Como obter sucesso em Apresentações de Vendas – Sétima parte

SteveJobs

Dando continuidade ao nosso post anterior - Como obter sucesso em Apresentações de Vendas - Sexta parte - ainda como tendo base o livro de Carmine Gallo, "The Presentation Secrets of Steve Jobs", vamos agora nos focar sobre as 5 ultimas, das 10 maneiras de vender suas ideias segundo Steve Jobs!

  • Venda sonhos, não produtos 

Oradores carismáticos como foi Steve Jobs são movidos por um zelo quase messiânico para criar novas experiências. Steve Jobs não vendia computadores. Ele vendia a promessa de um mundo melhor. Quando Jobs apresentou o iPod, em 2001, ele disse: "De nossa própria e limitada maneira vamos fazer do mundo um lugar melhor." Onde a maioria das pessoas vê o iPod como um leitor de música, Jobs via como uma ferramenta para enriquecer a vida das pessoas. É claro que é importante ter grandes produtos. Mas paixão, entusiasmo e um senso de propósito para além do produto em si irá colocar você e sua a empresa à parte da concorrência.

Jobs também era apaixonado por seus clientes e não teve medo de usar essa paixão em sua manga, como um trunfo. Durante uma apresentação, em 1997, ele concluiu dizendo: "Algumas pessoas dizem que você tem que ser um pouco louco para comprar um Mac. Bem, vemos genialidade nesta nesta genialidade  e  é por isso que nós fazemos estas ferramentas." Sempre buscou cultivar um senso de missão. Paixão, emoção e entusiasmo são subestimados ingredientes em comunicações empresariais profissionais, mas  ainda são poderosas formas de motivar os outros. Steve Jobs disse uma vez que seu objetivo não era morrer o homem mais rico do cemitério. Era ir para a cama à noite pensando que ele e sua equipe haviam feito algo maravilhoso. Faça algo maravilhoso. Faça de sua marca sinônimo de algo realmente significativo.

  • Crie slides Visuais 

Os produtos da Apple são fáceis de usar porque eliminaram  a "desordem." Esta filosofia de design se aplicava a cada apresentação de Steve Jobs. Não há "bullet points" em suas apresentações. Em vez disso Jobs contava com fotografias e imagens. Enquanto o slide do PowerPoint médio tem quarenta palavras, é difícil encontrar sete palavras em 10 de slides de Jobs. A técnica é chamada de "Superioridade da Imagem": A informação é mais eficaz quando  textos e imagens são combinadas. Por exemplo, quando Steve Jobs apresentou o MacBook Air, da Apple como um computador portátil ultra-fino, ele mostrou um slide do encaixe computador dentro de um envelope pardo destes utilizados entre escritórios para enviar papéis ou documentos. Essa imagem valeu mais que mil palavras. "Simplicidade é a sofisticação final", Jobs disse uma vez. Seja sofisticado. Mantenha a simplicidade.

 

  • Faça os Números terem relevância e serem memoráveis

 

Em cada apresentação da Apple, os grandes números são colocados em contexto. Em 9 de setembro de 2009 o VP da Apple Phil Schiller disse que 220 milhões de iPods foram vendidos até o momento. Ele colocou esse número em contexto, dizendo que representou 73% do mercado. Ele partiu ainda mais para cima e deu um "soco" na concorrência dizendo que a Microsoft estava "puxando para cima a parte traseira", com sua participação de 1% do mercado. Schiller aprendeu a técnica de Jobs, que sempre colocava um grande número em um contexto que é relevante para o seu público.

Quanto maior o número, o mais importante é encontrar analogias ou comparações que tornam os dados serem relevantes para o seu público. Por exemplo, quando o governo dos Estados Unidos socorria a sua economia no montante de US $ 700 bilhões, que era um número muito grande para a maioria das pessoas compreenderem. Jornalistas tentaram colocá-lo dentro do contexto. O exemplo que parecia captar a atenção da imprensa -700 $ bilhões é como passar para a economia um milhão de dólares por dia desde o dia em que Cristo nasceu. Agora temos noção o que é um número grande!

Por exemplo, quando Jobs lançou o IPod em 2001, ele disse que o produto tinha 5GB de memória. No futuro ele substituiu esta afirmação dizendo que ele tinha uma memória que suportava você ter 1.000 músicas em seu bolso!

  • Use palavras simples e Abrangentes 

Steve Jobs falava um Inglês simples. Na verdade, ele se divertia com as palavras. Ele descreveu a velocidade do novo iPhone 3G como "impressionantemente esperto." Onde os apresentadores da maioria das empresas usam palavras que são obtusas, vagas ou confusas, a linguagem de Jobs era extremamente simples. Ele raramente, se alguma o vez, usaria um  jargão que deixa-se pairar mais nuvens nas apresentações, tais como  os termos  "best of breed"ou "sinergia", por exemplo. Sua linguagem era simples, clara e direta. O legendario CEO da GE Jack Welch disse certa vez, "os gerentes inseguros criam complexidade". Exale confiança e segurança: fale de forma simples.

  • Crie momentos memoráveis 

Cada apresentação Steve Jobs tinha um momento em que os neurocientistas chamam de "evento emocionalmente carregado." O evento emocionalmente carregado é o equivalente a uma nota mental pegajosa que diz ao cérebro, "Lembre-se disso!". Por exemplo, na Macworld 2007, Jobs poderia ter aberto a apresentação dizendo à platéia que a Apple estava lançando um novo telefone celular que também tocava música, jogos e vídeo. Em vez disso, construiu-se o drama. "Hoje, estamos introduzindo três produtos revolucionários. O primeiro é um iPod widescreen com controles sensíveis ao toque. O segundo é um revolucionário telefone celular. E o terceiro é um avançado dispositivo de comunicação baseado na Internet ... um iPod, um telefone, um comunicador  via  Internet ... um iPod, um telefone, você está recebendo isso? Estes não são três dispositivos. Este é um dispositivo!". O público explodiu em aplausos porque foi tão inesperado e muito divertido.

 

  • Só mais uma coisa: Pratique ao extremo!

 

Steve Jobs passava horas ensaiando cada faceta de sua apresentação. Cada slide era escrito como um pedaço de poesia, cada apresentação encenada como uma experiência teatral. Sim, Steve Jobs fazia uma apresentação parecer fácil, mas esta polidez vinha depois de horas e horas de prática cansativa. Steve Jobs foi melhorando seu estilo ao longo do tempo. Se você assistir a clipes de vídeo das apresentações de Steve Jobs vinte anos atraz (disponível no YouTube), você verá que ele melhorou significativamente a cada década. O Steve Jobs de 1984 teve muito carisma, mas o Steve Jobs de 1997 era um orador muito mais polido. Quando Steve Jobs apresentou o iPhone em 2007 foi ainda melhor.

Ninguém nasce sabendo como fazer uma grande apresentação utilizando PowerPoint. Oradores especialistas aprimoraram essa habilidade com a prática.

Veja a seguir o famoso discurso de Steve Jobs em 2005 em Universidade Stanford (Legendado em  Português):

 

No próximo post iremos nos focar no quesito - Benefícios -  o que realmente interessa para quem vai comprar algo de você.

Caso você desejar aprimorar suas técnicas de apresentação ou a sua oratória de uma forma geral temos dois conteúdos que poderão de ajudar:

Oratória: A arte de falar bem e fazer apresentações em público

Curso Tecnicas de Apresentação para Executivos

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