6 maneiras rápidas de evoluir em seu trabalho

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No ambiente de recursos limitados de hoje, muitos de nós está entregando 120% sobre as atuais exigências do nosso trabalho - mas dedicando pouco tempo para nos desenvolver mais ou nos posicionando para um movimento futuro. Como um dos meus alunos de MBA Executivo recentemente me disse: "Eu sei que eu tenho que cavar mais tempo para pensar estrategicamente sobre o meu negócio, mas todos os meus colegas estão se empenhando e eu não quero ficar para trás."
 
Mas simplesmente se conectando ao longo de nossas funções atuais é mais perigoso do que parece. O ambiente de negócios muda rapidamente e às vezes de forma imprevisível e, se não mudar junto com ele, corremos o risco de nos tornarmos irrelevantes.

Se você é ambicioso, mas o seu trabalho lhe oferece poucas oportunidades para exploração e crescimento, o que você pode fazer para desenvolver novas habilidades?

Abaixo estão seis dicas que saíram de uma conversa com os meus executivos do MBA:
 
1. Mantenha-se alerta e em sintonia com o seu ambiente.  Aqueles que querem se desenvolver devem criar oportunidades. Isso significa começar a entender como a sua organização funciona, como se ganha dinheiro e quais são suas 'pessoas-chave`. Este é um pré-requisito óbvio para descobrir como você pode mudar o seu próprio trabalho na direção do que realmente importa. Nós não fazemos isso a maior parte por causa do hábito e da inércia. Estar atento ao exterior é trabalho não estruturado - networking, andar pelos corredores, ir almoçar - nós nem sabemos por onde começar. Valorize isso tanto quanto as reuniões e e-mails necessários. A recompensa virá no longo prazo.
 
2. Crie uma folga na sua agenda. Novas formas de trabalho exigem um recurso precioso e escasso - tempo. Como o maravilhoso novo livro Scarcity aponta, quando estamos nos empenhando, é difícil perguntar: "Será que estou focando nas coisas certas?". Algumas empresas têm permitido aos seus empregados usar até 20% dos seu tempo para trabalhar em seus projetos pessoais, mas eu não conheço nenhuma empresa que ajuda os líderes a liberarem seu tempo para trabalhar no limite de seus trabalhos. Em vez disso, uma vez que as pessoas têm responsabilidades de liderança, o calendário fica abarrotado com mais e mais reuniões e viagens. Um de meus alunos deu um grande conselho para seus colegas de classe. Ela disse: "Nós todos conseguimos fazer tempo para os nossos MBAs executivos, enquanto ainda está fazendo nossos trabalhos do dia. Quando o programa terminar, não deixe que o trabalho do dia reabsorver o tempo de aprendizagem. Mantenha o tempo para evoluir o seu trabalho. "

3. Cadastre-se num projeto fora da sua área principal. Todas as empresas têm projetos que atravessam as linhas de negócios, níveis hierárquicos e especialidades funcionais. Saiba quais são e, talvez mais importante, quem está envolvido. Obtendo experiência em todas as linhas de negócios é uma escolha melhor do que aprofundar ainda mais a sua base de competências dentro de uma competência. As novas habilidades, uma perspectiva mais abrangente, as conexões extra grupo e as ideias sobre os movimentos futuros que os projetos podem trazer são um investimento muito válido. Um dos meus alunos se inscreveu para um projeto sobre repensar as melhores práticas de liderança em sua empresa. Para ele, o projeto foi um salto entre executar uma série pré-definida de tarefas para influenciar uma organização e ajudar ela a ultrapassar barreiras. Isso o ajudou a descobrir tanto um interesse em consultoria quanto se mover a uma posição de consultoria dois anos depois.

4. Faça a estratégia do seu dia, não importa o seu cargo. A maioria das pessoas gostaria de ter uma abordagem mais estratégica para o seu trabalho, mas não o fazem porque não sabem o que fazer estratégia realmente significa. Planejamento (e execução) é sobre "como" você faz o que foi designado. Estratégia é sobre perguntar "o que" nós deveríamos estar fazendo - descobrir quais os problemas que a empresa deve estar enfrentando, sentir o que está acontecendo no mundo e aprender como aplicar no seu negócio. Localize e siga a opinião dos líderes na sua área, leia os clássicos, resgate o seu Michael Porter. Uma de minhas alunas me contou que ela treina a si mesma no pensamento estratégico acompanhando os eventos e novidades de negócios, economia e política e forçando a pensar sobre "o que eles representam para meu negócio, empresa ou indústria, tanto agora quanto no futuro". Gaste menos tempo resolvendo problemas e mais tempo definindo quais são os problemas que o grupo deveria estar resolvendo.

5. Expanda a sua contribuição de fora para dentro. Quando um novo projeto simplesmente não está disponível, procure papeis para desempenhar fora do seu grupo ou organização que lhe permitam aprender e praticar novas habilidades e melhorar o seu perfil. Ensine, fale ou faça um blog sobre temas relacionados com os seus interesses. Um dos meus alunos, por exemplo, procura oportunidades para falar em conferências sobre temas relacionados com a sua experiência. Ele recentemente deu uma palestra em sua empresa sobre a vida na Nigéria, mostrando um filme sobre a vida cotidiana em Lagos, seguido por uma sessão de perguntas e respostas com potenciais candidatos à expatriação. Essas atividades têm sido ainda mais interessantes do que o previsto. Ele me disse: "eu achei que a construção de uma marca pessoal aumenta as chances de obter propostas para participação em iniciativas estratégicas e sair do seu trabalho cotidiano por um tempo".
 
Vá a encontros profissionais e se reúna com pessoas de diferentes empresas. E, se não houver algo lá fora que atenda às suas necessidades, crie seu próprio encontro. Por exemplo, uma gerente setorial de um e-commerce decidiu esticar suas habilidades através da formação e liderança de uma comunidade de especialistas em marketing de diferentes organizações.

6. Aprenda a delegar de uma vez por todas. Gestores que avançam em suas carreiras primam pela excelência no trabalho operacional ao continuar fazendo o trabalho operacional muito tempo depois eles poderiam delegar essas tarefas a outras pessoas. Um dos meus alunos, um CFO empresa de médio porte, me disse que a cada temporada orçamentária ele pessoalmente passa por todos os orçamentos para identificar ineficiências. Depois de uma discussão sobre liberação de tempo, ele marcou calls com seus CFOs e GMs (NT. general managers = gerentes gerais) de todo o país, convidando-os a encontrar uma melhor eficiência. Como ele observou, "isso exigiu um afastamento do meu comportamento original e também algum risco, mas funcionou, e limpou 20% do meu dia".
 
Muitos de nós tentamos nos posicionar para a próxima atribuição nos perguntando: "Como eu posso fazer o que eu faço melhor?" o que nos deixa pouco tempo para perguntar: "O que mais eu poderia fazer?" Somente quando nós crescemos o nosso trabalho nós temos uma boa chance de obter o próximo. Eu realmente gostaria de ouvir de você sobre as maneiras que você encontrou para crescer o seu trabalho.

Autor: Hermínia Ibarra (No thinkers50.com a cada 2 anos são eleitos os 50 pensadores contemporâneos com maior influência mundial em negócios e ‪‎Hermínia Ibarra é um deles).


Publicado originalmente em hbr.org e www.herminiaibarra.com. Tradução livre.

Imagem: Harvard Business School Press

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