As
melhores coisas da vida podem não custar dinheiro algum - mas isso
não significa que você não leve tempo, faça esforço ou empenhe-se
para conquistá-las. Isto é principalmente válido quando trata-se de
aprender certas habilidades difíceis, mas que irão ser úteis a vida
inteira. Mais quais seriam estas habilidades? A pergunta foi feita
na rede social Quora e o site Business Insider*1 selecionou as
melhores respostas. Leia abaixo e reflita se as habilidades
listadas podem lhe ajudar - independente do tamanho dos desafios
que têm pela frente:
1. Empatia
"Você pode ser a pessoa mais disciplinada, brilhante e até
rica - mas se você não se preocupar em ter empatia com outras
pessoas, você basicamente vai parecer um sociopata", escreveu
a usuária Kamia Taylor. Empatia é uma habilidade fundamental que
tem sido repudiada de maneira geral no meio dos negócios modernos,
analisa a empresária Jane Wurdwand. "Mas empatia é a habilidade de
sentir o que os outros sentem. É isso que motiva as pessoas a
realizarem um bom trabalho, as faz querer ir além de realizar
apenas aquilo pelo que são pagas", disse.
Neste sentindo, veja também:
Sete hábitos de 5 minutos ( de
milionários ) que poderão te ajudar a enriquecer
A FILOSOFIA DO MESTRE YODA EM 8
FRASES
2. Saber gerenciar
Gerenciar bem uma equipe é uma das habilidades mais valorizadas
pelos funcionários. Como não há uma fórmula exata de fazer isso, é
importante encontrar um meio que funcione para você e para todos,
escreveu Alina Grzegorzewska. "O mais difícil para mim foi aprender
como agir. Como organizar todas as tarefas, programá-las, e
conseguir fazer tudo no tempo correto de acordo com o restante do
time".
Neste sentindo, veja também:
Acerte na Esratégia!
Digitalizar não é o mesmo que transformação digital
Administração de Alta Performance
Alta Performance e Impacto
A Liderança em tempos de distopia
Coaching: Ferramenta Estratégica
para Obtenção de Resultados
5 hábitos para aumentar a sua
produtividade
6 maneiras rápidas de evoluir em
seu trabalho
Saiba mais sobre a criatividade
- veja fatos comprovados
3. Organizar o seu sono
Há tantas dicas para conseguir ter uma boa noite de sono. Mas,
independente daquilo que deseja seguir, estabeleça um ritual que
irá se repetir todos os dias e garantir que você, de fato,
descanse. Inúmeros estudos mostram que ter um sono consistente
ajudará você no dia a dia de trabalho.
Neste sentindo, veja também:
Você
administra bem o seu tempo?
Saiba mais sobre os segredos da
longevidade
Ao Dormir mais você estará menos
sensível às emoções negativas
10 coisas simples que você pode
fazer hoje que vai fazer você feliz, apoiada pela
ciência
4. Pedir ajuda
"Uma vez me disseram durante uma entrevista de emprego: você não
terá esse trabalho caso você não peça ajuda quando precisar",
escreveu Louise Christy. "Claro que eu disse que pediria por ajuda.
Tempo depois, aquela mesma pessoa que me deu o emprego gritou
porque estava sobrecarregada, mas não conseguia admitir isso e nem
pedir ajuda". Louise explicou que o ato de pedir ajuda, e admitir
que você precisa que alguém lhe diga como fazer algo, é
extretamente difícil de adquirir - já que isso comumente é visto
como sinal de fraqueza ou incompetência. Mas um recente estudo da
Harvard Business School mostra que fazer isso lhe faz ser visto
como mais capaz- e não o contrário. Segundo os autores do estudo,
quando você pede por algum conselho, você valida aquela
inteligência ou expertise, o que aumentará suas chances de obter
sucesso naquela tarefa ou ação.
Neste sentindo, veja também:
9 hábitos das pessoas muito
muito ricas
5. Pense positivo sobre si mesmo
"Não importa mais o que os outros pensam sobre você", defendeu
Shobhit Singhal. "Mas, sim, o que você pensa de si mesmo - o
problema é que leva-se tempo para construir confiança sobre nós
mesmos e a habilidade de continuar acreditando na nossa capacidade
mesmo que ninguém mais acredite", disse. Nesse aprendizado, vale a
pena afastar a negatividade que às vezes toma conta de nós e ofusca
a confiança em nós mesmos, disse Betsy Myers, diretora do The
Center for Women and Business da Bentley University.
Neste sentindo, veja também:
Saiba como a Psicologia Positiva
pode nos ajudar a sermos mais felizes e produtivos
4 passos para criar uma rotina
de produtividade
Pesquisa revela que exercícios
físicos reduzem riscos relativos a doenças como
Alzheimer
6. Saiba quando ficar calado
Você não pode simplesmente sair por aí se lamentando por tudo
acontece. Em alguns casos, o melhor a fazer é simplesmente ficar
quieto", escreveu Roshna Nazir. E esses casos são muitos: "quando
você está com raiva, chateado, agitado ou é contrariado. Nós
tendemos a explodir por qualquer coisa e isso toma conta de toda
nossa cabeça. E, depois, a chance de se arrepender é enorme",
escreveu Anwesha Jana. Manter-se de boca fechada nesses momentos é
uma habilidade valiosa e muito difícil de conquistar. Mas pode te
salvar de vários arrependimentos.
7. Saiba escutar o que ouve
"Muitos de nós estão sobrecarregados no trabalho - e há
mensagens novas toda hora, telefones tocando, TV ligada. Nosso
cérebro só consegue tolerar tantas informações simultâneas antes de
dormimos", disse Nicole Lipkin, autora "What Keeps Leaders Up
At Night". Uma dica para manter-se em estado de escuta permanente é
repetir para si mesmo o que outra pessoa disse momentos antes. "As
coisas tornam-se muito mais simples quando todo mundo está na mesma
sintonia", disse.
Neste sentido, veja também:
Dicas para ler ativamente ouvir
atentamente
Como ler livros de forma
realmente eficaz
8. Resistir às fofocas
"O que aprendi de mais importante na minha vida é cultivar boas
relações. E, para isto, é fundamental construir e manter a
confiança nas pessoas", escreveu Jason T Widjaja. Uma das maneiras
mais fáceis de perdê-la é fazendo fofoca pelas costas. Widjaja
disse que acabou percebendo que fazer fofoca o distanciava das
pessoas influentes e de conversas importantes. "A recompensa que
você recebe por não entrar nessa é enorme", diz Widjaja
9. Aprender uma nova língua
Essa habilidade lhe permitirá conversar com um maior número de
pessoas e, com certeza, lhe dará maiores oportunidades
profissionais. "Dominar o inglês foi um presente incrível na minha
vida. Eu ganhei uma nova forma de ver as coisas e de pensar", disse
o húngaro Balázs Csigi, CEO da Metaphor English. Csigi diz que a
chave para aprender outra língua é dominar a cada parte de sua
cultura - não é fácil e esta é uma busca permanente.
Neste sentido, veja também:
Compreendendo
o processo de aprender
Dr. Fabiano Moulin dá dias
importantes sobre a prevenção do Mal de Alzheimer
Dr. Fabiano Moulin dá dias
importantes sobre a saúde do Cérebro
10. Falar em público
Falar em público pode ser um enorme desafio para a maioria das
pessoas. Até mesmo o bilionário e megainvestidor Warren Buffett
sofre com isso. Buffett comentou que uma vez ficou tão aflito em
fazer um discurso público que achou que iria vomitar. Leva-se tempo
para conseguir falar em público de um modo mais seguro."É uma
questão de prática - faça e pratique", disse Buffett.
Neste sentido veja mais:
Programa
Comunicação 360o
Vídeos sobre comunicação verbal
e técnicas de apresentação
Curso de Oratória: A arte de
falar bem e fazer apresentações em público
Curso Técnicas de comunicação
escrita para executivos
Curso Teatral para Não
Atores
Curso Tecnicas de Apresentação:
Falar para Liderar
Como obter sucesso em
apresentação de vendas em 10 passos
Dicas para pessoas tímidas terem
sucesso nos negócios
*1->Fontes:
10 habilidades difíceis de aprender mas que valem para a vida
toda-> https://glo.bo/2nobktn
15 skills that are hard to learn but will pay off
forever->
http://www.businessinsider.com/skills-that-will-pay-off-forever-2017-1/?utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds/#-2