AIRBNB – Uma história de Sucesso da Economia Colaborativa

 

airbnb

 

Esta cada vez mais comum se deparar com notícias que começam assim:  "Cofundador do  Airbnb ganha dinheiro alugando camas"!

Se você não está familiarizado com este mundo novo da colaboração criativa através da Web provavelmente não sabe o que é este tal de "Airbnb" - abreviação de 'Air bed and breakfast' (Cama inflável e café da manhã). Pois bem, assim como tantas outras histórias de sucesso do mundo da tecnologia, o Airbnb surgiu por acaso. Os estudantes Joe Gebbia, Brian Chesky e Nathan Blecharczyk iniciaram um serviço para apoiar gente que buscava hospedagem em São Francisco.

Aconteceu que esta cidade situada na Califórnia-USA  estava sediando uma conferência de design e os hotéis estavam lotados. Os rapazes tiveram uma ideia: alugar suas camas aos turistas interessados em se estabelecer na região por um pequeno período. Eles ofereceram seus colchões infláveis e café da manhã aos hóspedes, que pagaram pela estadia, mas inicialmente como sendo aluguéis de camas.

Depois de algum tempo, aquilo que começou sem expectativa evoluiu para um negócio próspero. Outros moradores de São Francisco começaram a oferecer suas casas aos visitantes, divulgando as acomodações no  site  criado pelo trio.

"Acho que o Airbnb deu certo porque as pessoas descobriram que é mais legal conhecer as cidades pelos olhos dos moradores. Na casa de um residente você faz amizades e ainda proporciona uma fonte de renda aos anfitriões",Brian Chesky.

Mas não pense que as coisas aconteceram assim como em um Conto de Fadas: O Airbnb demorou cerca de um ano para conseguir 100 usuários!

Então você deve estar se perguntando - Como a empresa deslanchou?

Um de nossos conselheiros, Paul Graham, disse que "é melhor ter 100 pessoas que realmente amam você do que 1 milhão que apenas gostam". "Nós conseguimos nossos primeiros hóspedes viajando a Nova York e encontrando com eles, porta a porta. Naquele tempo, o Airbnb ainda era pequeno o suficiente para conseguimos visitar cada um dos anfitriões e conhecer os hóspedes. Agora, nós temos mais de 300 mil cadastros ao redor do mundo e estamos em mais de 190 Países." comentou Brian Chesky em recente entrevista. Atualmente, o Airbnb  lista uma grande variedade de acomodações que vão de quartos a ilhas particulares. O site oferece aposentos em mais de 33 mil cidades em 192 países.

 

Veja também: FastSalas - Um ambiente de colaboração para divulgar espaços comerciais

Video1 (2 min.) - FastSalas - Um ambiente para divulgar espaços comerciais - "Rápido e super Fácil!" ->https://youtu.be/OJHcWL3OUHA

Video2 ->  Veja neste vídeo a seguir os 5 principais benefícios do FastSalas para quem deseja divulgar e comercializar os seus espaços-> https://youtu.be/VlYZKsE_1zw

Recomende

Comente