Como obter sucesso em Apresentações de Vendas – Terceira parte

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Dando continuidade ao  nosso post anterior - Como obter sucesso em Apresentações de Vendas - Segunda parte - vamos agora nos focar sobre o nosso Público. 

Além das preocupações básicas como o nível sócio cultural da audiência, sexo, idade, tamanho de sua plateia, etc. em todo o processo de venda de produtos ou serviços de base tecnológica normalmente há mais de um influenciador na compra, dado que geralmente a venda é feita de uma empresa para outra empresa - "B2B - Business to Business", assim sempre haverá alguns que estarão torcendo pelo seu sucesso e outros que estarão contra, logo é sempre muito importante olhar para si mesmo antes de olhar para o público e se questionar se realmente está preparado para a apresentação e principalmente acredita no que está vendendo. Nunca esqueça que em serviços: "Pessoas compram de Pessoas" por mais automático que seja o processo de venda.

Veja a seguir um exemplo:

  • O Aprendiz - A primeira grande lição das vendas e negócios-> 

 

Neste caso vale lembrar quanto tempo de experiência você tem na demonstração de sua solução, quais as situações que já vivenciou e se já se deparou com muitas objeções anteriormente, pois caso contrário é melhor se preparar antes junto a pessoas mais experientes e criar um "check-list" prévio somente para tratar as questões mais polêmicas. No exemplo acima as pessoas envolvidas foram pegas de surpresa e tiveram que apelar para o famoso jogo de cintura, tão importante em qualquer situação comercial.

Basicamente, segundo Carl Gustav Jung ( 1875 - 1961 ) que juntamente com Sigmund Freud lançaram as bases do estudo da psicologia moderna,  dividiu a personalidade humana em quatro funções:

(1)sentimento; (2)sensação; (3)pensamento e (4)intuição.

Você pode determinar os estilos pela identificação de um traço principal, orientação para o tempo, ambiente e também pelo que a pessoa fala. Imagine que quatro de seus compradores lhe digam o seguinte: 

a)     "Não estou interessado em todos os detalhes. Qual o resultado final?"

b)     "Como você chegou ao número dessa projeção de vendas?"

c)      "Não acho que você perceba como essa compra se encaixa nesta nossa projeção."

d)     "Não estou bem certo de como o nosso pessoal reagirá a isso."

 

Tente relacionar as perguntas acima aos tipos de personalidade, caso tenha dificuldades entre em contato conosco que iremos te enviar via email uma tabela complementar detalhada que poderá ajudá-lo, pois descreve os tipos de personalidade relacionando-os com os seguintes tópicos:

  • Como descrever a pessoa;
  • Pontos fortes da pessoa;
  • Desvantagens da pessoa;
  • Orientação de tempo;
  • Ambiente;
  • Mesa de trabalho;
  • Sala e modo de vestir.

 

Como você classificaria os estilos de personalidades dessas pessoas?

  • pessoa 1

"Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes."

Albert Einstein

  • pessoa 2 

  •  pessoa 3

  •  pessoa 4 

  •  pessoa 5 

  •  pessoa 6 

 

Agora que você já pode identificar cada tipo de personalidade, busque criar uma mensagem de forma geral, objeto do próximo post, e depois faça a adaptação da apresentação considerando que tipo predominante de personalidade terá o seu público.

Caso você desejar aprimorar suas técnicas de apresentação ou a sua oratória de uma forma geral temos dois conteúdos que poderão de ajudar:

Oratória: A arte de falar bem e fazer apresentações em público

Curso Tecnicas de Apresentação para Executivos

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