"Inovação é um termo
econômico e social", dizia Peter Drucker, famoso consultor,
analista e escritor. "Seu critério não se baseia na ciência ou na
tecnologia, mas nas mudanças no ambiente econômico e social, e no
comportamento das pessoas como consumidores ou
produtores".
Portanto a publicidade faz toda a diferença, e segundo a
executiva do Google Susan Wojciski, a publicidade deve mudar
e basear-se em cinco pilares: escolha, controle, charme, conexão e
calibração. A grande novidade, de imediato, é o lançamento de
"campanhas melhoradas".
Escolhendo e acertando no alvo
O posicionamento da oferta não se
baseia exclusivamente em suas características, sejam tangíveis ou
intangíveis. Baseia-se primordialmente de como se estabelece um
alvo para o produto. As empresas podem obter posições diferenciadas
paras seus produtos e serviços concentrando-se em segmentos
específicos de mercado. Mas a questão principal está em como se
comunicar com este mercado de forma rápida e eficaz, dado que não
se cria relacionamento se não há uma comunicação de mão dupla de
forma eficiente.
Assim a publicidade deve acompanhar
e dar suporte a esta comunicação de forma rápida e objetiva e a
única forma de fazer isso com um custo baixo é a publicidade
online. A publicidade online transformou-se já no canal preferido
das empresas em muitos países e rapidamente irá substituir a TV nos
outros.
Todavia até agora não tínhamos
instrumentos para "afinar" a precisão, até que o líder mundial
Google começou a repensar no assunto e para que isso aconteça há
mudanças que devem ser implementadas. A Google tem vindo a refletir
seriamente no assunto, ou não fosse esse o seu principal negócio e
chegou a uma conclusão: A publicidade deve mudar e basear-se em
cinco pilares: escolha, controle, charme, conexão e calibração. A
grande novidade, de imediato, é o lançamento de "campanhas
melhoradas".
Na conferência Ad:Tech, que
decorreu em São Francisco, a vice-presidente da Google para a
publicidade, Susan Wojciski, afirmou que "a primeira coisa em
que temos de pensar é nos usuários, para onde vão e como vão mudar
os seus comportamentos".
Para esta especialista, citada
pela Forbes, até 2020 grande parte da nossa vida
vai ser digital e os anunciantes devem estar preparados para isso e
dar as melhores opções aos usuários. O futuro da publicidade
digital pode muito bem vir a basear-se em cinco grandes pilares,
principalmente se o gigante Google insistir que esse é o
caminho.
Escolha
Os anúncios tenderão a ser voluntários, ou seja, apenas aqueles
que o escolherem verão a publicidade. "Somos pagos num custo por
click e cabe ao sistema de anúncios e aos editores mostrarem a
publicidade certa no momento certo" através do TrueView, o sistema
que mostra a publicidade de acordo com os interesses dos usuários.
Este sistema poderá vir a ser melhorado com a inclusão de elementos
que estimulem o compromisso e que mostrarão elementos publicitários
normais mas que se transformarão com a passagem do mouse, com
catálogos ou vídeos.
Controle
Para que a publicidade funcione ela deve ser relevante para os
usuários e estes devem ter o controle sobre o que querem ver. A
Google já tem uma página que permite aos usuários decidirem o que
lhes interessa ver, mas"este método deve ser implementado em grande
escala".
Charme
Os anúncios têm de ser mais bonitos e apelativos e uma vez mais em
grande escala e aqui, uma vez mais, com anúncios que estimulem o
compromisso e a interatividade dos usuários e que "obrigarão os
publicitários a serem mais criativos".
Conetados
Os publicitários devem deixar de pensar nos dispositivos e
centrarem-se exclusivamente nos clientes/usuários. "É por isso que
anunciamos o lançamento de 'campanhas melhoradas', que é a maior
mudança de sempre na estrutura do sistema Google Adwords. Os
publicitários vão ser capazes de alcançar não os dispositivos mas
as pessoas. Temos de ser capazes de ver a publicidade que seja
relevante para o local onde estamos e para o que estamos a fazer",
afirmou a vice-presidente da Google.
Calibração
Os clicks vão ser apenas uma das formas de medir a eficácia e o
alcance das campanhas. Active Views e Active GPR devem ser medidos
em todos os produtos, para que a indústria possa ter uma melhor
noção do alcance e impacto das campanhas publicitárias.
Fonte:
http://www.techenet.com/2013/04/o-futuro-da-publicidade-online-segundo-a-google/