A verdade, os dados e as informações

Fakenews

"A verdade está em todo lugar e não está em lugar nenhum".

Adaptado de Sêneca: "Quem está em todo lugar não está em lugar nenhum".

Cansei de ser enganado e de me enganar (sendo dogmático). De qualquer forma não se deve crer em nada cegamente sem antes checar as fontes, refletir sobre os vários e possíveis cenários e inclusive não cair na tentação de ir logo explicando tudo. O nosso famoso "achismo".

Por outro lado, é bom ouvir todo mundo, todavia tenha em conta que se as informações estão disponíveis para todos, então não devem valer muito, não?

Considere que dados são uma coisa e informação é outra - os dados existem e independem do observador, mas as informações sempre dependem do observador. Logo, em toda informação devemos considerar o viés do observador, tanto na sua interpretação como também na sua comunicação, além das artimanhas da linguagem e dos simbolismos envolvidos. Daí a importância de se consultar mais de uma fonte, mais de um ponto de vista.

Sempre ouça e leia, mas seja principalmente um ouvinte e um leitor consciente e exigente. Assim você não perderá seu tempo e talvez até transforme as informações em algo útil, já que vivemos em um oceano de informações (inclusive a maioria direta ou indiretamente falsas - as chamadas "fake news") e num deserto de conhecimento.

( Uma reflexão tendo em vista o #PL2630 PL 2630/2020 PROJETO DE LEI nº 2630 de 2020 https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944 )

Veja também comentários sobre o #PL2630  e compare com outras fontes - conforme sugeri acima - >

PL das fake news, que seria votado hoje no Senado, é retirado de pauta - > https://bit.ly/2XqZv70

Senado vota hoje PL das Fake News, alvo de críticas de bolsonaristas a organizações de direito digital; entenda - BBC News Brasil -> https://bbc.in/3gNXnxX

PL 2630/2020: O que dispõe o projeto de combate Fake News no Brasil? -> https://bit.ly/2XwpZnT

Projeto de lei sobre fake news "coloca o checador numa berlinda", diz Cristina Tardáguila - Agência Pública-> https://bit.ly/2ZXxpSG

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou | InfoMoney-> https://bit.ly/36UHv8a

Maia quer trabalhar projeto contra fake news com Alcolumbre -> https://bit.ly/2AwClDh

Emenda em lei de combate a fake news quer exigir CPF para uso de redes sociais - Canaltech -> https://bit.ly/3gPgyHO

Consulta pública-> https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141944&voto

 

Link original -> https://www.linkedin.com/pulse/verdade-os-dados-e-informa%25C3%25A7%25C3%25B5es-antonio-bucci

 

Recomende

Comente