Como obter sucesso em Apresentações de Vendas – Primeira parte

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Em vendas e marketing de alta tecnologia a maneira mais comum de se comunicar em reuniões num contexto formal é o uso de slides como apoio nas apresentações. Enquanto algumas pessoas podem argumentar que existe forma ou métodos melhores, este é agora quase um padrão em mercados de produtos ou serviços de base tecnológica. Portanto é algo que as pessoas esperam que você saiba fazê-lo muito bem.

Então, como você poderá garantir que as suas apresentações vão te ajudar a alcançar as metas que foram definidas antes da reunião?

Quais são os aspectos fundamentais a considerar na criação de apresentações e o que poderia ser um processo eficiente para garantir que as excelentes apresentações se tornem base para sua comunicação de vendas como um todo?

Observam-se muitas apresentações técnicas sem impacto, devido ser seu conteúdo implicitamente complexo e frequentemente apresentando essencialmente puros eventos carregados de informação, ignorando dois aspectos igualmente importantes: construir um relacionamento com o público e promover a participação de uma forma que incentive os seus clientes interagirem de maneira efetiva e não apenas como meros expectadores. A interação é parte essencial de um processo de comunicação bem sucedida que já foi iniciado antes da reunião e que deverá crescer após a apresentação.

Toda apresentação de vendas deve conduzir para uma ação que implica em um retorno positivo ou negativo do cliente e ai vale dizer que a observação do comportamento geral e principalmente do não verbal é importantíssimo. Livros famosos como "O corpo fala" de Pierre Weil e Roland Tompakow nos explicam em detalhes todos os sinais, nossas atitudes e suas consequências em nosso corpo, portanto mostrar-se jovial, amigável, de forma descontraída e postura sempre aberta ao dialogo é condição básica para apresentações de sucesso. Outros fatores fundamentais são a música da voz- tom, volume e ritmo (velocidade), o vocabulário adequado ao assunto e ao nível da audiência e o conhecimento sobre o tema a ser apresentado. Tente variar todos os tons, volume e ritmo da voz dando ênfase em determinados pontos durante suas apresentações, pondo expressividade em sua fala. Claro que isso soa mais fácil do que é e provavelmente requer muitos anos de prática para fazer bem, mas para tentar chegar a essa ápice comece agora, se já não estiver lá.

Estando em uma reunião, normalmente temos um público mais reduzido, então nestes casos, antes de começar uma apresentação é interessante criar um clima agradável e harmônico  - rapport -falando sobre temas leves que aparentemente não tem haver com o objeto da apresentação, mas na realidade deverá levar para algum ponto que permita o início da mesma e é importante desde o primeiro contato fazer perguntas que revelem a situação do cliente ou interlocutor, pois ninguém compra o que não deseja.

Veja o vídeo a seguir e tente imaginar o que você poderia vender para o entrevistado:

Sugerimos os seguintes passos para uma apresentação de sucesso:

DEFINA OS OBJETIVOS -> CONHEÇA O PÚBLICO -> CRIE A MENSAGEM -> ESTRUTURE O DISCURSO -> VENDA BENEFÍCIOS -> FIRME ACORDOS -> DEFINA AÇÕES

Nos próximos posts iremos abordar em mais detalhes cada um deles.

Caso você desejar aprimorar suas técnicas de apresentação e oratória de uma forma geral temos dois conteúdos que poderão de ajudar:

Oratória: A arte de falar bem e fazer apresentações em público

Curso Tecnicas de Apresentação para Executivos

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