Feliz Olhar Novo em 2014

Colors

 

 

Nesta época sempre fazemos um balanço do que foi este ano e planejamos o próximo. Assim selecionei um artigo que pode nos ajudar:

E COMO SERÁ NO MUNDO em 2014?

Por Ethevaldo Siqueira

No resto do mundo, 2014 será um dos anos mais ricos de fatos e novidades. Alguns eventos programados já são conhecidos e não precisam de muita pesquisa para saber.

* A Letônia adotará o euro a partir de 1º de janeiro.
* A França vai declarar a independência da Nova Caledônia, sua colônia no Pacífico.
* Por volta de 20 de janeiro, a sonda espacial Rosetta se aproximará do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, nas proximidades de Júpiter. Essa sonda - de nome tão significativo, pois evoca a pedra de Rosetta, cujos textos em três idiomas, permitiram a Champolion decifrar os hieróglifos egípcios. Para quê? Em resumo, para conhecer a composição, a natureza e a origem dos cometas. 
* De 7 a 23 de fevereiro, o mundo assistirá a um evento mundial de grande beleza: Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sóchi, cidade situada nas montanhas nevadas do Cáucaso, junto ao Mar Negro, no sudoeste da Rússia. O primeiro-ministro Vladimir Putin gastou bilhões para impressionar não apenas os russos, mas até o mundo. Vocês verão coisas incríveis em termos de infraestrutura, de arquitetura e de tecnologias avançadas. Não percam a cobertura desses Jogos. E é bom levar em conta que Sóchi é uma cidade de porte médio, com menos de 400 mil habitantes. Mas, linda, que lembra as estações de inverno dos Alpes, pelo menos nos documentários a que assisti.
* De 7 a 16 de março, na mesma cidade de Sóchi, serão realizados os Jogos Paralímpicos de Inverno.
* De 12 de junho a 13 de julho, a Copa do Mundo da FIFA, no Brasil.
* Dia 28 de julho, centenário da Primeira Guerra Mundial.
* De 17 a 20 de agosto, em São Paulo, será realizado o ITS 2014 (International Telecommunications Symposium), organizado pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações.
* No dia 19 de agosto, comemoram-se 2.000 anos da morte de Augusto, imperador romano.
* Em 24 de agosto, a nave New Horizons, da NASA, deverá cruzar a órbita de Netuno, depois de viajar 8 anos. Em 2015, deverá alcançar o subplaneta Plutão.
* Dia 5 de outubro, eleições gerais no Brasil.
* Dia 9 de novembro, novo plebiscito sobre a independência da Catalunha.
* Dia 31 de dezembro, os Estados Unidos e o Reino Unido retirarão suas tropas do Afeganistão, depois de envolverem-se por 13 anos na guerra civil afegã.

QUER ESTUDOS SOBRE 2014?

Às vésperas de cada ano novo, The Economist - talvez a melhor revista do mundo - publica uma edição extra- de alto nível, com um conjunto de análises e previsões sobre o que está por vir no mundo no ano seguinte. Acabo de ler a edição de O Mundo em 2014 (The World in 2014). Recomendo sua leitura a todos vocês, meus colegas e amigos, interessados nas grandes tendências políticas, econômicas, tecnológicas e culturais que podem caracterizar o próximo ano. Vale a pena.

Entre suas matérias especiais, essa publicação anual nos traz artigos como o do bilionário Richard Branson, sobre A nova Era Espacial, marcada pela presença dominante da iniciativa privada e pelo turismo espacial. Ou ainda o artigo sobre os edifícios mais altos do mundo. No mês de junho, deverá ficar pronto o Sky City, que superará em 10 metros a altura do atual edifício mais alto do mundo, em Dubai (Burj Khalifa), com 828 metros. Na sequência, o terceiro será o edifício Shangai Tower (com 632 m), na cidade chinesa do mesmo nome; o quarto será o Mecca Clock Royal Tower (601 m), na Arábia Saudita; e o quinto, o novo World Trade Center, de Nova York, com 541 metros de altura. Para comparação, vale lembrar que a Torre Eiffel tem 300 metros de altura.

Feliz Ano Novo é o que todos desejamos, quanto a isso não há dúvidas, mas prefiro o Carlos Drumond de Andrade em seu  FELIZ OLHAR NOVO  principalmente quando ele diz:
   
""
O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.
Claro que a vida prega peças.
É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só: tem
graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
.................................................................................................................
...................................................................................................................
E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Que todos consigam perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...
"" 

Trabalhamos com Educação e Gestão e sabemos que estes assuntos são muito idealizados, cuja eficácia e benefícios são por muitas vezes difíceis de serem medidos, pois as métricas que elegemos nos podem revelar coisas que na prática nunca tínhamos pensado ou por outro lado, escondem outras visões baseadas nos sentimentos, como o Amor e o Ódio, por exemplo, cuja alienação torna impossível conhecer a todos e principalmente a nós mesmos.

Desta forma selecionei vídeos que imagino nos ajudem a refletir um pouco sobre o verdadeiro sentido de nossas ações e até que ponto estamos contribuindo para um futuro melhor.

  • Imagine um mundo sem ódio (Video Oficial)

  • O que é o amor?

  • Uma dança interpretativa para o meu patrão  

 

 

 

 

  • Feliz um Olhar Novo em 2014 !

 

 

 

 

Recomende

Comente