Segundo a Wikipedia, Web rádio (também
conhecido como Rádio via Internet ou Rádio Online) é
o serviço de transmissão de áudio via Internet com a
tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade
de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações
tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio
convencional (transmissão analógica por ondas de rádio, limitado ao
alcance do sinal) e também pela Internet, conseguindo desta forma a
possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações
transmitem somente via Internet.
O custo para criação de uma Web rádio geralmente é bem inferior
ao custo de criação de uma rádio tradicional, portanto pode ser um
excelente instrumento para desenvolver ações de marketing a um
baixo custo por eventuais leads ou até prospects.
Existe alguma restrição para transmissão de músicas
comerciais e isto é tema de debate a necessidade de pagamento
dos direitos autorais das músicas.
Para realizar a transmissão de áudio através da Internet é
necessário enviar o áudio para um servidor que irá realizar a
codificação apropriada (encoder) e a transmissão (broadcast) aos usuários.
Vejam que as transmissões de rádio começaram na década
de 20, mas foi só com a introdução do rádio a transistor,
que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal
responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960, que
o rádio ficou disponível em situações de mobilidade (era
o famoso rádio de pilha na época). O rádio via Internet
ou Web rádio está quase trilhando um caminho semelhante. Até o
começo do século 21, a única maneira de obter transmissões
de rádio pela Internet era através do seu PC, todavia com
a popularização de smart phones, tablets e outros dispositivos
móveis isso deve mudar rapidamente As próximas gerações de bandas
(.....1800, 1900 MHz, por exemplo) de dispositivos sem fio vai
expandir enormemente o alcance e conveniência
do rádio via Internet.
O rádio via Internet não tem limitações geográficas,
portanto, um locutor em Shangai pode ser ouvido em Santiago do
Chile através da Internet. O potencial do rádio via
Internet é tão vasto quanto o próprio ciberespaço (por exemplo, a
estação de rádio Live365 oferece mais de 30.000
transmissões de rádio via Internet).
Comparando-se com o rádio tradicional,
o rádio via Internet não é limitado ao áudio. Suas
transmissões podem vir acompanhadas de fotos ou desenhos,
textos e links, bem como outros aspectos de interatividade, como
quadros de mensagens e salas de bate-papo, por exemplo. Estas
facilidades proporcionam ao ouvinte interagir muito mais do que
simplesmente só escutar.
A relação entre anunciantes e consumidores torna-se mais
interativa e íntima nas transmissões de rádio via
Internet ampliando significativamente as possibilidades de fixação
de brands. Essa capacidade expandida da mídia também pode
ser usada de outras formas. Por exemplo, com o rádio via
Internet, você pode apoiar ações de capacitações ou treinamentos a
distância e fornecer links para documentos adicionais de apoio ao
aprendizado. Também é possível interagir com o instrutor ou
educador, além de acessar informações no site de transmissão de
Web rádio.
Não há dúvida de que Susan Wojcicki, vice-presidente sênior de
publicidade do Google entende de publicidade e segunda ela -
50 por cento do dinheiro gasto em publicidade será gasto on-line
dentro de cinco anos. Portanto começar a pensar em maneiras que
você pode aproveitar ao máximo essa mudança na publicidade passa
ser estratégico e a Web Rádio vem como uma excelente opção para
isso!
O rádio via Internet ou Web proporciona a
oportunidade de expandir os tipos de programação disponíveis. O
custo para "ir ao ar" é menor para uma difusão pela Internet e
o rádio via Internet pode recorrer a "pequenas
comunidades" de ouvintes focados em interesses ou gêneros musicais
específicos.
Ligar seu rádio e ouvir uma música brasileira através de uma
rádio da Alemanha pode parecer meio absurdo. Afinal, se até a
música brasileira às vezes tem pouco destaque nas rádios do País,
imagine então nesse País de cultura tão diferente. Mas, com as
webrádios, isso está se tornando possível e ai se percebe que a
nossa música é mais Universal do imaginamos a princípio.
Tudo bem, talvez a MPB pode não ser seu tipo de música
preferido, mas imagine o quão longe ele consegue chegar, mesmo
sendo tão específico. Também imagine que o dono dessa rádio não
seja um grande empresário, um político ou um líder religioso, mas
um grupo de jazz de uma comunidade alemã.
Agora pense no melhor de tudo isso: você também pode fazer uma
rádio sem sair de sua casa. Com um computador, alguns equipamentos
e uma boa voz, você poderá pôr uma rádio "no ar" para qualquer
pessoa do mundo ouvir. Veja como no link a seguir:
http://www.grupotreinar.com.br/treinamentos/analise-programa%C3%A7%C3%A3o/curso-online-criando-uma-web-r%C3%A1dio-com-joomla!.aspx
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_r%C3%A1dio