Acerte na Estratégia!

Target

 

Se você está lançando um produto ou um serviço pela primeira vez ou deseja criar um novo posicionamento para a sua oferta, parabéns, pois você provavelmente é daquelas pessoas que movem o mundo!

Embora acreditamos que todo processo deva começar pela palavra já que são os Atos que põe para fora toda a energia ("Fiat Lux!"), é justamente no processo de sua conversão para a materialidade que a  condução deve ser de maneira intimidante e avassaladora.

 

Depois de considerar os principais atributos de seu produto ou serviço, eventual financiamento, formas de fabricação e de comercialização, a perspectiva de lançar algo novo pode gerar estresse, mesmo para o empreendedor mais realizado equilibrado.

Portanto acertar na sequencia estratégica é um dos principais determinantes na busca de um Posicionamento único e vencedor.

 

Sequencia Estratégica

 

 

Abaixo, destacamos algumas dicas de especialistas sobre os fatores importantes para focar  antes de lançar  um novo produto ou serviço:

1. Determine o que os clientes desejam

Isso pode parecer básico, mas antes de ter (muito) trabalho para desenvolvimento e lançamento de um novo produto ou serviço, você deve fazer uma pesquisa considerável para garantir que há um lugar para a sua oferta no mercado. Você pode ter um produto revolucionário e uma mente inspiradora, mas se ninguém está disposto a desembolsar dinheiro para ele, você não terá sucesso (e você desperdiçou o tempo e dinheiro para investir em sua ideia).

 

Alexis Ohanian aborda esta questão em seu livro Without Their Permission (sem sua permissão), enfatizando repetidamente a importância de criar algo que as pessoas realmente queiram e possam adquirir:

"Você absolutamente tem que fazer algo que as pessoas realmente querem ou eles nunca vão ficar por aqui, muito menos voltar. Então, como é que você faz algo que as pessoas realmente queiram? Comece com um problema real. Você já se deparou com produtos ou serviços, que sem dúvida te frustraram. Mantenha um bloco de notas à mão, e anote tudo o que está incomodando você. Há uma boa chance de você encontrar um novo negócio nessas notas."

 

Uma forma de garantir que seu produto é algo que as pessoas vão realmente comprar e usar é o de criar uma solução viável para um problema comum que frustra as pessoas. Mary Kate McGrath , editora-chefe do PureWow , aconselha os empresários e empresas  realizarem uma pesquisa minuciosa antes o lançamento de um novo produto:

 

"Faça pesquisa de mercado para se certificar de que é realmente um produto viável para os consumidores, em vez de apenas uma ideia legal que você acha que pode funcionar. Além disso, tenha muita certeza de que você tem os recursos para sustentar o lançamento de um novo produto ou serviço antes de ir ao mercado. Se você quer ter sucesso para o seu produto você tem que dar-lhe  "pernas" - e estar pronto muitas vezes leva mais tempo do que as empresas se permitem."

 

 

2. Seja digno de comentários

Obter a cobertura da imprensa é fundamental na sensibilização para o seu novo produto - e com milhares de novos produtos sendo lançados a cada ano, você tem que certificar-se de seu irá se destacar.

Nós falamos com Shannon Malone , diretor de estratégia de produto da  Warby Parker , para obter algumas dicas sobre como tornar as pessoas interessadas em no seu produto (e falando bem dele).

"Nós tentamos desenvolver novos produtos em torno de uma história que é digna de discussão e de comentários."

Nós muitas vezes nos perguntamos:

"Será que as pessoas querem falar sobre isso durante o jantar?" Criando essa conversa pode significar a colaboração de parceiros interessantes e inesperados como Ghostly International, hospedando um evento divertido com Leith Clark ou na criação de conteúdo muito interessante e compartilhável - por exemplo,o ladrão do gato, um filme que usamos para lançar nossa coleção Auteur "

Se você está fornecendo algo instigante ou conteúdo de entretenimento, certifique-se que vai além do básico comunique de forma a mostrar porque o seu produto é inovador e merece atenção. Cativar seus consumidores com algo digno de discussão vai promover muitas conversas boca-a-boca de maneira orgânica sobre a sua marca.

 

3. Seja transparente

Na medida em que mais e mais produtos ou serviços inundam o mercado, os consumidores enfrentam decisões mais difíceis sobre onde gastar seu dinheiro. Uma forma de atrair os consumidores para o seu produto é ser completamente transparente mostrando para eles exatamente onde seu dinheiro está indo e que benefícios terão na sua aquisição e posse ou uso.

"A chave para converter os não-clientes tem sido sempre a transparência", disse Malone. "Tentamos ser o mais comunicativos possível sobre por que nós oferecemos e quais os materiais que usamos, e enfatizar que estamos ouvindo e incorporando o feedback dos nossos clientes.

 O fundador e CEO da Everlane,  Michael Preysman, construiu seu negócio sobre a transparência - "Incentivar os clientes para saber de onde seus produtos estão vindo - e por que eles estão com estes preços  dá poder ao consumidor, e os ajuda a se sentir confiantes sobre suas compras", diz ele.

Quando a Everlane lançou sua nova coleção de couro no início deste ano,  enfrentou o desafio de quebrar um paradigma em lançar um novo produto ao mercado com um preço mais elevado. A solução foi comunicar a qualidade de seus produtos de forma online.

"Nós sempre enfrentamos o desafio de transmitir de forma on-line a ideia de que nossos tecidos e materiais são de alta qualidade ", diz Preysman. "Precisamos convencer nossos consumidores que o couro que está sendo usado a partir  de uma fábrica em particular é da mais alta qualidade e constituição. Neste caso, nós aumentamos o espaço para a sessão de fotos da Petra (novo lançamento), e fortemente educamos nosso consumidor mostrando detalhes da fábrica italiana em que estava sendo produzido. "

Everlane tem uma página inteira em seu site dedicado às fábricas onde produz seus produtos. No mapa interativo, você pode clicar sobre as fábricas ao redor do mundo e você terá uma descrição detalhada do que é a fábrica, incluindo fotos dos produtos em produção, bem como pano de fundo sobre o proprietário e materiais utilizados.

Tendo estabelecido a utilidade para o comprador e uma forma de comunicar isto ao mercado, agora temos que saber qual será o preço, sendo que a resolução sobre um preço para seus produtos ou serviços pode ser um pesadelo absoluto. Faça um monitoramento entre os possíveis concorrentes para se certificar de que você pode manter-se na competição, crie e mantenha uma gestão de custos de produção, preparando-se e mantendo-se com a flutuação dos preços de materiais / fornecedores e - no topo de tudo isso - certificando-se de que os  clientes vão realmente comprar o seu produto. É fácil sentir-se opressão e perturbação durante este processo.

A seguir destacamos algumas dicas de especialistas sobre  precificação , tanto para sites de comércio eletrônico como também para negócios tradicionais. 

 

1. "Crowdsource" seu preço

Uma das melhores maneiras de descobrir o quanto seus clientes irão pagar por seu produto é perguntar-lhes diretamente. Crowdsource o preço de seu produto através de enquetes e feedback do usuário é uma maneira fácil de avaliar o interesse e garantir que você está na criação de ofertas que levem a sua empresa para o sucesso. Nós conversamos novamente com Shannon Malone  sobre como a empresa chegou na determinação do preço e como ele permanece competitivo.

"Contamos com os nossos clientes para que possamos saber como eles veem o valor em nossos preços", diz Malone. "Fizemos um levantamento junto aos clientes muitas vezes para saber a percepção deles na relação entre o preço e o valor, entre outras coisas. Se notarmos que os clientes não estão tão impressionados quanto eram da última vez, nós procuramos dialogar sobre a melhor forma de entregar valor a um preço justo. Valor é uma relação preço-qualidade, e nós sempre tentamos fornecer o valor para se manter competitivos.", diz Malone.

Malone acrescenta que a empresa se esforça constantemente para melhorar a qualidade de seus produtos por meio da atualização de materiais e utilização de métodos inovadores de construção, bem como sempre tomando feedback dos clientes e das tendências do mercado. "Nosso núcleo em torno de $95 de preço resultou de uma pesquisa de mercado. Cada vez que introduzimos uma nova proposta  de preço, nós interagimos com os nossos clientes para orientação primeiramente (por meio de pesquisas e grupos de foco), e depois fazemos uma pesquisa de mercado sobre os produtos comparáveis", completa Malone.

Uma maneira fácil de realizar um levantamento do cliente é com o Google Forms no Google Drive. Você pode facilmente configurar uma pesquisa com tantas perguntas que você gostaria de fazer, e você pode escolher diferentes formatos de perguntas, tais como texto, múltipla escolha, caixas e muito mais. Depois que você configurar sua pesquisa, você pode compartilhá-la com os clientes ou grupos de foco, adicionando endereços de e-mail individuais ou  postar um link em qualquer lugar como - Facebook, Twitter, e-mail, boletim ou site da sua empresa, por exemplo.

Você pode optar por obter as respostas automaticamente em uma nova planilha para análise fácil, ou você pode selecionar "resumo das respostas" para entender o quadro geral.

 

Google Forms

 

Para obter instruções passo-a-passo sobre como criar um formulário Google, confira o vídeo abaixo:

 

 

Se você tem um negócio tradicional e você está introduzindo novos produtos, não tenha medo de solicitar o feedback dos clientes interagindo diretamente com as pessoas que compram em sua loja. Pergunte a eles diretamente sobre os preços, e procure fazer o máximo de interação face-a-face - o que não só irá demonstrar que você se importa com a opinião dos seus clientes, mas também você vai ter uma visão valiosa sobre como melhorar a sua marca.

 

2. Seja Acessível

Quando você está fixando o preço de um novo produto, é importante lembrar que você está oferecendo uma proposta de valor para os compradores em perspectiva: em troca de certa quantia de dinheiro, os clientes vão receber algo de valor igual (ou quase igual). Estas propostas de valor podem ser difíceis de se comunicar - especialmente para varejistas on-line que não podem apresentar aos potenciais compradores com um objeto físico para validar o dinheiro que eles estão investindo. Nós conversamos com a   fundadora da Of A Kind , Claire Mazur, sobre suas estratégias para a fixação de preços no espaço de comércio eletrônico, e como ela convence os clientes que estão comprando um produto de qualidade.

"Eu falo muito sobre 'manter a porta de entrada" através de preços competitivos dos nossos produtos. Isto significa basicamente que nós queremos manter os preços acessíveis para manter os nossos clientes. Nós vendemos peças de estilistas emergentes, e uma grande parte da nossa marca é a ideia de que nós vamos apresentá-lo a esses designers que você não tenha ouvido falar ainda, mas vai querer manter um olho neles", diz Mazur.

"Temos que dar o nosso público um preço que lhes permita ter um pouco de um risco em uma peça que eles não podem tocar (porque somos somente online) de um designer que eles não estão familiarizados", acrescenta Mazur. "Mas uma vez que eles tenham a peça em suas mãos e se apaixonam por ela, eles estão sendo fidelizados no designer e irão voltar cada vez mais - e assim continuar a subir a escada de preço. Tento moldá-la dessa maneira com um investimento em marketing ".

 

3. Preencha uma lacuna no mercado

A fim de dar o seu produto a melhor chance de sucesso, preencher uma lacuna preço no mercado que não foi preenchida pelos seus concorrentes pode ser uma excelente iniciativa. Uma vez que você realizou uma pesquisa substancial de mercado, vasculhou os dados para praticar um preço que ninguém está a vender e ajustou o seu modelo de negócio de acordo, você obviamente tem o preço de seu produto em conformidade   o suficiente para cobrir todos os custos fixos e de produção - mas mesmo assim se você poder encontrar espaço de manobra em seu orçamento e reduzir ainda mais o preço de seu produto, até mesmo em alguns dólares, poderá ser o suficiente para diferenciar mais ainda o seu produto da concorrência.

Baldwin Denim fundador e designer da Matt Baldwin mantém o preço competitivo, preenchendo uma lacuna no setor. 

"Eu começo com o que está faltando no mercado e passo a produzir o que eu acredito que vai ser emocionante e satisfazer uma necessidade não atendida", diz Baldwin." Realizamos análises de custo em  profundidade, e tomamos decisões que estão baseadas em dados históricos e modelos de venda em diversas categorias e em várias escalas de preço."

Baldwin também salienta a importância de comparar os seus produtos às ofertas dos concorrentes, bem como produtos em categorias semelhantes, para ver onde estão emparelhando no mercado. "Se [o nosso preço do produto] é estabelecido através desse processo, temos confiança em nosso potencial para executar as próximas ações. Fixamos um preço competitivo, mantendo o dedo no pulso do mercado. Independentemente de sua indústria, se você não sabe o seu posicionamento de preço no mercado, você já está irrelevante e pode ainda nem ter percebido."

Veja também:  Curso Técnicas de Vendas e Negociação de Projetos Empresariais

25 maneiras de descobrir um novo produto para (re)inventar seu futuro-> http://bit.ly/1sueWcg

 

Fontes: http://mashable.com/2013/12/12/new-product-launch/

http://mashable.com/2013/12/17/product-price/?utm_campaign=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_cid=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_medium=feed&utm_source=rss&utm_reader=feedly

 

 

 

 

Recomende

Comente