Toda organização em geral está baseada em processos, contudo na
sua implementação depende de projetos. Manter um gerenciamento
eficiente de projetos e portfolios sem interromper as operações
atuais ou sobrecarregar a equipe nem sempre é uma tarefa
fácil. Saber por onde começar, priorizando tarefas e riscos,
assim como suporte se algo der errado são considerações
importantes. A Gestão, diante de programas e portfólios,
para promover mudança e agregar valor têm diante de si um enorme
desafio.
A Gestão Executiva de Projetos deve estar integrada com a
Governança em Gestão de Projetos, que por sua vez faz parte da
governança corporativa e busca garantir que os projetos se alinhem
à estratégia geral da organização bem como às suas prioridades e
gerem os resultados esperados ao estabelecer uma abordagem bem
fundamentada, que tenha clareza, e com a qual todos concordem. Tal
abordagem deverá ser utilizada durante o ciclo de vida dos
portfólios, programas e projetos. Paralelamente, o progresso deverá
ser avaliado, agindo-se de forma pró-ativa para garantir que tudo
esteja conforme planejado e que os benefícios, produtos ou serviços
sejam entregues.Deve responder questões básicas, tais:
Como definir o papel de cada um dos envolvidos no projeto?
Como planejar em diferentes níveis - curto, médio e longo
prazo?
Como organizar os controles do projeto, reuniões e registros de
acompanhamento de execução?
Como lidar com as interferências?
Como controlar e principalmente administrar as alterações no
decorrer do projeto?
Quais serão as ferramentas que poderão nos dar apoio durante
toda a Gestão do Projeto?
Tendo em vista a necessidade de uma maior integração dos
projetos com o ambiente de negócios onde são executados, algumas
organizações internacionais como a APM - Associação para
Gerenciamento de Projetos (www.apm.org.uk) na Grã-Bretanha,
por exemplo, publicou o Directing Change - A Guide
to the Governance of Project Management. Esta publicação
contém a descrição dos princípios de uma governança eficaz de
projetos, assim como as informações necessárias para que a direção
se certifique de que os projetos sejam executados em conformidade
com os princípios estabelecidos.
Segundo a publicação, quatro áreas de governança permitem
atingir os princípios estabelecidos:
1. A direção do
portfólio consiste na certificação de que o portfólio do
projeto esteja alinhado com os objetivos da organização, incluindo
o lucro, os serviços ao cliente, a reputação e a
sustentabilidade;
2. O patrocínio do
projeto que é a ligação eficaz entre a alta administração
e o gerenciamento do projeto. Em sua essência encontra-se a
liderança e a tomada de decisões para que se atinjam os objetivos
do projeto. Tem como meio o fluxo da comunicação através da qual os
gerentes de projeto reportam o progresso e as questões para a
diretoria e recebem a delegação de autoridade e a aprovação de
decisões estratégicas sobre questões que envolvem de alguma maneira
o projeto. É responsável pela análise do negócio e a garantia de
que os benefícios propostos sejam alcançados através dos objetivos
do projeto e que os entregáveis sejam realizadoss conforme
planejado.
A Publicação da APM estabelece como princípios de uma eficaz
governança de projetos:
* A diretoria tem a responsabilidade total pela governança da
gestão do projeto;
* Os papeis, responsabilidades e critérios de desempenho para a
governança do gerenciamento de projetos são claramente
definidos;
* Preceitos estruturados de governança, com base em métodos e
controles apropriados, são aplicados durante toda a execução do
projeto;
* Há uma relação de coerência e apoio entre a estratégia
geral do negócio e o portfólio do projeto;
* Todos os projetos têm um plano aprovado que contém
portões de autorização nos quais a proposta do negócio é revista e
aprovada. As decisões tomadas em portões de autorização são
registradas e relatadas;
* Os membros das equipes têm representação, competência,
autoridade e recursos suficientes para permitir que tomem as
decisões apropriadas;
* O caso de negócios do projeto (business case) é
apoiado por informações realistas e relevantes que propiciam uma
base confiável para a tomada de decisões;
* A diretoria, ou seus representantes, decidem quando é
preciso fazer uma avaliação independente dos projetos e
sistemas de gerenciamento de projetos, e implementando-a quando
necessário;
* Há critérios claramente definidos para reportar o status
do projeto e para o escalonamento de riscos e questões para os
níveis mais altos da organização;
* A organização promove uma cultura de aperfeiçoamento e
de transparência na disponibilização interna das informações do
projeto;
* As partes interessadas no projeto estão comprometidas de
forma compatível com sua importância da organização, e de um modo
que fomenta a confiança.
3. O gerenciamento
de projeto endereça a capacidade e competências das
equipes para o gerenciamento dos projetos, a adequação dos níveis
de autoridade para a tomada de decisões que foram delegados às
equipes do projeto, e sua capacidade de atingir os objetivos do
projeto. A capacidade da equipe refere-se à competência das pessoas
envolvidas em todos os níveis, aos recursos disponíveis para o
desempenho de seus papeis, e aos processos ou sistemas de
gerenciamento disponíveis para o cumprimento de suas funções;
4. Disponibilização e
reporte deve ser feito de modo aberto, honesto, eficaz,
relevante , confiável e com oportunidade. As apresentações e
reportes feitos de forma precária e ineficaz, enfraquecem o
patrocínio e o gerenciamento do projeto, porque esses
componentes são os mais dependentes da cultura da organização.
O Project Management Institute (www.pmi.org ), ao trabalhar com
um outro ângulo da governança eficaz de projetos, desenvolveu um
conjunto integrado de padrões que tratam dos processos requeridos
para gerenciar projetos, programas e portfólios, enfocando a
maturidade dos projetos das organizações: A Guide to the
Project Management Body of Knowledge - PMBOK ; The
Standard for Program Management; The Standard for
Portfólio Management;The Standard for Risk
Management e Organizational
Project Management Maturity Model (OPM3).
De acordo com o PMI, o padrão OPM3 foi
desenvolvido para prover benefícios para as organizações e para a
alta administração, tais como:
* Reforçar a ligação entre a estratégia e a execução, de modo
que os resultados dos projetos sejam mais previsíveis;
* Prover os melhores métodos para apoiar a implementação de
estratégias organizacionais através dos projetos;
* Oferecer uma base a partir da qual as organizações possam
aperfeiçoar seus processos de gerenciamento de projetos.
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