Fazer o seu próprio telefone celular é mais fácil do que você imagina. Veja como....

celular artezenal

 

Nosso repórter constrói um celular artesanal utilizando amplamente peças disponíveis e instruções on-line.

 

De repente, meu telefone toca. Ele gorjeia uma versão metálica do que parece ser a Christmas carol  Angels We Have Heard on High. Eu estou tonto de espanto.

 

No quinto andar do MIT Media Lab, em Cambridge, Massachusetts, David Mellis acaba ligado no celular e passamos a tarde toda soldando juntos. É isso mesmo: Acabei de construir um celular. Totalmente artezenal.

 

Mellis é um estudante de graduação no laboratório High-Low Tech, faz parte de um grupo de evangelistas de engenharia tentando trazer know-how tecnológico para as pessoas que, talvez, pensei que estavam fora de alcance. Em 2005, ele ajudou a fundar Arduino, uma empresa que fabrica microprocessadores simples-para-programar e vende-os em placas de circuito simples. A idéia é ajudar as pessoas a fazerem produtos eletrônicos sem a necessidade de uma licenciatura em ciência da computação.

 

Eles são populares entre os amadores, hackers e o tipo de pessoas que acabam trabalhando no Media Lab. Mellis perguntou-se como poderia levar a idéia adiante.

"A coisa mais difícil é consegui-lo para além das pessoas que já estão fazendo coisas com a eletrônica", diz ele. Então, ele decidiu ver se ele poderia projetar produtos eletrônicos de consumo que você pode fazer para si mesmo e realmente usar depois. Ele começou com rádios, alto-falantes e mouses de computador antes de fazer o salto para o último dispositivo do consumidor: o celular.

 

Mellis me mostra como derreter a solda de metal macio para a placa de circuito, ele projetou e como usar o metal para prender resistores e capacitores do tamanho de alguns grãos de sal. Estou nervoso no início - Eu nunca tinha feito soldadas  na minha vida. Isso me um bom teste de como um sujeito faz, diz Mellis.

 

"Eu estou interessado em tentar abrir o processo para as pessoas que realmente não tenham feito essas coisas antes", diz ele.

 

Eu estava preenchendo espaços na placa de circuito, mas o meu entendimento de como as partes se encaixam era muito escasso. E um monte de componentes ainda estavam fora do meu controle. Eu usei o software de Mellis, por exemplo, que dá as capacidades de telefone semelhante ao de um telefone Nokia com 10 anos de idade: ela pode fazer e receber chamadas e textos, armazenar até 255 números de telefone, e tem um relógio.

 

A coisa toda custa cerca de 100 dólares em partes, excluindo o cartão SIM. Quase todos os componentes vieram de eletrônica on-line ou lojas de hobby, ele diz, e as instruções, bem como o código-fonte estão disponíveis em seu site. No entanto, o módulo GSM, que liga o telefone à rede celular e converte os sinais de áudio para o alto-falante e microfone, veio de um site de comércio eletrônico chinês.

 

A parte traseira do telefone tem espaços para peças de trabalho: o módulo GSM, um microcontrolador, que traz os sinais do módulo GSM para os botões e tela; uma antena de palito de tamanho, e um suporte de cartão SIM.

 

Eu comprei o cartão SIM, com o seu plano de dados livre de mês a mês, a partir da T Mobile Store - conexão com a rede é uma coisa que eu não posso fazer sozinho.

 

Quando era a hora do corte a laser, usei os projetos de Mellis. Isso significa que o meu telefone é idêntico ao seu protótipo, que tem vindo a utilizar como seu telefone celular nos últimos três meses. O resultado final é um pouco grosso e robusto, mas acaba com o tamanho e espessura do meu smartphone Android.

Eu também estou pensando em maneiras que eu poderia usá-lo. Um dos colegas de laboratório de Mellis quer fazer um telefone com um único botão para a sua avó chamá-lo. Outro diz que se ela já tem filhos, ela vai dar-lhe um telefone que só chama.

 

Eu não estou pronto para jogar fora meu smartphone ainda. Mas eu poderia começar a tomar este telefone nas férias, para que eu possa escapar do Facebook e e-mail e  ainda fazer chamadas. E porque eu  o construí, estou começando a ficar bastante ligado a ele.

Autor:  Lisa Grossman

Fonte: http://www.newscientist.com/article/mg21729096.000-making-your-own-phone-is-easier-than-you-might-think.html

 

Recomende

Comente