Coaching: Ferramenta Estratégica para Obtenção de Resultados

CoachingI4pro

Em vários momentos nos encontramos em encruzilhadas. É comum nos depararmos com o não saber, pois em vários aspectos, desconhecemos o que há por vir além do fim, e ao nos depararmos com o vazio, com o não-saber, também nos deparamos com o não ser, não nos reconhecermos perante aquilo que já conhecíamos de nós.

Passamos por diversas etapas até entendermos e respeitarmos estas mudanças que acontecem conosco e elas levam normalmente muito tempo. Precisamos daquele estalo, daquele "insight" que irá nos mover mais próximos do caminho que consideramos o melhor naquela circunstância. Mas até lá, já seguimos conselhos de todos, pois é muito mais fácil ouvir a voz alheia que a nossa própria voz interna. Oras, os outros sempre falarão mais alto que a gente! Mesmo quando efeitos completamente perceptíveis que damos a nós mesmos aparecem (como dores psicossomáticas, auto-sabotagens, atos-falhos, entre outros), ainda assim confiamos mais nos padres, rabinos, chefes, família. Não que eles não estejam preocupados com o seu bem estar! Muito pelo contrário! Mas o quanto eles realmente estão cientes de todas as variáveis que você tem ciência para resolver o seu problema? O quanto você precisa explicar para que eles consigam não colocar seus julgamentos a mostra, e para que eles consigam realmente entender o que você está passando, ou o que é a melhor forma para agir?

Neste sentido, poderíamos pensar na psicoterapia como ferramenta interessante. O psicólogo jamais irá realizar um juízo de valor sobre você; ele irá te acompanhar para o caminho saudável, te ajudar quando o sofrimento aperta e você não sabe para onde correr. Ele irá criar um ambiente seguro, para que você possa contar a si mesmo (mais que para ele, com certeza), tudo o que vem passando, e dessa forma limpar-se de um mundo exterior que muitas vezes é corrosivo aos seus sonhos e expectativas no mundo. Mas a psicoterapia tem limites. Se a mudança que você está passando não lhe causa sofrimento, ou você ainda planeja mudar, a psicoterapia não acelerará os resultados que você deseja buscar. Mesmo a psicoterapia breve pode não ser efetiva caso a intenção é focar no resultado em menos tempo. Já o coaching, é outra história.

O coaching é uma ferramenta de aceleração de resultados, com a qual você pode trabalhar um aspecto mais profundamente e onde o sofrimento pela mudança é transformado em força. Não é à toa que é uma ferramenta poderosa nas empresas, pois direciona o cliente a chegar onde precisa, segundo o que percebe que seria interessante! O coaching é uma ferramenta que organiza pensamentos difusos sobre temas específicos e reforça os comportamentos positivos para se chegar no resultado esperado. É um processo de curta duração, extremamente intenso e os resultados são bastante observáveis através de entregas de tarefas semanais/quinzenais/mensais. É algo imprescindível quando queremos fazer algo que precisa de um empurrãozinho, mas que não sabemos como fazê-lo.

Sem dúvida, é uma forma de cuidar-se e de se melhorar. O coaching pode inclusive ser utilizado para questões pessoais, onde o trabalho é mais focado em obtenção de resultados em problemas mais intrínsecos, além de carreira. Às vezes, a solução de alguns problemas estão logo abaixo do nariz; não são complicados, mas precisamos perceber o quanto são importantes para seguirmos em frente. Através de técnicas reflexivas e respeito que um coach pode demonstrar a você sobre sua história e suas decisões, é comum que nos sintamos mais fortes para limpar os esqueletos do armário.

A mim, esta ferramenta tem sido bárbara para obtenção de resultados próprios. Já pensou o que ela poderia fazer por você?

Autor: Mariana Ghetle

Human Resources Manager at I4Pro

Fonte:http://ow.ly/DSKuk

 

 

 

Veja também: Acerte na Estratégia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recomende

Comente