6. Ajudar os outros - 100 horas por ano é o número mágico

Saude6

 

Dando continuidade ao tema 10 coisas simples que você pode fazer hoje que vai fazer você feliz, apoiadas pela ciência, abordamos no post anterior a questão 5. Vá para fora - a felicidade é maximizada ao ar livre, agora vamos abordar o tema altruísmo.

Uma das peças mais intuitivas de conselho que eu encontrei é que, para sentir-se sentir mais feliz, você deve ajudar os outros. Na verdade, 100 horas por ano (ou duas horas por semana) é o tempo ideal que devemos dedicar a ajudar os outros, a fim de enriquecer as nossas vidas.

 

Se voltarmos para  o livro de Shawn Acor novamente, ele diz o seguinte sobre ajudar os outros:

... Quando os pesquisadores entrevistaram mais de 150 pessoas sobre suas compras recentes, eles descobriram que o dinheiro gasto em atividades tais como concertos e jantares de grupo humanitários ou afins traziam em longo prazo muito mais prazer do que as compras de materiais, como sapatos, televisores, ou relógios caros. Gastar dinheiro em outras pessoas, chamados "gastos pró-social", também aumentam a felicidade.

The Journal of Happiness Studies  publicou um estudo que explorou este tema:

Os participantes se lembram de uma compra anterior feita para si ou outra pessoa e, em seguida, relataram a sua felicidade. 

Então, gastar dinheiro com outras pessoas nos faz mais felizes do que comprar coisas para nós mesmos, por mais paradoxal que seja. Que tal passar o nosso tempo com outras pessoas? Um  estudo de um voluntariado na Alemanha explorou como voluntários foram afetados quando as oportunidades para ajudar os outros foram lhes tiradas:

 

Logo após a queda do Muro de Berlim, mas antes da reunificação do povo alemão, a primeira onda de dados destas iniciativas foram coletadas na Alemanha Oriental. Nesta época o voluntariado ainda era generalizado. Devido ao choque da reunificação, uma grande parte da infra-estrutura de voluntariado (por exemplo, clubes desportivos associados com empresas) entraram em colapso e as pessoas perderam aleatoriamente as suas oportunidades de voluntariado. Com base em uma comparação da mudança no bem-estar subjetivo dessas pessoas e das pessoas do grupo de controle que não tiveram alteração do seu estatuto de voluntariado, a hipótese suportada  é que o voluntariado é gratificante em termos de maior satisfação com a vida.

Em seu livro, Flourish: Um nova compreensão visionária da felicidade e bem-estar, o professor da Universidade da Pensilvânia Martin Seligman (veja o nosso post relacionado -> Saiba como a Psicologia Positiva pode nos ajudar a sermos mais felizas e produtivos) explica(e prova) que ajudar os outros pode melhorar as nossas vidas:

 

... Nós os cientistas descobrimos que fazer uma bondade produz o único aumento momentâneo mais confiável do bem-estar de qualquer exercício que nós testamos.

No próximo post iremos abordar o tema " 7. Pratique sorrir - pode aliviar a dor."

Autora:     Belle Beth Cooper

Fonte:     http://blog.bufferapp.com/10-scientifically-proven-ways-to-make-yourself-happier

 

 

Recomende

Comente