Saiba como a Psicologia Positiva pode nos ajudar a sermos mais felizes e produtivos

Bom Dia

 

A Psicologia Positiva ao contrário que possa parecer não é tão somente uma área da psicologia, mas sim um movimento, uma abordagem de psicologia relativamente recente. É um movimento da ciência psicológica que visa fazer com que os psicólogos contemporâneos adotem "uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas", tendo como centro a valorização das qualidades, dos potências e das motivações dos indivíduos, enaltecendo assim as atitudes positivas.

Vários psicólogos humanistas tais como Abraham Maslow, Carl Rogers, Erich Fromm e Carl Jung, desenvolveram teorias e práticas bem-sucedidas que envolvem a felicidade humana, a despeito da falta de evidência empírica sólida ao tempo em que desenvolveram seus trabalhos. Seus sucessores não deram sequência à obra, enfatizando a fenomenologia e histórias de casos individuais.A abordagem humanista, visava a felicidade humana, porém, apesar das teorias e práticas desenvolvidas, não conseguiram uma forte componente empírica, por consequência muitas dessas teorias e práticas foram postas de lado.

Recentemente, as teorias de desenvolvimento humano desenvolvidas pelos psicólogos humanistas encontraram suporte empírico em estudos feitos por psicólogos positivos e humanistas, especialmente na área da teoria autodeterminante.

Embora as pessoas venham discutindo a questão da felicidade humana pelo menos desde a Grécia Antiga, a psicologia tem sido criticada por seu direcionamento preponderantemente voltado às questões de psicopatologia ou doença mental, em vez da "sanidade" mental. A Psicologia Positiva difere das abordagens tradicionais quando elas focam-se na doença, no que está mal, remediando, prevenindo a doença mental. Já a Psicologia Positiva foca-se na nas qualidades, nas motivações, nas potencialidades dos indivíduos, invés da doença.

Pesquisadores empíricos neste campo de estudo incluem Donald Clifton, Albert Bandura, Martin Seligman, Armindo Freitas-Magalhães, Ed Diener, Mihaly Csikszentmihalyi, C. R. Snyder, Christopher Peterson, Shelley Taylor, Barbara Fredrickson, Charles S. Carver, Michael F. Scheier e Jonathan Haidt.

Peterson e Seligman (2004) desenvolveram um sistema de classificação para os aspectos positivos, enfatizando as forças e o caráter denominado "Values in Action (VIA) - Classification of Strengths and Virtues Manual" (Tradução livre: Valores em ação - Manual de classificação de forças e virtudes). Nesse manual as forças foram dividas em características emocionais, cognitivas, relacionais e cívicas e em seis grupos de virtudes:

sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperamento e transcendência.

Alguns dos principais fatores correlacionados com felicidade estudados foram :

Amigos íntimos e presentes (Myers 2000)

Fazer atividades voluntárias para desenvolvimento de si e de outros (Larson 2000)

Estabelecer uma relação familiar de apoio e estímulo ao desenvolvimento de habilidades (Winner 2000)

Relações saudáveis no ambiente de trabalho (Turner, Barling & Zacharatos, 2002)

São identificados 3 importantes pilares na investigação desta abordagem: experiência subjetiva; as forças e virtudes individuais; as instituições e comunidades.

Na intervenção da abordagem da psicologia positiva, o psicólogo foca-se nas qualidades e potencialidades do individuo, usando-as como meio e impulsor, para superar as suas partes menos positivas. Por este enfoque, um individuo é incapaz de ser feliz ou ser bem-sucedido, devido a medos ou obstáculos. Enquanto na intervenção da psicologia tradicional se focava no medo, explorando a sua origem, as suas implicações, etc. Na abordagem da psicologia positiva, são focadas as qualidades e potencialidades do individuo, e estas são utilizadas meio para superar ou contornar o medo. Desta forma dá-se destaque e procura-se ampliar e fortalecer as virtudes em oposição a somente busca do foco do medo patológico.

O movimento emergente da psicologia positiva cresceu exponencialmente desde o seu surgimento formal no início do milénio. Tem tido como objetivo o estudo científico das emoções positivas, do carácter positivo e das instituições positivas. Em paralelo, as ciências sociais e humanas viram desenvolver e cimentar-se práticas inovadoras oriundas de outros quadrantes teóricos, como o Inquérito Apreciativo, suportado numa perspectiva de construcionísmo social, e devotado à mudança positiva através de intervenções sistêmicas e comunicacionais nas organizações. O valor de uma abordagem positiva nas organizações e locais de trabalho tem vindo a ser reconhecido, cada vez com mais vigor.

Caso você tenha interesse em mais detalhes de sua aplicabilidade no contexto organizacional, notadamente ao fenômeno da Resiliência, quando se refere o desenvolvimento saudável num ambiente hostil, acesse o artigo "Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais". Este artigo apresenta os modelos da Psicologia Positiva e do Inquérito Apreciativo, e revê os seus recentes desenvolvimentos, bem como as práticas de aplicação a que têm dado origem, explicitando as razões defendidas pelos autores para a sua integração e complementaridade na intervenção em organizações.

Termina apresentando um estudo de caso no contexto educativo, destinado ao desenvolvimento organizacional positivo, e que concretiza na prática a conexão entre os modelos analisados. O link vai a seguir:

http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/147/1/COG%2013(1)%20(2007)%20115-136.pdf

 

A seguir uma dica de 4 livros que abordam o tema realização de felicidade de uma forma prática e objetiva:

1. A Vantagem da Felicidade: Os Sete Princípios de Psicologia Positiva

Deseja ter menos estresse em sua vida profissional? Então você precisa ler esse livro. O psicólogo Shawn Achor, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fala de uma maneira prática sobre como você pode ser feliz e como a felicidade pode melhorar a sua vida pessoal e profissional. Ele também indica alguns exercícios para combater o estresse nas empresas. Em outras palavras, o livro ensina como a pessoa pode encontrar a felicidade no seu cotidiano.

 

2. DRIVE - A surpreendente verdade sobre aquilo que nos motiva

Esse livro é baseado em uma pesquisa sobre motivação. De acordo com Daniel H. Pink, autor da obra, o segredo dos bons desempenhos e da satisfação no trabalho está relacionado com a necessidade humana de criar algo novo, e também desenvolver ideias para melhorar o mundo em que vivemos. A pesquisa mostra que o dinheiro só é realmente motivador para um trabalho que não inspira paixão ou pensamento profundo. Se você está precisando encontrar a sua motivação, essa pode ser uma boa solução.

 

3. O Poder do Hábito - Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

O livro explica o funcionamento dos hábitos e como podemos mudá-los para melhorar as nossas vidas. Isso é importante porque com o tempo, a mudança de certos hábitos tem um enorme impacto na saúde, na produtividade, na estabilidade financeira e na felicidade.

 

4. O Projeto Longevidade: descobertas surpreendentes para a saúde e vida longa

Esse livro é baseado em uma pesquisa realizada em 1921. O psicólogo norte-americano Lewis Termancomeçou a acompanhar o cotidiano de 1500 crianças, observando seus hábitos e comportamentos. A obra é importante porque comprova que muitas coisas que acreditamos sobre a nossa saúde são apenas mitos. Você pode aprender muitas coisas com obras como essa.

 

Finalmente, temos um vídeo(legendado em portugues)  der Martin Seligman onde ele fala sobre psicologia positiva, dando bastante ênfase como uma área de estudo aplicada. Dá detalhes mostrando os limites e de como ela ultrapassa o foco prioritário em doença e o que pode a psicologia positiva fazer por nós. A seguir o mesmo vídeo (legendado em espanhol):

 

 

 

Fontes:

http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2013/04/04/1014857/4-livros-voce-precisa-ler-ser-uma-pessoa-melhor.html

 

http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/martin_seligman_on_the_state_of_psychology.html

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_positiva

 

Veja também:

FastSalas - Um ambiente de colaboração para divulgar espaços comerciais

FastSalas.com

 

 

Recomende

Comente