No ambiente de recursos limitados de hoje, muitos de nós está
entregando 120% sobre as atuais exigências do nosso trabalho - mas
dedicando pouco tempo para nos desenvolver mais ou nos posicionando
para um movimento futuro. Como um dos meus alunos de MBA Executivo
recentemente me disse: "Eu sei que eu tenho que cavar mais tempo
para pensar estrategicamente sobre o meu negócio, mas todos os meus
colegas estão se empenhando e eu não quero ficar para trás."
Mas simplesmente se conectando ao longo de nossas funções atuais é
mais perigoso do que parece. O ambiente de negócios muda
rapidamente e às vezes de forma imprevisível e, se não mudar junto
com ele, corremos o risco de nos tornarmos irrelevantes.
Se você é ambicioso, mas o seu trabalho lhe oferece poucas
oportunidades para exploração e crescimento, o que você pode fazer
para desenvolver novas habilidades?
Abaixo estão seis dicas que saíram de uma conversa com os meus
executivos do MBA:
1. Mantenha-se alerta e em sintonia com o seu
ambiente. Aqueles que querem se desenvolver devem
criar oportunidades. Isso significa começar a entender como a sua
organização funciona, como se ganha dinheiro e quais são suas
'pessoas-chave`. Este é um pré-requisito óbvio para descobrir como
você pode mudar o seu próprio trabalho na direção do que realmente
importa. Nós não fazemos isso a maior parte por causa do hábito e
da inércia. Estar atento ao exterior é trabalho não estruturado -
networking, andar pelos corredores, ir almoçar - nós nem sabemos
por onde começar. Valorize isso tanto quanto as reuniões e e-mails
necessários. A recompensa virá no longo prazo.
2. Crie uma folga na sua agenda. Novas formas de
trabalho exigem um recurso precioso e escasso - tempo. Como o
maravilhoso novo livro Scarcity aponta, quando
estamos nos empenhando, é difícil perguntar: "Será que estou
focando nas coisas certas?". Algumas empresas têm permitido aos
seus empregados usar até 20% dos seu tempo para trabalhar em seus
projetos pessoais, mas eu não conheço nenhuma empresa que ajuda os
líderes a liberarem seu tempo para trabalhar no limite de seus
trabalhos. Em vez disso, uma vez que as pessoas têm
responsabilidades de liderança, o calendário fica abarrotado com
mais e mais reuniões e viagens. Um de meus alunos deu um grande
conselho para seus colegas de classe. Ela disse: "Nós todos
conseguimos fazer tempo para os nossos MBAs executivos, enquanto
ainda está fazendo nossos trabalhos do dia. Quando o programa
terminar, não deixe que o trabalho do dia reabsorver o tempo de
aprendizagem. Mantenha o tempo para evoluir o seu trabalho. "
3. Cadastre-se num projeto fora da sua área
principal. Todas as empresas têm
projetos que atravessam as linhas de negócios, níveis
hierárquicos e especialidades funcionais. Saiba quais são e, talvez
mais importante, quem está envolvido. Obtendo experiência em todas
as linhas de negócios é uma escolha melhor do que aprofundar ainda
mais a sua base de competências dentro de uma competência. As novas
habilidades, uma perspectiva mais abrangente, as conexões extra
grupo e as ideias sobre os movimentos futuros que os projetos podem
trazer são um investimento muito válido. Um dos meus alunos se
inscreveu para um projeto sobre repensar as melhores práticas de
liderança em sua empresa. Para ele, o projeto foi um salto entre
executar uma série pré-definida de tarefas para influenciar uma
organização e ajudar ela a ultrapassar barreiras. Isso o ajudou a
descobrir tanto um interesse em consultoria quanto se mover a uma
posição de consultoria dois anos depois.
4. Faça a estratégia do seu dia, não importa o seu
cargo. A maioria das pessoas gostaria de ter uma abordagem
mais
estratégica para o seu trabalho, mas não o fazem porque não
sabem o que fazer estratégia realmente significa. Planejamento (e
execução) é sobre "como" você faz o que foi designado. Estratégia é
sobre perguntar "o que" nós deveríamos estar fazendo - descobrir
quais os problemas que a empresa deve estar enfrentando, sentir o
que está acontecendo no mundo e aprender como aplicar no seu
negócio. Localize e siga a opinião dos líderes na sua área, leia os
clássicos, resgate o seu Michael Porter. Uma de minhas alunas me
contou que ela treina a si mesma no pensamento estratégico
acompanhando os eventos e novidades de negócios, economia e
política e forçando a pensar sobre "o que eles representam para meu
negócio, empresa ou indústria, tanto agora quanto no futuro". Gaste
menos tempo resolvendo problemas e mais tempo definindo quais são
os problemas que o grupo deveria estar resolvendo.
5. Expanda a sua contribuição de fora para
dentro. Quando um novo projeto simplesmente não está
disponível, procure papeis para desempenhar fora do seu grupo ou
organização que lhe permitam aprender e praticar novas habilidades
e melhorar o seu perfil. Ensine, fale ou faça um blog sobre temas
relacionados com os seus interesses. Um dos meus alunos, por
exemplo, procura oportunidades para
falar em conferências sobre temas relacionados com a sua
experiência. Ele recentemente deu uma palestra em sua empresa sobre
a vida na Nigéria, mostrando um filme sobre a vida cotidiana em
Lagos, seguido por uma sessão de perguntas e respostas com
potenciais candidatos à expatriação. Essas atividades têm sido
ainda mais interessantes do que o previsto. Ele me disse: "eu achei
que a construção de uma marca pessoal aumenta as chances de obter
propostas para participação em iniciativas estratégicas e sair do
seu trabalho cotidiano por um tempo".
Vá a encontros profissionais e se reúna com pessoas de diferentes
empresas. E, se não houver algo lá fora que atenda às suas
necessidades, crie seu próprio encontro. Por exemplo, uma gerente
setorial de um e-commerce decidiu esticar suas habilidades através
da formação e liderança de uma comunidade de especialistas em marketing
de diferentes organizações.
6. Aprenda a delegar de uma vez por todas.
Gestores que avançam em suas carreiras primam pela excelência no
trabalho operacional ao continuar fazendo o trabalho operacional
muito tempo depois eles poderiam delegar essas tarefas a outras
pessoas. Um dos meus alunos, um CFO empresa de médio porte, me
disse que a cada temporada orçamentária ele pessoalmente passa por
todos os orçamentos para identificar ineficiências. Depois de uma
discussão sobre liberação de tempo, ele marcou calls com
seus CFOs e GMs (NT. general managers = gerentes gerais) de todo o
país, convidando-os a encontrar uma melhor eficiência. Como ele
observou, "isso exigiu um afastamento do meu comportamento original
e também algum risco, mas funcionou, e limpou 20% do meu
dia".
Muitos de nós tentamos nos posicionar para a próxima atribuição
nos perguntando: "Como eu posso fazer o que eu faço melhor?" o que
nos deixa pouco tempo para perguntar: "O que mais eu
poderia fazer?" Somente quando nós crescemos o nosso trabalho nós
temos uma boa chance de obter o próximo. Eu realmente gostaria de
ouvir de você sobre as maneiras que você encontrou para crescer o
seu trabalho.
Autor: Hermínia Ibarra (No thinkers50.com a cada 2 anos
são eleitos os 50 pensadores contemporâneos com maior influência
mundial em negócios e Hermínia
Ibarra é um deles).
Publicado originalmente em hbr.org e www.herminiaibarra.com.
Tradução livre.
Imagem: Harvard Business School Press
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