Como projetos criativos podem melhorar o nosso desempenho em tudo

feliz8020

 

Tendo em vista que a cada início de ano todos pensamos em uma forma de nos posicionar melhor, alinhados com o futuro, é natural irmos atrás de estudos e pesquisas focados nas principais tendências.

 

Desta forma me deparei com uma notícia citando uma previsão da consultoria Gartner indicando que 38% das empresas no mundo vão parar de fornecer celulares e notebooks a seus funcionários neste ano. O motivo?  Já foi o tempo em que os equipamentos fornecidos pelo empregador eram superiores aos que se tinha em casa. As pessoas, agora, querem usar seus próprios equipamentos no trabalho, até porque já estão muito familiarizados com eles e principalmente já estão configurados de acordo com as preferências pessoais de cada um. Segundo o Gartner, até o ano que vem metade das companhias vai a requerer que os funcionários façam isso, o que era visto com desconfiança até pouco tempo atrás. A tecnologia nunca foi tão pessoal como agora.

 

Por outro  lado  você já deve ter ouvido falar da regra dos 20% do Google. De acordo com ela, funcionários da empresa podem gastar 20% de seu tempo cuidando de projetos pessoais de qualquer área. O resultado? Trabalhadores mais engajados, mais produtivos, criativos, e mais eficientes.

Caso você trabalhe com Tecnologia da Informação ( veja principais tendências a seguir ) ou goste de algo relacionado, que tal pensar em um projeto pessoal e inovador transformando seu Projeto Pessoal  em algo lucrativo?

Segundo um outro estudo conduzido pela Spring Work e publicado em seu premiado  site de investigação científica sobre como funciona a mente,  o efeito psicológico positivo de projetos  criativos torna maior e melhor o desempenho no trabalho, além de seus adeptos terem mais chances de serem colaborativos e prestativos.  Mostrou também que em casa são pessoas mais relaxadas e controladas. Segundo especialistas, contribui muito ainda se o foco escolhido tiver alinhado com suas afinidades e ofereça desafios pessoais e não servindo apenas como um escape ou uma distração. Daí ser extremamente importante também conhecer mais sobre si mesmo - autodiagnostico - e as principais tendências de mercado.

Hiut Denim Co, em um post no site  Medium  explica seu processo de pensamento por trás de projetos paralelos, que foram extremamente impactantes sobre as carreiras dos co-fundadores do Hiut. Eles acreditam que projetos paralelos devam seguir três regras:

  • Seu projeto não pode ser seu ganha pão. Se você falhar, não vai ficar sem comer.
  • Seu projeto não tem prazos. E como não há pressão com o tempo, você não precisa usar a mesma fórmula de sempre. Você tenta coisas novas, testa e assume riscos.
  • É um trabalho de amor. Você fornece o trabalho e o amor. Então quando você estiver trabalhando no seu projeto, é porque você quer. É isso que vai te fazer continuar voltando ao projeto e persistindo nele.  

Resumindo: procure uma atividade que não arrisque seu ganha-pão, procure não se sentir pressionado e  sim trabalhe nela porque gosta. Você pode  agregar  um projeto pessoal - algo que seja uma ideia específica na qual você vai trabalhar para colocar em prática e tentar trabalhar nela como um hobby criativo, juntando o útil ao agradável. É importante que a atividade seja um desafio pessoal e que você possa estabelecer metas que devem serem alcançadas (mantendo sempre, é claro, o olho nas regras citadas acima ).

Para ajudar na busca do foco estratégico relaciono a seguir a lista das dez tendências tecnológicas do site Valor para este ano: internet das coisas, cidades inteligentes,  inteligência artificial, realidade virtual, drones,  computadores híbridos, dinheiro digital, Blockchain, múltiplas telas e leis da web.

Uma das tendências citadas acima é a internet das coisas - a conexão de equipamentos a partir de sensores - mostra a influência crescente das pessoas no ambiente de inovação.

A previsão do Gartner é de 6,4 bilhões de aparelhos estejam interconectados até o final do ano. Ao se concentrar no indivíduo, a tecnologia fica mais amigável. Por exemplo, para as crianças parece inconcebível que uma tela não seja sensível ao toque, pois elas aprendem de maneira intuitiva a usar aplicativos e navegar na internet.  

Para saber mais sobre estas tendências e o setor de TI no Brasil acesse o seguinte artigo publicado no IT Forum 365.

E agora: Quais são seus hobbies criativos e projetos paralelos?

Encontre algo que é de baixo risco, de baixa pressão e um trabalho que  realmente goste de fazer e você encontrou seu projeto pessoal para este ano.

 

Fontes:

The Next Web

Spring

PsyBlog

Valor

MBI

Veja também:

Curso Técnicas de Vendas e Negociação de Projetos Empresariais

 

 

 

 

 

 

Recomende

Comente