Uso do BSC para avaliar
todas as dimensões da TI
Fonte: IT Governance Institute, 2003
Sem estabelecer e sem monitorar desempenho é improvável que as
fases anteriores atinjam os resultados desejados. Isso inclui
auditoria e avaliação de atividades e monitoração contínua de
desempenho. Existe uma ligação com a fase de alinhamento por meio
de evidências de que a direção está sendo seguida ou não.
Proporciona a oportunidade de criar medidas corretivas, se
necessário. IT Balanced ScoreCards traduzem a estratégia de TI
alinhada com a estratégia de negócios. Dessa forma, TI necessita de
seus próprios balanced scorecards, definindo metas claras e medidas
adequadas que reflitam o impacto de TI nos negócios.
Segundo o COBIT esta área de foco "acompanha e monitora
a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos
recursos, processo de performance e entrega dos serviços, usando,
por exemplo, BSC - "balanced scorecards" que traduzem as
estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de
processos contábeis convencionais." O COBIT traz junto com a
descrição dos processos sugestões de indicadores baseados nas
perspectivas do balanced scorecard nos níveis operacionais, táticos
e estratégicos. Como diz Peter Druker, "o que não é medido não pode
ser gerenciado." A implementação da governança de TI tem o objetivo
de dar direcionamento nas ações de TI buscando alinhamento e
exercer controle sobre elas. Este controle é conseguido através de
indicadores. Importante que hajam indicadores não só operacionais,
mas que tenham significado para quem toma decisão dentro da
organização.
Autores: Antônio Bucci, Agnaldo Fernandes e Sergio Ayres
Fontes e referências
gerais:
http://www.hsm.com.br/editorias/comunicacao-e-alinhamento-estrategico
http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/COBIT4.pdf
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/governanca_ti/entendendo_governanca_ti
www.ticontrole.gov.br/portal/pls/portal/docs/1068506.PPT