Dando continuidade ao nosso postanterior -
Como obter sucesso em Apresentações de Vendas - Quinta parte -
ainda como tendo base o livro de Carmine Gallo, "The
Presentation Secrets of Steve Jobs", vamos agora nos focar sobre as
5 primeiras, das 10 maneiras de vender suas ideias segundo Steve
Jobs!
Steve Jobs deixou sua marca no mundo digital de bits e bytes,
mas ele planejava as suas apresentações no velho mundo de papel e
caneta. Uma apresentação de Steve Jobs tinha todos os elementos de
um grande filme com heróis e vilões, visual deslumbrante e um
elenco de apoio. Como um diretor de cinema, Steve Jobs fazia
"storyboards" da trama. Antes de ir PowerPoint, investia tempo em
brainstorming, desenhava ou utilizava o quadro branco nos estágios
iniciais. Lembre-se, você está entregando uma história, uma
narrativa. Slides complementam a história. Tendo em vista que os
neurocientistas descobriram que o cérebro se cansa facilmente,
Steve Jobs não dava tempo para a plateia se distrair. Suas
apresentações incluíam demonstrações, vídeos e outros oradores.
Todos os elementos eram planejados e coletadas bem antes de
os slides serem criados.
- Crie uma descrição amigável estilo Twitter
Steve Jobs criava uma descrição com uma única frase para cada
produto. Estes títulos ajudaram o público a categorizar o
novo produto e estavam sempre concisos o suficiente para caber em
um post do Twitter. Por exemplo, quando Jobs apresentou o MacBook
Air em janeiro de 2008, ele disse que é simplesmente o
"notebook mais fino do mundo." Essa frase diz muito. Jobs
dava mais detalhes durante sua apresentação e no site da Apple, mas
ele encontrava uma frase para posicionar cada produto. Os
seus ouvintes precisam ver a imagem grande antes os detalhes. Se
você não pode descrever o seu produto ou ideias em 140 caracteres
ou menos, volte à prancheta de desenho.
Em cada história clássica, o herói luta com o vilão. O mesmo
valia para uma apresentação de Steve Jobs. Em 1984, o vilão
foi a IBM, conhecido como "Big Blue" na época. Antes de Jobs
apresentar, em 1984, a um grupo de vendedores da Apple o
famoso anúncio de televisão, ele criou uma história dramática em
torno dele. "A IBM quer tudo", disse ele. Apple seria a única
empresa a ficar em seu caminho. Foi muito dramático e a multidão
foi à loucura. O especialista em marcas Lindstrom diz que as
grandes marcas e religiões têm algo em comum: a idéia de derrotar
um inimigo. Criar um vilão permite que o público se una em
torno do herói, você e seu produto.
Um "vilão" não tem necessariamente de ser um concorrente direto.
Ele pode ser um problema que necessita de uma solução. Quando Steve
Jobs apresentou o iPhone em janeiro de 2007, a sua apresentação na
Macworld foi centrada nos problemas que os usuários de telefones
móveis estavam experimentando com a tecnologia atual. O iPhone,
disse ele, resolveria essas questões. Configurando o problema e a
mostra da solução abre a porta para o herói para salvar o dia.
- Mantenha o Foco nos Benefícios
Seus ouvintes estão se perguntando: Por que eu deveria me
importar com isso? Steve Jobs vendia o benefício por trás de cada
novo produto ou recurso, e ele sempre foi muito claro sobre isso.
Por que comprar um iPhone 3G? Porque "é duas vezes mais rápido pela
metade do preço." O que é tão grande sobre o Time Capsule? "Todas
as suas fotos insubstituíveis, vídeos e documentos são
automaticamente protegidos e fácil de recuperar, se eventualmente
tenham se perdido." Mesmo o site da Apple se concentrando em
benefícios com dez listas como, "10 Razões para adorar um Mac",
ninguém irá se importar com o seu produto. Eles só se preocupam com
a forma como o produto ou serviço irá melhorar suas vidas. Faça a
conexão para seus clientes. Não os deixem na adivinhação.
- Atenha-se a regra do número três
Quase todas suas apresentações eram divididas em três partes.
Quando Jobs retornou de uma ausência relacionada à saúde em 9 de
setembro de 2009, ele disse ao público que ele estaria falando
sobre três produtos: iPhones, iTunes e iPods. Ao longo do caminho,
ele fornece sinalizações verbais como "iPhones. A primeira coisa
que eu queria falar hoje. Agora, vamos passar para a segunda, o
iTunes. "O número" três "é um conceito poderoso por escrito.
Dramaturgos sabem que três é mais dramático do que dois, três
comediantes sabem que é mais engraçado do que quatro, e Steve Jobs
sabia que três é mais memorável do que seis ou oito. Você pode ter
vinte pontos para fazer sobre o seu produto, mas o público só é
capaz de recordar três ou quatro pontos na memória de curto prazo.
Dê-lhes muitos pontos e eles vão esquecer tudo.
Se três é um número tão importante, por que este post tem
dez pontos? Porque é uma ferramenta de referência que é escrito e
não se destina a ser entregue oralmente. Se esta informação fosse
feita verbalmente, nós iríamos passar somente as três principais
lições. Lembre-se, Steve Jobs remetia o seu público para o
site da Apple para obter mais informações, mas ele só oferecia três
pontos na conversa.
Caso você desejar aprimorar suas técnicas de apresentação ou a
sua oratória de uma forma geral temos dois conteúdos que poderão de
ajudar:
Oratória: A arte de falar bem e fazer apresentações em
público
Curso
Tecnicas de Apresentação para Executivos