Um dos mantras do mundo corporativo diz que "empreendedores
precisam vender". E para vender, é preciso saber falar, gostar de
conversar com pessoas e ser extrovertido. Certo? Sim. Mas isso não
significa que pessoas tímidas não podem abrir uma empresa.
Empreendedores introvertidos tem de se esforçar um pouco mais
para obter sucesso profissional. Em muitos casos, não adianta falar
que alguém precisa deixar a timidez de lado - muitos simplesmente
não conseguem. Mas há várias formas de atenuar a introversão.
O site da revista "Entrepreneur" listou algumas dicas para quem
é tímido e tem interesse em empreender. Saiba quais são:
1) Ensaie na frente do espelho
Um empreendedor precisa de pessoas para crescer. Os contatos
feitos no decorrer da vida podem trazer boas ideias e até
investimentos para a sua empresa. Caso seja difícil se comunicar
com pessoas em uma conversa informal ou em um pitch, pratique o que
deve ser dito na frente do espelho. Fique atento à sua expressão
corporal, pois não adianta ter um discurso na ponta da língua e
ficar travado. Desgrude os braços do lado do corpo e veja a melhor
forma de gesticular enquanto fala.
2) Prepare algumas perguntas com
antecedência
A falta de assunto pode acabar com uma conversa. Para evitar
silêncios constrangedores, saia de casa com um roteiro de temas
preparado. Perguntar sobre a inspiração para o negócio e a parte
favorita na gestão de uma empresa para alguém são boas maneiras de
manter uma conversa interessante.
3) Preze pela qualidade em vez da
quantidade
Eventos de networking, em que vários empreendedores
comparecem, causam frio na barriga de muita gente. Afinal, o ideal
é que todo mundo se apresente e fale sobre seus negócios. Se essas
reuniões são desconfortáveis para você, lembre que não é necessário
sair disparando cartões de visitas e falando pelos cotovelos. Uma
conversa de qualidade vale mais do que apertos de mão
vazios.
4) Estabeleça metas
Antes de ir a um desses eventos, estabeleça metas. Não seja
ambicioso e comece com tentar ficar pelo menos 20 minutos no local
ou fazer um novo contato. Você vai se surpreender quando olhar para
o relógio e perceber que o prazo foi superado e como o evento foi
produtivo.
5) Peça ajuda para
conhecidos
Se a timidez impede o empreendedor de se apresentar a
alguém, um amigo pode ajudar. Peça para que alguém faça o contato
inicial com as pessoas que podem contribuir para a sua empresa.
Depois do aperto de mão, a conversa pode se desenrolar mais
facilmente.
6) Use o LinkedIn
Quando o empreendedor vai a um evento e seu objetivo principal é
se encontrar com alguém, é importante checar o perfil desse contato
no LinkedIn. Na rede social, é possível saber mais sobre a
trajetória profissional de quem você quer conhecer. Use as
informações do perfil para formular perguntas mais específicas. Não
tenha medo de mostrar que você "fuçou" o perfil da pessoa: isso
demonstra que você está realmente interessado no que seu contato
faz.
7) Não deixe de escutar
Pessoas tímidas não gostam de falar, mas são excelentes
ouvintes. Mesmo que você queira deixar a introversão um pouco de
lado, nunca relegue sua capacidade de escutar. Sabendo ouvir, você
vai despertar a atenção de empreendedores que adoram falar - e que
não são poucos, vale lembrar. Eles irão atrás de pessoas que
prestam atenção e que tem algo a dizer em retorno.
Veja também:
Curso Tecnicas de Apresentação para Executivos
Curso Técnicas de Vendas e Negociação de Projetos
Empresariais
Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes
Negócios