminado aguardando liberação de saída.

 

Se você fizer uma avaliação de qualquer processo na maioria das empresas, verá que a maior parte do tempo não se está agregando valor na atividade. Frequentemente você verá que os tempos de espera são muito maiores do que os tempos nos quais alguém realmente está executando o próximo passo naquele processo.

 

Existem dois cuidados principais que devem ser tomados ao transformar sua empresa em Lean:

  • A iniciativa deve estar ligada às necessidades de seu negócio. Implementar Lean só porque está na moda não trará benefícios reais. Se você não consegue fazer uma forte associação entre os possíveis ganhos obtidos com Lean e sua estratégia de negócio, provavelmente deveria esperar mais. Em nosso caso é evidente que analisar a concorrência é vital para o saber como anda o nosso negócio.

 

  • O Lean se popularizou inicialmente na área de manufatura, já que o conceito foi desenvolvido pela Toyota, no Sistema Toyota de Produção. No entanto, considero ser uma visão míope em pensar que esta iniciativa pode ficar restrita somente à produção, já que neste caso os ganhos ficarão muito restritos. Lean deve ser aplicado em toda a empresa.  Portanto pensar Lean ou Lean Thinking é a palavra de ordem e hoje existe na maioria dos textos voltados para a administração, mas como é isto na prática?

 

 

Como aplicar no estudo da concorrência?

 

Para se responder estas questões é interessante conhecer as metodologias envolvidas sendo que uma das principais delas é a Lean Six Sigma, que por sua vez incorpora uma framework denominada o DMAIC (sigla para os termos Define, Measure, Analyse, Improve e Control) que é um método que  faz parte do conjunto de práticas dos Seis Sigmas e tem como meta melhorar um processo existente na empresa. Um projeto DMAIC é efetivo também para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria em processos administrativos e outros afins. Assim adotamos estes principais passos para analisar a competição de forma sistemática e objetiva. No texto a seguir iremos propor um Plano de Ação inicial com foco na Definição (Define), Mensuração (Measure) e Análise(Analyse) pois entendemos que as melhorias (Improve) e os Controles(Control) irão depender destas 3 etapas iniciais e principalmente do contexto específico da sua organização.

 

Onde temos:

 

Define "D" (Definir)

 

Analisar a concorrência sem perder o foco

 

Analisar a concorrência é basicamente observar. Monitorar seus movimentos e ações, principalmente para tirar conclusões sobre o observado.

O processo de análise da concorrência deve ser eficaz. Isto requer que se esteja  bem estruturado e sua empresa devidamente automatizada.

Eu digo isso porque é muito comum as empresas começarem com grande entusiasmo para seguir a atividade de seus concorrentes diretos, para   depois de alguns meses abandonarem a tarefa, simplesmente por falta de tempo ou falta de um sistema bem estruturado de monitoramento da concorrência.

 

Cerca de 90% das organizações abandonam o trabalho de monitoramento dos concorrentes  por falta de tempo

 

Considere criar algumas questões-chave  quando se analisa um concorrente. Se não definirmos exatamente o que desejamos monitorar e analisar poderemos correr um risco enorme de capturar grande quantidade de dados e perdermos muito tempo analisando informações irrelevantes, principalmente sob a ótica de agregação de valor ao cliente final.

A solução para isso é   adotar os seguintes passos:

  • Decidir analisar um concorrente e o que analisar
  • Selecionar uma ferramenta adequada
  • Realizar a observação

Embora o processo não seja totalmente simples e  ausente de complexidade você deve começa-lo de alguma maneira utilizando-se dos recursos disponíveis. Senão, a outra solução é optar por contratar um serviço de monitoramento de concorrentes.

A vantagem da terceirização é a velocidade com a qual você pode configurar o seu sistema de rastreamento e poupar muita dor de cabeça nessa ou naquela ferramenta e escolher como e quando realizar o trabalho de observação.

Você ainda pode fazer suas estas tarefas, seguindo estas três etapas:

 

Etapa # 1: decidir o que analisar  da concorrência e quem deve ser analisado

 

Embora a Internet  torne tudo mais fácil, para analisar a concorrência de forma eficaz você deve primeiro decidir o que você vai observar, seguir ou monitorar,  através de critérios mensuráveis. Observe que na prática isso varia muito, dependendo de seus objetivos e do departamento onde você está, e tenha em conta que não é o mesmo que acompanhar a evolução dos indicadores financeiros de uma empresa. É importante observar a evolução do marketing ou KPI de vendas.

Para evitar que você tenha  que pensar muito sobre isso para analisar a concorrência veja a seguir uma compilação de indicadores-chave da competição que você pode seguir.

Neste resumo você vai encontrar 29 indicadores de KPI nas   áreas de Finanças, Marketing, Vendas, Inovação e Recursos Humanos.

Claro que aqui eles não são todos os indicadores chave para cada área, mas com certeza o ajudará a começar e vai definir o seu próprio scorecard.

 

Measure "M" (Medir )

 

Etapa # 2: Selecionar a ferramenta para analisar a concorrência

 

Este é o passo que, provavelmente, ira encontrar mais problemas e isso é por causa do número de ferramentas disponíveis e variedade de recursos.

Não é o mesmo que monitorar suas campanhas do AdWords, monitorar concorrentes  tentando seguir o seu conteúdo na web ou determinar o número de ligações recebidas de um concorrente. Veja que  estamos apenas falando  em princípios básicos de marketing digital!

 

Você tem a seguir 3 links com referências para sites onde poderá encontrar mais dicas:

 

 

 

Analyse "A" (Analisar)

 

Etapa # 3: Analisar  sistematicamente a competição  existente no mercado para testar continuamente o seu negócio

 

Depois de ter decidido o que você estará observando, e com quais ferramentas irá desenvolver seus acompanhamentos, é que você poderá realizar o trabalho de monitoramento. Note que este trabalho é estar ciente das alterações detectadas pela sua ferramenta para acompanhar e analisar o impacto das ações de seus concorrentes, com dois objetivos:

 

  • Descobrir as estratégias de seus principais concorrentes
  • Descobrir o que funciona para eles e o que não funciona, para assim tomar decisões mais precisas

 

Seguir os passos de seus concorrentes simplesmente para satisfazer o seu desejo ou curiosidade ou descobrir um fato que de margem para fofocas é bom, mas não o suficiente. Monitorar as atividades dos outros deve servir para aprender com seus sucessos e erros e testar continuamente sua empresa ou negócio

Analisar a concorrência é entender em que e como um concorrente tem sido bem sucedido  ou não,  absorver o conhecimento gerado por outras pessoas e evitar que você cometa as falhas expostas por eles ou,  por outro lado, aprender com eles sobre suas estratégias vencedoras.

 

Fontes: papelesdeinteligencia.com; citisystems.com.br; ogerente.com

Veja também Curso Tecnicas de Vendas e Negociação de Projetos Empresariais>http://bit.ly/1JRtJ7m

 

 

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