Saiba o que é e como criar uma web Rádio

 

webradio

 

Segundo a  Wikipedia,  Web rádio (também conhecido como Rádio via Internet ou Rádio Online) é o serviço de transmissão de áudio via Internet com a tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional (transmissão analógica por ondas de rádio, limitado ao alcance do sinal) e também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet.

O custo para criação de uma Web rádio geralmente é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional, portanto pode ser um excelente instrumento para desenvolver ações de marketing a um baixo custo por eventuais leads ou até prospects. Existe alguma restrição para  transmissão de músicas comerciais e isto  é tema de debate a necessidade de pagamento dos direitos autorais das músicas.

Para realizar a transmissão de áudio através da Internet é necessário enviar o áudio para um servidor que irá realizar a codificação apropriada (encoder) e a transmissão (broadcast) aos usuários.

Vejam que as transmissões de rádio começaram na década de 20, mas foi só com a introdução do rádio a transistor, que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960,   que o rádio ficou disponível em situações de mobilidade (era o famoso rádio de pilha na época). O rádio via Internet ou Web rádio está quase trilhando um caminho semelhante. Até o começo do século 21, a única maneira de obter transmissões de rádio pela Internet era através do seu PC, todavia com a popularização de smart phones, tablets e outros dispositivos móveis isso deve mudar rapidamente As próximas gerações de bandas (.....1800, 1900 MHz, por exemplo) de dispositivos sem fio vai expandir enormemente o alcance e conveniência do rádio via Internet.

O rádio via Internet não tem limitações geográficas, portanto, um locutor em Shangai pode ser ouvido em Santiago do Chile através da Internet. O potencial do rádio via Internet é tão vasto quanto o próprio ciberespaço (por exemplo, a estação de rádio Live365 oferece mais de 30.000 transmissões de rádio via Internet).

Comparando-se  com o rádio tradicional, o rádio via Internet não é limitado ao áudio. Suas transmissões podem vir acompanhadas de fotos ou desenhos, textos e links, bem como outros aspectos de interatividade, como quadros de mensagens e salas de bate-papo, por exemplo. Estas facilidades proporcionam ao ouvinte interagir muito mais do que simplesmente só escutar.

A relação entre anunciantes e consumidores torna-se mais interativa e íntima nas transmissões de rádio via Internet ampliando significativamente as possibilidades de fixação de brands. Essa capacidade expandida da mídia também pode ser usada de outras formas. Por exemplo, com o rádio via Internet, você pode apoiar ações de capacitações ou treinamentos a distância e fornecer links para documentos adicionais de apoio ao aprendizado. Também é possível interagir com o instrutor ou educador, além de acessar informações no site de transmissão de Web rádio.

 

Não há dúvida de que Susan Wojcicki, vice-presidente sênior de publicidade do Google entende de publicidade e segunda ela -  50 por cento do dinheiro gasto em publicidade será gasto on-line dentro de cinco anos. Portanto começar a pensar em maneiras que você pode aproveitar ao máximo essa mudança na publicidade passa ser estratégico e a Web Rádio vem como uma excelente opção para isso!

O rádio via Internet ou Web proporciona  a oportunidade de expandir os tipos de programação disponíveis. O custo para "ir ao ar" é menor para uma difusão pela Internet e o rádio via Internet pode recorrer a "pequenas comunidades" de ouvintes focados em interesses ou gêneros musicais específicos.

Ligar seu rádio e ouvir uma música brasileira através de uma rádio da Alemanha pode parecer meio absurdo. Afinal, se até a música brasileira às vezes tem pouco destaque nas rádios do País, imagine então nesse País de cultura tão diferente. Mas, com as webrádios, isso está se tornando possível e ai se percebe que a nossa música é mais Universal do imaginamos a princípio.   

Tudo bem, talvez a MPB pode não ser seu tipo de música preferido, mas imagine o quão longe ele consegue chegar, mesmo sendo tão específico. Também imagine que o dono dessa rádio não seja um grande empresário, um político ou um líder religioso, mas um grupo de jazz de uma comunidade alemã.

Agora pense no melhor de tudo isso: você também pode fazer uma rádio sem sair de sua casa. Com um computador, alguns equipamentos e uma boa voz, você poderá pôr uma rádio "no ar" para qualquer pessoa do mundo ouvir. Veja como no link a seguir:

 

  http://www.grupotreinar.com.br/treinamentos/analise-programa%C3%A7%C3%A3o/curso-online-criando-uma-web-r%C3%A1dio-com-joomla!.aspx


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_r%C3%A1dio

 

 

Recomende

Comente