UM SEQUENCIADOR DE DNA QUE CABE NA PALMA DA MÃO

SEQUENCIADOR DE DNA

 

Imagine um sequenciador biomolecular portátil, que caiba na palma da mão, como esse da ilustração da Nasa. Pois ele não é ficção. Embora ainda em fase de demonstração, ele já pode ser considerado uma conquista tecnológica, como resultado, entre outros fatores, de experiências e pesquisas feitas na Estação Espacial Internacional. Seu nome técnico é sequenciador MinION e foi desenvolvido pela empresa Oxford Nanopore Technologies.

Por sua miniaturização, o MinION se torna uma solução muito mais prática e conveniente para uso no espaço do que os imensos sequenciadores atuais. Mas, além dessa extraordinária redução de dimensões, o novo dispositivo representa o estágio mais avançado da tecnologia ou estado-da-arte (state-of-the-art) de sequenciadores.

Esse novo aparelho utiliza sensores que atuam nos nanoporos (os minúsculos poros da pele humana) e detectam uma corrente elétrica (de íons) que flui desses poros à semelhança da água que vaza por um cano ou furo num reservatório. Quando as moléculas atravessam esses furos microscópicos, a corrente experimenta transformações extraordinárias, parecidas com as mudanças que ocorrem no fluxo da água que flui quando colocamos objetos no vazamento.

O sequenciamento do DNA é feito por meio de minúsculos dispositivos chamados MinION, desenvolvidos pela empresa Oxford Nanopore Technologies, que promete ajudar os cientistas no sequenciamento do DNA no espaço. As pesquisas para a criação do Sequenciador Biomolecular da Nasa ainda são consideradas tecnologias ainda estágio de demonstração. Mas podem amadurecer em pouco tempo, estimam os cientistas.

Créditos: Nasa/Johnson Space Center/ISS Program Science Office/Sarah Castro/Nanoporetech.com/

Saiba mais:
https://www.nasa.gov/…/…/research/news/biomolecule_sequencer

Se quiser assistir um vídeo especial sobre os 60 anos do DNA, em português, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=C5x073iElaA

 

Autor: Ethevaldo Siqueira

 

Recomende

Comente