Cybercrime gera prejuízo de R$ 18 bilhões no Brasil

 SecurityTom

 

Cerca de 22 milhões de pessoas foram vítimas de ameaças virtuais últimos 12 meses.

Segundo a Symantec, o número de vítimas de ataques virtuais chegou a 22 milhões nos últimos 12 meses no Brasil. Entretanto, no Norton Report 2013, a companhia afirma que o número diminuiu, mas o custo médio por vítima dobrou.

A companhia afirma que o valor dos crimes cibernéticos dos últimos 12 meses foi superior a R$ 18 bilhões, e 45% dos adultos tiveram uma experiência de crime virtual e comportamento de risco no último ano.

O levantamento afirma que 49% dos usuários de smatphones e 61% dos de tablets têm sistema de segurança online instalado em seus equipamentos, mesmo assim, 57% dos usuários de smartphone o Brasil foram vítimas de crime virtual móvel. Apesar de quase metade dos usuários de smartphones se importarem com seus dispositivos, 48% não tomam cuidados básicos, como a utilização de senhas e software de segurança, e backup de arquivos.

Dos entrevistados, 58% usam aparelho pessoal para trabalho e diversão, e 39% dos usuários smartphones não deletam e-mails suspeitos. 33% dos brasileiros não se desconecta dos perfis sociais após o uso e 31% se conecta com pessoas desconhecidas. Entre os adultos, 61% usam redes de WiFi públicas ou inseguras.

"Se fosse um teste, os usuários móveis seriam reprovados", alerta Marian Merritt, Advogada de Segurança na Internet da Symantec. "Enquanto os consumidores protegem seus computadores, existe uma falta geral de consciência para proteger seus equipamentos móveis. É como se eles tivessem sistemas de alarme em suas casas, mas deixassem seus carros destravados e com as janelas abertas", finaliza.

fonte: http://www.ipnews.com.br

Recomende

Comente