Shodan, um poderoso e polemico mecanismo de busca

 

Shodan é um motor de busca que permite encontrar tipos específicos de computadores (roteadores, servidores, etc) usando uma variedade de filtros. Alguns também o descrevem como um motor de busca de banners de serviços, que são meta-dados que o servidor envia de volta ao cliente.  Pode ser informações sobre o software de servidor, que opções o serviço suporta, uma mensagem de boas-vindas ou qualquer outra coisa que o cliente gostaria de saber antes de interagir com o servidor.

Shodan coleta dados principalmente em servidores web no momento (porta HTTP 80), mas há também alguns dados de FTP (21), SSH (22) Telnet (23), SNMP (161) e (5060) serviços SIP.  

Foi lançado em 2009 pelo programador de computador John Matherly, que, em 2003,   concebeu a ideia de dispositivos de busca ligados à Internet.  

Este serviço começou a ficar famoso principalmente porque em maio de 2013, a CNN Money lançou um artigo detalhando como SHODAN pode ser usado para controlar sistemas de missão crítica na Internet, incluindo controles de semáforos, por exemplo. O software "varre" a internet para encontrar cada aparelho conectado. Juntamente com portas de garagem e roteadores, o Shodan também já pode encontrar painéis de controle de usinas de energia, serviços públicos, equipamentos científicos voláteis e até de uma barragem na França. O que significa que, com o know-how mal intencionado, alguém pode muito bem rastrear esses aparelhos, acessá-los e cortar a energia de uma cidade, inundar outra ou provocar um derretimento numa usina de energia com um simples clique.

O problema consiste em não haver uma forma abrangente de barrar ao acesso de informações dos dispositivos conectados na rede, pois  existir muita coisa listada pelo Shodan que não deveria ser acessível por qualquer usuário nem passível de ser controlada.

Especialistas como Dan Tentler, Engenheiro de Segurança da Informação e Team Red no Twitter, disse em palestra em 2012  que a maioria dos esquemas de segurança "é horrivelmente, horrivelmente ruim". "Eu posso controlar uma usina hidrelétrica francesa pela internet. Ela possui duas turbinas com produção de cerca de 3 megawatts cada, o que pode ser interessante. Ou simplesmente entrar no sistema que controla um lava-rápidos", afirma.

Ou seja, grande parte do que foi encontrado pelo Shodan poderia ser usada para causar estragos e danos, mas não é o intuito de Matherly, criador da ferramenta. Quem entra no site recebe dez resultados sem a necessidade de abrir uma conta no sistema. Ou 50 resultados com uma conta. Para conseguir mais informações, é preciso abrir uma conta paga, e informar Matherly do propósito das buscas a ser feitas no Shodan.

Se os resultados foram utilizados para causar problemas não se sabe, mas é fácil imaginar potenciais conflitos: mexer com sistemas de controle de semáforos certamente levaria pessoas à morte. Ou seja, existem muitos sistemas conectados à internet, de forma completamente insegura, sem qualquer motivo para estar na rede.

John Matherly afirma que começou  com uma máquina Dell de £100 no seu tempo livre e trabalhou  continuamente nisso por três anos. Quando começou,  adicionava uns 10, 100 mil registros por mês, agora adiciona centenas de milhões ao mês. A velocidade com que consigue rastrear pela internet tem se acelerado bastante. Disse que criou o Shodan basicamente para que as companhias pudessem rastrear onde seus softwares estavam sendo usados.  O que aconteceu é que pesquisadores de segurança são capazes de usar isso para achar todos esses softwares, todos os aparelhos que rodam e por aí a fora.

Ainda segundo John Matherly, o Shodan é similar ao Google, sendo que o Google procura por URLs, mas o Shodan não faz isso. A única coisa que faz é escolher aleatoriamente um IP entre os vários que existem, estando ele em funcionamento ou não, e tenta se conectar a ele por diferentes portas. Provavelmente isso não é parte da rede visível no sentido que não dá para simplesmente usar um navegador qualquer. Todavia não é algo que a maioria das pessoas conseguiriam descobrir facilmente, não é algo visual da mesma maneira que um site.

 

 

 

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Shodan_(website)

http://www.forbes.com/sites/kashmirhill/2013/09/04/shodan-terrifying-search-engine/

http://securityinformationnews.files.wordpress.com/2013/09/shodan.png?w=209&h=143

http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-ferramenta-de-buscas-shodan

http://www.shodanhq.com/

http://www.vice.com/pt_br/read/o-shodan-e-realmente-o-mecanismo-de-busca-mais-perigoso-do-mundo

 

Recomende

Comente