Baseado no texto de Irene Etzkorn* "How To Improve Any
Service By Simplifying It"
"Tornar o simples complicado é lugar-comum, tornar o
complicado simples, isso é criatividade." - Charles
Mingus
Pode parecer absurdo, mas em um ambiente de negócios que
normalmente sempre tudo tem que ser mais e mais, as pessoas estão
optando por "menos", respondendo bem a produtos com características
mais simples e, alimentos com menos ingredientes. Vamos ver
alguns exemplos deste fenômeno… A fabricante de sorvete Häagen-Dazs
observou pela primeira vez esta tendência há alguns anos atrás,
quando o gerente de marketing, na época, identificou nos EUA
consumidores que expressaram uma clara preferência por produtos
alimentícios com menos ingredientes. Então, concluíram: Por que não
fazer sorvete usando essa preferencia pelo "menos"? O resultado foi
uma nova linha de sorvetes chamados de Five (ou Cinco, em
português) - com cinco ingredientes - leite, creme, açúcar, ovos e
baunilha. Foi um sucesso imediato com os consumidores.
Talvez as coisas realmente não tenham que ser tão
complicadas
Na verdade, não é só ser criativo, é preciso também uma atitude
oportunista, sensibilidade para saber o que o consumidor deseja, e
vontade de abandonar práticas e abordagens usuais. Encontrar
uma maneira de tornar tudo mais simples. Uma nova forma de pensar
que permita visualizar e buscar novas possibilidades que podem
levar a grandes avanços.
O conceito de simplicidade é uma forma de inovar para levar uma
melhor experiência aos clientes (ou dos pacientes, dos cidadãos). E
qual é uma das melhores maneiras de melhorar qualquer experiência?
Remover as complicações, as camadas desnecessárias, aborrecimentos,
ou distrações, enquanto se concentra na essência do que as pessoas
querem e precisam em uma determinada situação. Seja visitando um
site, manuseando um produto, encomendando um jantar, ou
escolhendo um sorvete.
Desbravar novos caminhos via simplicidade não é tão simples, é
claro. Parte do que torna difícil essa tarefa é que dentro de quase
toda a indústria ou categoria de produto, a complexidade foi
construída ao longo do tempo - e, gradualmente, passa a ser aceito
como uma parte inevitável nos negócios.
Vejamos o caso da companhia aérea Southwest Airlines. Quatro
décadas atrás, ela queria entrar no mercado de aviação, que era
lotado, caótico e complexo, já naquela época. Na época ela foi a
primeira companhia aérea a simplificar. Em vez de ter a sua frota
equipada com vários tipos de aviões, optou por um único tipo de
avião, o Boeing 737.
E, enquanto outras companhias aéreas tinham se acostumado a um
sistema de atender várias regiões, a Southwest fez a corajosa
decisão de se concentrar em vôos diretos e sem escalas. Nestes
voos, eles também mudaram o serviço oferecido, em vez de refeições
completas serviam lanches. Esta simplificação do modelo de negócio,
criou enorme eficiência para a companhia poupar dinheiro em
manutenção de avião, alimentação e custos de limpeza, além de
assegurar que os seus aviões passassem mais tempo no ar, e menos no
chão. Ela "maximizou os ativos produtivos" e usou as economias de
custos, para oferecer tarifas mais baixas aos passageiros.
Os resultados da Southwest: foi uma das poucas companhias aéreas
consistentemente rentáveis ao longo das últimas três décadas.
Quanto mais complicado um determinado produto ou serviço
pode ser, mais oportunidades existem para a
simplificação.
Hoje, está claro que a maioria das pessoas está procurando
maneiras de simplificar suas vidas. Parte disso, é sem dúvida, uma
reação a um mundo que está cada vez mais acelerado, hiperconectado,
e sobrecarregado com informações, escolhas e distrações.
De acordo com uma pesquisa recente da empresa de pesquisa Outlaw
Consulting, realizada com os consumidores americanos da geração Y
(aqueles com idade entre 21-27), concluiu-se que estes jovens
respondem muito positivamente às marcas que se comunicam de uma
forma simples e despojada. Seja em suas embalagens mais simples,
ou, simplesmente evitando o excesso.
Os entrevistados citaram uma série de empresas como modelos
admiráveis de simplicidade, incluindo a Apple, Trader Joe, JetBlue,
e In-N-Out Burger, este último, conhecido por seu limitado "menu
hambúrguer sem frescuras". Uma das qualidades citadas pelos
entrevistados foi associar a simplicidade com a autenticidade, ou
seja, fazer as coisas simples, equivale a mantê-las
verdadeiras.
Conclusão? A simplicidade pode vender mais,
sim!
Por: Adriana Noviski*
*Irene Etzkorn é uma autoridade mundial na construção da
simplicidade em branding estratégico, e autora do livro "SIMPLE:
CONQUERING THE CRISIS OF COMPLEXITY"
Fonte:
http://canaldoempreendedor.com.br/banner-principal/simplifique-tornar-o-complicado-simples-exige-criatividade-mas-vende-mais/